7 que sigo | Rafael Fernandes | Digestivo Cultural

busca | avançada
69348 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Silêncio nas trevas
>>> Friedman, sem dúvida...
>>> Pieguice ou hipocrisia?
>>> A aquisição do Whatsapp, pelo Facebook, por 19 bilhões de dólares
>>> Qual é, afinal, a melhor idade?
>>> Caí na besteira de ler Nietzsche
>>> BBB, Zé Ramalho, Pitty, Iron Maiden e Nietzsche
>>> Great power, great responsibility
>>> A mulher madura
>>> As influências imorais
Mais Recentes
>>> Bem do seu tamanho (2ª edição - 27ª impressão - edição especial) de Ana Maria Machado pela Salamandra (2003)
>>> Filó e o arco-íris de Monse Fransoy pela Sm
>>> "Não fui eu!" aprendendo sobre honestidade - coleção valores de Brian Moses; Mike Gordon pela Scipione (2002)
>>> A vida intima de Laura de Clarice Lispector pela Nova Fronteira (1983)
>>> Por Enquanto Eu Sou Pequeno (3º Edição especial - com projeto de leitura) de Pedro Bandeira; Attilio pela Moderna (2009)
>>> O Pequeno Dragão (2º edição especial - com projeto de leitura) de Pedro Bandeira, Carlos Edgard Herrero pela Moderna (2009)
>>> Temperos Do Brasil / Spices Of Brazil de Claudia Fonseca pela Editora Brasileira (2015)
>>> A sombra do Batman 20 - os novos 52! (lacrado no plastico) de DC Comics pela Panini Comics (2014)
>>> Vida de Jesus Para Crianças de Jane Carruth pela Paulinas (2016)
>>> A Corujinha Preguiçosa de Patricia Silva pela Paulinas (1984)
>>> Adoro de Sig Bergamin pela Arx (2003)
>>> Origami Para Crianças de Ciranda Cultural pela Ciranda Cultural (2021)
>>> O Forte de Copacabana Livro 1 Visitando o Forte de Irles Carvalho pela Maco (2005)
>>> O Forte de Copacabana Livro 1 Visitando o Forte de Irles Carvalho pela Maco (2005)
>>> Dorme Menino Dorme de Laura Herrera pela Livros da Matriz (2015)
>>> Dorme Menino Dorme de Laura Herrera pela Livros da Matriz (2015)
>>> Livro de Receitas do Menino Maluquinho de Ziraldo pela Melhoramentos (2007)
>>> Surpresa de Páscoa de Telma Guimarães pela Atual (2010)
>>> Uma Escola Assim Eu Quero Pra Mim de Elias José pela Ftd (2007)
>>> Uma Família Parecida Com a da Gente de Rosa Amanda Strausz pela Ática (2006)
>>> Piadinhas Infames de Ana Maria Machado pela Salamandra (2015)
>>> Piadinhas Infames de Ana Maria Machado pela Salamandra (2015)
>>> Eulálio o Espantalho de Wagner Costa pela Moderna (2014)
>>> O Anel da Tartaruga de César Obeid pela Ftd (2014)
>>> Anita Bocadura de Mariângela Bueno pela Callis (2010)
COLUNAS >>> Especial Quem vale a pena seguir

Quarta-feira, 3/6/2009
7 que sigo
Rafael Fernandes
+ de 4400 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Desde sempre "seguimos" muita gente. Do tolo fanatismo adolescente a uma pesquisa aprofundada, ou por mera curiosidade, observamos aquelas pessoas que falam algo de diferente e que ajudam na nossa formação. Aqui, uma seleção de algumas das pessoas que "sigo" no Twitter, em blogs, sites ou no papel, mesmo.

1) Daniel Piza: A leitura de sua coluna dominical era obrigatória, antes de eu parar de ler o Estadão. Agora, acompanho seu trabalho pelo RSS de seu blog e em eventuais idas ao seu site oficial. Ler Piza, para quem começa a se interessar por cultura, é um prato cheio: tem um texto redondíssimo ― a escrita é fluída ― e muita bagagem. Ele fala com a maior naturalidade sobre literatura, teatro, cinema, música, museus, arquitetura etc. e parece estar cercado disso ― é tudo que um amante da cultura poderia querer. E, para finalizar seu bom gosto, é apaixonado por futebol e admirador do Ronaldo ― é hoje um dos poucos jornalistas com fácil acesso ao jogador, muitas vezes com entrevistas exclusivas.

2) Sérgio Augusto: Seus textos têm uma combinação rara de informação, bom humor e leveza, mas sem abdicar do rigor. É culto, sem ser pedante. É sério no trato dos fatos, mas não se leva tão a sério assim a ponto de ficar maçante. Um elitista no melhor sentido da palavra ― está sempre em busca do mais alto nível nas expressões humanas. Apesar disso, não é um extremista e é capaz de notar qualidades em coisas taxadas como "menores", como boas séries ― já elogiou House, por exemplo ― mas, felizmente, sem superestimar a cultura pop ― algo que anda em voga. Apelidado de Sérgio Augoogle pelo seu conhecimento nos mais diversos assuntos, é um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro de todos os tempos. É em pessoas como ele que devemos nos espelhar para construir o futuro da informação nessa dura era para o jornalismo.

3) Edu Carvalho (@eduacarvalho): A leitura de seus textos no Digestivo ajudavam a clarear o clima quando eu precisava desanuviar da faculdade. Não tinha medo de criar polêmicas, mas também não escrevia por elas. Suas opiniões às vezes são duras, em contraponto à pessoa afável que é numa conversa informal. Para mim, entre os mais marcantes estão os textos sobre Oxford, a viagem pelo Brasil e sobre morar em São Paulo. Edu agora tem um dos melhores blogs do Brasil, vale muito à pena acompanhar. De certa forma, lá ele trata dos mesmos temas de seus textos aqui: as coisas boas da vida, basicamente, embora agora em doses curtas. Também é capaz de discorrer sobre empreendedorismo e até algo de admistração sem ser chato. Também partiu dele a indicação de outro dos melhores blogs brasileiros, o Interlúdio.

4) Hugh MacLeod: É uma das pessoas que mais entenderam como usar a internet para divulgar seu trabalho, num processo de médio prazo que vai, aos poucos, juntando pessoas através de seu blog, Twitter, boca a boca e newsletter. Suas artes são características, bem originais e cheias de grandes sacadas. Costuma fazer ótimas observações sobre internet, marketing e criatividade. Está prestes a lançar um livro com quarenta dicas sobre como ser criativo com o sugestivo nome de Ignore Everybody ("Ignore todo mundo"). Mais do que um manual ou autoajuda, a obra promete insights espertos tirados da própria experiência de Hugh no desenvolvimento da sua carreira.

5) Seth Godin: Como todo marqueteiro, sabe bem vender seu peixe. E às vezes irrita por parecer sempre ter uma solução para tudo. Mas é um ótimo observador do comportamento dos consumidores e das empresas ― e também mantém olho vivo na internet. É capaz de insights que muitos dos profissionais de marketing sequer pretendem ter; nota sutilezas e humanidades nesse meio árido, muitas vezes apenas regido por números e metas. Afinal, quantos estão preocupados em perceber que a Kodak vende nostalgia? É autor de uma das minhas frases favoritas: "se ninguém nota você é porque você é chato!". Também é defensor do foco nas decisões profissionias ou pessoais ― crie um só produto, venda a um só mercado, faça só uma coisa, mas faça bem. Tanto que não tem Twitter porque prefere focar em blogar.

6) Músicos: São diversos deles no Twitter e em blogs. Nunca iria pensar, há 15 anos, que poderia acompanhar a gravação do disco do Slash por meio de atualizações do próprio. Ou os ensaios do Faith No More através de informações diretas de Billy Gould (baixista) e Roddy Bottum (tecladista). Sergio "Serj" Buss (@serj) é um cara de sempre dá boas dicas sobre a carreira de músico e equipamentos. Recentemente descobri o blog de Claudio Rocha, em que fala sobre os trabalhos que está fazendo, dá dicas para aspirantes a músicos e conta um pouco da sua história. John Mayer faz uma música bem pop, mas bem feita. Tem bom humor nas suas atualizações, coloca fotos de equipamentos ou guitarras ― um prato cheio para quem gosta. E, mais interessante, criou um blog para contar sobre o processo de gravação de seu novo disco ― com comentários, fotos, trechos de letras novas, vídeos de jam sessions e processo de gravação. Já Lenny Kravitz provoca inveja com suas atualizações que mostram muitas fotos de bastidores e casas de shows lotadas.

7) Trent Reznor: O brilhante líder do Nine Inch Nails merece destaque. Surgiu nos anos 90 e é um dos mais importantes nomes da música até hoje. Compõe boas e incisivas canções, tem grande preocupação com a qualidade de som de seus discos e shows e com toda as produções em que está envolvido. Tem testado várias opções de venda de produtos musicais ― de discos dados de graça em MP3 a edições especiais. Recentemente inovou novamente e junto com Rob Sheridan, um dos seus fiéis escudeiros, desenvolveu um aplicativo exclusivo do Nine Inch Nails para o iPhone. Lançou no ano passado The Slip, um dos meus discos favoritos, e atualmente está em turnê junto com o Jane's Addiction.


Rafael Fernandes
São Paulo, 3/6/2009

Mais Rafael Fernandes
Mais Acessadas de Rafael Fernandes em 2009
01. 10 músicas: Michael Jackson - 22/7/2009
02. A Crise da música ― Parte 1/3 - 25/3/2009
03. Chinese Democracy: grande disco - 25/2/2009
04. A Crise da música ― Parte 2/3 - 29/4/2009
05. A Crise da música ― Parte 3/3 - 8/7/2009


Mais Especial Quem vale a pena seguir
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
8/7/2009
09h01min
Apaixonante texto - parabéns! Seguir, onde quer que seja, tem de ter algum retorno, não é mesmo? Não vale seguir pessoas que só se comprometem com números e que usam veículos para fazer apenas propaganda. Amei as dicas. Abraços
[Leia outros Comentários de Viviane Andrade]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Convertidos do século XX
F. Lelotte S. J.
Agir
(1966)



Veronika Decide Morrer
Paulo Coelho
Objetiva
(1998)



Livro Filosofia Foucault Gênese e Estrutura da Antropologia de Kant A Ordem Do Discurso
Foucault
Folha de S. Paulo
(2015)



Tesouros da Memória
Aldrin Moura de Figueiredo
Museu de Arte de Belém
(2009)



Rum - Diário de um Jornalista Bêbado
Hunter S. Thompson
L&pm Pocket
(2011)



De Onde Vem Os Bebês? - Educação Sexual para Crianças
Klaus H. G. Rehfeldt
Eko
(1992)
+ frete grátis



Livro Detetives por Acaso
Carlos de Marigny
Brasiliense



Educação básica da organização legal ao cotidiano escolar
Nelson Piletti
Atica
(2010)



A vinda de Joachim Stiller
Hubert Lampo
Cultrix/Pensamento
(1990)



Aldo Bonadei: o percurso de um pintor
Lisbeth Rebollo Gonçalves
Perspectiva
(1990)





busca | avançada
69348 visitas/dia
2,5 milhões/mês