Alguns Jesus em 10 anos | Alexandre Petillo | Digestivo Cultural

busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Documentário 'O Sal da Lagoa' estreia no Prime Box Brazil
>>> Mundo Suassuna viaja pelo sertão encantado do grande escritor brasileiro
>>> PEGADAS DA GÁVEA VAI MOVIMENTAR O BAIRRO DE 26 A 28 DE ABRIL
>>> Ole! Feira Flamenca completa 15 anos com programação especial em SP
>>> Desenhos de Bruno de Abreu sugerem memórias sem linearidade narrativa
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A favor do Brasil, contra a seleção!
>>> Um pequeno retângulo azul
>>> Sangue, Carne e Fritas
>>> Entrevista com Leandro Carvalho
>>> O conto como labirinto em Milton Hatoum
>>> Somos diferentes. E daí?
>>> Free: o futuro dos preços é ser grátis
>>> Bonecas Russas especial
>>> Os Melhores Trailers do Cinema
>>> Tempo vida poesia 1/5
Mais Recentes
>>> Tá Chovendo Bicho-Preguiça de João Paulo Hergesel pela Telucazu Edições (2021)
>>> Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen pela Martins Fontes (1991)
>>> Eu, Christiane F. 13 Anos, Drogada , Prostituida de Kai Hermann - Horst Rieck pela Circulo do Livro (1987)
>>> O Diário de Márcia Garcês - impacto, reflexão, superação de Márcia Garcês pela Synergia (2011)
>>> Sam Walton - Made in America ( Wal-Mart) de Sam Walton - John Huey pela Campus (2006)
>>> Passeios Através da História - a Luz Antroposofica de Rudolf Lanz pela Antroposófica (2024)
>>> Imperfeitos de Christina Lauren pela Faro Editorial (2022)
>>> Transformers - Optimus em Perigo - Aventuras Transformers 3 de Regina Weyn - John Speirs pela Cedibra (1986)
>>> Historia da Aeronautica - Courtlandt Canby de Erik Nitsche pela Livraria Morais (1965)
>>> Preta de Ébano - Ebony Black de Gisela de Castro - Jefferson Batista pela Zucca Books (2021)
>>> Historia da Maquina - Courtlandt Canby de Erik Nitsche pela Livraria Morais (1965)
>>> Historia da Fisica - Courtlandt Canby de Erik Nitsche pela Livraria Morais (1965)
>>> Historias dos Foguetoes e da Exploraçao do Espaço - Courtlandt Canby de Erik Nitsche pela Livraria Morais (1965)
>>> Revista da Academia Carioca de Letras - edição comemorativa de 90 anos 1926 - 2016 de Vários Autores pela Academia Carioca de Letras (2016)
>>> O Misterioso Rapto de Flor-do-Sereno 10ª edição. de Haroldo Bruno pela Salamandra (1979)
>>> Historias da Biblia 4 Volumes de Abril Cultural pela Abril Cultural (1971)
>>> Espresso Corso di Italiano 1 - Libro dello studente ed esercizi de Luciana Ziglio - Giovanna Rizzo pela Alma Edizioni (2001)
>>> Espresso Corso di Italiano 2 - Libro dello studente ed esercizi de Maria Bali - Giovanna Rizzo pela Alma Edizioni (2002)
>>> Obreiros da Vida Eterna de Francisco Cândido Xavier pela Feb
>>> A guerra revolucionaria comunista de Francisco Ruas Santos pela Record (1964)
>>> Italiano Passo a Passo de Charles Berlitz pela Martins Fontes
>>> Caminhos e descaminhos de Carlos Panni pela Pallot (2007)
>>> Anais das terças transdisciplinares de Uerj pela Uerj (2001)
>>> Eu Nao Consigo Emagrecer de Dr Pierre Dukan pela Best Seller (2012)
>>> Dicionario Oxford Escolar: Para Estudiantes Brasileiros De Ingles de Jackie Holderness pela Oxford University Press (2004)
COLUNAS >>> Especial Internet 10 anos

Segunda-feira, 31/10/2005
Alguns Jesus em 10 anos
Alexandre Petillo
+ de 11400 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Eu sou um cara à moda antiga. Abro a tela do Word e escolho a fonte "Verdana" para escrever. É uma velha mania, acho que carrego há uns anos. Lembro que, logo no começo da carreira, tive uma reunião com um sábio amigo e ele me falou que era legal escrever em "Verdana", porque tinha "uma cara de modernidade". Achei bacana e hoje só escrevo com essa fonte. Superstição moderna, não me olhe assim.

Bate uma saudade dessa época. Pô, era genial poder se comunicar instantaneamente com outras pessoas através de um programinha sacana chamado ICQ. Parece que foi ontem que estava com um amigo em Porto Alegre, morgando, curando uma ressaca, ali pelo meio-dia quando começamos a ouvir o lendário programa Cafezinho (droga, esqueci o nome da rádio, o programa ainda existe), que é hilário. No programa, os caras comentavam o início do ICQ e se perguntavam sobre o nome. I (ai) C (se) Q (quiu). I seek you. Eu procuro você. Caramba, que nome bem construído, pensei na época. Alguém ainda se lembra do ICQ? Alguém ainda usa o ICQ?

Porto Alegre. Adoro essa cidade. É de lá que saiu um bando de malucos que fazia uma espécie de revista (fanzine? mala direta? nevermind) de cultura que chegava na caixa de e-mails de centenas em todo o Brasil. Era uma mensagem gigantesca. O e-mail trazia contos, reportagens, entrevistas, experimentações, doideiras. Trata-se do Cardosonline. Esperava todas as terças e quintas, louco, obsessivo, pela chegada da edição do COL. E lia, tudinho. Textos gigantescos. Se fosse imprimir, dava umas 50 páginas, por baixo. E a cada dia, o número de assinantes do COL só aumentava. Tive o prazer de escrever em alguns números - que guardo, impressos, na pasta de boas recordações. O legal de tudo é que, analisando hoje, muita gente boa que faz coisas legais na cultura atual saiu do COL. O próprio Cardoso, Clarah Averbuck, Daniel Galera, Daniel Pellizzari, todo o pessoal da Livros do Mal. E, se hoje, existe o Acústico MTV Bandas Gaúchas, é porque essas bandas conheceram o Brasil através de relatos precisos do COL. Trimmmassa.

Como se não bastasse, fiquei viciado também num tal de Digestivo Cultural, que era feito em São Paulo e trazia críticas ácidas e bem construídas em seu corpo. Hoje, é o grande ponto de cultura da internet brasileira, sem discussão. E as críticas ácidas, graças a Deus, continuam.

É dessa remota época também um outro doido chamado Alexandre Matias, que fazia uma versão on-line de suas páginas do Trabalho Sujo. Depois, fez o 1999, um site cujo mote era que "seria atualizado todo o santo dia". Uma loucura. Achar um site com textos novos todo santo dia é coisa de maluco. "Esses caras devem trabalhar horrores", pensava. É dessa ebulição que surgiu grandes escribas e gente muito fina, elegante e sincera, como Fábio Bianchini e Cecília Gianetti.

Lembro que li um texto do Matias (gigantesco, só para variar) sobre uma banda que, segundo o ativista dizia, misturava pitadas de country com soul. O dólar valia um real. Dava para comprar o disco importado, caso eu morasse na cidade grande. Mas morava no interior e um amigo me soprou que dava para baixar num programa doido chamado Napster. Na minha humilde conexão discada (que ficou bacana, depois que meu amigo de fé Carlinhos Falcatrua descobriu um provedor que aceitava chamada a cobrar), baixei o tal do Napster. Na maravilhosa média de duas músicas por noite, baixei o tal disco (Nixon) da tal banda (Lambchop) que misturava country com soul. Nem era tudo isso, mas abriu caminho para mergulhar num mar de raridades e outros sons, batidas e pulsações. Alguém aí se lembra do Napster? Alguém chegou a usar o Napster? Estou ficando velho...

Empolgado com o número de informações e labirintos, um amigo, somente ele, fez um site. Só ele sabia construir um site. Convidou um monte de comparsas para escrever. Eu falava sobre cinema - não sabia e continuo sabendo pouco, mas dei alguns pitacos engraçados. Como só ele sabia mexer na coisa, tinha atualizações quinzenais. E ele varava madrugadas atualizando.

Lembro que foi nessa época, numa roda de amigos, que um iluminado sugeriu que seria legal fazer um site só com fotos de pessoas em boates, em noitadas. Esse amigo que fazia site - webmaster, sim - disse que era besteira. "Quem vai entrar na internet para procurar a própria foto?". Ninguém. Por isso, abrimos uma pastinha no Yahoo (lembram disso? Ainda existe), onde dava para arquivar nossas fotos e quem quisesse, entrava lá e salvava. Genial.

Comunicação instantânea. Revoluções culturais por e-mail. Troca de músicas on-line. Arquivo virtual de fotos. Salas de chat. E isso foi só o começo. Depois ainda veio transmissão de vídeo. Telefone pela internet. Blogs. Fotologs. Google. Orkut. Isso, em somente dez anos.

Esse papo me lembra de um doido que o velho sábio Matias escreveu sobre em seu Trabalho Sujo. Trata-se do filósofo Robert Wilson. Ele saiu com a teoria do Jesus Saltador. Basicamente, Wilson conceitua o "Jesus" de sua teoria como a unidade de conhecimento de fatos científicos conhecidos pela humanidade no ano em que Jesus Cristo nasceu. Wilson contabiliza o acúmulo de ciência nos séculos seguintes e estabelece o ano de 1500 como o ponto em que a humanidade dobrou seu conhecimento em relação à data inicial - dois Jesus.

A próxima vez que uma nova duplicação do conhecimento ocorre: 250 anos depois, pouco antes da Revolução Francesa. Depois, mais 150 anos e a humanidade possui, graças à Revolução Industrial, oito Jesus. Aí segue o padrão: 8 Jesus em 1900, 16 Jesus em 1950, 32 Jesus em 1960, 128 Jesus em 1973, 512 em 1982. Sou ruim de matemática, mas nessa última década da internet comercial, cabe alguma centena de Jesus. Ou não.

Não importa. Conceitos indefinidos têm lugar no século XXI. O que instiga é que tudo isso só está no começo. Provavelmente, Jesus nascerá todos os dias.


Alexandre Petillo
São Paulo, 31/10/2005

Mais Alexandre Petillo
Mais Especial Internet 10 anos
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
3/11/2005
13h39min
Alexandre, São Pierre Teilhard De Chardin, padroeiro da internet, esteve conosco durante toda esta sua revelação gososa, e pasme, creio não ser concebível em nenhum ponto da noosfera, a existência de alguém que teclando nela, não cometeu ainda nenhum dos milagres que lhe são tão íntimos, Alexandre, sequer o papo no ICQ, mas já conclui que em cada loja de discos, livraria, revistaria, em cada navegação um pouquinho mais longa pela net, existem, de fato, ondas de um saber azul que paira, sobrenvolve, mas se distingue, inconcebível, em tanto conhecimento que ainda adivinhará as essências novas desses evangelhos pirantes, pois que de tão velozes sequer foram abertos, e é você mesmo quem diz, Alexandre, por um Cristo nascendo a cada dia, que esse mistério terrível, sensual, é a sabedoria sintetizando a marcha de um pensamento ininterrupto desde Chardin, e não adentrar essa onda pode ser mais fatal que o superaquecimento global, Alexandre, porque um único Cristo seria o bastante.
[Leia outros Comentários de Mário G. Montaut]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Cozinha Regional Brasileira Portugal
Abril Coleções
Abril Coleções
(2009)



Germinal
Émile Zola
Victor Civita
(1981)



A última Missaão Antonio Burgues
Antonio Burgues
Círculo do Livro



Mulher Eterno Tema
Taba Cultural
Taba Cultural
(1995)



Lumiere, Light, Licht (edition Trilingue, Gb/f/d)
Joachim Fisher
Ullmann Publishing
(2008)



Dubai - Petróleo, contrabando, corrupção, guerrilha
Robin Moore
Portugália
(1975)



Lejos De Veracruz
Enrique Vila-matas
Anagrama
(2007)



Vivendo buda vivendo cristo
Thich Nhat Hanh
Rocco
(1997)



Curso de Eletrotécnica 1 e 2
Chester L. Dawes
Globo
(1972)



O Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda
Thomas Malory; Ana Maria Machado
Scipione
(2002)





busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês