Blogs | Jardel Dias Cavalcanti | Digestivo Cultural

busca | avançada
43087 visitas/dia
1,2 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival de Teatro de Curitiba para Joinville
>>> TIETÊ PLAZA INAUGURA A CACAU SHOW SUPER STORE
>>> A importância da água é tema de peças e oficinas infantis gratuitas em Vinhedo (SP)
>>> BuZum! encena “Perigo Invisível” em SP e público aprende a combater vilões com higiene
>>> Exposição de arte Dispositivos
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O batom na cueca do Jair
>>> O engenho de Eleazar Carrias: entrevista
>>> As fitas cassete do falecido tio Nelson
>>> Casa de bonecas, de Ibsen
>>> Modernismo e além
>>> Pelé (1940-2022)
>>> Obra traz autores do século XIX como personagens
>>> As turbulentas memórias de Mark Lanegan
>>> Gatos mudos, dorminhocos ou bisbilhoteiros
>>> Guignard, retratos de Elias Layon
Colunistas
Últimos Posts
>>> Uma aula sobre MercadoLivre (2023)
>>> Lula de óculos ou Lula sem óculos?
>>> Uma história do Elo7
>>> Um convite a Xavier Zubiri
>>> Agnaldo Farias sobre Millôr Fernandes
>>> Marcelo Tripoli no TalksbyLeo
>>> Ivan Sant'Anna, o irmão de Sérgio Sant'Anna
>>> A Pathétique de Beethoven por Daniel Barenboim
>>> A história de Roberto Lee e da Avenue
>>> Canções Cruas, por Jacque Falcheti
Últimos Posts
>>> Nem o ontem, nem o amanhã, viva o hoje
>>> Igualdade
>>> A baleia, entre o fim e a redenção
>>> Humanidade do campo a cidade
>>> O Semáforo
>>> Esquartejar sem matar
>>> Assim criamos os nossos dois filhos
>>> Compreender para entender
>>> O que há de errado
>>> A moça do cachorro da casa ao lado
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Deus Sabia de Tudo e Não Fez Nada
>>> Querem acabar com as livrarias
>>> As máximas de Chamfort
>>> Impressões sobre São Paulo
>>> Menos Guerra, Mais Sexo
>>> A esquerda nunca foi popular no Brasil
>>> A Teoria de Tudo
>>> Anna Karenina, Kariênina ou a do trem
>>> A LIRA de Ricardo Aleixo
>>> Eitonilda rumo aos 100K
Mais Recentes
>>> A bruxa Salomé de Audrey Wood pela Ática (1999)
>>> Conversando com Deus de Joseph Murphy pela Record (1962)
>>> Resistência dos Materiais: Para Entender e Gostar de Manoel Henrique Campos Botelho pela Blucher (2013)
>>> Duelo de Gigantes: Veja grandes batalhas entre os dinos! de Jinny Johnson e Monica Alves pela Girassol (2015)
>>> Tipos de mentes - Rumo a uma compreensão da consciência de Daniel C. Dennett pela Rocco (1997)
>>> Las Místicas Orientais de Daniel Odier Marc De Smedt pela Martínez Roca (1975)
>>> Estruturas de Aço: Dimensionamento Prático de Acordo com a NBR 8800:2008 de Walter Pfeil; Michèle Pfeil pela Ltc (2014)
>>> Tripla Espionagem (como novo) de Ken Follett pela Arqueiro (2019)
>>> Encontro dinossauros incríveis e muito mais! de Vários autores pela Ciranda Cultural
>>> Tratado descritivo do Brasil em 1587 de Gabriel Soares de Sousa pela Companhia nacional (1987)
>>> Estruturas de Aço, Concreto e Madeira: Atendimento da Expectativa Dimensional de Yopanan C. P. Rebello pela Zigurate (2005)
>>> O parque das irmãs magníficas (como novo) de Camila Sosa Villada pela Tusquets (2022)
>>> O Calendário da Sabedoria de Winifred A. Parley pela Pensamento
>>> As cartas de Ronroroso: Minha bruxa que não quer ser bruxa de Hiawyn Oram e Sarah Warburton pela Salamandra
>>> Kundalini o Fogo Sagrado Da Serpente de Rosane Mary Zacharias pela Popular (1984)
>>> Noite sobre as águas (Muito Bom) de Ken Follett pela Arqueiro (2016)
>>> Sonhos de Avalon: A última profecia de Bianca Briones pela Bertrand Brasil
>>> Fundações Diretas: Projeto Geotécnico de José Carlos A. Cintra; Nelson Aoki; José Henrique Albiero pela Oficina De Textos (2014)
>>> Presente a Dádiva que Abençoa a Quem o Dá de R. R. Soares pela Graça (2000)
>>> Biblía Sagrada- Nova versão internacional de Nvi pela Thomas Nelson
>>> Fundações por Estacas: Projeto Geotécnico de José Carlos A. Cintra; Nelson Aoki pela Oficina De Textos (2014)
>>> O homem que foi quinta-feira (um pesadelo) de G. K. Chesterton pela Círculo do livro (1974)
>>> A Garota de Boston (como novo) de Anita Diamant pela NVersos (2016)
>>> Sala de aula que espaço é esse? de Org. Regis de Morais pela Papirus (1988)
>>> Ismael de Daniel Quinn pela Círculo do livro (1992)
COLUNAS >>> Especial Blogs

Segunda-feira, 13/6/2005
Blogs
Jardel Dias Cavalcanti
+ de 5500 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Afinal de contas não será apenas o reflexo do narcisismo de nossa época que explica a criação dos blogs? Não será esse desejo neurótico de aparecer, não importa de que forma for, para um público que desconhecemos, mas que queremos que nos conheçam, que faz com que alguém crie um blog?

As coisas não são tão simples assim. A primeira coisa que se deve ter em mente é que o meio usado para se criar os blogs é a Internet, a ferramenta mais revolucionária de comunicação inventada pelos homens. Com ela podemos nos comunicar com pessoas do mundo todo, pessoas que de outra forma jamais conheceríamos e com quem podemos criar relações afetivas e intelectuais, mesmo elas estando em partes distantes de nosso estado, do nosso país e, no futuro, com pessoas que estarão em outros planetas. Com a Internet temos acesso imediato a documentos que estão na Biblioteca Nacional de Paris ou do Rio de Janeiro. Podemos ter acesso a livros que seriam caríssimos se tivéssemos que importá-los ou requisitar a alguém que os comprasse para nós. Podemos visitar exposições em museus do mundo todo, podemos ter acesso a tudo o que se produz em tempo integral, textos de conferências, exposições em galerias de arte, ou seja, eventos múltiplos de qualquer área do conhecimento humano. Enfim, uma comunicação tão ampla como nunca se viu na nossa história.

Com a Internet podemos entrar em salas de conversas (chats) e podemos ser tudo o que queremos ser, experimentar tudo virtualmente e sermos também cobaias voluntárias dos delírios dos outros: nos tornarmos mulheres, machos poderosos, gays, estupradores, assassinos, mocinhas virgens querendo ser defloradas por garanhões insaciáveis, padres voluptuosos, policias sedutores, animais sensuais, incestuosos, ricos, de olhos azuis, com pênis vibrantes cheios de amor e desejo para dar. Tudo isso dentro do conforto e da assepcia do seu quarto, sem perigo algum, a não ser o da deteriorização e enlameamento da sua mente - se você não tomar o devido cuidado. Em alguns casos esse universo ficcional pode se tornar real, basta haver um acordo para um encontro não virtual. Também podemos navegar em comunidades que promovem encontros onde a afinidade eletiva é o que conta, como no Orkut. Ali, por exemplo, achei pares que gostam da obra musical dos quase invisíveis e marginalizados músicos contemporâneos Ligeti e Luciano Berio. Destes contatos nascem trocas de CDs, DVDs, gravações raras, textos inéditos e tudo que o valha.

Dentro do universo da internet surgem também os blogs. Todos podem agora expor suas opiniões, seus trabalhos ou de outras pessoas, seu cotidiano, suas imagens ou as imagens que os interessam apresentar. Podem expor suas opiniões sobre fatos recentes da vida na comunidade humana ou desumana. Podem reunir amigos em causas comuns. Podem saber, afinal, quem é de sua tribo, onde vivem e como vivem. Basta atentar ao fato quantitativo de pessoas tão perdidas como os poetas, que agora encontram seus pares com mais freqüência, desfazendo em muito seu isolamento e dolorosa solidão. Troca-se poemas, lê-se poemas, discute-se poesia, cria-se, a partir daí, revistas literárias, encontros anuais de poesia, etc. Aumenta-se a comunicação, troca-se idéias e ideais, afetos e desafetos numa conjunção virtual digna da mais sofisticada, intrincada e inimaginada ficção científica.

Pode-se através de um blog acompanhar o nascimento de um romance, uma tese, um poema ou uma composição musical. Ver as correções e, mais que isso, palpitar, elaborando sugestões inusitadas que o autor aproveita ou joga no lixo. Pode-se manter um contato mais direto com alguém que admiramos e que, de outra forma, jamais conseguiríamos contactar. Uma comunicação apenas possível graças à Internet.

Claro que dentro desse planeta de coisas boas, aparece a lama, os oportunistas, vazios e querendo disseminar o vazio. São os narcisistas, que escolheram esse meio para exibir a imbecilidade de suas vidas cotidianas - como "hoje fui ao McDonald's e comi um sanduíche, estava delicioso". Quem quer saber disso? Outros ainda querem mostrar o amor das suas mães numa confortável foto onde se beijam ternamente. Outros exibem, como bons exibicionistas que são, fotos das mulheres com quem dormiram e que nota dão ao seu miserável ato sexual. Outros, em geral adolescentes, principalmente as meninas, mostram como são "gracinhas" suas amizades (até que sua melhor amiga durma com o namorado dela e aí, no mesmo espaço, a escracham para toda a turminha). Ou outros que querem exibir suas jóias particulares, como seu namorado com cara de estúpido fazendo algum esporte radical, ou mostrando seu carro novo. Esses OVNIs (objetos virtuais não identificados) serão, mesmo e apesar de sua pobreza total, objetos de estudo para antropólogos e sociólogos que tentarão entender o vazio do mundo contemporâneo, os desejos fabricados, a dominação total do mercado nas mentes e no comportamentos das pessoas. Encontrarão aí farto material para tal, sem sombra de dúvida.

Do outro lado, num universo mais interessante, podemos encontrar reflexões sobre a vida, sobre a arte, sobre a sexualidade, a política nacional e internacional, sobre livros, sobre desejos obscuros, sobre sentimentos ternos, sobre tempestades emocionais, sobre perdas, sobre encontros brilhantes, sobre manifestações sociais (já que aqui também se pode organizá-los internacionalmente), sobre tudo o que diz respeito às espectativas humanas.

De minha parte, vou sugerir apenas um blog para quem quiser visitar, do professor da unicamp, Jorge Coli, que teve um curso no MASP todo relatado lá. Nesse blog pode-se ver fotos e comentários de alunos e do professor sobre obras de arte do MASP. Nele você também pode participar inserindo comentários e críticas, se assim o desejar. Divirta-se.


Jardel Dias Cavalcanti
Campinas, 13/6/2005

Mais Jardel Dias Cavalcanti
Mais Acessadas de Jardel Dias Cavalcanti
01. Parangolé: anti-obra de Hélio Oiticica - 17/12/2002
02. Davi, de Michelangelo: o corpo como Ideia - 3/11/2009
03. Picasso e As Senhoritas de Avignon (Parte I) - 20/12/2011
04. Felicidade: reflexões de Eduardo Giannetti - 3/2/2003
05. Vanguarda e Ditadura Militar - 14/4/2004


Mais Especial Blogs
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
20/6/2005
14h51min
Boa tarde Jardel, tudo bem? Aqui é uma de suas alunas da FIG (1ºC)... Adorei a sua coluna (me indicaram)e concordo com seu texto, pois realmente há blogs que são terríveis, não tem nada a acrescentar, porém há exceções ... Agora queria deixar meu protesto... pois fiquei sabendo que você talvez não dê mais aula para nós!! Por favor...NÃO NOS ABANDONE!! Esperamos você no próximo semestre, hein???
[Leia outros Comentários de Regiane Rocha]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




De Mulheres e Sombras
Maria Telles Ribeiro
7 Letras
(2001)



Arsene Lupin Contra Herlock Sholmes
Maurice Leblanc
L&pm
(2021)



Ao Pé da Letra
Alina Perlman
Scipione
(1996)



A Piramide Iniciática
Joan Llarch
Record
(1983)



O conto brasileiro hoje - vol. XIII
Vários autores
Rg
(2010)



Grandes Personagens da Nossa História vol. 1
Victor Civita
Abril Cultural
(1969)



Elementos de Auditoria Governamental
Ana Paula Gomes
Elsevier
(2011)



Biblioteca da Matemática Moderna
Antônio Marmo de Oliveira
Lisa
(1970)



Historia Universal - 9 Volumes
H. G. Wells
Nacional
(1968)



A Mulher Que Pensava Demais - Memórias de uma Compulsiva (lacrado)
Joanne Limburg
Tinta Negra
(2013)





busca | avançada
43087 visitas/dia
1,2 milhão/mês