O blogueiro: esse desconhecido | Alessandro Garcia | Digestivo Cultural

busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 21 de Junho #digestivo10anos
>>> 3 Alexandres
>>> Blogueiros vs. Jornalistas? ROTFLOL (-:>
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> O poeta, de Vinicius de Moraes
>>> Crítica à arte contemporânea
>>> Pecados, demônios e tentações em Chaves
>>> Satã, uma biografia
>>> Críticos em extinção?
>>> DeepSeek by Glenn Greenwald
Mais Recentes
>>> Infinito - Os Imortais de Alyson Noël pela Intrínseca (2013)
>>> Para Sempre - Os Imortais de Alyson Noel pela Intrinseca (2009)
>>> Terra De Sombras - Portugues Brasil de Alyson Noel pela Intrínseca (2013)
>>> Lua Azul - Os Imortais - Portugues Brasil de Alyson Noel pela Intrínseca (2013)
>>> Calhoun: Catherine & Amanda - Vol. 1 de Nora Roberts pela Harlequin Books (2010)
>>> A Máquina De Fazer Espanhóis de Valter Hugo Mãe pela Biblioteca Azul (2016)
>>> Lembranças De Nós Dois de Judith Mcnaught pela Bertrand Brasil (2023)
>>> Crônicas De Repórter de Pedro Bial pela Objetiva (1996)
>>> Lula E Minha Anta de Diogo Mainardi pela Record (2007)
>>> Em Busca da Sabedoria de N. Sri Ram pela Teosófica (2020)
>>> A Cabeca De Steve Jobs As Licoes Do Lider Da Empresa Mais Revolucionaria Do Mundo de Leander Kahney pela Agir (2008)
>>> Nosso Jogo de John Le Carré pela Record (1996)
>>> A Grande Esperança Viva Com a Certeza de Que Tudo Vai Terminar Bem de Ellen G. White pela Casa Publicadora Brasileira (2011)
>>> Senhora Do Jogo - Mistress Of The Game de Sidney Sheldon pela Record (2007)
>>> O Regresso de Michael Punke pela Intrínseca (2016)
>>> The Casual Vacancy de J.K Rowling pela Wentworth Press (2012)
>>> Um Conto Do Destino de Mark Helprin pela Editora Novo Conceito (2014)
>>> Brinquedos E Brincadeiras de Roseana Murray pela Ftd (2014)
>>> A Risada Do Saci (contos De Espantar Meninos) de Regina Chamlian pela Editora Atica (2009)
>>> Histórias De Bichos Brasileiros de Vera do Val pela Wmf Martins Fontes (2010)
>>> Matemática. Caderno De Atividades. 7º Ano de Imenes pela Moderna (2010)
>>> Novos Brasileirinhos de Lalau e Laurabeatriz pela CosacNaify (2002)
>>> Eu Chovo, Tu Choves Ele Chove de Sylvia Orthof pela Objetiva (2003)
>>> As Esganadas de Jô Soares pela Companhia Das Letras (2011)
>>> Lembra De Mim? de Sophie Kinsella pela Record (2009)
COLUNAS

Quinta-feira, 24/4/2003
O blogueiro: esse desconhecido
Alessandro Garcia
+ de 6200 Acessos
+ 3 Comentário(s)

Convenhamos, mais ou menos unanimamente, que blogueiro é um termo bagaceiro ao extremo. Quase todas as terminações em eiro têm a característica de serem depreciativas, profundamente ultrajantes. É quase sempre o diminutivo irônico para alguma outra atividade verdadeira, e que acaba por demonstrar a mediocridade daquela pessoa a quem se atribui tal sufixo. Daí, podemos lembrar que poeteiro, por exemplo, é um termo utilizado para demonstrar a baixa qualidade da produção literária daquele cara que se atreve a rimar amor com dor e coração com paixão, e se julga o mais marginal dos seguidores de Fernando Pessoa. Com poucas ressalvas [carreteiro, toureiro, carteiro, verdureiro... é, nem tão poucas assim...], não acho que tal sufixo quando apregoado a este termo que designaram para pessoas que mantêm um blog, consiga, de alguma maneira, ser elogioso ou descreva honrosamente tal atividade. Soa quase como alguém que perde seu tempo blogando [e os verbinhos, ainda que não queiramos, vão surgindo...], atitude ainda não vista de maneira muito benéfica para os que a exercem. Quem a emprega - e são poucos os próprios mantenedores de blog que a usam para si e para seus semelhantes - parece querer minimizar o outro, espezinhá-lo, quase que por assim dizer, tornando menor o exercício de tal atividade.

Quase sempre são os meios de comunicação, de alguma maneira ressentidos por esta ferramenta, que, convenhamos, ainda não disse a que veio e que, apesar de sabermos não se tratar de nenhuma grande revolução, tem sim, muitos benefícios para a rede, tal a facilidade de propagação de informação, facilidade de postagem de o que quer que for, e mesmo contribuição para os grandes jornais do mundo, que já a utilizam como um prático elemento de publicação on-line de notícias. A guerra no Iraque criou uma porção de blogs que trataram de informar com coerência, mantidos por jornalistas e formadores de opinião, os acontecimentos no front.

Agora, por que toda esta introdução? Peguei-me, sem mais nem menos, pensando, o que querem afinal os [aí o termo inevitável...] blogueiros? Quem somos nós, o que nos interessa, que sentimentos nos movem? Nossos objetivos são os mesmos? Tornamo-nos mais semelhantes ao utilizar uma mesma espécie de ferramenta? Queremos nos mostrar à multidão que faz da internet seu meio de informação e divertimento? Somos psicopatas com sede de atenção? Nos interessa a formação de opinião, a masturbação diária de delírios egocêntricos, a postagem exacerbada de ficções auto-indulgentes, as egotrips que tantos "escritores" criam, da noite para o dia? Jornalistas sem mercado de trabalho, é o que somos? Delirantes romancistas, pretendentes a fazedores de opinião? Abelhudos, faladores, umbiguistas? O que nos move a postar longos "ahhh.... hoje eu estou mal!" e coisas do tipo? Quem se interessa pelo fim de semana do jovem asiático que atualiza seu blog com imagens scaneadas dos guardanapos dos restaurantes que freqüenta? Por que tanta dedicação à construção de uma tese inédita sobre a influência dos delírios cinematográficos franceses sobre a produção literária gaúcha [se é que existe tal influência...]?

Se sabemos ser vistos, e postamos para ser vistos e lidos, preocupamo-nos com a qualidade do que está sendo escrito, ou conseguimos nos manter imunes a esta sensação constante de estarmos sendo olhados e fazemos de nosso estilo de escrita, realmente um exercício de um estilo verdadeiro e não cheio de afetações? Posto algo cheio de maneirismos para me fazer parecer com aquele cara que escreve e que eu quero que leia o meu blog? Encho meu blog de lugares-comuns a fim de conseguir mais resultados nos sites de busca e, conseqüentemente, mais visitas e aumento no meu contador? Fico feliz com as pessoas que entram atraídas por frases como "kelly key nua sendo estuprada por orangotangos alucinados" e saem, decepcionadas em não ter conseguido se realizar em seus devaneios eróticos solitários? Alegra-me dizer "ei, hoje completaram 7,854 visitantes do meu blog!"?

Existe quase um sentimento até de dever principalmente com os donos de outros blogs que nos linkam. Uma sensação de demonstração constante de qualidade, uma busca da excelência diária. A pessoas com consciência, que atingiram um certo público visitante freqüente, já não é mais possível os delíros adolescentes de outrora [se existiram]. A sensação é de quase profissionalismo, de pertencer ao meio... Que meio, no entanto, é a pergunta que retumba, impiedosa.

Estudos sérios da utilização desta ferramenta podem e devem ser feitos, para identificar quem são os que a constroem, e mais toda a série de perguntas colocadas acima. Com certeza não são somente os mesmos que criaram a sua página no cjb ou no hpg. Com algum benefício como meio de comunicação, com muito delírio sobre pretensões intelectuais, este universo de blogs é assunto que rende muita discussão, ainda.

Nota do Editor
Alessandro Garcia é escritor, publicitário e pode ser encontrado no Suburbana.


Alessandro Garcia
Porto Alegre, 24/4/2003

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Eleições na quinta série de Luís Fernando Amâncio
02. Isto é para quando você vier de Renato Alessandro dos Santos
03. Impressões do jovem Engels de Celso A. Uequed Pitol
04. Meu eu escritora de Taís Kerche
05. Caio Fernando Abreu, um perfil de Rafael Rodrigues


Mais Alessandro Garcia
Mais Acessadas de Alessandro Garcia em 2003
01. A pobreza cultural nossa de cada dia - 17/6/2003
02. Sob o domínio do Mal - 5/8/2003
03. O mundo aos olhos de um pescador - 26/8/2003
04. A aventura de educar os filhos - 22/7/2003
05. A ranhetice da égüinha pocotó - 7/3/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
24/4/2003
17h20min
Ei! Este texto é muito bom. Gostei mesmo. E você tem toda a razão! Bom, não deixar de dizer que visitarei seu blog...e espero que você visite o meu um dia.
[Leia outros Comentários de Daniela]
1/5/2003
22h02min
Muitas questões, meu caro Alessandro, precisam ser levantadas sobre tão inquietante atividade. Sem querer entrar no mérito da questão, para o blogueiro (sic) interessa muito mais blogar do que o conteúdo em si; mais vale surtar do que querer explicá-lo. Pelo menos é o que penso. Tipo "blogo/posto, logo existo"...
[Leia outros Comentários de Pepê Matos]
14/7/2003
20h07min
Gostaria de somente fazer um comentário, somos todos brasilEIROs...
[Leia outros Comentários de lilian]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Opinião Giratória Foto Original
Sergio Nogueira Lopes
Do Autor
(2010)



The Startup Owners Manual
Steve Blamk and Bob Dorf
K&s Ranch
(2012)



Osório Síntese de Seu Perfil Histórico
J B Magalhães
Biblioteca do Exército
(1978)



O Livro Dos Arteiros: Arte Grande E Suja!
Maryann F. Kohl
Artmed
(2002)



Galeria
Regina Barros Correia Casillo
Solar Do Rosário
(2008)



Gramática Histórica
Ismael de Lima Coutinho
Acadêmica
(1954)



A Vizinha e a Andorinha
Alexandre Staut, Selene Alge
Cuore
(2015)



Livro Ensino de Idiomas Jane Eyre Volume 2 + CD
Charlotte Brontë
Richmond Publishing
(2024)



Basic Stochastic Process
Zdzislaw Brzezniak e Tomasz Zastawniak
Springer
(2005)



Guia de Procedimentos Para Implantação do Método de Análise de Perigos em Pontos Crríticos de Controle
Da Editora
Ponto Crítico





busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês