As feéricas colagens de G.Comini | Eugenia Zerbini | Digestivo Cultural

busca | avançada
47486 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Comédia sobre barulho estreia em meio a reação de SP à poluição sonora
>>> Festival da Linguiça de Bragança celebra mais de 110 anos de seu principal produto, em setembro
>>> Rolê Cultural do CCBB celebra o Dia do Patrimônio com visitas mediadas sobre memória e cultura
>>> Transformação, propósito, fé e inteligência emocional
>>> Festival de Inverno de Bonito(MS), de 20 a 24 de agosto, completa 24 anos de festa!
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Ozzy Osbourne (1948-2025)
>>> Chegou a hora de pensar no pós-redes sociais
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Into the Void by Dirty Women
>>> André Marsiglia explica a Magnitsky
>>> Felca sobre 'adultização'
>>> Ted Chiang sobre LLMs e veganismo
>>> Glenn Greenwald sobre as sanções em curso
>>> Waack: Moraes abandona prudência
>>> Jakurski e Stuhlberger na XP (2025)
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
Últimos Posts
>>> Jazz: música, política e liberdade
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Charges e bastidores do Roda Viva
>>> A biblioteca de Rodrigo Gurgel
>>> O belo e o escalafobético
>>> Defesa dos Rótulos
>>> Da decepção diante do escritor
>>> Tapa na pantera e a casa do lago
>>> A Garota de Rosa-Shocking
>>> Ofício da Palavra (BH)
>>> Nerd oriented news
>>> Para você estar passando adiante
Mais Recentes
>>> Medida, Normalização E Qualidade: Aspectos Da História Da Metrologia No Brasil de José Luciano De Mattos Dias pela Instituto Nacional De Metrologia, Normalizac§aƒo E Qualidade Industrial (1998)
>>> Os Pilares Da Terra - Edição Especial - Vol. Único de Ken Follett pela Rocco (2012)
>>> O Dia Em Que Meu Predio Deu No Pe de Estevao Azevedo pela Companhia Das Letrinhas (2021)
>>> No Tempo Em Que A Televisão Mandava No Carlinhos..(com encarte) de Ruth Rocha - Mariana Massarani pela Salamandra (2022)
>>> Livro Macroeconomia de N. Gregory Mankiw, traduzido por A. B. Pinheiro de Lemos pela Ltc (2004)
>>> Uma Simples Ideia de Stephen Key pela Cultrix (2012)
>>> Livro Cadernos Paulistas História e Personagens de Organizado por Zélio Alves Pinto pela Senac São Paulo, Imprensa SP Oficial (2002)
>>> Livro Meu Filho, Meu Tesouro Como Criar Seus Filhos Com Bom Senso e Carinho de Dr. Benjamin Spock, traduzido por Valerie Rumjanek, ilustrado por Dorothea Fox pela Record (1998)
>>> A Recolonização Do Brasil Pelas Cortes: História De Uma Invenção Historiográfica de Antonio Penalves Rocha pela Editora Unesp (2009)
>>> Livro A Practical Approach To Obstetric Anesthesia de Brenda Bucklin, Curtis Baysinger, David Gambling pela Wolters Kluwer (2016)
>>> Livro Econometria Básica de Damodar N. Gujarati, Ernesto Yoshida pela Makron Books, Pearson Education (2000)
>>> Solomon Kane: A Saga Completa de Robert E. Howard pela Generale (2015)
>>> Box Trilogia Cinquenta Tons De Cinza, Cinquenta Tons Mais Escuros, Cinquenta Tons De Liberdade de E. L. James pela Intrínseca (2012)
>>> The World's Great Architecture From Pyramids To Modern Times de Patrick Nuttgens pela Bookthrift Co (1981)
>>> Violetas na Janela de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho e Patrícia pela Petit (2003)
>>> Livro As Brumas de Avalon Livro 2 A Grande Rainha de Marion Zimmer Bradley pela Imago (1989)
>>> Pequeno Manual De Monstros Caseiros (13º reimpressão) de Stanislav Marijanovic pela Companhia Das Letrinhas (2016)
>>> A Alma Perdida de Olga Tokarczuk pela Todavia (2020)
>>> Sinfonia Do Zodíaco de Torkom Saraydarian pela Pensamento (1997)
>>> A Dance With Dragons de George R. R. mARTINS pela Bantam
>>> Odd E Os Gigantes De Gelo de Neil Gaiman pela Rocco (2011)
>>> Psicanálise e Medicina - Teoria e Casos Clínicos de Pierre Benoit pela Jorge Zahar (1989)
>>> Livro Fahrenheit 451 de Ray Bradbury pela Biblioteca Azul (2012)
>>> Creepy: Contos Clássicos De Terror - Vol 1 de Vários autores pela Devir Livraria (2012)
>>> Práticas Para A Busca Espiritual (The Books Of Paul Brunton - Vol. 3) de Paul Brunton pela Pensamento (2001)
COLUNAS

Quinta-feira, 5/12/2013
As feéricas colagens de G.Comini
Eugenia Zerbini
+ de 4200 Acessos

Sob o título In between, G. Comini (1955- ) expõe pela primeira vez suas colagens. A mostra reúne trabalhos do artista, executados durante o período de 14 anos. Os originais de pequenos tamanhos foram ampliados sob a forma de prints de grandes dimensões, dos quais foram feitas tiragens numeradas. São essas gravuras portentosas que chamam atenção, uma vez que visíveis desde entrada do hall do Hotel Renaissance (SP), local que acolhe a exposição, em cartaz até o início do próximo ano.

Discutir se colagens são arte é uma questão ultrapassada. As técnicas relacionadas à colagem (ou collage, do francês coller) são contemporâneas à própria invenção do papel na China, por volta do século 2 AC. A Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais, contudo, define a colagem como uma técnica que começou a ser utilizada pelos artistas no início do século XX, em associação com o modernismo (nesse mesmo sentido, os glossários on line mantidos tanto pela Tate Gallery como pelo Museu Guggenheim). Além do ato de colar algo a alguma coisa, deve existir a sobreposição de perspectivas e de sentidos.

Penas podem formar a plumagem, mas não será a cola que fará a colagem, citando o artista plástico e poeta surrealista Max Ernest(1891-1976). Ignorando, assim, os experimentos anteriores dessa técnica (como as maravilhosas flores de Mary Delany (1700-1788), grande dama inglesa do século XVIII, realizadas em papel, pétalas e folhas desidratadas e aquarela, além das ilustrações , feitas para seus próprios contos, do escritor Hans Christian Andersen (1805-1875), no século XIX, a base de desenhos e recortes) George Braque (1882-1963) foi o pioneiro na área. Ao colar sobre seus desenhos pedaços de madeira e jornal, em 1912, teria rompido o espaço do suporte da obra, a ele adicionando elementos exteriores de toda sorte (tangíveis, como a madeira, e intangíveis, como as informações de um jornal). Foi seguido por Pablo Picasso (1881-1973), que partiu para a aplicação dessa técnica em tela. Desse modo, cartas de baralho, rótulos de bebidas, tipos tipográficos, retalhos de papel de parede, foram colados ao espaço plano da obra, até então preservado rigorosamente plano e uniforme, como na Renascença. A partir daí, artistas de diferentes escolas, como o surrealismo, e a pop art praticaram a técnica da colagem.

A arte de Comini revela outra vertente da collage: o reaproveitamento, a reutilização e a redisposição. "É interessante perceber que até mesmo pela natureza da colagem, ela é uma combinação de parcerias entre ingredientes diversos. A colagem (como eu faço) é na sua essência arte plástica cuja base de criação são elementos de arte gráfica (mídia impressa 'reciclada'). Para formar a minha imagem final, eu me aproprio de centenas de imagens criada por outros anônimos, por artistas. E mesmo que não me dê conta imediatamente disto, estabeleço com eles uma mecânica de criação conjunta. Mais uma vez, temos aqui uma parceria. Como a mais antropofágica das artes, a colagem se alimenta de todo tipo de imagem e lhes transforma o conteúdo e a forma", detalha o artista no elegante catálogo bilíngue da mostra, cuja apresentação é assinada pelo crítico Olivio Tavares de Araújo

Comini cria suas obras lançando mão apenas de recortes de revistas e papéis de presente, que são recortados a mão para reformatá-los em arte. Para o recorte minucioso, tesouras não são suficientes. Em uma prática perfeccionista, utiliza lupa de joalheiro, bisturis e pinças cirúrgicas. Uma caixa exposta ao lado dos originais está na exposição, como prova. Não há interferência de desenho algum, apenas alguns contornos, de acordo com o artista, são reforçados com canetas de ponta fina.

Não que Comini, membro da International Society of Assemblage and Collage Artists, desconheça a arte do desenho: foi o primeiro designer gráfico do país voltado inteiramente para moda. Em tempos distantes da computação gráfica, nos heróicos anos 1970, dedicou-se à criação de logotipos, tags, embalagens, estamparias, tendo criado para nomes como Zoomp, Forum, Maria Bonita, Equilíbrio, Glória Coelho e Huis Clos (uma lágrima para o talento que foi Clô Orosco, que decidiu partir no início do ano). Sintetizando: Comini é o autor da forma definitiva do tão idolatrado "raio" da Zoomp, que energizou a moda da louca década de 1980. No auge da carreira, ele optou por um período sabático, que acabou se estendendo. Durante esse tempo, essa sua outra vertente revelou-se.

As colagens de Comini são lindamente barrocas em sua atualidade pós-moderna, tanto na proposta de recriar em cima do já criado, como na assinatura ímpar de seu autor. É o mundo excessivo, em vertiginoso e hipnótico zapping. Janelas que se abrem para outras janelas, em um moto-continuo. Se as imensas gravuras que pendem nas paredes captam a atenção de imediato, será a contemplação dos originais de proporções menores que irá despertar outros sentidos. Sentidos que se sobrepõe, do cinematográfico ao literário, em jogos de associações livres. O resultado final dependerá do gosto e da bagagem de informações de cada um.



"Uma rosa é uma rosa é uma rosa", de Gerturde Stein, é o que evoca a contemplação de Desejo.



Ao deparar com os cisnes e as penas do Orgulho e Vaidade , há quem não consiga se esquivar da lembrança dos versos de Leda e o Cisne, de W.B.Yeats (1865-1939): "Um baque, súbito: ei-lo em forte ruflar de asa/Sobre a jovem que oscila, a coxa acarinha/Com a membrana escura, a nuca lhe atenaza/E o peito sobre o peito sem amparo aninha.

Concluindo, a colagem, arte centaura ou quimérica - uma vez que composta de recortes de outros seres - exibe sua face feérica na exposição In between de G. Comini. A mostra fica em cartaz no Hotel Renaissance, em São Paulo (Alameda Santos, 2233), até o dia 5 de janeiro de 2014, seguindo em maio para o Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte MG), onde permanecerá até 20 de junho de 2014.



Eugenia Zerbini
São Paulo, 5/12/2013

Quem leu este, também leu esse(s):
01. O erótico e o pornográfico de Adriana Baggio
02. A tirania do isolamento de Vicente Tardin
03. A literatura, eu, você e a literatura de Paulo Polzonoff Jr


Mais Eugenia Zerbini
Mais Acessadas de Eugenia Zerbini em 2013
01. Anna Karenina, Kariênina ou a do trem - 21/2/2013
02. Era Meu Esse Rosto - 18/4/2013
03. Clube de Leitura Cult - 21/3/2013
04. Livros na ponta da língua - 24/1/2013
05. De volta da Flip 2013 - 1/8/2013


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Lei dos Juizados Especiais Criminais
Geraldo Prado
Lúmen Juris
(2003)



Psicologia Para Administradores
Jose osmir
Atlas
(2003)



Amanhã- Amanhã, Quando a Guerra Começou
John Marsden
Fundamento
(2008)



Executivos Neuróticos, Empresas Nervosas
Thomaz Wood Jr
Negócio
(2002)



El Dibujo de la Figura Huma
Burne Hogarth
Taschen Publishing
(1996)



Projetos Culturais-técnicas de Modelagem
Hermano Roberto Thiry Cherques
Fgv
(2008)



As Fadas Nos Falam De... Valentia
Rosa M. Curto
Ciranda Cultural
(2009)



Os Segredos do Sucesso dos Negócios de Rua
Ricardo Veríssimo
Gravata Amarela
(2018)



1968 por Aí Memórias Burlescas da Ditadura
Mouzar Benedito
Publisher Brasil
(2008)



Toque da Grécia - Cozinha do Sol
Ali Fakhri
Record
(2007)





busca | avançada
47486 visitas/dia
2,1 milhões/mês