Analisando Sara: Pós-hardcore atmosférico | Duanne Ribeiro | Digestivo Cultural

busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Documentário 'O Sal da Lagoa' estreia no Prime Box Brazil
>>> Mundo Suassuna viaja pelo sertão encantado do grande escritor brasileiro
>>> PEGADAS DA GÁVEA VAI MOVIMENTAR O BAIRRO DE 26 A 28 DE ABRIL
>>> Ole! Feira Flamenca completa 15 anos com programação especial em SP
>>> Desenhos de Bruno de Abreu sugerem memórias sem linearidade narrativa
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Sangue, Carne e Fritas
>>> Entrevista com Leandro Carvalho
>>> O conto como labirinto em Milton Hatoum
>>> Somos diferentes. E daí?
>>> Free: o futuro dos preços é ser grátis
>>> Bonecas Russas especial
>>> Os Melhores Trailers do Cinema
>>> Tempo vida poesia 1/5
>>> Fractais Sertanejos
>>> O Conselheiro também come (e bebe)
Mais Recentes
>>> Historias da Biblia 4 Volumes de Abril Cultural pela Abril Cultural (1971)
>>> Espresso Corso di Italiano 1 - Libro dello studente ed esercizi de Luciana Ziglio - Giovanna Rizzo pela Alma Edizioni (2001)
>>> Espresso Corso di Italiano 2 - Libro dello studente ed esercizi de Maria Bali - Giovanna Rizzo pela Alma Edizioni (2002)
>>> Obreiros da Vida Eterna de Francisco Cândido Xavier pela Feb
>>> A guerra revolucionaria comunista de Francisco Ruas Santos pela Record (1964)
>>> Italiano Passo a Passo de Charles Berlitz pela Martins Fontes
>>> Caminhos e descaminhos de Carlos Panni pela Pallot (2007)
>>> Anais das terças transdisciplinares de Uerj pela Uerj (2001)
>>> Eu Nao Consigo Emagrecer de Dr Pierre Dukan pela Best Seller (2012)
>>> Dicionario Oxford Escolar: Para Estudiantes Brasileiros De Ingles de Jackie Holderness pela Oxford University Press (2004)
>>> Espantalho E Seu Criado de Philip Pullman pela Objetiva (2009)
>>> Cem Anos De Psicoterapia... E O Mundo Está Cada Vez de James Hillman, Michael Ventura pela Summus (1992)
>>> Antes De Dormir de S J Watson pela Record (2012)
>>> La Lingua Italiana - corso pratico de Pietra satefani pela Francisco Alves (1990)
>>> Dimensões psicanálise Brasil São Paulo de Sbp pela Sbp (2012)
>>> Os Guinle de Clovis Bulcao pela Intrinseca (2015)
>>> Livro Estratégia Do Golfinho A - CULTRIX - DUDLEY LYNCH/PAUL L. KORDIS de Dudley Lynch / Paul L. Kordis pela Cultrix (1998)
>>> Não Deixe Para Depois O Que Você Pode Fazer Agora de Clovis Bulcão pela Intrinseca (2015)
>>> Lezioni di Lingua Italiana de Pietra G. Stefani - Lívia Camerini pela Francisco Alves (1985)
>>> O Rouxinol de Kristin Hannah pela Arqueiro (2015)
>>> O Homem Estranho da Casa ao Lado de Sandra Pina pela Melhoramentos (2013)
>>> Disturbios psicossomaticos da criança o corpo que chora de Haim Grunspun pela Atheneu (1988)
>>> A relíquia de Eça de Queiros pela O Globo (1997)
>>> Ataque e contra ataque no xadrez de Fred Reinfeld pela Ibrasa (1980)
>>> Elementos de psicologia de David Krech Richard Crutchfield pela Pioneira de ciencias sociais (1974)
COLUNAS

Terça-feira, 27/11/2012
Analisando Sara: Pós-hardcore atmosférico
Duanne Ribeiro
+ de 4400 Acessos

O vocalista da Analisando Sara, banda de pós-hardcore de Santos, litoral de São Paulo, como que range os dentes quando sente a música. Não se veem os olhos sob o boné, ainda mais com a pouca luz do bar, mas se enxerga o branco cerrado na boca, a cabeça sacudida como que em um espasmo. Tensão contida? Liberada com o vocal que explode sobre ritmo e melodia em devaneios próprios.

Às vezes ele só aguarda, força o eixo do corpo para um lado, cobre o rosto com as mãos, acompanha a melodia com quase uma dança. A banda atrás está imersa no riff e na batida. A sonoridade instrumental me lembra Circa Survive, Alexisonfire (sem a fúria), Envydust. Mas não é exatamente nada disso; se nos primeiros EPs as influências eram mais claras e o gênero mais marcado, 6567826968738469, o mais recente, (o segredo da sequência de números, só no encarte do álbum) traz uma identidade mais bem definida e original.

A banda venceu o Rock Show 2012 na categoria Som Original. O EP anterior a esse, Repetição Imediata: Co-Evolução e Consequência, foi premiado pelo Zona Punk como melhor demo nacional de 2010. Está já em gravação o próximo, que deve aparecer em 2013. A formação atual reúne os guitarristas Daniela Gumiero e Diego 'Munk' Oliveira, o baixista Henrique Santana, o baterista Bruno 'Skero' Martins e o vocalista Gilberto Junior - único desde o início do grupo. Mesmo no cenário alternativo esse tipo de som é raro no Brasil; a tendência é que se aperfeiçoe.

Assisti ao show no Cerveja Azul, na Mooca; show pequeno, a banda teve maiores, como no Hangar 110, ou em espaços mais importantes, como a Virada Cultural. Além do gestual, o que se destaca em Gilberto é sua postura de líder no palco - tanto para vender camisetas e álbuns quanto para defender uma ideia positiva da vida, o que a banda constrói como sua marca. Há entrega, convicção e projeto, visíveis não só em tudo que citei, como na presença online e nos bastidores.

É por isso que escrevo a resenha do EP, que segue abaixo. Não só por isso: eu sou amigo de Gilberto faz bastante tempo (naturalmente, por esse motivo você pode desconfiar de qualquer entusiasmo meu). Já toquei com ele há uns dez anos, em várias ocasiões. Numa delas, a música era Pregos, Cruzes e um Saco de Moedas, do Dance of Days. Eu fiz humildemente o vocal limpo, Gilberto subiu no palco e fez os screams. As caixas vibraram com a potência, de um tal modo que (acho) parei e olhei impressionado por um instante.

6567826968738469
Gilberto não berra mais; especializou-se em outro estilo. Usa preferencialmente timbres agudos, forçando melodicamente todas as frases. Os finais de palavra se alongam e quase sempre se estendem e se ligam, formam uma linha contínua de variação sonora. Pode soar maneirista e dramático, e até onde vejo afasta alguns ouvintes - mas é uma camada que se destaca e integra o conjunto com força.

São características de voz análogas a de um vocalista como Nenê Altro (foi essa a minha primeira impressão, negativa, de Se Essas Paredes Falassem), embora aqui tenhamos um vocal mais limpo, mais encorpado. Segue o faixa-a-faixa:

A Última de Vogal se constrói pela sobreposição de sonoridades. Abrem a música a melodia do vocal feminino e o dedilhado da guitarra base. Ambiente feito, entra a guitarra solo, em tom mais agudo, acrescenta mais uma linha melódica. O vocal principal rasga esse ambiente, variando mais os tons sobre a batida simples, mas quebrada, da bateria. Quando a guitarra solo muda seu riff, não volta a repetir as sequências iniciais; soma-se ao conjunto outro vocal, gritado - "quantas noites perdemos para salvar o futuro, para que os sonhos de vida não se percam no escuro?". Tudo se acumula, cada instrumento na sua forma própria. Intenso, algo triste, repetição insistente que só cessa com o grito "temos que lutar!".

Minha preferida, Perimetral, tem várias seções, com mudanças de dinâmica e da função de cada instrumento. O início, com poucas notas nas guitarras que ecoam, mais lento, segue por uns vinte segundos; um golpe no prato de condução deixa soar o metal enquanto sobram vocal (caindo de intensidade e tom) e guitarra (no som estéreo, em um ouvido só) com um riff nas cordas mais graves - e explode um riff mais agudo na outra guitarra (e em outro ouvido). As duas alternam essas linhas uma única vez, até que a bateria desacelere - um segundo ápice. Uma das guitarras passa a ser só solo, abusando da velocidade da palhetada. Outra vez, a música baixa sua velocidade, para dar lugar a uma seção com um novo riff e uma batida mais estacada, com o bumbo atacado múltiplas vezes. Até o fim, guitarra e vocal exploram sua potência, pra "fazer valer cada gota de suor", como diz a letra.

Permita-se é a base mais "simples" do EP, tanto a primeira base de estrofe como a parte final lembram recursos comuns de bandas de pós-hardcore. 140' (feita por Rafael Carvalho, que ajudou a produzir o EP) é a faixa que mais se afasta do estilo do conjunto: batida eletrônica, efeitos sonoros típicos do ambient music, algumas colagens de áudio. Uma delas diz: "Não podemos ter medo de sonhar grande". É um interlúdio que se segue ao verso "é difícil dizer o que é sonho, é difícil dizer o que é real" de Permita-se - de tal maneira que essas duas músicas parecem conectadas. No encerramento de Cygnus... Vismund Cygnus, do Mars Volta, há uma seção assim, embora mais ruidosa e sombria.

Keka Rarecandy feat. Sasha Robot foi a primeira música de trabalho do EP. Possui um andamento mais lento que Perimetral, mas sua estrutura com várias seções é parecida. É talvez a música em que o vocal ganhe mais destaque; os riffs não são tão presentes e tão variados, há mais acordes com batidas mais simples. A voz no entanto explora bastante a dinâmica, com quedas de tom num verso a que segue uma linha em tom bem mais alto, ou que mudam todo ambiente da canção, como por volta do fim do primeiro minuto (lá em Perimetral, num momento, Gilberto varia também rápido, mas para um tom agudo). Keka Rarecandy é também a em que a repetição do refrão é marcante, o que explica possivelmente porque se tornou a música do clipe, a de divulgação inicial.

Em todas uma atmosfera particular, repleta de melodia. Baixe e ouça.


Duanne Ribeiro
São Paulo, 27/11/2012

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Uma caixa grande demais de Marcos Visnadi


Mais Duanne Ribeiro
Mais Acessadas de Duanne Ribeiro em 2012
01. Diário de Rato, Chocolate em Pó e Cal Virgem - 2/10/2012
02. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge - 14/8/2012
03. Corpo é matéria, corpo é sociedade, corpo é ideia - 4/9/2012
04. Èpa Bàbá Oxalá! na Nota de Real - 3/4/2012
05. Cinco Sugestões a Autores de Ficção Científica - 7/2/2012


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




As Falacoes De Flavio
Rogério Trentini
Companhia Das Letrinhas
(2013)



Cidades Fascinantes
Ian Fleming
BestSeller
(1965)



Saúde Mental da Criança e do Adolescente
Vários autores
Manole



Chega De Falar De Mim
Jancee Dunn
Panda Books
(2007)



Livro Literatura Brasileira O Canto da Sereia
Nelson Motta
Objetiva
(2002)



Princesa da Escuridão 5 parte 1
Tea Stilton
Fundamento
(2015)



Explicando Astronáutica
Ronaldo Rogério de Freitas Mourão
Ediouro



Livro Poesia El Jinete de Bronce
Alexandr Pushkin
Hipérion
(2001)



Rei Davi 561
Rei Davi
Thomas Nelson Brasil
(2016)



Assim Falou Zaratustra
Nietszcre
Martin Claret





busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês