Um curso para editores | Ana Elisa Ribeiro | Digestivo Cultural

busca | avançada
78788 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> O século de Sabato
>>> O elogio da ignorância
>>> Elon Musk
>>> Carandiru, do livro para as telas do cinema
>>> Homens, cães e livros
>>> Literatura pop: um gênero que não existe
>>> Oxigênio, com Ana Paula Sousa
>>> A bunda do Gerald Thomas
>>> Roteiro de um ano
Mais Recentes
>>> Monstros Mitológicos de Luiz Antonio Aguiar pela Quinteto (2007)
>>> O Amigo Do Vento - Crônicas de Heloisa Seixas pela Moderna (2015)
>>> Os sonhos e a morte - uma interpretação Junguiana de Marie-Louise Von Franz pela Cultrix (1990)
>>> A Vida Oculta De Gaia - A Inteligência Invisivel Da Terra de Brenda Rosen - Shirley Nicholson pela Gaia (1998)
>>> Desenvolvimento Sustentavel o desafio do seculo XXI (lacrado no plastico) de Jose Eli Da Veiga pela Garamond
>>> Contos De Andersen (2º edição - Coleção Leitura) de Hans Christian Andersen pela Paz e Terra (2005)
>>> Admiravel mundo novo (9º edição - capa dura) de Aldous Huxley pela Circulo do Livro (1982)
>>> O Misterio Da Ilha (17º impressão - com suplemento de leitura) de Ana Maria Machado pela Ática (2019)
>>> O Misterio Da Ilha (com suplemento de leitura) de Ana Maria Machado pela Ática (2019)
>>> Poderes ou o livro que diviniza de Jorge Adoum (Mago Jefa) pela Pensamento (1985)
>>> O Remédio Maravilhoso De Jorge de Roald Dahl pela 34 (2009)
>>> Araribá Plus Português - 8º Ano de Monica Franco jacintho pela Moderna (2018)
>>> Ventana 3 - Libro Del Alumno de Izaura Valverde pela Santillana (2021)
>>> Livro da Família - a Importância da Família na Formação do Leitor de Equipe Ftd pela Ftd (2018)
>>> Gestão De Relacionamento E Comportamento de Bill Rogers pela Artmed (2008)
>>> Curso e Concurso: Direito Notarial e Registral de Edilson Mougenot Bonfim (coord.) pela Saraiva (2011)
>>> Roma (II) de Vários Autores pela Time Maps (2018)
>>> Contos De Grimm - Volume 3 de Ana Maria Machado pela Salamandra (2013)
>>> O Antigo Egito e as Primeiras Civilizações de Vários Autores pela Time Maps (2016)
>>> Estudo e Prática de Assistência Espiritual de Maria de Cássia Anselmo pela Feesp (2012)
>>> Politicamente Incorreto de Danilo Gentili pela Panda Books (2010)
>>> Código De Obras E Edificações Do Município De São Paulo de Manoel H. Campos Botelho + Sylvio Alves de Freitas pela Pini (2008)
>>> Estudo e Prática de Assistência Espiritual de Maria de Cássia Anselmo pela Feesp (2014)
>>> Revisão Judicial: do Valor dos Benefícios Previdenciários de Adriano Almeida Figueira pela Impetus (2008)
>>> Economia Brasileira: História, Conceitos e Atualidades de José Cláudio Securato pela Saint Paul (2011)
COLUNAS

Quarta-feira, 5/7/2006
Um curso para editores
Ana Elisa Ribeiro
+ de 6300 Acessos
+ 1 Comentário(s)

O mercado editorial mineiro, além de ser pequeno, é amador demais. Quem trabalha ou trabalhou nas poucas editoras das Gerais sabe que a produção que impera é a de livros didáticos (para o ensino fundamental, principalmente) e a de livros de literatura infantil e infanto-juvenil.

Respeitosamente, é preciso mencionar que, dentro dessa faixa, são imbatíveis alguns autores como os premiados Bartolomeu Campos Queirós, Ângela Lago, Marcelo Xavier, Marilda Castanha e Nelson Cruz. Há uma turma mais nova, mas fiquemos aqui com os nomes dos bambambãs.

O staff dessas editoras é formado por pouquíssima gente contratada e uma pequena legião de terceirizados. Na verdade, pessoas que trabalham em casa, mas não constituíram empresas, embora leis e governos tenham tentado detonar, de todo jeito, o profissional autônomo. (Como se não bastasse não haver emprego neste país...).

Em sua maioria, os donos de editoras, em Minas, se confundem com a figura do editor. É bom ficar claro que são, quase todos (com honrosas exceções) apenas empresários ou pessoas com extremo senso de oportunidade financeira. Nada mais. Em geral, poderiam fabricar, com o mesmo pique, sapatos, bolsas ou velas. Livros são pouco mais que produtos que entram numa esteira que rola em alta velocidade.

A figura do editor que lê, pensa, critica, ajeita, mexe e sugere não existe muito por estas bandas. E talvez esteja mesmo em extinção. Talvez alguns tenham migrado para a internet. Talvez tenham morrido em silêncio. Mas ainda sobram uns Plínios Martins Filhos, por exemplo.

Se o editor anda em falta, todos os profissionais da cadeia de produção do impresso também. Em Minas, no entanto, esse é um problema de origem: nunca houve cursos que habilitassem profissionais da edição. Explico.

Os bons e velhos cursos de Letras têm bacharelado apenas em algumas instituições. Olhando bem de perto, pode-se verificar que não há, infelizmente, nem mesmo para os bacharéis, especialização substancialmente diferente daquela do professor de português. O bacharelado da UFMG, no qual me formei na primeira turma, era apenas um curso de Letras sem as disciplinas da faculdade de Educação. Bom para quem queria excluir umas matérias "chatas" do currículo.

Os cursos de Comunicação Social, com todas as fundadas críticas que sofrem, em Minas também não formam editores e profissionais de edição de livros. As cadeiras do jornalismo formam profissionais de imprensa. As de publicidade formam pessoas de agência. Os profissionais que migram, por acaso, para editoras fazem pouco mais do que adaptações do que fariam para jornais e revistas no livro.

Recentemente, abriram-se, à semelhança de São Paulo, cursos que habilitam o produtor editorial. Analisando rapidamente uma grade curricular de um desses cursos, pode-se perceber que são idênticos aos cursos de publicidade. Ah, com uma diferença: uma disciplina chamada "redação editorial" no lugar da antiga "redação publicitária". Não é curioso? Esses cursos, que são uma das habilitações da Comunicação Social, não compreenderam ainda seu papel, muito menos o aluno que neles entra e que deles sai. Em geral, são pessoas que não passaram no vestibular para publicidade (não sei por quê, muito concorrido) ou que pensam que se tornarão gerentes de gráfica rápida.

Se fossem mais bem-pensados, de preferência coordenados por profissionais realmente de edição, talvez os cursos de Produção Editorial ajudassem a formar um perfil de profissional que está em falta no mercado. O gerente editorial, por exemplo, é figura rara nas Minas Gerais, e extremamente necessário. Mas não um quase-publicitário-frustrado, nem um jornalista-desempregado. Um profissional que estivesse munido de noções da história editorial, do percurso do livro, do papel desse suporte nos regimes atuais e muito tecnologizados de comunicação. Um profissional que tivesse, também, noções de administração do tempo, dos processos, da informação, de agenda, de pessoas. Alguém capaz de relacionamentos interpessoais inteligentes, além de muito apto a ler e escrever.

A tchurma mais nova acha que a vida se resume ao computador e ao webdesign. Ô dó. Se estão em falta os cursos que formam bons editores, gerentes editoriais e revisores de texto, também estão em falta os professores mais adequados para dar essa formação. Assim como em medicina, é muito complicado dar aula de produção editorial sem nunca ter pisado em uma editora antes. Imagine coordenar um curso disso! Mas é o que acontece.

As iniciativas para mexer nesse cenário têm acontecido, embora timidamente. A Faculdade de Letras da UFMG vem brigando, internamente, há anos, para conduzir a formação de um editor bacharel. Isso não deve sair do papel tão cedo... mas existe. Eu mesma, quando era professora substituta, ofertei uma disciplina de revisão. O primeiro susto foi quando a disciplina foi aceita pelo colegiado. O segundo susto, maior ainda, foi quando tiveram que abrir duas turmas de 30 alunos, para aguentar a demanda. O terceiro susto foi quando muitas pessoas vieram perguntar se poderiam cursar a disciplina apenas como ouvintes, por falta de vagas. Então...

A PUC Minas, na figura do Instituto de Educação Continuada (IEC), oferece, desde 2005, um curso de especialização em Revisão de Textos. A pós-graduação está em sua segunda versão em 2006, mas tenta se aprimorar a cada ano. A idéia é que ela se torne a melhor opção de formação de profissionais de edição no estado de Minas Gerais. Por enquanto, ela é apenas a única. Tem a intenção de ser a mais séria e a mais correta, no sentido de que tenta funcionar com professores que tenham, de fato, conhecimento da área de edição. Todos os docentes são ou foram gerentes, revisores, editores, diagramadores ou assemelhados na produção de impressos. Alguns trabalham ou trabalharam em empresas privadas, outros são profissionais do texto em assembléias legislativas ou câmaras, o que faz muita diferença no perfil profissional e no jogo de cintura da atuação.

Algumas faculdades particulares acenam com a possibilidade de incrementar seus cursos de Letras ou de criar possibilidades para a formação de profissionais de edição. Talvez o curso tecnológico possa oferecer uma alternativa mais rápida e mais acertada para a formação de gerentes editoriais, por exemplo, que não precisam ser doutrinadores e pesquisadores do livro. Agiriam muito bem e satisfatoriamente se soubessem administrar, lidar com pessoas (tanto autores quanto funcionários), além de ler, criticar, escrever e editar textos. Dar tratamento adequado a eles ou saber orientar profissionais que o façam. Esse gerente pode, muito bem, aprender a conduzir o editorial, parte da editora que é a mentora dos projetos, além de conhecer, nem tão de perto, o uso das máquinas no parque gráfico.

Em Belo Horizonte, os poucos profissionais respeitáveis de edição ainda têm que responder à pergunta: em qual gráfica você trabalha? O belo-horizontino ainda não sabe a diferença entre gráfica e editora. É, parece que as proibições do império ainda surtem efeitos entre estas montanhas. Nem mesmo a prensa de Gutenberg parece ter sido bem assimilada por estas bandas. Mas ainda há tempo. O papel parece que não vai ser substituído tão cedo.

Nota do Editor
Leia também "Novos autores: literatura, autonomia e mercado".


Ana Elisa Ribeiro
Belo Horizonte, 5/7/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Efeitos periféricos da tempestade de areia do Sara de Elisa Andrade Buzzo
02. E não sobrou nenhum (o caso dos dez negrinhos) de Gian Danton
03. De volta à cultura audiovisual de Marta Barcellos
04. Um Oscar para Christopher Nolan de Rafael Rodrigues
05. Ainda volto ao Museu (com 'menas' pressa) de Ana Elisa Ribeiro


Mais Ana Elisa Ribeiro
Mais Acessadas de Ana Elisa Ribeiro em 2006
01. Digite seu nome no Google - 8/3/2006
02. Eu não uso brincos - 27/9/2006
03. Não quero encontrar você no Orkut - 8/2/2006
04. Poesia para os ouvidos e futebol de perebas - 7/6/2006
05. Ex-míope ou ficção científica? - 20/12/2006


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
9/8/2006
18h44min
Ana Elisa, o curso de Produção Editorial já é oferecido por duas instituições em Belo Horizonte: UNI-BH e Faculdade Promove. É importante lembrar que "Produção Editorial" difere-se de "Editoração", ainda que minimamente. O primeiro é muito mais técnico que o segungo e dá maior ênfase às mídias digitais. É importante também que se saiba que esse profissional de longe é um publicitário frustrado, uma vez que a sua função muito difere e, aproveitando para emendar, vai muito além dos livros e das editoras. Quanto às grades curriculares, qualquer que seja a habilitação em Comunicação Social que se pegue como referência, se observará que diversas matérias são comuns a todas as outras habilitações. Afinal, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial, Rádio e TV, Cinema e Vídeo e Relações Públicas são HABILITAÇÕES, integram um grande curso chamado COMUNICAÇÃO SOCIAL.
[Leia outros Comentários de sara]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Sobre El Porvenir de Nuestras Escuelas
Friederich Nietzsche
Marginales Tusquets
(1980)



A Cura Popular pela Comida
Dr. Flavio Rotman
Leitura
(2007)



Lao Tsé o Segredo do Tao o Caminho Natural
Werner Schwanfelder
Vozes
(2009)



Reiki Universal - Sistema Usho Tibetano Oshi e Kahuna
Johnny de Carli
Madras
(1998)



Avaliação psicológica e lei
Sidney Shine
Casa do Psicólogo
(2005)



Yvain, o Cavaleiro do Leão
Chretien de Froyes
Francisvo Alves
(1989)



Kingdom Kearts 1
Shiro Amano
Abril
(2014)



A Gravidade das Sombras
David Ramus
Record
(1999)



100 Livros Que Mais Influenciaram A Humanidade + As Maiores Personalidades da História + Os 50 Maiores Erros da Humanidade
Martin Seymour-Smith; Pedro Silva; Trajano Leme Filho
Difel; Universo dos Livros; Axcel
(2007)



Lobo, Lobão, Lobisomem
Luiz Roberto Guedes
Saraiva
(1997)





busca | avançada
78788 visitas/dia
1,7 milhão/mês