Genialidade | Ricardo de Mattos | Digestivo Cultural

busca | avançada
63805 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Lourival, Dorival, assim como você e eu
>>> Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum
>>> Festival do Rio 2005 (II)
>>> Meus melhores filmes de 2008
>>> Festa da Cerejeira
>>> Santo Antonio de Lisboa
>>> Dar títulos aos textos, dar nome aos bois
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Deitado eternamente em divã esplêndido – Parte 2
>>> Manoel de Barros: poesia para reciclar
Mais Recentes
>>> Livro The Heineken Story de Barbara Smit pela Profile Books (2025)
>>> Livro Voz Partitura da Ação de Lucia Helena Gayotto pela Plexus (2002)
>>> Guia De Medicina Homeopática de Nilo Cairo pela Livraria Teixeira (1988)
>>> Escritos Paulinos E Cartas Católicas de Moacir Casagrande pela Intersaberes (2019)
>>> Livro Chico Bento Moço Chico e o Lobisomem Volume 36 de Mauricio De Sousa pela Panini Comics Panini Manga (2016)
>>> Linguagem, realidade e significado de Thomas Moro Simpson pela Universidade de São Paulo (1976)
>>> Disciplina E Convivência Na Instituição Escolar 4 de Serafin Antunes E Outros pela Artmed (2004)
>>> Eclesiologia Igreja E Perspectivas Pastorais de Cícero Manoel Bezerra pela Intersaberes (2017)
>>> Livro A Odisseia Coleção Clássicos Para O Jovem Leitor de Marques Rebelo; Homero pela Ediouro (1995)
>>> Livro Dal Sinai Alla Rivoluzione Cibernetica de Mauro Maldonato pela Alfredo Guida (2002)
>>> Missão Integral Da Igreja de Cicero Bezerra pela Intersaberes (2017)
>>> Tao - Sua História e Seus Ensinamentos de Osho pela Cultrix - Pensamento (2005)
>>> Livro Chico Bento Moço o Ataque das Plantas Mutantes Volume 37 de Mauricio De Sousa pela Panini Comics Panini Manga (2016)
>>> O segredo dos Cristais - Um gruia prático de Brett Bravo pela Pensameto (1998)
>>> Antônio Sales E Sua Época de Wilson Bóia pela Bnb (1984)
>>> História Da Educação de Maria Lúcia Arruda Aranha pela Moderna (2002)
>>> Livro Guia Visual Folha De São Paulo Chicago de Vários Autores pela Folha de S. Paulo (2002)
>>> Livro História Do Movimento Psicanalítico de Jacqy Chemouni, Tradução Clóvis Marques pela Jorge Zahar (1991)
>>> Livro Cadernos (1937-39) A Desmedida na Medida de Albert Camus pela Hedra (2014)
>>> Livro Chico Bento Moço o Ninho da Víbora Volume 38 de Mauricio De Sousa pela Panini Comics Panini Manga (2016)
>>> Práticas Pastorais de Editora Intersaberes pela Intersaberes (2015)
>>> Livro Guia Visual Folha de S. Paulo Walt Disney World Resort de Folha de São Paulo pela Folha de São Paulo (2010)
>>> Terapia da palavra - Porque escrever é dialogar com nossa própria mente de André Lippmann e Maria R. O. Torrado pela Armazem digital (2005)
>>> Gramática Secundária E Gramática Histórica Da Língua Portuguesa (Biblioteca Básica Brasileira - Vol 1) de M. Said Ali pela Editora Universidade De Brasília (1964)
>>> Oficina de Leitura: Teoria e Prática de Angela Kleiman pela Pontes (2016)
COLUNAS >>> Especial Gênio

Segunda-feira, 26/1/2009
Genialidade
Ricardo de Mattos
+ de 6100 Acessos
+ 2 Comentário(s)

"O fim da alma, em sua evolução, é atingir e realizar em si e em volta de si, através dos tempos e das estações ascendentes do Universo, pelo desabrochar das potências que possui em gérmen, esta noção eterna do Belo e do Bem, que exprime a idéia de Deus, a própria idéia de perfeição." (Léon Denis, em O problema do ser, do destino e da dor).

O tema da Genialidade, proposto para o Especial do mês, será aqui abordado com a especialização de premissas gerais que adotamos em nossas reflexões a respeito do Homem e seu papel no planeta. A base maior é a compreensão de um Criador responsável pela existência do que vemos e do que não vemos. Em seguida, a compreensão de que fomos todos criados diretamente por Ele e encaminhados para a trilha da Evolução. Entendemos que a Evolução dá-se em dois planos, o que justifica a existência de um corpo material provisório sobre o qual atua a inteligência individualizada e imortal, atuação pautada pelo seu estágio de amadurecimento. Estamos convictos, enfim, de que uma só existência corpórea é insuficiente para cumprir todo um programa de depuração intelectual e moral, e de que a vida imaginada pelo ser só é plena e real no plano espiritual. Não é questão de Fé, impressão causada pela predominância, no Brasil, do aspecto religioso do Kardecismo.

Todo espírito é criado simples e ignorante, para que desenvolva por si sua própria inteligência e garanta o mérito de seu trabalho. Recorrendo a um Deus que é absoluto em todos seus atributos, não seria fácil explicar Sua Justiça com base na diversificação de privilégios: uns mal sabendo empilhar dois pratos sem quebrar três, outros embasbacando-nos com suas conquistas nas Artes e nas Ciências. Como indivíduos dos mais diversos níveis de intelectualidade e de moralidade coexistem no mesmo plano, e como o homem moderno ignora, ou mesmo rejeita, o conhecimento de encarnações sucessivas e gradativas, o resultado são o pasmo contínuo e a revolta.

Outro grande problema enfrentado é o do relativismo moral. A famosa frase "o que é moral para você pode não ser moral para mim" causou aos indivíduos, e, por extensão, à sociedade, um mal que estamos começando a avaliar através dos fatos que nos são fartamente noticiados. Encarar a diferenciação entre o certo e o errado leva a pessoa a defrontar-se consigo própria como num espelho indesejado, e poucos estão dispostos a proceder com as reformas que deveriam ser decorrentes da investigação íntima. Daí o acerto de Vauvenargues, em suas Máximas e reflexões: "Nossa indiferença pela verdade na moral vem do fato de estarmos determinados a seguir nossas paixões a qualquer preço: e é isto que faz com que não hesitemos quando é preciso agir, apesar da incerteza de nossas opiniões. Pouco me importa, dizem os homens, saber onde está a verdade, sabendo onde está o prazer".

Entretanto, a evolução do espírito é aferida pelo que o indivíduo realizou nos dois campos. O mais comum é que ele firme seus passos num lado e negligencie o outro. Considerando que não se perdem as conquistas feitas através dos séculos terrenos, chega o momento em que ele se depara com o desequilíbrio. Por isso encontramos pessoas intelectualmente deslumbrantes, mas que revelam uma convivência difícil com seus semelhantes, bem como pessoas boas e honestas que sabem apenas o suficiente para sobreviver.

Onde se situa o denominado "gênio"? É o ser que nas suas constantes vindas a este plano adquiriu, conservou e desenvolveu um grande cabedal intelectual. É o indivíduo cujo conhecimento em determinada área do Saber é tão vasto, profundo e sistematizado, que a certa hora parece ocorrer um "Big Bang" pessoal. Ele não apenas sabe, mas consegue transmitir, aplicar e impulsionar o progresso. O Tempo transcorre e suas realizações continuam impressionando as gerações. Falamos não só de artistas, filósofos e cientistas, como também daqueles cujas ações foram de destaque na orientação da sociedade. Falamos de Einstein, Bach, Gandhi, Pasteur, dos Curie, Galileu, Newton, Darwin, Thomas Edson, Teresa de Calcutá, Beethoven, Benjamim Franklin, Michelangelo, Buda. Incluímos também Allan Kardec, que apresentou racionalmente conhecimentos antes velados por uma infinidade de símbolos, numa obra que nos faz considerá-lo um dos últimos grandes filósofos sistemáticos. Atualmente, podemos citar de imediato o físico Stephen Hawking como coroado pela genialidade.

E o homem de talento? É aquele que exibe as primeiras manifestações do que será o gênio. Seus trabalhos demonstram o progresso, mas também revelam lacunas. Michelangelo foi um gênio; o francês setecentista Watteau, um talento. Ambos, porém, atenderam à vocação, que nada mais é do que a força que impele alguém a continuar uma trilha já iniciada. Isso não livra ninguém de estudar, trabalhar, desenvolver técnicas e atualizar conhecimentos, sempre com aplicação e disciplina. Havendo este encaminhamento o resultado é certo.

A subida ao patamar da genialidade começa, portanto, com a escolha certa em atender à vocação. "Mas se é uma vocação, uma espécie de impulso, não podemos falar em 'escolha'". Claro que podemos, o livre arbítrio é exercido ao se atender ou não ao chamado íntimo. Quantos suam sangue e desenvolvem sarna nervosa desejando ser poetas, músicos ou pintores e, apesar disso, nunca escrevem, compõem ou pintam um só verso, canção ou tela que preste? Se persistem é por orgulho, ignorância, falta de autoconhecimento, baixa autoestima ― não se julgam capazes de fazer outra coisa ― e mesmo certa vaidade e erro de julgamento quanto ao que confere status social. Acham mais bonita a apresentação como "poeta" do que como "técnico de reciclagem", embora na segunda ocupação talvez desenvolvessem um trabalho social muito mais importante.

À medida que a inteligência se desenvolve e é acompanhada pelo senso moral, em que são acumulados conhecimentos extraídos não só dos livros, mas das experiências pessoais, do contato humano e da observação do mundo, o espírito localiza quais necessidades da humanidade são mais prementes e pode assumir uma tarefa visando supri-las. É o momento em que se dispõe a continuar a desenvolver-se, mas de maneira a ajudar seu semelhante. Eis a origem do gênio.


Ricardo de Mattos
Taubaté, 26/1/2009

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Home sweet... O retorno, de Dulce Maria Cardoso de Renato Alessandro dos Santos
02. Os meninos da rua Paulo de Gian Danton
03. Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges de Julio Daio Borges


Mais Ricardo de Mattos
Mais Acessadas de Ricardo de Mattos em 2009
01. O delfim, de José Cardoso Pires - 19/10/2009
02. Charles Darwin (1809-2009) - 16/11/2009
03. Américas Antigas, de Nicholas Saunders - 27/4/2009
04. Evolução e Adaptação da Imprensa Escrita - 23/3/2009
05. Nos penhascos de mármore, de Ernst Jünger - 10/8/2009


Mais Especial Gênio
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
2/2/2009
12h32min
Acredito que a genialidade venha da persistência na busca de encontrar respostas nas mais diferentes formas de conhecimento, da mesma forma que observo, dentro da minha ótica, que as principais invenções geniais se dão pela busca de outra coisa, como foi o caso da própria invenção do telefone, que veio de uma pesquisa para o desenvolvimento de algum instrumento específico para diminuir a surdez. Creio que a genialidade se baseia na capacidade de observação e no evento mesmo de buscar respostas, do navegar por conceitos variados de uma cultura enciclopédica...
[Leia outros Comentários de Ricardo Barradas]
10/2/2009
10h22min
Brilhante texto. Penso que esta é uma explicação muito lógica para o fato de existirem pessoas que, ainda jovens, e sem que sua ascedência demonstre qualquer traço de genialidade, são capazes de compor obras imortais, como um Mozart; ou um teorema, como Pascal... Isso é algo que vem com a pessoa. Num momento em que a física quântica nos mostra que o universo é muito mais "bizarro" e surpreendente do que jamais pudemos imaginar (universos paralelos, universos holográficos etc.), não é absurdo nenhum crer numa inteligência que sobreviva à essa dimensão passando à outra no nomento da morte do corpo físico. Creio a ciência do futuro revelará essa verdade. Abraços.
[Leia outros Comentários de Renata]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




XXI - o Século do Espirito
Valdinei Serpa
Não Consta
(2001)



Cálculo Diferencial e Integral - Volume 2
George Thomas, Ross Finney
Ao livro técnico
(1984)



O Incrível Mundo das Bruxas
Jordi Busquets
Girassol



Desse Mundo Corrupto Ao Reino Celestial (Sermões No Evangelho De Marcos, II)
Paul C. Jong
Hefzibá
(2009)



Fairy Tail - Vol. 6
Hiro Mashima
Jbc
(2010)



O Gabinete de Curiosidades de Domenico Vandelli
Domenico Vandelli
Dantes
(2011)



Cura sem Remedios
Claudia Gerpe Duarte; Eduardo Gerpe Duarte
Cultrix
(2017)



The Developing Person Through Childhood And Adolescence
Kathleen Stassen Berger~ross A. Thompson
Worth Pub
(1995)



Um Guia Para A Administração do Tempo
Ross A. Webber
Maltese



Parlamentares Gauchos José Antonio Flores da Cunha
Varios
Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul
(1998)





busca | avançada
63805 visitas/dia
2,1 milhões/mês