A preparação de um romance | Débora Costa e Silva | Digestivo Cultural

busca | avançada
25142 visitas/dia
955 mil/mês
Mais Recentes
>>> Kym Grosso é a nova autora da The Gift Box Editora
>>> Comédia As Rivais retorna em cartaz na Estrutural
>>> Margaridas Cia de Dança celebra 15 anos
>>> CASA HOPE LANÇA LOJA VIRTUAL EXCLUSIVA PARA PRODUTOS LICENCIADOS DA MARCA SOCIAL
>>> Soraia Drummond lança single, clipe e prepara EP
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> K 466
>>> 2 leituras despretensiosas de 2 livros possíveis
>>> Minimundos, exposição de Ronald Polito
>>> Famílias terríveis - um texto talvez indigesto
>>> O Carnaval que passava embaixo da minha janela
>>> A menos-valia na poesia de André Luiz Pinto
>>> Lançamentos de literatura fantástica (1)
>>> Cidadão Samba: Sílvio Pereira da Silva
>>> No palco da vida, o feitiço do escritor
>>> Um olhar sobre Múcio Teixeira
Colunistas
Últimos Posts
>>> Por que ler poesia?
>>> O Livro e o Mercado Editorial
>>> Mon coeur s'ouvre à ta voix
>>> Palestra e lançamento em BH
>>> Eleições 2018 - Afif na JP
>>> Lançamentos em BH
>>> Lançamento paulistano do Álbum
>>> Pensar Edição, Fazer Livro 2
>>> Ana Elisa Ribeiro lança Álbum
>>> Arte da Palavra em Pernambuco
Últimos Posts
>>> Siameses
>>> Mas, afinal, qual o futuro da TV?
>>> Esponjas
>>> Atlas atlético
>>> Gota a Gota
>>> Pauta de perdigotos
>>> Melodia
>>> Osmose Vital
>>> Dégradé
>>> Na rama
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Ruy Castro e seus orgasmos amestrados
>>> A jornada do herói
>>> Qual é O Segredo?
>>> Alguns momentos com Daniel Piza
>>> Eu e o Digestivo
>>> Reflexões ou Sentenças e Máximas Morais, de La Rochefoucauld
>>> Para mim e para você, o CD teve vida curta
>>> A casa da Poesia
>>> Pressione desfazer para viver
>>> Digite seu nome no Google
Mais Recentes
>>> Mathematics For The College Boards Second Edition de Rich pela Amsco (1992)
>>> Modern Physics Exercises And Laboratory Experiments de Holt, Rinehart, Winston pela Holt Rinehart Winston (1992)
>>> Modern Physics de Holt, Rinehart, Winston pela Holt Rinehart Winston (1992)
>>> Basic Chemistry Sixth Edition de G. Willian Daub Willian S. Seese pela Prentice Hall (1992)
>>> Minha casa--57--dossie colchoes. de Editora abril pela Abril (2015)
>>> Minha casa--8--voce sabe como usar espelhos?. de Editora abril pela Abril (2010)
>>> Homem Cobra Mulher Polvo de Içami Tiba pela Integrare (2010)
>>> Prova de fogo de Pedro Bandeira pela Ática (2008)
>>> Problemas? Oba! - a revolução para você vencer no mundo dos negócios de Roberto Shinyashiki pela Gente (2011)
>>> Qual é a tua obra? - Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética de Mario Sergio Cortella pela Vozes (2014)
>>> De volta ao mosteiro - o monge e os executivo falam de liderança e trabalho em equipe de James C. Hunter pela Sextante (2014)
>>> A outra face - história de uma garota afegã de Deborah Ellis pela Àtica (2000)
>>> Pensar bem nos faz bem! - família, carreira, convivência, ética de Mario Sergio Cortella pela Cbn (2014)
>>> Oque a vida me ensinou - Viver em paz para morrer em paz de Mario Sergio Cortella pela Saraiva (2013)
>>> Usando sua mente - as coisas que você não sabe que não sabe de Richard Bandler pela Summus Editorial (1985)
>>> O Homem Que Matou o Escritor de Sergio Rodrigues pela Objetiva (2000)
>>> Elza, a Garota: a História da Jovem Comunista Que o Partido Matou de Sergio Rodrigues pela Objetiva (2009)
>>> What Língua is Esta? de Sergio Rodrigues ((autografado)) pela Objetiva (2005)
>>> As Aventuras de Tom Sawyer - Grandes Clássicos Juvenis de Mark Twain pela Globo (1995)
>>> O Príncipe e o Pobre de Mark Twain pela Bertrand Brasil (2001)
>>> Um Assassinato, um Mistério e um Casamento de Mark Twain pela Objetiva (2001)
>>> Livros e Impressos - Retratos do Setecentos e do Oitocentos de Lúcia Maria Bastos P. das Neves (org) pela Eduerj (2009)
>>> Meu Reino por um Cashmere de Ana Cristina Reis (autografado) pela Objetiva (2005)
>>> Diário de um Magro 2 - a Volta ao Spa de Mario Prata pela Objetiva (2004)
>>> Diário de um Magro 2 - a Volta ao Spa de Mario Prata pela Objetiva (2004)
>>> Minhas Mulheres e Meus Homens de Mario Prata pela Objetiva
>>> James Lins: o Playboy Que Não Deu Certo de Mario Prata pela Planeta (2013)
>>> Os Viúvos de Mario Prata pela Leya Brasil (2010)
>>> Minhas Tudo de Mario Prata pela Objetiva (2019)
>>> Minhas Vidas Passadas (a Limpo) de Mario Prata pela Globo (1999)
>>> 100 Crônicas de Mario Prata pela Cartaz Editorial (1997)
>>> Schifaizfavoire - Dicionário de Português de Mario Prata pela Globo (1994)
>>> Os Anjos de Badaró - Comédia Policial de Mario Prata pela Objetiva (2000)
>>> Entre a Monarquia e a Republica: Imprensa, Pensamento Politico e Historiografia de Monica Leite Lessa Silvia Carla Pereira de Brito pela Eduerj (2008)
>>> A Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1821): Cultura e Sociedade de Maria Beatriz Nizza da Silva pela Eduerj (2007)
>>> Comprometida - uma História de Amor de Elizabeth Gilbert pela Objetiva (2011)
>>> Yoga a Ciência da Vida de Osho pela Mandras
>>> Manual do Mané: Guia de Auto-ajuda para o Homem Que Vacila de Arthur Dapieve / Gustavo Poli e Sérgio Rodrigues pela Planeta do Brasil - Sp (2003)
>>> Miúdos Metafisicos de Arthur Dapieve pela TopBooks (1999)
>>> Morreu na Contramão - o Suicídio Como Notícia de Arthur Dapieve pela Zahar (2007)
>>> De Cada Amor Tu Herdarás Só o Cinismo de Arthur Dapieve pela Objetiva (2004)
>>> Fluminense a Breve e Gloriosa História de uma Máquina de Jogar Bola de Nelson Motta pela Objetiva (2005)
>>> Noites Tropicais de Nelson Motta pela Objetiva
>>> Nova York é Aqui: Manhattan de Cabo a Rabo de Nelson Motta pela Objetiva (1997)
>>> Bandidos e Mocinhas de Nelson Motta pela Objetiva (2004)
>>> O Canto da Sereia um Noir Baiano de Nelson Motta pela Objetiva (2002)
>>> As Sete Vidas de Nelson Motta pela Objetiva (2014)
>>> A Primavera do Dragão : a Juventude de Glauber Rocha de Nelson Motta pela Objetiva (2011)
>>> Confissões de um Torcedor de Nelson Motta pela Objetiva (1998)
>>> O Avantajado Livro de Pensamentos de Casseta & Planeta pela Objetiva (2001)
COLUNAS

Quinta-feira, 22/5/2008
A preparação de um romance
Débora Costa e Silva

+ de 6900 Acessos

"Escrever é enterrar fantasmas". Essa frase é a que melhor sintetiza as oficinas e seminários que os alunos do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema tiveram com a escritora e filósofa Márcia Tiburi. Entre discussões sobre o que inspira um escritor, origens e estruturas de um romance, metáforas, mitos e até gramática, as aulas trouxeram à tona o valor que tem a escrita para cada um ― o que é fundamental de se ter em mente antes de iniciar um romance, poema ou conto. Perfeito para dar início a um curso de criação literária. Os seminários sobre a preparação do romance dialogaram muito bem com as oficinas de romance, pois os alunos puderam testar na prática as dicas e os conceitos discutidos na aula teórica.

Porém, para Márcia, escrever não se resume a "enterrar fantasmas" apenas. "Todo romance carrega algo de anti-literário. O escritor absorve tanto o mito da própria existência quanto do mito da existência dos outros", afirma. Segundo ela, algo da sua própria história e vivência estará presente em sua escritura. Daí a importância de se entender o porquê se escreve. Para entender o próprio processo criativo, a filósofa sugere que se crie uma metáfora sobre seu próprio processo de escrita. Por exemplo: escrevo como fulano pinta quadros, escrever é como quebrar copos, e por aí vai.

Para Márcia, a matéria-prima de um bom romance é a neurose do escritor, algo que o incomoda, que causa um conflito. Só a partir disso é que se pode "pirar" o suficiente para criar histórias e narrativas interessantes e dar vida ao romance. "Um romance é uma vida considerada livro. Toda vida tem epígrafe, título, preâmbulo, prefácio, notas etc. Quer dizer: ou os têm ou pode tê-los", escreveu Martha Robert no livro Romance das origens, origem dos romances, que fez parte da bibliografia do curso.

Nas oficinas, a idéia era que cada aluno desenvolvesse um projeto de um micro-romance com seis capítulos de apenas uma página cada um. Foi um exercício árduo se limitar a escrever tão pouco para quem entrou no curso idealizando a realização de um romance logo de início. Mas o propósito deste trabalho foi justamente elaborar e digerir melhor as idéias, observar e analisar a linguagem e refletir no sentido do que se escreve. "[Um livro] não pode nascer prematuro. Livro ruim é desses que nascem antes da hora, prepotentes, ansiosos, publicados antes de ficarem um tempo no formol. As pessoas têm uma agonia para publicar e aí dá nisso", observou.

Além do micro-romance, Márcia orientou os alunos do curso a fazerem um diário do romance, ou seja, anotar em um caderninho observações, idéias, impressões e desabafos sobre o processo ― tudo que não entraria no projeto de livro. "Essa experiência de fazer um diário serviu para ajudar a passar a vontade de escrever quando não se sabe como continuar a história e, enquanto isso, ir pensando no que é e o que vai se tornar o romance", contou Fellipe Fernandes, aluno do curso. E o diário também foi útil aos que perderam a "inspiração" para continuar ou mesmo terminar o romance, para não se distanciarem do projeto. "Travar não é ruim, é muito comum, por sinal. O que é ruim é a indisciplina, porque se se vive o romance, pode travar, desviar, mas está ali", explicou Márcia.

Dos exercícios realizados com o foco na criação literária, ainda fizemos um mapa do romance. É um desafio transformar em figuras, símbolos e desenhos uma narrativa que se forma com palavras, algo muito abstrato. Mas a intenção era de fazer com que cada um pensasse em um fio condutor de seu romance para não se perder na criação da história e dos personagens. Márcia, porém, alertou a todos sobre a preocupação com a "moral da história". "Cada um tem seu método: uns preferem escrever com o começo, meio e fim já em mente, outros preferem ir descobrindo o que acontecerá com a história ao longo do processo, mas não se deve escrever pensando em qual será a moral da história que irá contar", opinou.

Muitos ainda não sabem se tendem mais para a prosa, para a poesia, se têm fôlego de romancista ― acho até que a idéia do curso é justamente cada um descobrir isso. Alguns já escrevem há tempos um gênero, outros escrevem um pouco de tudo, mas o que ficou das oficinas e seminário com a Márcia Tiburi foi toda a reflexão sobre a narrativa que se faz necessária para escrever uma história. Ela valoriza o próprio romance. E mais fundamental do que teorizar sobre literatura, é encontrar o seu próprio caminho e estilo para criá-la. Como diz Roland Barthes em A preparação do romance vol. I outro livro indicado por Márcia aos alunos, "(...)se quer escrever, eis, de fato, a própria matéria da escritura, portanto, somente obras literárias dão testemunho do Querer-Escrever ― e não os discursos científicos".


Débora Costa e Silva
São Paulo, 22/5/2008


Quem leu este, também leu esse(s):
01. Algo de sublime numa cabeça pendida entre letras de Elisa Andrade Buzzo
02. O papel aceita tudo de Jardel Dias Cavalcanti
03. Entrevista com a tradutora Denise Bottmann de Jardel Dias Cavalcanti
04. O Brasil que eu quero de Luís Fernando Amâncio
05. Cães, a fúria da pintura de Egas Francisco de Jardel Dias Cavalcanti


Mais Débora Costa e Silva
Mais Acessadas de Débora Costa e Silva em 2008
01. Depois do sexo... - 11/9/2008
02. Diário de uma desempregada - 1/5/2008
03. A crítica musical - 10/4/2008
04. A preparação de um romance - 22/5/2008
05. Sex and the City - 19/6/2008


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




REZANDO O TERÇO COM O PAPA
PE. FERDINANDO MANCILIO
SANTUÁRIO
(2007)
R$ 8,00



A COZINHA JUDAICA
BRENO LERNER
MELHORAMENTOS
(2018)
R$ 7,00



AMAR, VERBO INTRANSITIVO
MÁRIO DE ANDRADE
VILLA RICA
R$ 15,00



LEITURAS COMPLEMENTARES DE CONSTITUCIONAL: DIREITOS FUNDAMENTAIS (1461
ANDRÉ RAMOS TAVARES E OUTROS
PODIVM
(2006)
R$ 39,00



O PÓS-MODERNISMO SOB O OLHAR DE FREDRIC JAMESON
CRISTIANE PAULA ARANTES
NOVAS EDIÇÕES ACADÊMICAS
R$ 349,00



HACKER: CURSO COMPLETO (1693)
OBRA COLETIVA
BOOK EXPRESS
(2002)
R$ 20,00



A ESTRATEGIA E O CENARIO DOS NEGOCIOS
PANKAJ GUEMAWAT
BOOKMAN
(2018)
R$ 32,00



REDES ORGANIZACIONAIS DE INOVAÇÃO
DIEGO DE QUEIROZ MACHADO
NOVAS EDIÇÕES ACADÊMICAS
R$ 293,00



AS BRUMAS DE AVALON - LIVRO TRÊS - O GAMO-REI
MARION ZIMMER BRADLEY
IMAGO
(1989)
R$ 9,00



INFLUÊNCIA DO PROCESSAMENTO TÉRMICO
FRANCISCA CLECIA VIANA LUCAS, ELIZA DOROTEA POZZOBON DE ALBUQUERQUE LIMA UND JOSÉLIA JOANA DA SILVA
NOVAS EDIÇÕES ACADÊMICAS
R$ 167,00





busca | avançada
25142 visitas/dia
955 mil/mês