Era uma vez... | Rafael Fernandes | Digestivo Cultural

busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Itaúnas não será esquecida e nem Bento
>>> Cotas e ação afirmativa
>>> Dying to Live
>>> Não contem com o fim do livro, uma conversa com Umberto Eco
>>> Sem música, a existência seria um erro
>>> Realeza
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> A felicidade, segundo Freud
>>> As deliciosas mulheres de Gustave Courbet
>>> A arte contemporânea refém da insensatez
Mais Recentes
>>> Ligações Nanda Noc -nic de Marion Johnson Sue Moorhead e Outros pela Elsevier (2013)
>>> Os Khazares - a 13ª Tribo e as Origens do Judaísmo Moderno de Arthur Koestler pela Ediouro (2005)
>>> Grande Sertao: Veredas de João Guimarães Rosa pela Editora Nova Fronteira (2008)
>>> A Fragmentação e o Nascimento da Forma Calabrone de Jacob Klintowitz pela Sesc São Paulo (1999)
>>> Minigramática de Ernani Terra pela Scipione (didaticos) (2018)
>>> La filosofia politica di Rousseau de Fetscher Iring pela Con (1972)
>>> Cinema, sonho e lucidez de Eloá Jacobina pela Bahia (1991)
>>> O Tarô mitológico (Inclui cartas) de Juliet Sharman-Burke e Liz Greene pela Madras (2007)
>>> Elementos De Teoria Geral Do Estado de Dalmo De Abreu Dallari pela Saraiva (2001)
>>> O Ser do Narrador nos Romances de Clarice Lispector de Maria Teresinha Martins pela Cerne (1980)
>>> A República de Weimar de Lionel Richard pela Companhia Das Letras (1988)
>>> Enterrem Meu Coração na Curva do Rio de Dee Brown pela Circulo do Livro (1978)
>>> Empodere-se 100 Desafios Feministas Para Reconhecer Sua Propria Forca E Viver Melhor de Maynara Fanucci pela Benvirá (2008)
>>> Brincadeira Mortal. Voo Livre de Pedro Bandeira pela Ática (2000)
>>> Para Entender O Caibalion de Lucia Helena Galvão pela Grupo Pensamento (2021)
>>> O Brasil Republicano Estrutura de Poder e Economia de Fernando Henrique Cardoso pela Difel (2010)
>>> Gestual Dos Florais De Bach de Wagner Belluco pela Pensamento - Grupo Pensamento (2008)
>>> Análise Vetorial de Murray R. Spiegel pela Ao Livro Técnico (1980)
>>> O Que Os Donos Do Poder Não Querem Que Você Saiba de Eduardo Moreira pela Alaúde (2017)
>>> Todas As Cores Do Céu de Amita Trasi pela Harpercollins (2008)
>>> O Sol É Para Todos de Harper Lee pela José Olympio (2015)
>>> Uma Vida Sem Limites de Nick Vujicic pela Editora Novo Conceito (2020)
>>> O menino no espelho de Fernando Sabino pela Record (1980)
>>> A cabana de William P. Young pela Sextante (2008)
>>> Comer, Rezar, Amar de Elizabeth Gilbert pela Objetiva (2015)
COLUNAS >>> Especial 2000 Colunas

Quarta-feira, 6/12/2006
Era uma vez...
Rafael Fernandes
+ de 4200 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Era uma vez um garoto (eu) que procurava um site bom na Internet. Achou (o Digestivo). Não me lembro exatamente como comecei a ler o Digestivo, mas deve ter sido há uns três ou quatro anos mais ou menos. E o que me atraiu primeiro foram os Digestivos do Julio, mesmo, com a interessante mistura de nota e crítica que sai regularmente. Passei a assinar a newsletter e acompanhar com certa freqüência o site. Também fui atraído pelos convidados - gente do naipe de Sérgio Augusto, Daniel Piza, Ruy Castro, Ana Maria Bahiana, entre outros. Nesse período também tenho acompanhado outros colunistas, como a Adriana Baggio, o próprio Julio, as minhas "colegas de 4ª feira", Ana Elisa Ribeiro e Tais Laporta, o Rafael Rodrigues e o Ram. Procuro vez por outra ler um pouco dos demais, mas esses são os colunistas que acompanho com mais freqüência, ao menos com uma passada de olho - mas que quase sempre se torna uma leitura voraz. Mas, voltando um pouco, minha leitura assídua do Digestivo se deu mais por acompanhar o Eduardo Carvalho.

* * *

Acho que não comecei a ler os textos do Edu direto do site, mas sim por causa de um artigo dele que saiu no jornal da faculdade - acabei descobrindo que estudávamos no mesmo local e que ele escrevia num lugar que eu sempre admirei muito - o Digestivo. A partir daí comecei a ler assiduamente a coluna dele - foi a minha primeira experiência de acompanhar freqüentemente um autor pela Internet (os blogs não tinham "explodido" ainda aqui no Brasil). Acompanhei as "brigas" nos textos sobre duas festas (da FFLCH e da FGV); acho que li todos seus textos, concordei com algumas opiniões, discordei de muitas outras, mas sempre lendo com respeito e admiração seus textos sempre bem escritos - com grande capacidade de passar por vários assuntos diferentes e de mostrar força mesmo (ou principalmente) quando discordamos de suas opiniões. Depois, foi o Edu que encaminhou um texto meu para avaliação, e cá estou. Não me lembro se agradeci apropriadamente o Edu, mas fica aqui meu obrigado a ele e minha indicação de seu blog. (Também agradeço ao nosso amigo em comum Luiz Pereda, que me encheu a paciência para que eu escrevesse um texto).

* * *

O tal texto foi meu primeiro - sobre o segundo disco da Maria Rita. Depois de poucos meses fui convidado para ser colunista e, claro, aceitei. Isso me forçou a ser (ou ao menos tentar ser) mais disciplinado para escrever. Nunca escrevi com freqüência - apenas eventualmente no jornal da faculdade - e a necessidade de apresentar uma coluna regularmente me deixa até hoje meio desesperado (sempre acaba ficando pra última hora, como este aqui, admito). Como não tenho nem um ano de Digestivo, não creio que eu tenha como avaliar como isso tem me afetado, mas tem sido uma experiência excelente - e um prazer, mesmo quando as horas parecem passar como nunca antes.

* * *

Algumas coisas que sempre achei interessantes no Digestivo, que o diferencia de quase tudo que tem na Internet no Brasil: o fato de não necessariamente seguir a famigerada "agenda cultural" - pode ou não seguir, mas o que é mais importante é a relevância que o escritor acha em determinado assunto; também a característica de não ter cartilha editorial, há liberdade de temas, formas, etc. E o que eu acho o melhor é que o mérito de escolha dos textos é simplesmente a avaliação do editor - não há necessidade de curriculum, "costas quentes", ou sei lá o quê: se o editor gosta, acha que vale colocar, ele coloca e fim de papo. Também gosto pela variedade de formatos: apesar da maioria dos textos ser longa, há espaço para textos curtos no blog e os já famosos Digestivos.

* * *

Não vou negar minha curiosidade em ver quantas pessoas já leram meu texto. E acho sempre meio bizzaro... Sejam 100, 200, 500 ou 1000 acessos, acho meio "absurdo" uma quantidade tão grande de pessoas que ao menos teve a curiosidade de dar uma passada de olho no que escrevi, naquilo que começou com umas idéias, umas frases. Aquilo que fiz solitariamente (muitas vezes na companhia apenas de um fone de ouvido) com a intenção apenas de expressar alguma coisa pode realmente alcançar muitas pessoas e pode até ter algum significado para elas. É, isso soou meio bobo mesmo, mas é assim que eu acho, pelo menos nesses poucos meses de Digestivo. Enfim, meu primeiro hit - ou ao menos o texto que teve uma visitação consideravelmente maior que os anteriores, num período de tempo semelhante - foi o do especial da Copa. Na minha avaliação isso ocorreu apenas pelo frisson do momento. Mas meu maior hit é o texto "10 vídeos musicais no YouTube", que tem até hoje um acesso absurdamente maior que os outros. Acho que fez tanto sucesso mais pela necessidade de "re-acessos" ao texto do que qualquer outra coisa: como são 10 vídeos acompanhados de comentários, acredito que o leitor que se interessou pelo texto não consegue finalizá-lo de uma vez, já que tem que acessar o YouTube, esperar o vídeo carregar, assistir e reler o que foi escrito pra ver se é pertinente ou se é besteira. Ou também pode ser uma tremenda besteira o que acabei de escrever. Ou o que já escrevi até hoje. Ou não. Estou indeciso nesse parágrafo. Aliás, será que o termino agora ou não? Acho melhor não. Pensando bem, vou terminar sim.

* * *

Com este, serão quinze textos meus nessa minha ainda curta carreira no Digestivo. Não sei se por preguiça, esquecimento ou qualquer outra coisa, ainda não tive o cuidado de reler todos eles para fazer uma retrospectiva pessoal. Quem sabe se eu completar um ano de Digestivo (espero que sim) faça uma reavaliação - quem sabe até com mais "propriedade" e confiança. E, afinal, a hora agora é de celebrar os 6 anos do Digestivo e desejar muitos mais com a mesma qualidade. Saúde!


Rafael Fernandes
São Paulo, 6/12/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. O Artista de Duanne Ribeiro
02. O Meu Mundo das Idéias de Daniel Aurelio


Mais Rafael Fernandes
Mais Acessadas de Rafael Fernandes em 2006
01. 10 vídeos musicais no YouTube - 23/8/2006
02. Quem ainda compra música? - 2/8/2006
03. Ana Luiza e Luis Felipe Gama: bela parceria - 13/9/2006
04. Ney Matogrosso: ótimo intérprete e grande showman - 5/7/2006
05. Uma homenagem a Maysa - 25/4/2006


Mais Especial 2000 Colunas
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
7/12/2006
16h59min
Obrigado pela lembrança, Rafael. Hoje sou eu que não perco uma coluna sua. ;)
[Leia outros Comentários de Eduardo Carvalho]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Dia Em Que a Muraquitã Virou Gente
Francisco Sinke Pimpão
Pro Infantil
(2009)



Livro Administração O Guia do Enxoval do Bebê nos Estados Unidos
Priscila Goldenberg
Panda Books
(2014)



Comentários ao Código de Processo Civil - Tomo II - Arts 46 a 153
Pontes de Miranda
Forense
(1995)



Crônicas para Jovens
Marcos Rey
Global
(2011)



O Âncora no Telejornalismo Brasileiro
S. Squirra
Vozes
(1993)



Turbilhão
Frank Yerby; Berenice Xavier (trad.)
José Olympio
(1952)



Beyond Modularity
Annette Karmiloff-smith
Bradford
(1993)



Segurança de Dadoa Com Criptografia Metodos e Algoritmos
Daniel Balparda de Carvalho
Express Book
(2000)



Rio Antigo
Furnas
Furnas



Brasil Contemporâneo: Crônicas De Um País Incógnito
Fernando Schuler (org)
Artes E Ofícios
(2006)





busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês