Blogs | Jardel Dias Cavalcanti | Digestivo Cultural

busca | avançada
61129 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Simões de Assis | Individual de Carlos Cruz-Diez
>>> Jazz Festival: Primeira edição de evento da Bourbon Hospitalidade promete encantar com grandes nomes
>>> Coletivo Mani Carimbó é convidado do projeto Terreiros Nômades em escola da zona sul
>>> CCSP recebe Filó Machado e o concerto de pré-lançamento do álbum A Música Negra
>>> Premiado espetáculo ‘Flores Astrais’ pela primeira vez em Petrópolis no Teatro Imperial para homenag
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
Colunistas
Últimos Posts
>>> A melhor análise da Nucoin (2024)
>>> Dario Amodei da Anthropic no In Good Company
>>> A história do PyTorch
>>> Leif Ove Andsnes na casa de Mozart em Viena
>>> O passado e o futuro da inteligência artificial
>>> Marcio Appel no Stock Pickers (2024)
>>> Jensen Huang aos formandos do Caltech
>>> Jensen Huang, da Nvidia, na Computex
>>> André Barcinski no YouTube
>>> Inteligência Artificial Física
Últimos Posts
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Prática de atelier: cores personalizadas *VÍDEO*
>>> Cheiro de papel podre
>>> O Nome Dele
>>> Um Leitor sobre Daniel Piza
>>> Um Furto
>>> Homenagem a Pilar del Río
>>> O Debate...
>>> Crime e mistério nas letras nacionais
>>> Tempo di valsa
>>> O Príncipe Maquiavel
Mais Recentes
>>> Quem vai Salvar a Vida? de Ruth Rocha pela Salamandra (2015)
>>> Livro Cáuculo - volume 2 de Maurice D. Weir pela Pearson (2024)
>>> O Código da Vinci - Roteiro Ilustrado de Akiva Goldsman pela Sextante (2006)
>>> Delícias da Kashi - Gastronomia Vegana Gourmet de Kashi Dhyani pela Mauad X (2016)
>>> Livro Microbiologia Para As Ciências Da Saúde de Paul G. Engelkirk pela Guanabara Koogan (2005)
>>> Livro Comunicação E Comportamento Organizacional PLT 111 de Geraldo R. Caravantes pela Fisicalbook (2014)
>>> Livro Finanças Corporativas: Conceitos E Aplicações de Jose Antonio Stark Ferreira pela Pearson (2005)
>>> Livro Introdução a Genética PLT 248 de Anthony J F Griffiths ; RiCHARD C. Lewontin pela Guanabara (2008)
>>> Teoria Geral Da Administração. Da Revolução Urbana À Revolução Digital de Antonio Cesar Amaru Maximiano pela Atlas Br (2011)
>>> LivroTeoria Geral Da Administração: Da Revolução Urbana À Revolução Digital de Antonio Cesar Amaru Maximiano pela Atlas (2008)
>>> O Porco de William Hope Hodgson pela Diário Macabro (2024)
>>> Arvore Do Beto de Ruth Rocha pela Salamandra (2010)
>>> A Casa No Limiar e Outras Histórias Macabras de William Hope Hodgson pela Diário Macabro (2024)
>>> Ponto De Vista de Sonia Bergams Salerno Forjaz pela Moderna (2014)
>>> A Grande Campea de Maria Cristina Furtado pela Do Brasil (2015)
>>> Amigos De Verdade de Telma Guimarães Castro Andrade pela Brasil Literatura (2010)
>>> Bleach 57 - Out of Bloom de Tite Kubo pela Panini Comics (2014)
>>> O Fantástico Mistério De Feiurinha de Pedro Bandeira pela Moderna (2009)
>>> Cantigas Por Um Passarinho A Toa de Manoel de Barros pela Companhia Das Letrinhas (2018)
>>> Bleach 56 - March of the Stacross de Tite Kubo pela Panini Comics (2013)
>>> A Historia Do Natal. O Livro Animado Que Conta Como O Menino Jesus Nasceu de Justine Swain-smith pela Publifolha (2008)
>>> Amarílis de Eva Furnari pela Moderna (2013)
>>> De Ferro E Flexíveis de Maria Cecília De Souza Minayo pela Garamond (2004)
>>> O Abz Do Ziraldo de Ziraldo pela Melhoramentos (2003)
>>> Understanding And Using English Grammar With Audio Cd And Answer Key de Betty S. Azar; Stacy A. Hagen pela Pearson Longman (2002)
COLUNAS >>> Especial Blogs

Segunda-feira, 13/6/2005
Blogs
Jardel Dias Cavalcanti
+ de 6500 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Afinal de contas não será apenas o reflexo do narcisismo de nossa época que explica a criação dos blogs? Não será esse desejo neurótico de aparecer, não importa de que forma for, para um público que desconhecemos, mas que queremos que nos conheçam, que faz com que alguém crie um blog?

As coisas não são tão simples assim. A primeira coisa que se deve ter em mente é que o meio usado para se criar os blogs é a Internet, a ferramenta mais revolucionária de comunicação inventada pelos homens. Com ela podemos nos comunicar com pessoas do mundo todo, pessoas que de outra forma jamais conheceríamos e com quem podemos criar relações afetivas e intelectuais, mesmo elas estando em partes distantes de nosso estado, do nosso país e, no futuro, com pessoas que estarão em outros planetas. Com a Internet temos acesso imediato a documentos que estão na Biblioteca Nacional de Paris ou do Rio de Janeiro. Podemos ter acesso a livros que seriam caríssimos se tivéssemos que importá-los ou requisitar a alguém que os comprasse para nós. Podemos visitar exposições em museus do mundo todo, podemos ter acesso a tudo o que se produz em tempo integral, textos de conferências, exposições em galerias de arte, ou seja, eventos múltiplos de qualquer área do conhecimento humano. Enfim, uma comunicação tão ampla como nunca se viu na nossa história.

Com a Internet podemos entrar em salas de conversas (chats) e podemos ser tudo o que queremos ser, experimentar tudo virtualmente e sermos também cobaias voluntárias dos delírios dos outros: nos tornarmos mulheres, machos poderosos, gays, estupradores, assassinos, mocinhas virgens querendo ser defloradas por garanhões insaciáveis, padres voluptuosos, policias sedutores, animais sensuais, incestuosos, ricos, de olhos azuis, com pênis vibrantes cheios de amor e desejo para dar. Tudo isso dentro do conforto e da assepcia do seu quarto, sem perigo algum, a não ser o da deteriorização e enlameamento da sua mente - se você não tomar o devido cuidado. Em alguns casos esse universo ficcional pode se tornar real, basta haver um acordo para um encontro não virtual. Também podemos navegar em comunidades que promovem encontros onde a afinidade eletiva é o que conta, como no Orkut. Ali, por exemplo, achei pares que gostam da obra musical dos quase invisíveis e marginalizados músicos contemporâneos Ligeti e Luciano Berio. Destes contatos nascem trocas de CDs, DVDs, gravações raras, textos inéditos e tudo que o valha.

Dentro do universo da internet surgem também os blogs. Todos podem agora expor suas opiniões, seus trabalhos ou de outras pessoas, seu cotidiano, suas imagens ou as imagens que os interessam apresentar. Podem expor suas opiniões sobre fatos recentes da vida na comunidade humana ou desumana. Podem reunir amigos em causas comuns. Podem saber, afinal, quem é de sua tribo, onde vivem e como vivem. Basta atentar ao fato quantitativo de pessoas tão perdidas como os poetas, que agora encontram seus pares com mais freqüência, desfazendo em muito seu isolamento e dolorosa solidão. Troca-se poemas, lê-se poemas, discute-se poesia, cria-se, a partir daí, revistas literárias, encontros anuais de poesia, etc. Aumenta-se a comunicação, troca-se idéias e ideais, afetos e desafetos numa conjunção virtual digna da mais sofisticada, intrincada e inimaginada ficção científica.

Pode-se através de um blog acompanhar o nascimento de um romance, uma tese, um poema ou uma composição musical. Ver as correções e, mais que isso, palpitar, elaborando sugestões inusitadas que o autor aproveita ou joga no lixo. Pode-se manter um contato mais direto com alguém que admiramos e que, de outra forma, jamais conseguiríamos contactar. Uma comunicação apenas possível graças à Internet.

Claro que dentro desse planeta de coisas boas, aparece a lama, os oportunistas, vazios e querendo disseminar o vazio. São os narcisistas, que escolheram esse meio para exibir a imbecilidade de suas vidas cotidianas - como "hoje fui ao McDonald's e comi um sanduíche, estava delicioso". Quem quer saber disso? Outros ainda querem mostrar o amor das suas mães numa confortável foto onde se beijam ternamente. Outros exibem, como bons exibicionistas que são, fotos das mulheres com quem dormiram e que nota dão ao seu miserável ato sexual. Outros, em geral adolescentes, principalmente as meninas, mostram como são "gracinhas" suas amizades (até que sua melhor amiga durma com o namorado dela e aí, no mesmo espaço, a escracham para toda a turminha). Ou outros que querem exibir suas jóias particulares, como seu namorado com cara de estúpido fazendo algum esporte radical, ou mostrando seu carro novo. Esses OVNIs (objetos virtuais não identificados) serão, mesmo e apesar de sua pobreza total, objetos de estudo para antropólogos e sociólogos que tentarão entender o vazio do mundo contemporâneo, os desejos fabricados, a dominação total do mercado nas mentes e no comportamentos das pessoas. Encontrarão aí farto material para tal, sem sombra de dúvida.

Do outro lado, num universo mais interessante, podemos encontrar reflexões sobre a vida, sobre a arte, sobre a sexualidade, a política nacional e internacional, sobre livros, sobre desejos obscuros, sobre sentimentos ternos, sobre tempestades emocionais, sobre perdas, sobre encontros brilhantes, sobre manifestações sociais (já que aqui também se pode organizá-los internacionalmente), sobre tudo o que diz respeito às espectativas humanas.

De minha parte, vou sugerir apenas um blog para quem quiser visitar, do professor da unicamp, Jorge Coli, que teve um curso no MASP todo relatado lá. Nesse blog pode-se ver fotos e comentários de alunos e do professor sobre obras de arte do MASP. Nele você também pode participar inserindo comentários e críticas, se assim o desejar. Divirta-se.


Jardel Dias Cavalcanti
Campinas, 13/6/2005

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Diário da Guerra do Corpo de Vicente Escudero
02. Meu querido Magiclick de Ana Elisa Ribeiro
03. História (não só) de livraria de Rafael Rodrigues
04. A literatura contra o sistema de Guilherme Diniz
05. Por que não leio mais jornais de Rafael Fernandes


Mais Jardel Dias Cavalcanti
Mais Acessadas de Jardel Dias Cavalcanti
01. Parangolé: anti-obra de Hélio Oiticica - 17/12/2002
02. Davi, de Michelangelo: o corpo como Ideia - 3/11/2009
03. Picasso e As Senhoritas de Avignon (Parte I) - 20/12/2011
04. Felicidade: reflexões de Eduardo Giannetti - 3/2/2003
05. Vanguarda e Ditadura Militar - 14/4/2004


Mais Especial Blogs
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
20/6/2005
14h51min
Boa tarde Jardel, tudo bem? Aqui é uma de suas alunas da FIG (1ºC)... Adorei a sua coluna (me indicaram)e concordo com seu texto, pois realmente há blogs que são terríveis, não tem nada a acrescentar, porém há exceções ... Agora queria deixar meu protesto... pois fiquei sabendo que você talvez não dê mais aula para nós!! Por favor...NÃO NOS ABANDONE!! Esperamos você no próximo semestre, hein???
[Leia outros Comentários de Regiane Rocha]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Literatura pão e poesia 412
Sérgio Vaz
Global
(2011)



Da Repetição a Dinâmica da Mente
Cynthia Maranhão
Casa do Psicólogo
(2013)



Livro Saúde O Ovo Transparente
J. Testart
Edusp
(1995)



Livro Literatura Brasileira 2012 O Segredo do Monte Negev
Ricardo Valverde
Novo Século
(2012)



Geração T. E. E. N. ( Transei e Esqueci o Nome)
Marty Beckerman
Ediouro
(2005)



Aprenda Com os Especialistas Franchising Learn From the Experts
Alain Guetta e Outros
Abf
(2013)



Livro Literatura Brasileira Amor é Prosa Sexo é Poesia
Arnaldo Jabor
Objetiva
(2004)



Corações Feridos
Louisa Reid
Novo Conceito
(2013)



Sustentabilidade, Meio Ambiente e Democracia no Iii Fsm
Tania Pacheco
Fbmos
(2004)



Português Básico Nº 1
Vários Autores
Senac Nacional
(1997)





busca | avançada
61129 visitas/dia
2,1 milhões/mês