| Mais Recentes >>> Alice No Pais Da Mentira de Pedro Bandeira pela Atica (2005) >>> Vamos Brincar De Roda de Palavra Cantada pela Caramelo (2009) >>> Navegando Com O Sucesso de Vilfredo Schürmann pela Sextante (2009) >>> O Mercador De Veneza de William Shakespeare pela Lacerda (1999) >>> A Culpa E Das Estrelas - Capa do Filme de John Green pela Intrinseca (2014) >>> Crônicas De Um País Bem Grande de Bill Bryson pela Companhia Das Letras (2001) >>> O Pensamento Vivo de Maquiavel de Conde Carlo Sforza pela Livraria Martins (1975) >>> Cultura, Substantivo Plural - Ciência Política, História, Filosofia, Antropologia, Artes, Literatura de Luiz Costa Lima pela 34 (1996) >>> Crescendo - Hush, Hush - Vol. 2 de Becca Fitzpatrick pela Intrinseca (2011) >>> Cuba - Guia Visual Folha De São Paulo de Folha De São Paulo pela Publifolha (2010) >>> Cruz das Almas de Donald Pierson pela Jose Olympio (1966) >>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017) >>> Elon Musk de Ashlee Vance pela Intrinseca (2015) >>> A Volta ao Mundo em 80 dias de Júlio Verne de Dauvillier - Soleilhac - Jouvray pela Salamandra (2012) >>> Pinóquio de Winshluss pela Globo (2012) >>> Noites Do Sertão de João Guimarães Rosa pela Nova Fronteira (2016) >>> Literatura Portuguesa (Ensino médio) de William Cereja, thereza Cochar pela Atual (2009) >>> Trabalhando Com A Inteligência Emocional de Daniel Goleman pela Objetiva (2001) >>> Coleção com 3 livros: Pai Rico Pai Pobre + O Negócio Do Século XXI + Os Segredos Da Mente Milionária de Robert Toru Kiyosaki, T. Harv Eker pela Campus Elsevier, Sextante >>> Reconstruindo Lênin. Uma Biografia Intelectual de Tamás Krausz pela Boitempo (2017) >>> A Sociedade Punitiva de Michel Foucault pela Folha de S. Paulo (2021) >>> Cafe Da Manha Dos Campeões de Kurt Vonnegut pela Intrínseca (2019) >>> Ladinos E Crioulos de Edison Carneiro pela Folha de São Paulo (2021) >>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017) >>> A Razão Africana - Breve História Do Pensamento Africano Contemporâneo de Muryatan S. Barbosa pela Todavia (2020)
|
|
COLUNAS
Segunda-feira,
5/11/2012
Conselho ou Informação
Daniel Bushatsky
+ de 3300 Acessos
Desde pequenos todos que nos cercam e nos dão carinho gostam de transmitir suas opiniões sobre as nossas vidas e o caminho que elas devem seguir. Estão passando os seus pontos de vista. Alguns com maus conselhos (não propositais, espera-se), outros com muito bons. Eu mesmo tenho um tio com ótimos conselhos, sempre dados com muito entusiasmo! Quem não tem?
Um dos momentos críticos de nosso crescimento, que mais nos "enchem" de informações e de conselhos, é quando vamos escolher uma profissão. Muitos adolescentes, inclusive, vão ao psicólogo vocacional. Fazem testes, estudam as mais diversas profissões e tentam chegar a uma conclusão de qual seria a melhor carreira a se seguir. No consultório foram dados conselhos ou passadas informações?
Outro bom exemplo é nesta época de votação, quando é muito comum, nos mais diversos locais, as pessoas conversarem sobre quem e o porquê de se votar em fulano ou em sicrano. Cada pessoa tem uma idéia de política e do dever do político, às vezes, é verdade, sem nenhum fundamento. Mas todos gostam de dar sua opinião.
Não podemos esquecer que muito antes dos psicólogos vocacionais e, lógico, das eleições, temos nossos pais. Quantos conselhos eles nos dão, não?
Conselho e informações são inerentes ao nosso crescimento. Toda hora estamos expostos a muita informação e muitos conselhos. A dúvida é: será que são verdadeiros?
Qual é a diferença entre o dever de se informar e o dever de dar um conselho? Você já parou para pensar?
Sinde Monteiro, professor português de direito, ensina que dar um conselho "significa dar a conhecer a uma pessoa o que, na sua situação, se considera melhor ou mais vantajoso e o próprio faria se estivesse no seu lugar".
Por outro lado, se informar é o que qualquer homem médio deve fazer antes de tomar uma decisão: ter exposição de determinados fatos para conseguir decidir com maior cuidado.
Questões interessantes decorrem disto: quando lemos um jornal, não podemos esquecer que segue uma linha editorial, ou mesmo na leitura de um artigo aqui no Digestivo Cultural, estamos nos informando ou recebendo um conselho? Se determinando articulista econômico, diz que o melhor é investir na poupança e depois você descobre que ele não investe, está traindo nossa confiança?
Ou seja, vale o provérbio popular: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço?!
A verdade é que a informação é relativa. Temos inúmeras fontes de informação e precisamos fazer um crivo para saber a veracidade e confiabilidade delas. Já o conselho, que não deixa de ser relativo, se honesto, visa o nosso bem.
Em comum, informação e conselho, em maior e menor grau, possuem uma semelhança: precisamos ter confiança para seguirmos!
Muitas vezes estamos navegando em águas misteriosas, como Jack Sparrow, em Piratas do Caribe, o melhor mesmo é se informar. E, mesmo depois de se informar, tome conselhos de marinheiros mais experientes.
Assim, quer um conselho? Se informe! Mas só decida após ouvir muitos conselhos!
Daniel Bushatsky
São Paulo,
5/11/2012
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Pulp Fiction e seus traços em Cocaine Bear de Elisa Andrade Buzzo
02.
Doutor Eugênio (1949-2020) de Julio Daio Borges
03.
A busca de Marta Barcellos
04.
Questão de gosto ou de educação? de Débora Carvalho
05.
Internet - sociedade = direito? de Vicente Escudero
Mais Acessadas de Daniel Bushatsky
em 2012
01.
Privacidade - 9/7/2012
02.
Tebow é Fé - 30/1/2012
03.
Corrupção ou esperança - 30/4/2012
04.
Um outro mundo - 20/8/2012
05.
Parque de Diversão Brasil - 19/3/2012
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|