Sócrates e Xantipa, de Gerald Messadié | Ricardo de Mattos | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 10 sugestões de leitura para as férias
>>> Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>>> O que mata o prazer de ler?
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
Mais Recentes
>>> Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística de Arquivo Nacional pela Arquivo Nacional (2005)
>>> Livro Teatro Auto da Barca do Inferno Farsa de Inês Pereira Auto da índia Série Bom Livro de Gil Vicente pela Ática (1998)
>>> Bem-vindo ao Deserto do Real! - Cinco Ensaios Sobre o 11 de Setembro e Datas Relacionadas de Slavoj Zizek - Paulo Castanheira Tradução pela Boitempo (2003)
>>> Vinho Tinto - O Prazer É Todo Seu de Sérgio Inglez de Souza pela Marco Zero (2005)
>>> Livro Infanto Juvenis Eu Detetive O Caso do Sumiço de Stella Carr e Laís Carr Ribeiro pela Moderna (1983)
>>> Livro Guia Prático de Avaliação Física :Uma abordagem didática , abrangente e atualizada de Andréa Silveira da Forntoura, Charles Marques Formentin Everson Alves Abech pela Phorte (2009)
>>> Livro Infanto Juvenis Extraterrestres Eles Estão Aqui de Luiz Galdino pela Ftd (1993)
>>> Coleção 2 Livros Arte Na Idade Antiga Roma Egito de Edna Ande; Suelli Lemos pela Callis
>>> Livro Gibis Naruto Gold 22 de Masashi Kishimoto pela Panini Comics
>>> Recortes do Imaginario - Novas Colagens de Nyrma Souza Nunes de Azevedo Reuber G. Scofano pela Alínea (2009)
>>> Coleção 10 Revistas Tricot Bebê Ideias Sapatinhos Tricô Enxoval Completo Casacos Blusas Luvas Especial de Liberato; Online; Coats pela Liberato; Online; Coats
>>> Mentes Criminosas E Crimes Assustadores de John E. Douglas, Mark Olshaker pela Ediouro (2002)
>>> Livro Sociologia O Futuro do Trabalho Fadiga e ócio na Sociedade Pós-industrial de Domenico de Masi pela Unb (1999)
>>> Economia Direito Promoção da Saúde - Box com 3 livros de Luiz Augusto Ferreira Carneiro pela Iess (2016)
>>> Livro Literatura Estrangeira Paula 3 Edição de Isabel Allende pela Bertrand Brasil (1995)
>>> O Vício do Amor de Mario Sabino pela Record (2011)
>>> Coleção 10 Revistas Sapatinhos de Bebê Tricô e Crochê Moda Infantil Especial Modelos Tamanhos Casaquinhos Saídas de Maternidade Enxoval Completo de Vera Lúcia Torman; Online; Abril pela Online; Abril; Escala
>>> Livro Literatura Estrangeira Marley & Eu A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo de John Grogan pela Prestígio (2006)
>>> Da Morte - Metafísica do Amor - do Sofrimento do Mundo de Arthur Schopenhauer pela Martin Claret (2001)
>>> Livro História do Brasil A Curvatura da Banana Quem Tem um Projeto de Nação para o Brasil? de Marcos Costa pela Estação Brasil (2018)
>>> Livro De Bolso Religião Nosso Lar Pelo Espírito André Luiz de Francisco Cândido Xavier pela Feb
>>> Ludi na Chegada e no Bota-fora da Família Real de Luciana Sandroni pela Escarlate (2017)
>>> Homens São De Marte, Mulheres São De Vênus: de John Gray pela Rocco
>>> Livro Auto Ajuda Socorro! Preciso de Motivação de Luiz A. Marins Filho pela Harbra
>>> O Príncipe E O Mendigo de Mark Twain pela Ática
COLUNAS

Quinta-feira, 18/9/2003
Sócrates e Xantipa, de Gerald Messadié
Ricardo de Mattos
+ de 9100 Acessos

"Livros são escritos sobre este ou aquele grande espírito da Antigüidade e o público os lê, mas não lê as próprias obras". (Schopenhauer)

O escritor e ensaísta Gerald Messadié é mais conhecido por sua biografia romanceada e em série sobre Moisés. Ao lado de Valério Massimo Manfredi, John Grishann, Tracy Chevalier, Christian Jacq, Margaret George, forma aquele grupo de escritores que buscam na vida profissional o enredo para um romance ou uma biografia romanceada. Para eles - advogados, historiadores, arqueólogos - a imaginação é subsidiária ao conhecimento técnico. Aliam o gosto pessoal pela escrita ao conhecimento adquirido na actividade profissional e completam seus livros com um enredo vendável. O arquiteto apreciador da literatura policial, se determinar-se a escrever o seu próprio livro, provavelmente elaborará a história d'um misterioso assassinato ocorrido na construção d'um prédio importante. Transbordarão detalhes técnicos e um deles certamente levará à descoberta do criminoso e dos seus motivos. Em algum lugar eu vi denominarem estes livros como "de estação": lançamentos preparados para as férias de verão, para serem lidos na praia e não deixarem maior rastro na vida do leitor.

Tenho em mãos um extracto de Parerga e Paralipomena publicado de forma independente n'um livro minúsculo com o título Sobre Livros e Leitura. As seguintes palavras cabem a este tipo de fabricação literária: "O que pode ser mais miserável do que o destino de tal público literário, obrigado a ler, a todo momento, as últimas publicações de cabeças absolutamente ordinárias, que escrevem apenas por dinheiro e que, por esta razão, existem sempre em grande número e conhecem apenas de nome as obras dos raros e superiores espíritos de todos os tempos e de todos os países!"

Sócrates e Xantipa - Um Crime em Atenas (Madame Sócrates, conforme o original) é uma mistura de investigação e tentativa de reconstituição do chamado "século de Péricles" - século V a.C - e aqui está sua justificativa. O autor pretende recriar as discussões políticas, o debate das ideias filosóficas, os hábitos dos atenienses à iminência da Guerra do Peloponeso. Tudo transparece artificial, lento, desprovido de elaboração, como se o próprio escritor começasse o livro cansado. Nota-se no posfácio autógrafo sua mania em comparar factos antigos com factos modernos ou recentes. Quiçá tenha "reinventado" os personagens com olhos em personalidades posteriores, o que não garantiu bom resultado.

Ele teve duas alternativas: ou escrever um romance policial, ou escrever sobre a vida do filósofo. Uniu-as n'uma só empresa como recurso para elevar as chances de leitura da sua obra. Ocorre um assassinato nas imediações da casa de Sócrates e sua mulher Xantipa - condenada à má fama eterna - empenha-se na descoberta do assassino e sua razão. Messadié conta sua estória partindo d'um mote irrelevante para a história do pensamento: o humor da mulher de Sócrates. Ele afirma seu ensejo em tirar dos antigos gregos, segundo seus próprios termos, uma aura de "santidade laica", pretendendo assim mostrá-los mais humanos. Se teve esta impressão de santidade, foi por ler as grandes obras sem a premissa da humanidade de seus autores.

No romance de Messadié, não se aprende mais sobre o filósofo do que se aprenderia lendo um bom livro de introdução à Filosofia - recomendo a colecção História da Filosofia Antiga de Giovanni Reale. Incabível portanto a desculpa de se fazer o leitor a apreender os conceitos históricos, filosóficos e políticos dos gregos de forma amena. Os iniciados não encontrarão nada de novo, os neófitos perder-se-ão e aqueles de estudo adiantado sequer lêem um livro assim. Se de forma sub-reptícia o autor experimenta dar nova interpretação às idéias daquele período, há um ponto no qual nem prestamos mais atenção nisso. Desejando o escritor homenagear aquelas pessoas, então viva em consonância com seus ensinamentos.

Porque é preferível conhecer os gregos directamente pelas suas obras. Primeiro Hesíodo e Homero passando-se a Heródoto e Tucídides: há aqui uma seqüência. Aliás, não se compreende a Eneida sem a leitura prévia da Ilíada e da Odisséia. Compreendendo a Eneida, entende-se a admiração de Dante por Virgílio. Seguem-se recolhas de textos filosóficos pré-socráticos, passando depois para Platão e Aristóteles. As escolas estóica, epicurista, cínica e neo-platónica levam-nos da Hélade ao mundo romano e cristão: n'um seremos recebidos por Cícero, Marco Aurélio (!), Epicteto; n'outro, principalmente por Santo Agostinho. Além de tudo isso, há o teatro. Há nas obras destas pessoas todas uma qualidade perene de ensinamentos e é surpreendente o quanto precisamos deles. Evidente o anacronismo de algumas destas lições, como a sugestão de Platão, n'A República, de que o Poder só deveria ser exercido por pessoas adrede preparadas para ele, após um longo aprendizado - "aprendizado" poderia ser substituído por "exercício de cargos menores". Hoje estamos convencidos da suficiência do voto livre d'um povo reconhecidamente isento e esclarecido para legitimar a ocupação dos cargos relevantes.


Ricardo de Mattos
Taubaté, 18/9/2003

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Guia para escrever bem ou Manual de milagres de Ana Elisa Ribeiro
02. Somente para quem quiser (souber?) sonhar de Paulo Polzonoff Jr


Mais Ricardo de Mattos
Mais Acessadas de Ricardo de Mattos em 2003
01. Da Poesia Na Música de Vivaldi - 6/2/2003
02. Poesia, Crônica, Conto e Charge - 13/11/2003
03. Da Biografia de Lima Barreto - 26/6/2003
04. Stabat Mater, de Giovanni Battista Pergolesi - 27/11/2003
05. Estado de Sítio, de Albert Camus - 4/9/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Os três guerreiros
Philip Caputo
Marco Zero
(1985)



Prosa e Verso i Coletanea 1998
Autores Elistas
Elos Clube de Santos
(1998)



Buracos Negros
Ronaldo Rogerio De Freitas Mourao
Vozes
(1984)



Guia de Roteiros do Rio Antigo
Berenice Seara
Infoglobo
(2004)



Toulouse Lautrec
Numen
Numen



A Saga De Siegfried
9788585466244
Companhia Das Letrinhas - Grupo Cia Das Letras
(1997)



Mundos Imaginados
Freeman Dyson
Companhia das Letras
(1998)



Coleção Folha Charles Chaplin - Em Busca do Ouro
Folha de São Paulo
Folha de São Paulo
(2012)



Escolhendo a Profissão
Clara Regina Rappaport
Ática
(1998)



Medicina Vibracional - uma Medicina para o Futuro
Richard Gerber
Cultrix
(2007)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês