Raios, trovoadas e técnicos de informática | Ana Elisa Ribeiro | Digestivo Cultural

busca | avançada
24815 visitas/dia
1,2 milhão/mês
Mais Recentes
>>> BuZum! encena “Perigo Invisível” em Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty (RJ)
>>> Festival de Teatro de Curitiba para Joinville
>>> TIETÊ PLAZA INAUGURA A CACAU SHOW SUPER STORE
>>> A importância da água é tema de peças e oficinas infantis gratuitas em Vinhedo (SP)
>>> BuZum! encena “Perigo Invisível” em SP e público aprende a combater vilões com higiene
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O batom na cueca do Jair
>>> O engenho de Eleazar Carrias: entrevista
>>> As fitas cassete do falecido tio Nelson
>>> Casa de bonecas, de Ibsen
>>> Modernismo e além
>>> Pelé (1940-2022)
>>> Obra traz autores do século XIX como personagens
>>> As turbulentas memórias de Mark Lanegan
>>> Gatos mudos, dorminhocos ou bisbilhoteiros
>>> Guignard, retratos de Elias Layon
Colunistas
Últimos Posts
>>> Barracuda com Nuno Bettencourt e Taylor Hawkins
>>> Uma aula sobre MercadoLivre (2023)
>>> Lula de óculos ou Lula sem óculos?
>>> Uma história do Elo7
>>> Um convite a Xavier Zubiri
>>> Agnaldo Farias sobre Millôr Fernandes
>>> Marcelo Tripoli no TalksbyLeo
>>> Ivan Sant'Anna, o irmão de Sérgio Sant'Anna
>>> A Pathétique de Beethoven por Daniel Barenboim
>>> A história de Roberto Lee e da Avenue
Últimos Posts
>>> Nem o ontem, nem o amanhã, viva o hoje
>>> Igualdade
>>> A baleia, entre o fim e a redenção
>>> Humanidade do campo a cidade
>>> O Semáforo
>>> Esquartejar sem matar
>>> Assim criamos os nossos dois filhos
>>> Compreender para entender
>>> O que há de errado
>>> A moça do cachorro da casa ao lado
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Balada
>>> Simone de Beauvoir: da velhice e da morte
>>> O inventário da dor de Lya Luft
>>> Música em 2004
>>> Gatos mudos, dorminhocos ou bisbilhoteiros
>>> Desdizer: a poética de Antonio Carlos Secchin
>>> Índio quer apito
>>> A profecia de Os Demônios
>>> 9º Festival Internacional do Documentário Musical
>>> Viciados em Internet?
Mais Recentes
>>> Box Agatha Christie capa dura de Agatha Christie pela Harper Collins (2020)
>>> Desenhando com o lado direito do cérebro de Betty Edwards pela Ediouro (2005)
>>> Treze Almas de Marcelo Cezar pela Vida & Consciência (2014)
>>> Coleção Segredos do Coração de Coleção Segredos do Coração pela Ciranda Cultural
>>> Holocausto Brasileiro de Daniela Arbex pela Intrínseca (2019)
>>> Uma guerra americana de Omar El Akkad pela Harper Collins (2017)
>>> Como solucionar nossos problemas humanos de Geshe Kelsang Gyatso pela Tharpa Brasil (2016)
>>> A Filosofia na alcova ou escola de libertinagem de Marquês de Sade pela Thesaurus
>>> E não sobrou nenhum de Agatha Christie pela Globo Livros (2014)
>>> A Volta ao Mundo em 80 Dias de Júlio Verne pela Pé da Letra (2018)
>>> Cabeça Oca no Mundo de Cora Coralina de Christie Queiroz pela Martin Claret (2012)
>>> Saúde e Vida de Fernando Carraro pela Ftd (2011)
>>> Fontes de Alimentos 410 de Newton C. Braga pela Saber (2005)
>>> Espionagem e contra espionagem eletrônica 410 de Newton C. Braga pela Saber (2005)
>>> Cadê meu Cabelo 410 de Dave Santana pela Global (2014)
>>> O Curupira em uma dança da pesada 410 de Jorge Saad pela Ftd (2009)
>>> Alguns medos e seus segredos 410 de Ana Maria Machado pela Global (2009)
>>> Como mudar o mundo 410 de Stela Barbieri pela Ftd (2015)
>>> Le Capital de Karl Marx com Ex-Libris Conselheiro Cândido L. M. de Oliveira de Gabriel de Ville pela C. Marpon et E. Flammarion (1886)
>>> É uma janela ou uma banguela 410 de Jonas Ribeiro pela Elementar (2008)
>>> Vinhos Versus Cervejas: Uma Comparação Histórica, Tecnológica e Social de Charles Bamforth b10b1 2011 pela Senac (2011)
>>> O menino que espiava pra dentro 410 de Ana Maria Machado pela Global (2016)
>>> Quando mamãe virou um monstro 410 de Joana Harrison pela Brinque Book (2011)
>>> Nascer sabendo 410 de Ronaldo Simões Coelho pela Ftd (2007)
>>> De carta em carta 410 de Ana Maria Machado pela Salamandra (2002)
COLUNAS

Sexta-feira, 23/10/2009
Raios, trovoadas e técnicos de informática
Ana Elisa Ribeiro
+ de 4900 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Um raio desses enviados por São Pedro e minha placa de rede se foi. Aproveitando que a máquina já não era mais aquela, resolvi turbinar e tunar meu computador. As máquinas de escrever (datilografar ― algo que, na etimologia, continuamos a fazer) duravam mais. Até a vida inteira. Já troquei de computador incontáveis (e incontornáveis) vezes nesses quinze anos de "popularização da informática". E esta é minha enésima torre para um computador de mesa (em que escrevo bem mais confortavelmente do que em portáteis).

A placa de rede estava em curto-circuito. Umas coisas piscando sem parar, outras continuamente acessas. Tudo anormal. Uma peça esquentando demais. O pânico só não me acometeu porque eu havia feito cópias de segurança dos arquivos e, além do mais, o raio não queimara a máquina, apenas a placa que me liga à internet. Arre! Mas isso é muita coisa, camaradas. Ficar sem internet, hoje, é como estar alijado de um universo em que tudo acontece: trabalho, amigos, diversão, contatos, passado, presente e futuro, não necessariamente nessa ordem.

A decisão de desconectar tudo e correr para a assistência técnica mais próxima não podia demorar muito. Sem placa, nada de e-mails. Talvez essa fosse a questão mais grave. Em momento crítico da organização de várias coisas importantes, não ter e-mail é quase a falência dos eventos. A assistência técnica é ali na esquina, literalmente. O custo de vida aqui é menor do que em outras zonas da cidade, sem faltar nada, nem sobrar, o que também é importante. Os meninos que nos atendem na lojinha são caladões, mas resolvem nossos problemas com alguma eficiência. Talvez essa mesma eficiência custasse três ou quatro vezes mais em outro lugar.

Quem vai consertar computador está sempre com pressa, digo, a vítima. É como prestar serviços de revisão, em qualquer setor. As pessoas chegam contando histórias trágicas, de prejuízos e de prazos. O técnico que se vire com tanta encrenca alheia. Fiz o mesmo. Contei casos de prazos e projetos que poderiam ir por água abaixo. É claro que o técnico manteve um sorriso sutil no canto da boca, mas fez cara de quem compartilhava comigo aquela dor de não poder ler e-mails. Quase cheguei a pensar que o havia convencido de que minha máquina merecia mais e mais urgente atenção do que as tantas outras que deviam estar ali no andar de cima, na "oficina". Fiz a pergunta D: "Quando fica pronto? Hoje?". Ao que ele respondeu com um mal-disfarçado risinho de escárnio: "Amanhã ou depois, porque tem um bocado de máquina na frente". Pelo menos não me chamou de "dona". Já me dei por satisfeita. Esses meninos são educados, negociantes educados.

Lá se vai minha placa. E aquela sensação de que posso estar sendo enganada? O que faço com ela? Sabe lá que coisas vão querer trocar dentro daquele gabinete preto. Ele abriu tudo na minha frente. Mostrou as luzes piscantes e contínuas. Pediu meu dedinho para sentir o superaquecimento de um componente. Pôs as mãos nas ventuinhas, no processador. Disse que meu disco rígido estava a salvo e prometeu mais um backup. Aproveitei para desfiar todos os outros problemas do computador: o som não funciona, o Word está lento, às vezes ele não liga, embora dê aquele estalinho. O técnico aproveitou para me dar uma bronca por conta da quantidade de arquivos no desktop. "Isso também faz sua máquina ficar lenta para abrir". Mas, mal sabe ele, isso não tem jeito.

Técnico de informática, médico e designer têm que estar (e ser) preparados para ouvir as pessoas. Sei que isso é meio polêmico e que nem todo profissional vai querer tomar esse trabalho para si, mas é importante saber ouvir. Não estou dizendo que esses caras precisem ficar horas ouvindo as agruras do "paciente". Se fosse isso, eu teria incluído na lista os psicólogos e os terapeutas de toda espécie. Não é isso. Refiro-me ao "saber ouvir" para interpretar os problemas e tomar decisões acertadas (ou, ao menos, com essa intenção).

A dona Maria chega no consultório médico com a seguinte queixa: "Dotô, tô com a espinhela caída e isso me dá uma dor danada. Ontem, além disso, meu joelho embodocou. E na quarta passada fiquei com um pouco de dor aqui na cacunda". O doutor examina, põe a mão e ajeita lá o remédio da dona. A espinhela caída ele sabe o que é, assim como o problema do joelho e da cacunda. Tudo com a mesma origem na má postura da Maria. O designer ouve assim: "Queria fazer um cartão de visitas bem moderninho, com um formato assim arrojado, mas não pode ser retangular, entende?". Ele propõe uma solução gráfica e lá vem o cliente: "Não gosto dessa cor, ela me dá uma sensação de angústia. Queria uma cor mais moderna, tipo assim, parecida com um disco do Backstreet Boys que tenho em casa. Quem sabe verde-limão e prata? Mas aí você mantém o preço, né?". O técnico de informática ouve a queixa apressada: "O computador está fazendo um barulhinho tipo um grilo, aqui, mais ou menos do lado esquerdo do gabinete. Quando eu ligo, dá um estalo, liga o ventilador, mas ele demora a entrar no Windows. Será que é no HD?". E esta lista ainda poderia ser acrescida dos técnicos em geral, especialmente os mecânicos de carros.

É quase adivinhação. É a piada do cara que cobrou mil reais para apertar um parafuso. Enquanto os outros cobravam caro e não resolviam o problema. Este cara cobrou o justo e apenas apertou um parafuso. Quanto valia isso? Saber onde está o parafuso. Os técnicos são pagos para saber onde ficam os itens que podem se estragar. Eles detêm um conhecimento que custa caro a quem não sabe o que é uma placa-mãe e como ela funciona. E como ficamos vulneráveis nessa brincadeira. São Pedro manda um raio queimar minha placa de rede (já sei, preciso pedir ressarcimento à companhia elétrica) e lá vou eu depender de um técnico. Sorte minha se São Pedro me indicar um técnico honesto. Assim foi com o computador, com meu modem, com minha tevê e com meu som, que também sentiram a tempestade da semana passada.


Ana Elisa Ribeiro
Belo Horizonte, 23/10/2009

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Os diários de Jack Kerouac de Luiz Rebinski Junior


Mais Ana Elisa Ribeiro
Mais Acessadas de Ana Elisa Ribeiro em 2009
01. Amor platônico - 10/4/2009
02. Aconselhamentos aos casais ― módulo I - 13/3/2009
03. Aconselhamentos aos casais ― módulo II - 27/3/2009
04. Cupido era o nickname dele - 1/5/2009
05. Eu + Você = ? - 27/2/2009


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
29/10/2009
14h16min
Se coincidência existe... aproveito seu texto para desabafar. Sei muito bem o que é não ser "ouvida". Veja só, estou pelejando há mais de uma semana com o cartucho da minha impressora. Comprei 3 e nenhum funcionou. Depois de idas e vindas, e vários telefonemas, a loja acabou devolvendo meu dinheiro, mas não consegui falar e reclamar com o fabricante: Multilaser. Não respondem e-mail, o 0800 não atende e o on-line não é on-line: eles pedem para enviar um e-mail e responder em 48 horas!! E a resposta deles é para enviar o cartucho com defeito, super embalado, com identidade, CPF e o diabo (só faltou pedir cartão de vacina) que eles darão retorno após 30 dias!!! Esse merece ganhar o prêmio, não é? E olha só: o seu texto acaba transformando esse sofrimento em prazer... você é danada, menina.
[Leia outros Comentários de Aurea Thomazi]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




La Maiolica in Europa
Henry-pierre Fourest
Novara
(1964)



Afirmações Positivas para o Dia-A-Dia
Louise L. Hay
Círculo do Livro
(1993)



Disturbios Psiquiatricos da Criança
Haim Grunspun
Livraria Atheneu
(1982)



Wagner
Coleção Música Clássica para Crianças
Folha
(2013)



Mangá Blade 24
Hiroaki Samura
Conrad
(2004)



Livro - Hiroshima - a Cidade da Calmaria
Fumiyo Kouno
Jbc
(2010)



Lote Com 10 Livros Católicos
Vários Autores
Diversas



Guriatã: um Cordel para Menino
Marcus Accioly
Melhoramentos
(1988)



Serões de Dona Benta
Monteiro Lobato
Globinho
(2014)



Presente História 3
Vários Autores
Moderna
(2019)





busca | avançada
24815 visitas/dia
1,2 milhão/mês