O céu tornou-se legível | Carla Ceres | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
>>> Eduardo Freire lança livro e promove imersão em Project Thinking na Bett Brasil 2025
>>> Renan Inquérito celebra 10 anos do álbum “Corpo e Alma” de forma gratuita em SP
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Era uma casa nada engraçada
>>> Romário
>>> O mau legado de Paulo Francis
>>> Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar
>>> Leituras, leitores e livros – Parte III
>>> Ceravolo e a velha internet
>>> Felicidade: reflexões de Eduardo Giannetti
>>> Promoarte 2001
>>> A Promessa de Nicholson e o bem-acabado Desmundo
>>> Apresentação autobiográfica muito solene
Mais Recentes
>>> A Esposa Silenciosa de Karin Slaughter pela Harper Collins (2020)
>>> Dominador de Tess Gerritsen pela Record (2013)
>>> O Predador de Tess Gerritsen pela Record (2015)
>>> Reliquias de Tess Gerritsen pela Record (2012)
>>> Desaparecidas de Tess Gerritsen pela Record (2011)
>>> Corrente Sanguinea de Tess Gerritsen pela Record (2011)
>>> A Ultima Vitima de Tess Gerritsen pela Record (2015)
>>> Gelido de Tess Gerritsen pela Record (2013)
>>> Garota Silenciosa de Tess Gerritsen pela Record (2014)
>>> Ciladas Da Diferença de Antonio Flavio De Oliveira Pierucci pela Editora 34 (2000)
>>> Vida Assistida de Tess Gerritsen pela Record (2012)
>>> New Left Review 215: Carnivores and Capitalists de by on Christopher Lasch; others Fred Inglis, Alexander Cockburn, on A Short History of Meat, Goran Therborn, on 20th c. Marxism, Jim McGuigan, on Raymond Williams, Aidan Rankin pela New Left Review (1996)
>>> Latin America: Economy And Society Since 1930 (cambridge History Of Latin America) de Leslie Bethell pela Cambridge University Press (1998)
>>> O Homem Desenraizado de Tzvetan Todorov pela Record (1999)
>>> Da independencia de Portugal à origem das sesmarias e terras devolutas de Orlando Rodrigues Pereira e Irlan Celestino Pereira pela JM Grafica e Editora (2018)
>>> Matemática Aplicada À Economia E Administração de L. Leithold pela Harbra (2001)
>>> Bwoufallo Bill ? - Vol. 24 de Roba pela Dargaud Benelux (1995)
>>> Um Estudo Em Vermelho - Edição Definitiva - Comentada e Ilustrada de Arthur Conan Doyle pela Zahar (2009)
>>> Levante-se o Véu! - Reflexões Sobre o Exercício da Justiça Em Portugal de Álvaro L. Lúcio; José A. Barreiros; José Braz pela Oficina do Livro (2011)
>>> Você, Eu e os Robôs - Pequeno Manual do Mundo Digital de Martha Gabriel pela Atlas (2018)
>>> O Que Aconteceu Com Annie de C. J. Tudor pela Intrinseca (2019)
>>> Catalogo da Cidade do Salvador 1949 de S/a pela G. Rigaud - A. Cedro (1949)
>>> Harry Potter E O Cálice De Fogo de J. K. Rowling pela Rocco (2001)
>>> Livio Xavier: Politica e Cultura: um Breve Ensaio Biografico de Alexandre Barbalho pela A casa (2003)
>>> O Retrato De Dorian Gray de Oscar Wilde pela Civilização Brasileira (2022)
COLUNAS

Quinta-feira, 3/5/2012
O céu tornou-se legível
Carla Ceres
+ de 5100 Acessos

Outro dia, num bate-papo entre escritores e leitores, alguém perguntou quais foram os livros que alteraram nossas visões de mundo. Enquanto eu pensava no assunto, as pessoas disparavam títulos em profusão.

Antes que nos afogássemos em menções a clássicos e best-sellers de suposto valor revolucionário, um outro alguém sugeriu limitarmos a lista a apenas dez livros por pessoa. Todos acharam pouco, mas aceitaram. Só eu protestei. Dez livros eram demais. Minha visão de mundo não vive mudando a cada ano bissexto. Autoajuda não me proporciona epifanias múltiplas. Nem na infância, quando a pouca leitura favorece o encantamento, fui presa fácil de livros transformadores. Além do mais, a vida tem outras formas de mudar nossos conceitos. Experiências traumáticas, viagens e até novas tecnologias costumam exercer maior influência do que uma única obra literária.

Minha abordagem do contra estava prestes a levar a conversa para um terreno árido, por onde poucos conseguiriam caminhar. Num debate informal como aquele, não valia a pena discutir Weltanschauung, cosmovisão, visão de mundo, ou o que quer que fosse, pois, quando alguns colegas disseram que gostavam de filosofia, estavam se referindo a misticismo consumista.

Resolvi sair pela tangente, apelando para a literalidade, e admitir que, recentemente, houvera, sim, um livro capaz de mudar minha visão de mundo. Um livro tão importante para minhas atividades radicais que eu o trazia sempre no porta-mapas do carro. Era o Guia do Observador de Nuvens, de Gavin Pretor-Pinney.

Tive que ir buscar o livro no carro, porque não acreditaram em sua existência. Foi um grande sucesso. Adultos também gostam de textos com figuras, mesmo quando a maioria está em preto e branco.

Literatos passam a vida tentando capturar um ideal de beleza fugidio, que, muitas vezes, só eles conseguem entrever. Poetas, em especial, costumam viver nas nuvens. Talvez com essas ideias em mente, Gavin Pretor-Pinney tenha escolhido um festival literário na Cornualha para lançar sua The Cloud Appreciation Society, entidade fundada em 2004, que atualmente reúne quase trinta mil associados do mundo todo.

O ponto de encontro virtual desses observadores de nuvens é um site com o qual podem contribuir enviando suas fotos de nuvens. Além de imagens belíssimas, o site apresenta notícias, fórum, guia de referência para colecionadores de nuvens, música de nuvens (sim, isso existe) e até uma loja onde se pode comprar, entre outras coisas, a versão em inglês do Guia do Observador de Nuvens.

Pretor-Pinney escreveu o guia porque os associados pediam indicações de obras acessíveis ao público em geral, que os ajudassem a reconhecer os tipos de nuvens. Os manuais disponíveis no mercado destinavam-se a meteorologistas. Havia também luxuosos livros de fotos coloridas, que pouco explicavam sobre as nuvens e seus fenômenos ópticos.

O Guia do Observador de Nuvens destina-se ao leitor comum - até àquele que nunca se interessou em olhar para o céu - porque vai além de classificar e mostrar fotos dos dez tipos mais comuns de nuvens. Com muito bom humor, passeia pelas esferas da arte e da mitologia universais. Onde mais eu descobriria que os elefantes albinos são cultuados por seu parentesco ancestral com as nuvens Cumulus?

"Os mitos da criação na tradição sânscrita descrevem como os elefantes gerados no início dos tempos eram brancos, tinham asas para voar, podiam mudar suas formas à vontade e detinham o poder de trazer a chuva."

O livro não me transformou em meteorologista amadora, mas ensinou como prever algumas sequências de nuvens e as variações climáticas ligadas a elas. Entendi que nossos avós tinham razão ao prever chuvas com base nas trilhas de condensação que os aviões a jato deixam no céu. Agora não dependo mais de instrutores para me dizer se o dia continuará bom para voar de paraglider ou treinar manobras de paraquedismo num túnel de vento. Basta olhar para cima. O céu tornou-se legível.

O guia foi uma cartilha que mudou meu jeito de ver a metade superior do mundo. Agora também quero ir para a Austrália, pegar um planador e "surfar" a Glória da Manhã, uma rara "nuvem de rolo" que aparece por lá, anualmente, mas já foi vista visitando o Brasil. A maneira de ouvir o mundo também mudou, pois fui apresentada à Harpa de Nuvens, "um instrumento que cria música a partir do formato das nuvens que pairam acima dele".

O capítulo sobre a Glória da Manhã, por emocionante que seja, parece tranquilo diante da aventura do piloto William Rankin, o único ser humano a descer de paraquedas por dentro de uma nuvem de tempestade cheia de raios, rajadas de vento e granizo. Esse tipo de experiência, sim, muda a visão de mundo de qualquer um.

Nota do Editor
Carla Ceres mantém o blog Algo além dos Livros. http://carlaceres.blogspot.com/


Carla Ceres
Piracicaba, 3/5/2012

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Cabelo, cabeleira de Luís Fernando Amâncio
02. Fazendo a coisa certa de Fabio Gomes
03. O que queremos do Natal? de Daniel Bushatsky
04. Como se vive uma vida vazia? de Roberta Resende
05. Recortes de carnaval de Rafael Lima


Mais Carla Ceres
Mais Acessadas de Carla Ceres em 2012
01. Na calada do texto, Bentinho amava Escobar - 8/11/2012
02. Memórias de ex-professoras - 8/3/2012
03. Liberdade de crença e descrença - 4/10/2012
04. O céu tornou-se legível - 3/5/2012
05. Rememórias e túmulos multimídia - 30/8/2012


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Diários da Presidência Volume 1 1995 - 1996
Fernando Henrique Cardoso
Companhia das Letras
(2015)



The Naked and the Veiled
Yorick Blumenfeld
Thames & Hudson
(1999)



Monetary Policies and Inflation Trgeting In
Luiz de Mello
Oecd
(2008)



Leibniz em 90 minutos
Paul Strathern
Jorge zahar
(2002)



Viver Com Elegância Não é Difícil
Maria Inês Pierin Borges da Silveira
Instituto Borges da Silveira
(2009)



Mutações em educação segundo Mc Luhan
Mc Luhan
Cosmovisão
(1972)



O Brasil na Ponta da Língua
Gilberto Dimenstein e Pasquale Cipro Neto
Atica
(2002)



A Voz do Violino
Andrea Camilleri
Record
(2008)



Depois de Você
Jojo Moyes
Intrínseca



Cidades Mortas
Monteiro Lobato
Globo
(2010)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês