O fim do teatro | Kátia Gomes | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Pulga na praça
>>> Arquiteto de massas sonoras
>>> Irmãos Amâncio
>>> Cinema e vídeo em Cuiabá (2)
>>> A morte do disco
>>> Era uma casa nada engraçada
>>> Romário
>>> O mau legado de Paulo Francis
>>> Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar
>>> Leituras, leitores e livros – Parte III
Mais Recentes
>>> 1001 Dúvidas De Português de José De Nicola pela Saraiva (2006)
>>> Almanhaque 1955 - Col. Almanaques do Barão de Itararé de Torelly pela Edusp (2005)
>>> Filhos do Édem de Eduardo Spohr pela Verus (2013)
>>> A Cidade E As Serras de Eça De Queirós pela Ática (2011)
>>> Atlas Geográfico. Espaço Mundial de Graça Maria Lemos Ferreira pela Moderna (2013)
>>> Mais Do Que Isso de Patrick Ness pela Novo Conceito (2016)
>>> The Good European: Nietzsche's Work Sites In Word And Image de David Farrell Krell, Donald L. Bates pela University Of Chicago Press (1999)
>>> Arquivologia de Evandro Guedes pela Alfacon (2017)
>>> Cultura e Sociedade Vol. 1 de Herbert Marcuse pela Paz E Terra (1998)
>>> Um Estudo da História de Arnold Toynbee pela Martins Fontes (1987)
>>> Cultura e Sociedade Volume 2 de Herbert Marcuse pela Paz e Terra (1998)
>>> Inferno de Dan Brown pela Arqueiro (2013)
>>> Van Gogh. Obra Completa De Pintura de Ingo F. Walther, Rainer Metzger pela Taschen (2010)
>>> New Moon de Stephenie Meyer pela Atom Books (2006)
>>> France And The Atlantic Revolution Of The Eighteenth Century, 1770-1799 de Jacques Godechot pela Free (1979)
>>> Templários: os cavaleiros de Deus de Edward Burman pela Record (1994)
>>> Box 360 - História - História E Cidadania Volume Único de Alfredo Boulos Júnior pela Ftd (2017)
>>> O Livro Das Virtudes de Willim J. Bennett pela Nova Fronteira (1995)
>>> O Declínio da Cultura Ocidental de Allan Bloom pela Best Seller (1989)
>>> The Servant: A Simple Story About The True Essence Of Leadership de James C. Hunter pela Crown Business (1998)
>>> Kit com 10 livros Charadinhas de Ciranda Cultural pela Ciranda Cultural (2024)
>>> Bel Ami de Guy De Maupassant pela Landmark (2011)
>>> Tá Todo Mundo Mal: O Livro Das Crises de Jout Jout pela Companhia Das Letras (2016)
>>> Brideshead Revisited de Evelyn Waugh pela Penguin Classic (1962)
>>> Prometo Perder de Pedro Chagas Freitas pela Verus (2017)
COLUNAS

Quinta-feira, 20/12/2001
O fim do teatro
Kátia Gomes
+ de 3600 Acessos
+ 2 Comentário(s)

As dificuldades da profissão do ator e de seu universo ficaram um pouco mais nítidas com a série de discussões que sucederam o texto O teatro e o ator hoje. Não quero ser repetitiva, mas gostaria de acrescentar algo a que talvez os atores de plantão não sejam tão simpáticos.

Sou uma apaixonada por teatro, mas acredito que o seu desmerecimento, em constante crescimento nos últimos tempos, se deve também ao mau direcionamento profissional de alguns atores, e agora não estou falando daqueles globais tão execrados!

Eu explico: é óbvio que a profissão não é fácil, como qualquer outra, mas nem por isso se deve protagonizar o papel de vítima. Alguns atores me fazem questionar onde está o idealismo, o amor à arte quando se sujeitam a trabalhos, muitas vezes humilhantes, como propagandas e pegadinhas. É, ganhar dinheiro neste país não é fácil e uma segunda atividade que complemente a renda é sempre bem-vinda... Mas, precisa jogar a reputação fora? Ora, já cansei de ver ótimos atores de teatro em campanhas publicitárias nas quais até contracenam com aqueles galãs já mencionados. Quanto vale tudo isso? É melhor ganhar uns trocados “sentando no gelo” (como diria um amigo ator que não sucumbiu à ditadura da mídia) ao invés de manter sua dignidade e correr atrás do que realmente acredita?

Ou será que estou totalmente equivocada? Comerciais de escova de dente, papel higiênico ou sopinha se tornaram arte? É, acho que sim. Pois, já existe um nicho de profissionais especializados nessa categoria com agência de atores e tudo... Alguns chegam a fazer curso de ator só para poder participar de um teste para comerciais.

Também, quem não vai querer se expor na tevê no horário nobre, não é? Muitos trabalham anos a fio e não conseguem obter a mesma repercussão no teatro. Concluo que fazer teatro é fazer voto de pobreza. Ganha-se mal, patrocínio só implorando, não tem público que preencha a bilheteria... Vamos, então, decretar o fim da categoria!

Posso parecer intransigente com quem não agüenta ficar na fila de espera de um patrocínio enquanto a barriga ronca, afinal, sempre tem um caminho mais curto, mesmo que não seja o melhor... Mas se todos se renderem ao capitalismo o que vai ser do teatro? Acham mesmo, que esses atores mantém sua credibilidade e conseguem captar mais recursos e público para o teatro?

Atores que vivem para fazer e propagar a arte estão ficando cada vez mais escassos e essa minoria que resta leva sim uma vida sacrificada e merece todos os louros. Com recursos próprios a Confraria da Paixão, por exemplo, consegue desenvolver um trabalho simples e belíssimo de teatro de rua. Recentemente, eles apresentaram, no Sesc Consolação, “A Farsa do Rei que Virou Boi”, história de um poeta de cordel que sai pelo mundo à procura de seu boi perdido.

O que falta para grupos assim é mais divulgação e apoio institucional. É em prol de reconhecimento que devem concentrar todo esforço da categoria, mesmo que cada um faça sua parte mas que resulte positivamente para o todo. É preciso pensar de forma coletiva e não individualista que só faz aumentar a discriminação com o profissional de teatro, bem como a desigualdade entre atores de teatro e de tevê.


Kátia Gomes
São Paulo, 20/12/2001

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Feminista? Eu? Claro que sim! de Marta Barcellos
02. No chão em que você pisa com seu salto agulha de Elisa Andrade Buzzo
03. Minha história com Guimarães Rosa de Julio Daio Borges
04. Sobre Parar de Escrever Para Sempre de Andréa Trompczynski
05. De Tambaú ao Rio Sanhauá* de Adriana Baggio


Mais Kátia Gomes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
20/12/2001
22h45min
Adorei a materia , a jornalista expressa muito bem a realidade do teatro e dos atores no pais... Muito bom...espero ler mais materias dela
[Leia outros Comentários de Carlos Eduardo Peres]
21/12/2001
16h43min
Pois é, acho que faltou lembrar um aspecto muito importante: o que é realmente a profissão de ator? Será que os exemplos que levaram a jornalista a escrever esse texto não foram baseados em comportamento de modelos que "da noite para o dia" auto-denominam-se atores e aparecem protagonizando novelas na TV, ou mesmo peças de teatro dirigidas por profissionais (outrora considerados sérios no ramo) que assim garantem a bilheteria? É óbvio que não citarei nomes, no entanto, aqueles que acompanham nosso repertório de espetáculos, certamente perceberão a que situações me refiro. Existem universidades sérias que preparam excelentes profissionais, existm cursos específicos para atores, consagrados pelos talentos que produziram. Será que são atores com essa formação os que se enquadram nos exemplos citados pela jornalista? Será que situação semelhante não vai ocorrer com a imprensa ao não ser exigida formação específica para exercer a profissão? Cara Kátia, seus futuros colegas, no afã de conseguir um emprego, não vão levar a profissão de jornalista a uma situação similar? Na minha opinião, é o que falta: todos os profissionais devem ter o preparo adequado para o exercício da profissão que escolheram, caso contrário, não haverá o sentimento de classe ou orgulho de pertencer a um determinado segmento profissional, passando, como você mesma coloca, a aceitar qualquer atividade para conseguir sobreviver. Aliás, não só sobreviver, mas sobretudo, aparecer sob não importa que luzes ou refletores. Felizmente, ainda há neste país Atores e Atrizes (a maiúscula foi proposital) que mantém acesa a chama encantada das artes cênicas!
[Leia outros Comentários de Lucia P. da Silva]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Mulheres Cheias de Graça
Fábio de Melo
Ediouro
(2009)



Uiramirim Contra os Demônios da Floresta; 4 Edicao
Antonio Carlos Olivieri
Atual
(1991)



Moderna Plus Matemática 1 - Paiva - Parte III
Manoel Paiva
Moderna



Venise
Cartoville
L'essentiel en un clin d'oeil



O I Ching do Amor
Guy Damian-Knight
Record



A Caixa Magica de Luiz
Rozeli Viana
Prazer de Ler



Leis Penais Especiais Anotadas
José Geraldo da Silva e Wilson Lavorenti
Millennium
(2008)



A Donzela Cristã no Seu Ornato de Virtudes
Pe. Matias de Bremscheid
Paulinas
(1945)



Iniciação Violonística
M. São Marcos
Irmãos Vitale



A Casa Negra
Stephen King e Peter Straub
Suma De Letras
(2013)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês