Computadores, iPads e colheres de pau | Ana Elisa Ribeiro | Digestivo Cultural

busca | avançada
43364 visitas/dia
1,2 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Leandro Maia está na reta final de campanha para o seu novo disco
>>> Lançamento da Revista da Academia Mineira De Letras, n. 82
>>> Ator Ney Piacentini é convidado do Café Teatral promovido pelo Buraco d’Oráculo
>>> Inscrições abertas para o Concurso de Roteiros e Argumentos do 11º FRAPA
>>> BuZum! encena “Perigo Invisível” em Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O batom na cueca do Jair
>>> O engenho de Eleazar Carrias: entrevista
>>> As fitas cassete do falecido tio Nelson
>>> Casa de bonecas, de Ibsen
>>> Modernismo e além
>>> Pelé (1940-2022)
>>> Obra traz autores do século XIX como personagens
>>> As turbulentas memórias de Mark Lanegan
>>> Gatos mudos, dorminhocos ou bisbilhoteiros
>>> Guignard, retratos de Elias Layon
Colunistas
Últimos Posts
>>> Barracuda com Nuno Bettencourt e Taylor Hawkins
>>> Uma aula sobre MercadoLivre (2023)
>>> Lula de óculos ou Lula sem óculos?
>>> Uma história do Elo7
>>> Um convite a Xavier Zubiri
>>> Agnaldo Farias sobre Millôr Fernandes
>>> Marcelo Tripoli no TalksbyLeo
>>> Ivan Sant'Anna, o irmão de Sérgio Sant'Anna
>>> A Pathétique de Beethoven por Daniel Barenboim
>>> A história de Roberto Lee e da Avenue
Últimos Posts
>>> Nem o ontem, nem o amanhã, viva o hoje
>>> Igualdade
>>> A baleia, entre o fim e a redenção
>>> Humanidade do campo a cidade
>>> O Semáforo
>>> Esquartejar sem matar
>>> Assim criamos os nossos dois filhos
>>> Compreender para entender
>>> O que há de errado
>>> A moça do cachorro da casa ao lado
Blogueiros
Mais Recentes
>>> John Lennon, por Sean Lennon (e Philip Norman)
>>> Substantivo impróprio
>>> Aqui sempre alguém morou
>>> A pintura do caos, de Kate Manhães
>>> Con Chávez hasta el 2030
>>> A Música Pirata Online
>>> No caso de a Dilma sair, quem assume?
>>> Trabalhe 4 Horas por Semana, de Timothy Ferriss
>>> Um Coração Simples, de Flaubert, por Milton Hatoum
>>> Portas se abrindo
Mais Recentes
>>> O Livro de Runas de Ralph Blum - Comentários pela Bertrand Brasil (1982)
>>> O poder da ação: Faça sua vida ideal sair do papel de Paulo Vieira pela Gente (2015)
>>> UML Essencial. Um Breve Guia Para a Linguagem-Padrão de Modelagem Para Objetos de Martin Fowler pela Bookman (2005)
>>> O Principio de Peter de Laurence J. Peter & Raymond Hull pela Campus (2003)
>>> O Rabo do Gato de Mary França/ Eliardo França pela Ática (2000)
>>> Tomar a Vida Nas Próprias Mãos de Gudrun Burkhard pela Antroposófica (2000)
>>> Espiritualidade para corajosos: A busca de sentido no mundo de hoje de Luiz Felipe Pondé pela Planeta (2018)
>>> Escrita, Leitura e Inclusão Digital. Quem Pensa a Diferença de Dino Del Pino pela Age (2010)
>>> Filosofia para corajosos: Pense Com A Própria Cabeça de Luiz Felipe Pondé pela Planeta (2016)
>>> Vida na Cidade de Mônica Jakievicius pela Dcl (1999)
>>> Vidas Passadas, Curas Futuras de Sylvia Browne pela Best Seller (2006)
>>> Imagens Quebradas - Trajetórias e Tempos de Alunos e Mestres de Miguel G. Arroyo pela Vozes (2004)
>>> Entre os Bambus de Edna Bueno pela Global (2008)
>>> Querido Diário Otário - Eu Sou a Princesa Ou o Sapo? de Jim Benton pela Fundamento (2011)
>>> A Inter-ação pela Linguagem de Ingedore Villaça Koch pela Contexto (2010)
>>> O Leão da Noite Estrelada - Coleção Jabuti Aventura de Ricardo Azevedo pela Saraiva (1997)
>>> Pergunte a Deepak Chopra de Deepak Chopra pela Best seller (2016)
>>> A Crianca Em Desenvolvimento de Helen Bee pela Artes medicas (1996)
>>> A Crianca Em Desenvolvimento de Helen Bee pela Artes medicas (1996)
>>> Chiquinha Gonzaga - Coleção Crianças Famosas de Edinha Diniz pela Rosa do Povo (1984)
>>> Acolher o indesejável - Uma vida plena num mundo abatido de Chödrön, Pema pela Gryphus (2019)
>>> Em Busca de mim de Isabel Vieira pela Ftd (1990)
>>> As Faces Visível e Oculta do Alcoolismo de Elizabeth Barbosa de Carvalho de carvalho pela Seda (1999)
>>> Crenças - Caminhos para a Saúde e o Bem-estar de Robert Dilts pela Summus (1993)
>>> Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições de Cipriano Luckesi pela Cortez (2011)
COLUNAS >>> Especial iPad

Sexta-feira, 28/5/2010
Computadores, iPads e colheres de pau
Ana Elisa Ribeiro
+ de 4400 Acessos


LIANA TIMM© (http://timm.art.br/)

"Naquela época, a gente decorava a tabuada e as regras de vígula e aprendia tudo com perfeição. Era muito melhor". É assim que algumas pessoas descrevem o sensacional método de ensino que conhecemos por "decoreba", nos tempos atuais. Note-se o julgamento positivo que se faz da antiga proposta, conforme o relato de uma memória provavelmente misturada a sentimentos em relação ao mundo atual. É impossível lembrar de algo com isenção, ao menos para humanos. A memória é uma espécie de caldeirão de experiências misturadas a um tempero de sentimentos e sensações.

É com algum horror que ouço relatos como o que inicia este texto. Decoreba é a última coisa que alguém quer proliferar na escola da atualidade (ou ao menos em algumas). Há muita coisa para saber, entender, correlacionar e criticar em lugar de apenas decorar. Bem, nada contra saber datas, eventos, poemas ou equações de cor. É bem natural que, de tanto procurar e usar algo, decoremos sua forma. Símbolos, códigos, números, ordens são decoráveis. Mas a compreensão dos eventos (ou episódios ou textos ou problemas) só acontece quando se pode transar operações com a mente, nem sempre só relacionadas à memória.

Uma outra estirpe de pessoas, em geral, jovens, tem a síndrome contrária: tudo o que é novo é mais bacana do que as coisas "velhas". Nem sempre conscientes, creem (porque quase sempre se trata de crença) que um dispositivo B ou C, que se liga à tomada ou que se carrega com baterias, traz vantagens indubitáveis à vida da humanidade. Por exemplo, outro dia um esclarecido palestrante disse que as redações jornalísticas convencionais passavam longe da generosidade e da inteligência coletiva. Achei a afirmação deveras interessante e corajosa, mas matutei mais sobre seus pressupostos. Ao que parece, também se está dizendo que as redações ditas digitais, em que os jornalistas atuam para e sobre plataformas novíssimas e de alta tecnologia, são recheadas de pessoas generosas, que, juntinhas, fazem emergir muito mais inteligência. Bem, não conheço exemplos práticos nem de uma coisa nem de outra, nem uma relação de causa/efeito com tecnologias assim ou assado. Conheço pessoas que se acham mais do que as outras porque têm na mão um carro (em geral uma caminhonete), uma arma ou um iPhone.

O nome disso (ou desse tipo de síndrome) é determinismo tecnológico. Há disso em todos os tempos e em todas as áreas. Padecemos desse negócio atualmente, o que transforma o cenário em algo embaçado atrás de uma espécie de nuvem de fumaça (ou de poeira). As questões são: escrevo melhor porque tenho um computador? Leio melhor porque comprei um iPad? Faço melhor jornalismo porque atuo em uma redação digital ou integrada?

Em geral, não lidamos com certezas e nem com causações. É tudo muito probabilístico e cheio de, no máximo, correlações. Consulte o estatístico mais próximo para ver no que dá. A ideia é que podemos correlacionar coisas, mas apenas mais raramente definir suas causas. Exemplo: o tempo de escolaridade costuma ser uma variável utilizada para medir várias coisas, como habilidade de leitura e mesmo desenvolvimento humano de uma população. Muitos estudos mostram que há, sim, correlações entre a quantidade de anos que alguém ficou na escola e, por exemplo, sua competência para ler (e mesmo para falar uma língua padrão). Nem sempre, no entanto, é possível atribuir a leitura competente de alguém apenas à escola. Há muito mais variáveis envolvidas nisso.

Quem leu o romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, sabe que Fabiano era um personagem chucro, ignorante e que mal conseguia se comunicar. Em dado momento da narrativa, ele demonstra ter raiva dos passarinhos que revoam céu afora. Fabiano atribui a causa da seca aos pássaros, inferindo que toda vez que aqueles animais passam, trazem consigo a desgraça. Ou seja, se matássemos os pássaros, estaria resolvido o problema. Bem, há correlação entre seca e a fuga dos pássaros. Também há causação, já que, de fato, os animais debandam antes que a seca chegue. Funcionariam, então, para o homem, como um sinal, e não exatamente como os culpados. O que ocorre é que os bichos fogem da seca. Fabiano percebe correlação, mas atribui a causa errada ao evento.

Em grande parte dos estudos sobre, por exemplo, tecnologias e educação (especialmente leitura e escrita, sem excluir outros), tenta-se estabelecer correlações e causações a fatos como: crianças e adolescentes que escrevem melhor, que aprendem a redigir, que leem mais, que se tornam bons leitores, etc. e máquinas digitais. Lendo atentamente trabalhos e dados, é muito difícil encontrar, de fato, causações. O fato de se encher a escola de computadores tem relação de causa com uma melhoria bastante rápida da qualidade da leitura desses meninos e meninas? Pode haver correlação? Deve poder. Estabelecer a tecnologia como causa das melhoras são outros quinhentos. Assim como estabelecer pioras extremas à educação de alguém por conta da televisão, da Internet, dos jogos ou de outros aparatos.

Aqui não se implica com a tecnologia. De forma alguma se quer dizer que ela não possa, efetivamente, melhorar algo. Certamente, escrever num editor de texto facilita bem as coisas. Só não sei se escrever bem tem relação de causa com a compra do equipamento. Implica-se com o determinismo tecnológico que subjaz às afirmações de muita gente bacana, que pode ter os olhos tapados e prestar o desserviço de tapar os olhos dos outros. Isso sempre existiu. É o que nos pode tranquilizar. Técnicas e tecnologias sempre se passaram por messiânicas ou aterradoras. Grande parte de nossas discussões atuais é apenas reedição. Muita coisa inédita acontece também, mas nossa fome não depende tanto de a colher ser de pau ou de aço inox.


Ana Elisa Ribeiro
Belo Horizonte, 28/5/2010

Mais Ana Elisa Ribeiro
Mais Acessadas de Ana Elisa Ribeiro em 2010
01. O menino mais bonito do mundo - 29/1/2010
02. Por que a Geração Y vai mal no ENEM? - 30/7/2010
03. Meu querido Magiclick - 12/2/2010
04. Caçar em campo alheio ou como escrever crônicas - 11/6/2010
05. Palavrão também é gente - 26/2/2010


Mais Especial iPad
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Marketing de Eventos
Francisco Paulo de Melo Neto
Sprint
(1999)



Cristianismo Sociedade e Revolução
Paul Eugéne Charbonneau
Herder
(1965)



Determinação da Área Conhecida do Brasil do Norte
Hafkemeyer
Livraria J. Leite



Segredos da Alma
Mônica de Castro
Vida & Consciência
(2006)



Ressonância magnética musculoesquelética
Phoebe A. Kaplan Clyde A. Helms Robert Dussault Mark W. Anderson Nancy M. Major
Guanabara Koogan
(2003)



Espumas flutuantes
Castro Alves
Principis
(2019)



Dicionário e Estudos Bíblicos
Claudemir Pedroso da Silva
Pae
(2009)



Princípios da Pesquisa de Marketing (lacrado)
William Zikmund, Barry Babin
Cengage Learning
(2011)



A America Antes de Colombo
Elizabeth Chesley Baity
Itatiaia
(1963)



Brincando e Aprendendo o Espiritismo - Vol. 2
Vários Autores
Feesp
(2004)





busca | avançada
43364 visitas/dia
1,2 milhão/mês