A nova literatura | Gian Danton | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 10 sugestões de leitura para as férias
>>> Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>>> O que mata o prazer de ler?
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
Mais Recentes
>>> Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística de Arquivo Nacional pela Arquivo Nacional (2005)
>>> Livro Teatro Auto da Barca do Inferno Farsa de Inês Pereira Auto da índia Série Bom Livro de Gil Vicente pela Ática (1998)
>>> Bem-vindo ao Deserto do Real! - Cinco Ensaios Sobre o 11 de Setembro e Datas Relacionadas de Slavoj Zizek - Paulo Castanheira Tradução pela Boitempo (2003)
>>> Vinho Tinto - O Prazer É Todo Seu de Sérgio Inglez de Souza pela Marco Zero (2005)
>>> Livro Infanto Juvenis Eu Detetive O Caso do Sumiço de Stella Carr e Laís Carr Ribeiro pela Moderna (1983)
>>> Livro Guia Prático de Avaliação Física :Uma abordagem didática , abrangente e atualizada de Andréa Silveira da Forntoura, Charles Marques Formentin Everson Alves Abech pela Phorte (2009)
>>> Livro Infanto Juvenis Extraterrestres Eles Estão Aqui de Luiz Galdino pela Ftd (1993)
>>> Coleção 2 Livros Arte Na Idade Antiga Roma Egito de Edna Ande; Suelli Lemos pela Callis
>>> Livro Gibis Naruto Gold 22 de Masashi Kishimoto pela Panini Comics
>>> Recortes do Imaginario - Novas Colagens de Nyrma Souza Nunes de Azevedo Reuber G. Scofano pela Alínea (2009)
>>> Coleção 10 Revistas Tricot Bebê Ideias Sapatinhos Tricô Enxoval Completo Casacos Blusas Luvas Especial de Liberato; Online; Coats pela Liberato; Online; Coats
>>> Mentes Criminosas E Crimes Assustadores de John E. Douglas, Mark Olshaker pela Ediouro (2002)
>>> Livro Sociologia O Futuro do Trabalho Fadiga e ócio na Sociedade Pós-industrial de Domenico de Masi pela Unb (1999)
>>> Economia Direito Promoção da Saúde - Box com 3 livros de Luiz Augusto Ferreira Carneiro pela Iess (2016)
>>> Livro Literatura Estrangeira Paula 3 Edição de Isabel Allende pela Bertrand Brasil (1995)
>>> O Vício do Amor de Mario Sabino pela Record (2011)
>>> Coleção 10 Revistas Sapatinhos de Bebê Tricô e Crochê Moda Infantil Especial Modelos Tamanhos Casaquinhos Saídas de Maternidade Enxoval Completo de Vera Lúcia Torman; Online; Abril pela Online; Abril; Escala
>>> Livro Literatura Estrangeira Marley & Eu A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo de John Grogan pela Prestígio (2006)
>>> Da Morte - Metafísica do Amor - do Sofrimento do Mundo de Arthur Schopenhauer pela Martin Claret (2001)
>>> Livro História do Brasil A Curvatura da Banana Quem Tem um Projeto de Nação para o Brasil? de Marcos Costa pela Estação Brasil (2018)
>>> Livro De Bolso Religião Nosso Lar Pelo Espírito André Luiz de Francisco Cândido Xavier pela Feb
>>> Ludi na Chegada e no Bota-fora da Família Real de Luciana Sandroni pela Escarlate (2017)
>>> Homens São De Marte, Mulheres São De Vênus: de John Gray pela Rocco
>>> Livro Auto Ajuda Socorro! Preciso de Motivação de Luiz A. Marins Filho pela Harbra
>>> O Príncipe E O Mendigo de Mark Twain pela Ática
COLUNAS >>> Especial Autores novos

Quinta-feira, 11/5/2006
A nova literatura
Gian Danton
+ de 8400 Acessos
+ 3 Comentário(s)

Se você quiser conhecer os melhores escritores da atualidade, não tenha dúvidas: procure na internet. É aqui que estão os escritores jovens e inovadores, que têm explorado a telinha do computador como suporte para as histórias. A revolução que se opera agora, com a internet, é equivalente àquelas que ocorreram quando surgiram a escrita e quando foi criada a imprensa.

Na internet, você poderá encontrar escritores do porte de Josiel Vieira, ABS Moraes, Márcio Massula, Jéferson Nunes, Nemo Nox e Bruce Campbell.

Pode escrever: todos os grandes escritores da próxima geração vão ter surgido na internet, pois é ela que permite que pessoas pouco conhecidas revelem seu talento. É um fenômeno mais do que conhecido o fato de que os editores dificilmente investem em novos talentos. Em seu afã de retorno imediato, eles preferem escritores já estabelecidos no mercado, ou, o que é melhor, mortos, pois mortos não cobram direitos autorais.

Assim, a maioria dos novos e bons escritores volta-se para a internet na esperança de conseguirem público e tornarem-se conhecidos.

Mas esse fenômeno é acompanhado de um outro, no sentido oposto: os editores desconhecem completamente a internet. A maioria dos sites das editoras é de uma pobreza franciscana: só um texto explicando o que é a editora e o endereço de e-mail. Os melhores trazem o catálogo da editora e alguns permitem que se compre livros on-line. Não há nenhum atrativo complementar que incentive a pessoa a entrar constantemente no site.

As editoras não oferecem artigos, crônicas ou passagens dos livros como forma de incentivar o leitor a voltar ao site.

Certa vez, conversando com o dono de uma editora, disse que um de meus livros, disponibilizado na internet, havia sido lido por mais de 25 mil pessoas, ao que ele retrucou: "E daí?". E daí que no Brasil um livro que alcança uma tiragem de 15 mil exemplares é considerado um best-seller... Mas, para um editor, se um livro foi lido por 25 mil internautas, isso não é nada demais. Na visão tacanha dos editores, o público de internet não compra livros.

Se é verdade que os melhores escritores da nova geração está na internet, também é verdade que as grandes editoras não estão nem aí para eles.

E eles que se preparem: uma mudança muito maior vem por aí. À medida em que a nova geração de leitores se acostumar com os escritores da internet, vai haver sérias mudanças de comportamento. O conceito de direito autoral, por exemplo, sofrerá fortes transformações. Hoje ter direito autoral sobre uma obra é ter o direito de receber dinheiro por ela. No futuro, provavelmente, terá um significado bem diferente. Numa sociedade que cada vez mais valoriza a democratização da informação, o direito autoral talvez no futuro se reduza a um direito de autoria.

Outra mudança provável se dará na forma da literatura. Toda uma geração está se acostumando com os parágrafos curtos, capítulos pequenos e hipertextualidade dos textos cibernéticos. Os parágrafos curtos são uma exigência da mídia, já que a pessoa só consegue ler o que visualiza globalmente, no caso, a tela do computador. Os capítulos curtos se devem ao fato de que fica difícil parar de ler um livro virtual e marcar a página. E hipertextualidade, se por um lado dispersa, por outro apresenta uma leitura própria. O leitor - como naquela previsão de McLuhan, faz seu próprio texto - através da leitura de diversos trechos (McLuhan fez essa previsão em vistas do surgimento do xérox, imagine o que ele não pensaria da internet!).

Nesse sentido, o mais famoso livro virtual, Subindo na Bala, de Stephen King, não é um livro virtual. Escrito todo em um único capítulo, com parágrafos imensos e nenhuma hipertextualidade, ele só despertou a atenção pelo nome do autor, mas é um péssimo exemplo da nova literatura que está surgindo. É um texto que não se adequava à nova mídia.

Abaixo uma relação de sites interessantes em que é possível conferir o talento dos novos escritores. Agradeço a ajuda de Josiel Vieira, que me indicou alguns endereços e ajudou com alguns comentários:

* O Dialético - Editado por um rapaz de 23 anos, de Cuiabá, autodidata em filosofia. Ele faz um trabalho na raça, reunindo uma biblioteca virtual que engloba livros eletrônicos de filosofia e literatura, de autores clássicos, modernos e iniciantes. A biblioteca dele prima pelo virtuosismo, e assim, sem pretensões está se tornando uma referência. Por exemplo, a maioria das versões eletrônicas dos textos sobre Platão que correm na web vieram do Dialético...

* Ebookcult - Também cheio de livros nos formatos palm/pocket pc/ e-book reader.

* Pijama Selvagem - Publicava crônicas de autores nacionais e estrangeiros. Todos eles conhecidos apenas na internet. O visual divertido e o nome do site davam a tônica: quem gostava de humor, adorava. Infelizmente foi fechado e atualmente no endereço existem apenas informações sobre o que era o site e como foi sua repercussão. O editor, Nemo Vox, atualmente edita o Burburinho.

* Nona Arte - É um site especializado em quadrinhos, mas que publica também pulp fiction. Os pulp fiction eram revistas de baixo custo publicadas nos EUA, principalmente na década de 30. Fizeram muito sucesso e tornaram mundialmente conhecidos personagens como O Sombra, Doc Savage e Tarzan. O Nona Arte publica "A Casa do Terror", com pequenos contos de horror e "Mundo Perdido", com histórias de aventura e personagens fixos. A interessante é ver esses novos escritores, a maioria deles totalmente intelectualizados, produzindo de maneira totalmente descompromissada, preocupados apenas com a diversão..

* Virtual Books - Traz livros virtuais para baixar gratuitamente. Há desde livros técnicos à literatura infantil. É provavelmente a melhor livraria virtual do Brasil. Destaque para os livros de Josiel Viera, um autor que começou na internet e é inédito na literatura impressa. Isso vai parecer egocentrismo, mas também merece destaque a minha série infantil Mundo Dragão, que já foi lida por mais de 500 mil pessoas e, mesmo assim, nunca interessou a nenhum editor...

* Mundo Cultural - Publica artigos, crônicas, livros e informações sobre cultura. De autoria de Fanzan, um bancário que se diverte nas horas vagas produzindo e divulgando literatura.


Gian Danton
Macapá, 11/5/2006

Mais Gian Danton
Mais Acessadas de Gian Danton
01. Uma norma para acabar com os quadrinhos nacionais? - 25/7/2014
02. A Teoria Hipodérmica da Mídia - 19/7/2002
03. Público, massa e multidão - 30/8/2002
04. A teoria do caos - 22/11/2002
05. A proposta libertária - 5/2/2016


Mais Especial Autores novos
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
11/5/2006
02h14min
Já me tornei prolixa em meus comentários no Digestivo porque só elogio e agradeço pela informação descoberta no artigo. Por isso, venho me policiando nos comentários. Mas não resisti: Gian, muito obrigado pelo novo mundo que acaba de me apresentar!
[Leia outros Comentários de ceila]
13/5/2006
13h02min
Olá, Gian, parabéns pelo seu artigo. Também sou uma escritora que está começando pela internet, com vários propósitos incluindo o de saber como será a recepção de meus romances por um público bem variado e também chamar a atenção de algum editor. Mas é fato que o mercado editorial ainda precisa crescer muito, despertar para tantos talentos que se revelam através da internet e fora dela também. Apesar disso, há alguns casos que deram certo, como o da Vera Carvalho Assumpção e do Leonardo Moraes, portanto acho que ainda vale a pena apostar nesta opção. Sucesso!
[Leia outros Comentários de Janethe Fontes]
17/5/2006
09h09min
Interessantíssimo o artigo! Faço coro à Ceila, pois me apresentou lugares desconhecidos que, ao primeiro olhar, me agradaram muito. Um abraço, Gian.
[Leia outros Comentários de Lívia Santana]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Os três guerreiros
Philip Caputo
Marco Zero
(1985)



Prosa e Verso i Coletanea 1998
Autores Elistas
Elos Clube de Santos
(1998)



Buracos Negros
Ronaldo Rogerio De Freitas Mourao
Vozes
(1984)



Guia de Roteiros do Rio Antigo
Berenice Seara
Infoglobo
(2004)



Toulouse Lautrec
Numen
Numen



A Saga De Siegfried
9788585466244
Companhia Das Letrinhas - Grupo Cia Das Letras
(1997)



Mundos Imaginados
Freeman Dyson
Companhia das Letras
(1998)



Coleção Folha Charles Chaplin - Em Busca do Ouro
Folha de São Paulo
Folha de São Paulo
(2012)



Escolhendo a Profissão
Clara Regina Rappaport
Ática
(1998)



Medicina Vibracional - uma Medicina para o Futuro
Richard Gerber
Cultrix
(2007)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês