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Segunda-feira, 8/1/2007
Blog
Redação
 
Um ano de Ateliê do Café

A Cristina Assumpção, do Ateliê do Café (nosso Parceiro), me escreve para contar que hoje eles comemoram um ano de atividades e tem frete grátis lá no site para quem for comprar.

O Ateliê - quem lê o Digestivo sabe - vem fazendo um belo trabalho na divulgação dos chamados "cafés especiais" e também dos "cafés gourmets". (Antes do Starbucks.)

Na realidade, o Ateliê do Café, junto à Fazenda Daterra (ambos do Grupo DPaschoal), investiu - mais do que em marketing - na sensibilidade dos apreciadores brasileiros.

Hoje, você tem a chance de provar algum dos cafés especialíssimos do Ateliê. Não vai se arrepender. E, se tiver dúvidas, deixe um Comentário. Ele segue para a Cristina.

Para ir além
Ateliê do Café

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Postado por Julio Daio Borges
8/1/2007 às 09h51

 
O boom e a bolha reloaded

(...) é preciso dizer que o estouro da bolha não foi um estouro da bolha da internet, foi um estouro da bolha de ações na bolsa de valores. A internet é definida pelo número de PCs, conexões e usuários, enfim, toda essa infra-estrutura. Todos esses números apontam que nada afetou a internet. Desde os anos 90, eles crescem. A avaliação que o mercado de ações fazia dessas empresas é que explodiu. Olhe o crescimento das empresas de internet e a bolha nunca existiu.(...)

Chris "Long Tail" Anderson na Época (porque eu nunca acreditei mesmo na bolha...).

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Postado por Julio Daio Borges
8/1/2007 à 00h42

 
Queijos

Eu gosto tanto de queijo que pensei em pedir um como presente de amigo secreto. Desisti por dois motivos: um, porque o queijo que queria é de um tipo especial que estava sendo exportado para o Brasil por um preço absurdo e extorsivo - e o amigo secreto só ia até 30 reais. O segundo é porque se na infância eu já era chamada de esquisita, imagine do que iam me chamar no trabalho se pedisse queijo de presente.

Mas já fiquei muito feliz de saber que a onda de consumo gourmet tem elevado a qualidade dos queijos feitos aqui. São mais de 200 tipos e o Brasil já é o sexto maior produtor mundial. Clássicos queijos de receitas francesas e italianas como o camembert, morbier, saint-paulin, parmesão, grana, pecorino, hoje são fabricados em solo nacional e têm qualidade comparável à dos europeus. E possuem preços bem mais acessíveis.

Aliás, os fabricantes têm sido bastante perspicazes ao lançar no mercado embalagens de diferentes tamanhos, para que uma parcela maior de consumidores possa se sentir atraída a experimentar o produto. Como a Tirolez, que lançou recentemente um queijo tipo grana, com maturação de 12 meses, bastante perfumado e que pode ser encontrado em peças inteiras ou em embalagens de 200 gramas. Talvez o que falte agora seja investir na maior divulgação e produção dos grandes queijos 100% brasileiros (receita e produção nacional), como os artesanais queijos-de-minas da região da Serra da Canastra...

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Postado por Adriana Carvalho
5/1/2007 à 00h20

 
Blogs da moda

Quem dá a dica é a , do Oficina de Estilo, que linca, claro, pra nós.

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Postado por Julio Daio Borges
4/1/2007 à 00h38

 
Chez Victor Brasserie

Esse é o tipo de esforço de reportagem que eu gosto. Um pouco antes do Natal fomos conhecer o Chez Victor Brasserie, restaurante inaugurado em novembro e que tem o cardápio assinado pelos chefs Emmanuel Bassoleil e Michel Darqué. Quem comanda a cozinha é a chef Pauline Livramento, vinda do Unique Garden, que assim como o Chez Victor Brasserie, é um empreendimento da rede Unique de hotéis.

Para mim, a primeira novidade da brasserie (palavra cujo significado exato eu não conhecia e que pelo que entendi é sinônimo de bistrô, embora literalmente em francês denomine o lugar onde se fabrica la bière, ou seja, a cerveja) é a sua localização. Fica no bairro paulistano da Barra Funda, fora dos tradicionais Jardins-Itaim-Vila Olímpia-Vila Madalena. É uma região que vem se valorizando, ganhando mais prédios e uma vida noturna também mais agitada.

A segunda novidade é que para um cardápio elaborado com comida impecável, seus preços não podem ser considerados caros. São menores do que os de certos restaurantes badalados, que têm mais a função de servir de vitrine para quem quer "ver e ser visto", do que praticar uma boa cozinha. E não há como não comer com mais gosto quando ainda por cima se sabe que todos os lucros da casa são destinados a uma instituição como a Laramara, que atende deficientes visuais.

A casa tem quatro andares, os dois primeiros para o restaurante, o terceiro para festas e eventos e o quarto, provavelmente, para a administração. Sentamos em uma mesa próxima à cozinha, para poder ver o trabalho dos cozinheiros. No cardápio, opções de peixes, frutos do mar, carnes, massas, quiches, saladas.

A carta de vinhos, um diferencial da casa, conta com mais de 200 opções. Começamos com uma porção de bruschettas com presunto cru e queijo de cabra. Para acompanhar, escolhi um dos sucos especiais da casa, que combina frutas com salsa e surpreende o paladar. Como prato principal, escolhemos os camarões gigantes com purê de banana da terra, perfumados com pimenta rosa e também o risoto com queijo mascarpone, morango e camarão, uma combinação pra lá de harmoniosa. Na sobremesa, ficamos com o bolo com recheio quente e cremoso de chocolate e com as frutas tropicais com sorvete de pistache regado com curaçao blue...

Para ir além
Chez Victor Brasserie

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Postado por Adriana Carvalho
3/1/2007 às 07h43

 
Concisão e sensibilidade

Paulistana nascida em 1981, Elisa Andrade Buzzo estréia na poesia com o livro Se lá no sol (7Letras, 2005, 64 págs.), lançado pela do Rio de Janeiro. Curiosamente, o livro, da coleção Guizos, que já lançou também um pequeno catálogo de bons novos poetas, não sai por alguma das tantas editoras de São Paulo, atualmente o grande centro da literatura brasileira, ainda que pressionado pela produção do Rio Grande do Sul.

Elisa Buzzo apresenta ao leitor uma obra com 43 poemas em apenas um bloco. Embora caiba bem publicar a autora numa coleção inspirada na poeta portuguesa contemporânea Adília Lopes (a coleção tem o nome de Guizos porque este seria o nome de um dos gatos da poeta d'além mar), não é na dicção portuguesa que Se lá no sol mais se afilia. Elisa tem a leveza de quem leu os poetas marginais brasileiros dos anos 1970, relaciona-se com os temas da atualidade e brinca com certo instinto de mineiridade. Em "Cupido", tudo parece acontecer em Ouro Preto: "Anjinho mulato/ surrupiou/ meu coração barroco". E embora ela aponte para um eu poético anguloso e complicado, não é bem assim que se expressa. Muito pelo contrário, Elisa parece saltitar entre os versos com leveza e minimalismo. O coração barroco não se deixa migrar para a forma dos poemas, tão retos e suficientes.

O traço mais prazeroso da poesia de Elisa Andrade Buzzo pode ser, entre tantos outros, a concisão. Difícil, hoje, encontrar poetas que consigam fazer poema com pouco material lingüístico. Mais difícil é que isso aconteça de propósito, numa demonstração de domínio da ferramenta. A poesia, não raras vezes, tem sido verbosa ou mesmo apenas uma coleção de metáforas que pouco comunicam (às vezes nem mesmo entre si).

Uma certa nota musical cai bem, mas poesia "puro som" não convence o leitor que deseja, também, compreender. E a poesia de Elisa Buzzo, além de dar seus pinotes na linguagem ordinária (sem o quê não seria poesia), consegue dizer das coisas, consegue comunicar, algo que, imagino, pode facilitar até mesmo que ela seja falada em público. Tomara que públicos cada vez maiores.

Às vezes Elisa vem com versos auto-retratáveis, mas borrada de um ar de leveza, como em "Renascimento": "criei-me santa,/ mas sou perversa,/ galho de mil pontas". As pontas surgem na combinação de palavras e na flauta que parece ter sido regida por um "Cacaso": "quando meu amor/ tira os olhos de mim/ eu não enxergo". Se a autora não leu o poeta dos '70, é de fato uma coincidência deliciosa.

Em "Amor", Elisa Buzzo atormenta: "Frasco garrafal/ de perfume/ adoro/ tirar/ a tampa". Para o leitor que tira a tampa deste frasco cheio de poemas, fica a sensação de que não havia ali apenas cheiro, mas também uma brisa leve cheia de talentos já revelados no primeiro livro. Que Se lá no sol seja a primeira nota desta essência poética consistente.

Para ir além
Se lá no sol

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Postado por Ana Elisa Ribeiro
2/1/2007 à 00h33

 
O ouro líquido do Mediterrâneo

Eu cresci ouvindo que no Brasil, em se plantando, tudo dá. Então ficava com uma pulga atrás da orelha: e azeitona, porque não dá (pelo menos não em escala comercial)? Confesso que nunca procurei me informar, mas acreditava que era uma questão de temperatura, altitude, latitude, qualquer coisa assim. Lendo o livro Azeite: História, produtores, receitas (Editora Senac, 2006, 288 págs.), de Luciano Percussi, percebi que o que nos falta não é clima adequado e, sim, vontade. Afinal, conforme explica Percussi, as oliveiras gostam de chuva, mas também suportam bem climas áridos e resistem a fortes secas. Não se afetam muito com a temperatura, desde que não se elevem acima de 40 graus e não caiam abaixo dos sete graus negativos.

No capítulo "O Azeite no Brasil", Percussi diz que algumas versões dão conta de que as primeiras oliveiras chegaram ao País com os colonizadores, mas que a corte teria mandado acabar com as árvores para que a produção brasileira não rivalizasse com a portuguesa. Outra variante é de que a chegada das oliveiras no Brasil tenha acontecido há cerca de 200 anos. Na década de 1930 um imigrante português iniciou uma pequena produção em Campos de Jordão, em São Paulo. Depois de sua morte, ninguém continuou o negócio e a plantação foi abandonada. Atualmente existem oliveiras espalhadas em vários pontos do país, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco. A maior parte das plantações tem caráter de pesquisa ou de pequena produção para consumo pessoal do proprietário. É uma pena, porque somos o décimo maior país consumidor de azeite e precisamos importar tudo o que usamos.

Pesa o fato também de que somos o país do curto prazo e as oliveiras não são plantas imediatistas. Tanto que os antigos, na Europa, costumavam plantar uma oliveira quando nascia uma criança. E ambas cresciam juntas. Os olivais demandam grandes terrenos de plantação, porque precisam de um espaço razoável entre uma planta e outra. Uma oliveira leva cinco anos para dar os primeiros frutos e tem o auge de sua vida produtiva dos 20 aos 100 ou 150 anos. Depois disso ainda vive, e muito, embora dê menos azeitonas. Torço muito para que um dia uma produção de azeite vingue neste país. Se algum empreendedor endinheirado estiver lendo esta coluna, deixo até uma dica dada por Percussi para iniciar a produção com mais chance de sucesso: compre um bom pedaço de terra na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, e invista no ouro líquido do Mediterrâneo.

Para ir além
Azeite: História, produtores, receitas

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Postado por Adriana Carvalho
1/1/2007 à 00h30

 
Cinema em 2006

Hoje me parece que a mídia só serve para divulgar os filmes. Um mês antes deste ou daquele blockbuster estrear, os jornais e revistas começam a falar dele, como se fosse a última maravilha do cinema. É um massacre de divulgação - até eu, que tenho mais o que fazer, sou obrigado a tomar conhecimento. Aí o filme estréia - em 5.000 cinemas ao mesmo tempo no mundo - e, no dia seguinte, quando se descobre que ele não é essas coisas, já é tarde demais, porque a promoção maciça já o vendeu para milhões. Dois meses depois, esse mesmo filme sai mediocremente em DVD e nenhum crítico lhe dá bola. No passado, os estúdios já faziam esse trabalho de fornecer material antecipado aos jornais e revistas, mas nenhum filme estreava ao mesmo tempo em todas as cidades do mundo. Os filmes levavam pelo menos um ano para chegar ao Brasil e, quando isto acontecia, os críticos já estavam mais do que avisados sobre as verdadeiras qualidades (ou defeitos) dele.

Ruy Castro, em entrevista, ao site da 2001 Vídeo.

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Postado por Julio Daio Borges
28/12/2006 às 18h20

 
Seis anos de Digestivo

O Digestivo fez 6 anos; eu ia escrever sobre a Quinta Geração de Colunistas do site; e eu queria, claro, um depoimento de cada um que participou. Ao contrário do que fizemos nos outros anos, enviamos algumas perguntas para incentivar os depoimentos de Colunistas, ex-Colunistas e Colaboradores. Alguns escreveram textos corridos; outros responderam diretamente às perguntas. Para não ficar, assim, uma "entrevista" solta (abaixo), achei por bem dar este esclarecimento inicial. Boa leitura! — JDB

1. Como começou sua história com o Digestivo Cultural?

Com um spam. Em 1999, da internet eu só tinha acesso a e-mail. Um dia recebi um texto assinado por J.D. Borges, o qual tive a pachorra de ler. Como não pedi para ser retirado da lista de distribuição, continuei recebendo outros, periodicamente. Não lembro qual motivo especial me levou a entrar em contato com o autor, o fato foi que ao cabo de algumas mensagens, recebi um convite para escrever sobre beatniks, literatura e personagens, um artigo que faria parte da seção de convidados no saite pessoal dele. No começo do ano seguinte, chegaria outro convite, dessa vez para ser colunista semanal numa revista eletrônica a ser criada naquele ano. Pleno janeiro, baita solão lá fora, e me mandam um convite para trabalhar, e de graça. Tinha que ser coisa de paulista, pensei na época.

2. Como é (foi) escrever para o site?

Em termos de aprendizado, o melhor foi aprender a disciplina de produzir texto regularmente e as manhas por trás disso. Ficou também a experiência de como usar a competição, no caso literária, com fins produtivos. Outra coisa boa era a ansiedade por ler as outras colunas, influenciar e ser influenciado pelos seus pares. Interferência do editor só muito raramente, fosse em forma, fosse em conteúdo. Por exemplo, teve uma época em que rolou uma pilha para que ridigíssemos mais pé no chão, evitando assuntos de pouco apelo de massa. Sugestão que foi ignorada várias vezes, evidentemente. Acho que, em certo momento, chegou a ser tão bom quanto trabalhar em grupo com prazos apertados pode vir a ser. Chato era só, para citar Douglas Adams, o barulhinho que os eles fazem quando estão acabando...

3. Quais foram seus maiores hits? A que você os atribui?

Não tenho a menor idéia, nunca vigiei contador. Até porque eu sempre escrevia sobre o que gostava, não para chamar público. O que me levava a alternar textos sobre o Planeta dos Macacos e sobre não-linearidade e teoria do caos. Acho que isso atraía alguns leitores. Mas era bem difícil prever, às vezes notas banais geravam zilhões de comentários e aquela coluna feita sob medida para chocar a classe média passava em brancas nuvens.

4. Você mudou muito depois de entrar para o Digestivo? Como era escrever antes e como é escrever hoje?

Minha evolução se deu na medida em que fui incorporando os aprendizados mencionados na resposta da pergunta 2. Com a prática, o texto vai ficando mais fluente, enxuto e saboroso. Ter um blog me permitiu exercitar formatos & gêneros que apenas podia experimentar no Digestivo. Ou seja, ampliei meu espectro de redação. Hoje, quando tento uma pirueta, é mais para descobrir uma maneira nova de chegar ao chão do que para atrair leitores.

5. Cite alguma coisa significativa que o Digestivo te trouxe... Boa ou ruim? Por quê?

Boa: fãs. Do sexo feminino. Bonitas. Preciso explicar por quê? Outra coisa que o Digestivo me trouxe e pela qual sou grato foi a oportunidade de extrair em forma de redação idéias, piadas e observações interessantes de amigos pessoais que sempre julguei craques nas três: Lisandro, Ram, LEM. Ou seja, o DC foi um caminho para que eu me transformasse em leitor deles. Ruim: o que havia de ruim ficou por lá quando eu saí; não registro perdas nem danos.

6. As pessoas do Digestivo... Alguém que você citaria? Por quê? Alguém com quem aprendeu alguma coisa? O quê?

Tenho a certeza de ter tido como colega de colunismo o maior escritor de minha, perdão pelo termo, geração — e não estou falando do Alexandre Soares Silva. Sinto imensurável falta de seus escritos periódicos, das correspondências que trocamos e dos papos que tivemos, diante ou não da cerveja, mas sossego porque sei o quanto seu silêncio lhe é importante. Sou enormemente grato ao Julio pela hospitalidade e oportunidades oferecidas, e fico contente em vê-lo traçar seu caminho, mesmo que não faça parte dele. Prezo encarecidamente as amizades que ficaram: Fabio, Bruno (para quem fiz as vezes de anfitrião, quando ele se mudou para minha cidade), Adriana, Daniela, Polzonoff, meu xará Azevedo e Alexandre, bem como as muitas pessoas que conheci no processo e que participaram do Digestivo apenas como comentadores.

Para ir além
Leia também "Quinta Geração de Colunistas"

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Postado por Rafael Lima
27/12/2006 às 12h51

 
Políticas para a leitura

Vale a pena conhecer o que pensa o italiano Armando Petrucci sobre as políticas públicas dos governos (de qualquer país) para a leitura. O moço é crítico feroz de políticas que priorizam a leitura em detrimento da escrita. Segundo ele, alicerçado em dados sérios e de pesquisas históricas, políticas da leitura sempre, e de alguma forma, querem dizer "controle". De vez em quando é bom ler ou ouvir uma voz dissonante. Para encontrar alguma coisa dele, além da Internet, pode-se ler o último capítulo do livro História da leitura no mundo Ocidental, mais especificamente no volume 2 da obra, organizada pelos excelentes Guglielmo Cavallo e Roger Chartier.

[3 Comentário(s)]

Postado por Ana Elisa Ribeiro
26/12/2006 às 14h30

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