Depois do sexo... | Débora Costa e Silva | Digestivo Cultural

busca | avançada
39328 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> “A mulher dos olhos de gelo”, da carioca Chrysanthème, aborda feminicídio e machismo nos anos 30
>>> Bandalheira do Bem inicia 7ª temporada em clima de festa junina
>>> Pauliceia Cantada
>>> Sessão Livre - Exibição gratuita
>>> Multiartista Wesley Nóog lança livro na Bienal do Rio
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Carona na Rede
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> Outra leitura para O pequeno Príncipe
>>> A Tempestade de Beethoven
>>> Curso superior de auto-ajuda empresarial
>>> Os meus conflitos
>>> Retrato 3X4 de um velho jornalismo
>>> Temporada de cursos 2009
>>> Allegremente
>>> Muitos amores ao mesmo tempo
Mais Recentes
>>> Livro Tô A Fim De Ficar Bem de Mauro De Albanesi pela Vida E Consciência (2013)
>>> Livro O Menino Que Acreditava Em Milagres de John O'leary pela Universo Dos Livros (2016)
>>> Livro The Walking Dead Volume 12 Life Among Them de Robert Kirkman pela Image Comics (2010)
>>> Subindo Pelas Paredes de Alice Clayton pela Benvirá (2014)
>>> Livro Casal Que Mora Ao Lado As Pessoas São Capazes de Qualquer Coisa de Shari Lapena tradução Márcio El-Jaick pela Record (2023)
>>> Memórias De Um Viajante Do Tempo de Patrick Drouot pela Best Seller (1997)
>>> A Luneta Magica Romance Brasileiro de Joaquim Manuel De Macedo pela Paulus (2008)
>>> Livro A Utopia Coleção Folha Livros Que Mudaram O Mundo Volume 7 de Thomas More pela Folha De São Paulo
>>> Kamô E A Idéia Do Século de Daniel Pennac pela Salamandra (1994)
>>> Livro Tô A Fim De Me Animar de Maura De Albanesi pela Vida E Consciência (2013)
>>> Livro Vivir En El Escorial Nº10 Nivel 3 Colección Un Passeo Por La historia de Sergio Remedios Sánchez e Ignacio Segurado López pela Edelsa Grupo Didascalia (2007)
>>> Livro Jean Baptiste Debret de Douglas Tufano pela Moderna (2000)
>>> Crepúsculo de Stephenie Meyer pela Intrínseca (2009)
>>> Livro Cândido Ou O Otimismo Coleção Folha Livros Que Mudaram O Mundo Volume 17 de Voltaire pela Folha De São Paulo
>>> Livro Infanto Juvenis o Segredo da Amizade de Wagner Costa pela Moderna (1994)
>>> Livro Un Pintor de Corte Nivel 3 Coleccion Un Paseo Por la historia de Sergio Remedios Sánchez e Ignacio Segurado López pela Edelsa Grupo Didascalia (2007)
>>> Livro Você Feliz de Erika Grothge Faria pela Aliança (2015)
>>> Livro Beijada Por Um Anjo 1 de Elizabeth Chandler pela Editora Novo Conceito (2010)
>>> Livro A Invasão Corinthiana de Igor Ojeda, Tatiana Merlino pela Editora Livraria Da Física (2011)
>>> Livro Stupid Celebrities de Kathryn Petras pela Andrews Mcmeel Publishing (1998)
>>> Livro Pai, Todos Os Animais Soltam Pum? de IIlan Brenman Lonit Zilberman pela Brinque-book (2009)
>>> Livro O Cavaleiro Inexistente de Italo Calvino pela Companhia De Bolso (2005)
>>> Livro O Manto Sagrado de Loyd C. Douglas pela Record (1975)
>>> Livro Caderno De Leituras Carlos Drummond De Andrade Orientação Para O Trabalho Em Sala De Aula de Edição e organização por Murilo Marcondes de Moura pela Companhia das Letras (2012)
>>> Carta Errante, Avó Atrapalhada, Menina Aniversariante de Mirna Pinsky pela Ftd (2001)
COLUNAS

Quinta-feira, 11/9/2008
Depois do sexo...
Débora Costa e Silva
+ de 11200 Acessos
+ 1 Comentário(s)

O que vem depois do sexo? Bom, depois do sexo vem o sono, o ronco, xixi, papel higiênico, chuveiro. Alongamento. Uns tragos. Água, suco, Gatorade, Coca-Cola, vinho, uísque. Chocolate ou, dependendo da fome, um sanduba. TV. Olhar pro teto, pensar, pensar muito ― conversar, jamais. Som de porta batendo, chave balançando, arrancada do carro e silêncio. Ou quem sabe vem uma troca de olhares, cócegas, sexo de novo, abraço e silêncio a dois. Amor. Depois do sexo, amor? De acordo com uma série de padrões, o "normal" seria o contrário, não? Uma paquera ou romance culminar no sexo, sendo ele então o ponto alto da união de um casal ou apenas a realização do objetivo de uma noite. Bom, cada um tem suas mais diversas pretensões em uma transa, mas depois de ter atingido a satisfação plena, o que resta?

Quando o sexo está em evidência em alguma obra literária, não raro se torna o protagonista, diferente do que acontece em Depois do sexo (Record, 2008, 320 págs.), romance do gaúcho Marcelo Carneiro da Cunha. No livro, ele é o ponto de partida e, depois de disparado o gatilho, o sexo volta para debaixo das cobertas. O que interessa não é necessariamente como se chegou à relação sexual ou como ela se procedeu (afinal, os contos eróticos, livros de auto-ajuda e afins estão aí para dar conta disso). O que parece instigar o autor são os possíveis desdobramentos do sexo, já que em tempos em que não há mais espaço para pudores e preconceitos, é um assunto recorrente, abordado de mil maneiras pela mídia e cada vez mais supervalorizado (ou banalizado?). Não pense também que o livro apresenta a descrição de uma série de possibilidades práticas pós-coito, como fiz no início da coluna. Marcelo ultrapassa o sexo e vai além.

O romance é narrado em primeira pessoa alternadamente pelos três personagens centrais: Matias, um médico cirurgião, Érica, uma DJ, e Márcia, uma juíza. Como um truque típico do cinema, as histórias começam sem ter ligação uma com a outra e é só a partir do desenvolvimento de cada enredo que os personagens vão cruzando seus caminhos. Por mais que este recurso já tenha sido utilizado na literatura e não seja lá uma grande novidade, neste caso funciona muito bem, pois o leitor consegue ter uma visão panorâmica sobre as histórias, com pontos de vista diversos de cada um, podendo montar o mosaico completo em sua imaginação. Quando um livro aborda a temática de relacionamentos amorosos, fica ainda mais interessante o efeito, pois se consegue entender o que cada personagem pensa e sente sobre uma mesma situação, facilitando a compreensão sobre desencontros e conflitos, por exemplo.

Matias era um cirurgião com uma carreira bem sucedida até o momento em que um paciente morre na mesa de operação e ele se vê obrigado a se afastar da prática cirúrgica, pressionado pela possibilidade de seu antigo hábito de cheirar cocaína nos tempos de residência ser divulgado no meio hospitalar. Ele passa então a assumir o cargo de paramédico, trabalhando em uma ambulância. Sua vida de luxo e conforto, proporcionada graças ao bom salário de médico que tinha, desmorona, ao mesmo tempo em que seu casamento chega ao fim. Os novos colegas de trabalho e a rotina corrida se mostram mais divertidos do que esperava, e em uma das noites que passa jogando conversa fora no hospital conhece Érica. A jovem DJ se tornou amiga dos enfermeiros e motoristas de ambulância devido a duas tentativas de suicídio, que a levaram a conhecê-los. O médico e a moça passam a ter um caso, estabelecendo uma relação baseada quase que exclusivamente no sexo. Érica vivia reclamando de uma decepção amorosa que desencadeou nela sua vontade de ir "além", levando uma vida intensa, regada a muito sexo e drogas.

Em meio a tantas novidades, Matias passa por uma situação inusitada: testemunha um atropelamento e resolve depôr a favor da inocência de um motorista de ônibus, que tinha contra si todas as evidências mostrando sua culpa. Márcia, a juíza do caso, se encantou pela atitude do médico e o chamou para sair, engatando um romance com ele. Ambos desiludidos com os relacionamentos, redescobrem juntos o prazer da vida de casal. Porém, quando Márcia insiste em perguntar sobre o caso que o fez abandonar a cirurgia e ele revela seus problemas com a cocaína e assume uma possível culpa, surge a dúvida se devem continuar juntos ou não. Afinal, ela é uma juíza e não conseguiria suportar viver com alguém que julga culpado.

Com 15 livros publicados, entre eles Antes que o mundo acabe e Insônia (que estão sendo adaptados para o cinema), neste último romance o autor não se propõe a julgar ou discustir a banalização do sexo na vida das pessoas hoje em dia. Tampouco fez uma ficção romântica-melosa em que se enaltece acima de tudo o amor, transformando-o em um prêmio disputado ― ou melhor, em um campeão, que sempre vence e supera tudo e todos no final. É bom ressaltar que em Depois do sexo o amor não deixa de reinar, mas de uma forma sutil, real, sem devaneios nem pitadas de contos de fadas. Quando se termina o livro, a sensação de que "sim, o amor existe e é possível" domina, mas teus pés estão bem presos ao chão. O romance fala de questões mais profundas de um relacionamento, aborda outros dramas em que o sexo é apenas pano de fundo. O que geralmente rege as relações aparece como um dos fatores, não como o fundamental. O sexo norteia toda a trama, é o que relaciona as histórias e é por onde o leitor se guia, mas se surpreende, pois o caminho vai além, abordando outros conflitos e temas, como a depressão, o suicídio, tráfico de drogas, a ética e a moral. O sexo é o percurso, não o destino.

Para ir além






Débora Costa e Silva
São Paulo, 11/9/2008

Quem leu este, também leu esse(s):
01. A Garota do Livro: uma resenha de Heloisa Pait
02. Uma de nós de Marilia Mota Silva
03. Billy Wilder: o mestre do cinema, parte I de Gian Danton
04. A palavra silenciosa de Elisa Andrade Buzzo
05. Shows da década (parte 1) de Diogo Salles


Mais Débora Costa e Silva
Mais Acessadas de Débora Costa e Silva em 2008
01. Depois do sexo... - 11/9/2008
02. A crítica musical - 10/4/2008
03. Diário de uma desempregada - 1/5/2008
04. A preparação de um romance - 22/5/2008
05. Sex and the City - 19/6/2008


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
25/9/2008
20h03min
Querida Débora, eis aqui outro romance indiscutivelemente imperdível registrado no Digestivo. Desde que eu comecei a freqüentar este site, a minha agenda de títulos de romances a serem adquiridos num futuro próximo ou distante se avoluma dia a dia. Este, penso eu, trata-se de algo imperdível! Só as maquinações envolvendo a tríade (pergunto, reflito: afinal, por que sempre uma tríade?!) dos protagonistas fazem valer a leitura. Nas entrelinhas deste romance o Desejo certamente deve se insinuar a todo momento. Obrigado pela dica! Abraços do Sílvio Medeiros. Campinas, é primavera de 2008.
[Leia outros Comentários de Sílvio Medeiros]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Os Ciganos na Umbanda
Alberto Marsicano
Madras
(2010)



Direito Penal Contemporâneo - Série Idp
Gilmar ferreira mendes
Saraiva
(2011)



Cinema Pirata
Cory Doctorow
Galera Record
(2012)



O dobro de cinco
Lourenço Mutarelli
Devir Livraria
(1999)



A Independência dos Estados Unidos
Antonio Carlos Oliveri
Ática
(1992)



Fadas Encantadas - Coleção 5 Quebra-cabeças Divertidos
Ciranda Cultural
Ciranda Cultural
(2014)



Comentários às Leis das PPPs, dos Consórcios Públicos e das Organizações Sociais
Ivan Barbosa Rigolin
Saraiva
(2012)



Guia Politicamente Incorreto Da América Latina
Leandro Narloch
Leya - Casa Da Palavra
(2011)



Livro Administração Organização Orientada para a Estratégia
Robert S. Kaplan ; David P. Norton
Campus
(2000)



Genial Einfach Entscheiden
Christin Stock e Joachim Goldberg
Fbv
(2013)





busca | avançada
39328 visitas/dia
2,0 milhões/mês