Blogueiros versus Jornalistas, o falso embate | Alexandre Inagaki | Digestivo Cultural

busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Sem música, a existência seria um erro
>>> Realeza
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> A felicidade, segundo Freud
>>> As deliciosas mulheres de Gustave Courbet
>>> A arte contemporânea refém da insensatez
>>> O turista imobiliário
>>> O assassinato e outras histórias, de Anton Tchekhov
>>> Choque de realidade no cinema
>>> O silêncio e o segredo na Literatura
Mais Recentes
>>> Paginas Do Futuro: Contos Brasileiros De Ficcao Ci de Braulio Tavares (org. ) pela Casa Da Palavra (2011)
>>> O Seminário - Livro 17: O Avesso Da Psicanálise de Jacques Lacan pela Jorge Zahar (1992)
>>> Gotham Sampa City de Eduardo Zugaib pela Melhoramentos
>>> O Seminário - Livro 07: A Ética Da Psicanálise (Coleção Campo Freudiano No Brasil) de Jacques Lacan pela Zahar (2008)
>>> Infiel de Pornsak Pichetshote e Aaron Campbell pela Pipoca & Nanquim (2023)
>>> Estrada da Solidão de Mônica de Castro pela Lúmen (2024)
>>> Uma Longa Jornada de Nicholas Sparks pela Arqueiro (2013)
>>> O Seminário, Livro 04: A Relação De Objeto (Coleção Campo Freudiano No Brasil) de Jacques Lacan pela Zahar (1995)
>>> Jesus No Lar de Francisco Cândido Xavier pela Feb (2011)
>>> Vida Capital: ensaios de biopolítica de Peter Pál Pelbart pela Iluminuras (2009)
>>> Turma Da Mônica Jovem. Mangá - Volume 27 de Mauricio de dousa pela Panini
>>> O Seminário: Livro 19. ...ou Pior (Coleção Campo Freudiano No Brasil) de Jacques Lacan pela Zahar (2012)
>>> Alimentação natural um novo estilo de vida oficina culinária-5 volumes de Fundação Mokiti Okada pela Fundação Mokiti Okada
>>> Dominando O Delphi 5 de Marco Cantù pela Makron Books (2000)
>>> Sintra: Escolas E Memória I de Santa Casa Da Misericórdia De Sintra pela Santa Casa Da Misericórdia De Sintra (2002)
>>> Viva O Brasil - Ediçao Bilingue - Portugues/ Frances de Xavier Roy pela Imprensa Oficial (2009)
>>> Curriculo, Formacao E Saberes Profissionais - Valorizacao Epistemologica Da Experiencia, A de Maria Roseli Gomes Brito De Sá pela Edufba (2010)
>>> Deixe A Neve Cair de John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle pela Rocco (2013)
>>> Dementia 21. Vol. 2 de Shintarí Kago pela Todavia (2025)
>>> A Alquimia E Seus Mistérios de Cherry Gilchrist pela Ibrasa (1988)
>>> Macroeconomia: Teoria E Política Econômica de Olivier Blanchard pela Editora Campus (2001)
>>> Dom Quixote De La Mancha - Volume II de Miguel De Cervantes Saavedra pela Martin Claret (2007)
>>> Fogo & Sangue - Volume 1 de George R. R. Martin pela Suma (2018)
>>> Sala de Aula à Deriva Vol. 01 de Kazuo Umezz pela Devir (2024)
>>> 18 Princípios Para Você Evoluir de Charles Mendlowicz pela Citadel Press
COLUNAS >>> Especial Blogueiros e Jornalistas

Sexta-feira, 13/6/2008
Blogueiros versus Jornalistas, o falso embate
Alexandre Inagaki
+ de 8100 Acessos
+ 2 Comentário(s)

Blog é liberdade. Ninguém a não ser você tem o direito de interferir nas suas pautas, no tamanho dos seus textos, na freqüência de atualizações e principalmente nas suas opiniões. Seu blog é a sua TV Globo, a sua Folha de S. Paulo, a sua Reuters pessoal.

Minha profissão oficial é de jornalista. Escrevi textos para publicações da Editora Abril e jornais tradicionais como o Correio Braziliense, e atualmente faço free-lancers para veículos como a Rolling Stone Brasil e o Itaú Cultural. Na condição de profissional contratado, é mais do que natural que eu me submeta a determinadas regras, entregando meus textos dentro de prazos pré-definidos e respeitando a limitação de caracteres. Faço entrevistas, saio à rua para buscar informações, procuro apurar cada dado que é impresso na matéria.

Quando escrevo posts em meu blog, não deixo de lado o cuidado com as informações que publico (inclusive deixando links de referência das pesquisas que faço em cada texto). Mas aproveito ao máximo a liberdade editorial da qual só posso desfrutar em toda a sua plenitude no Pensar Enlouquece, escrevendo sobre qualquer assunto que me dê na telha, sem precisar me policiar quanto ao uso de gírias e palavrões e pouco me lixando para leads, deadlines, pirâmides invertidas e outras expressões comuns no vocabulário de qualquer jornalista. Por isso digo, sob a luz das minhas experiências, que manter um blog é um puta tesão.

Quando soube de todas as queremelas e embates entre jornalistas versus blogueiros na Campus Party, que reverberaram em posts escritos por nomes como Henrique Martin, Michel Lent, Lalai, Ana Brambilla, Francisco Madureira, Gabriel Tonobohn, Edney Souza, Will Publi, Daniel Duende, Renata Honorato, Jonny Ken e Mr. Manson, meu primeiro pensamento foi: qual a razão de ser de tantos tiroteios trocados pra lá e pra cá por pessoas que compartilham a mesmíssima atividade de disseminar informações e trabalhar com comunicação?


Mario Amaya e Henrique Martin falando sobre a última polêmica estéril do momento.

Eu sinceramente já não tenho o menor saco para entrar em polêmicas que não têm razão de ser. Creio piamente que a tendência, em um futuro a curto prazo, está na convergência de mídias. Do mesmo modo que veículos tradicionais como o New York Times e a revista Newsweek contrataram blogueiros como Markos Moulitsas e Brian Stelter, tenho a convicção de que o mesmo ocorrerá por aqui, da mesma maneira que jornalistas consagrados como Ricardo Noblat e Luis Nassif seguiram a via inversa e revitalizaram suas carreiras criando blogs de ótima qualidade. Há espaço para todos, e eu só posso imputar ao gosto que as multidões nutrem por polêmicas inócuas todos esses embates maniqueístas digladiando duas atividades como o jornalismo e a blogagem que, muito longe de serem antagônicas, complementam-se uma à outra (vide os ótimos blogs do IDG Now e do RadarCultura na Campus Party).

Também fico embasbacado com a maneira com que certas discussões são requentadas e acabam indo parar na mesma lenga-lenga habitual. "Monetização de blogs", "a polêmica dos posts patrocinados", "velha mídia versus nova mídia", blablablá. Reitero o que disse na primeira linha deste texto: blog é liberdade. Nada me soa mais antinatural do que a cagação de regras para uma entidade tão anárquica e descentralizada como a blogosfera. Que, diga-se de passagem, é uma e são muitas, como bem exemplificam os blogs de moda, de policiais militares, de eco-ativistas, publicitários, "miguxos", prostitutas, professores, escritores, yada yada yada. Blogs são meios de publicação como outros quaisquer, que podem e devem ser utilizados das maneiras mais amplas e diversas possíveis.

Se você não gosta de ver posts patrocinados, abomina links de AdSense ou Hotwords ou acha escrota a atitude de um blog que não dá links para os outros, nada mais simples: deixe de ler determinado blog ou de assinar tal feed. Só. Não queira dar uma de paladino da moral e dos bons costumes, apontando seu dedo para este ou aquele blogueiro só porque ele pensa e age de maneira diversa da sua. Creio na capacidade de auto-regulação da internet. Um blog terá mais ou menos leitores de acordo com a credibilidade que ele será ou não capaz de manter junto aos seus visitantes. Refuto a idéia de que sejam impostas regras de conduta para a blogosfera da mesma maneira que teria ânsias de vômito caso alguém me propusesse a criação de um comitê de "notáveis" para decretar como deve ser a publicidade em blogs ou a participação na formação de um sindicato de blogueiros. Qual seria o próximo passo? Exigir diploma também para quem mantém um blog? Façam-me rir.

Nota do Editor
Texto gentilmente cedido pelo autor. Originalmente publicado em seu blog, o Pensar Enlouquece, Pense Nisso.


Alexandre Inagaki
São Paulo, 13/6/2008

Quem leu este, também leu esse(s):
01. A pandemia de Albert Camus de Wellington Machado
02. Por que Edward Bloom? de Eduardo Mineo
03. Uma caixa grande demais de Marcos Visnadi
04. 10 sugestões de leitura para as férias de Marcelo Spalding
05. Duofel: som e imagem de Fabio Silvestre Cardoso


Mais Alexandre Inagaki
Mais Especial Blogueiros e Jornalistas
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
14/6/2008
23h14min
Bem falso mesmo, Alexandre. Acredito que a pluralidade de idéias e informações que se pode ter nos blogs é animadora. Muita gente (como eu) que não é profissional do jornalismo também gosta de escrever. Seja para qualquer fim. E os blogs abriram esse espaço, que está sendo bem aproveitado, diga-se de passagem. Ao contrário de você, que escreve no blog para "liberar" a norma, eu escrevo para "encontrar" a norma. Acredito que só se aprende a escrever exercitando-se, pensando e, por fim, além de ler muito, escrevendo. Bom texto.
[Leia outros Comentários de Tiago Antunes]
23/8/2008
20h42min
O discurso de respeito à liberdade de expressão e aos diferentes convive atualmente com intolerâncias absurdas. E tem gente que ama discutir o sexo dos anjos... Que bom que o Inagaki defende sempre, com propriedade e mentalidade, o que há de melhor entre nós ;-)))
[Leia outros Comentários de Gisele Lemper]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Tópicos Especiais Em Física Das Calamidades
Marisha Pessl
Nova Fronteira
(2008)



Da Esquerda à Direita
Edgar Carone
Oficina dos Livros
(1991)



Livro Economia Análise de Regressão Uma Introdução À Econometria
Rodolfo Hoffmann; Sônia Vieira
Hucitec
(1977)



1 Km de Cada Vez
Gonçalo Cadilhe
Oficina do Livro
(2009)



O Eneagrama - As Nove Faces Da Alma - 14ª Ed.
Richard Rohr - Andreas Ebert
Vozes
(2009)



O Fã Clube
Irving Wallace
Nova Cultural
(1987)



T de Toulouse Lautre
Marie Sellier
Cia das Letrinhas
(2000)



L'abcdaire du Fauvisme
Claudine Grammont, Pascal Rousseau
Flammarion
(1999)



Treinamento Resistido Manual
Caue Vazquez
Phorte
(2011)



Livro Literatura Estrangeira As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Claire North
Bertrand Brasil
(2021)





busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês