Novas Diretrizes: a essência do fazer teatral | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
56287 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> 'ENTRE NÓS' – 200 obras premiadas pelo IMS em Exposição no Paço Imperial, RJ
>>> 'Meus olhos', de João Cícero, estreia no Espaço Abu
>>> Aulas de skate é atração do Shopping Vila Olímpia para todas as idades
>>> Teatro Portátil fecha o ano de 2024 em Porto Ferreira
>>> Amor Punk de Onurb
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
Colunistas
Últimos Posts
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
>>> O jovem Tallis Gomes (2014)
>>> A história do G4 Educação
>>> Mesa do Meio sobre o Primeiro Turno de 2024
>>> MBL sobre Pablo Marçal
>>> Stuhlberger no NomadCast
>>> Marcos Lisboa no Market Makers (2024)
>>> Sergey Brin, do Google, sobre A.I.
Últimos Posts
>>> E-book: Estágios da Solidão: Um Guia Prático
>>> O jardim da maldade
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O Peachbull de Maresias
>>> Quando Paris era uma festa
>>> Tribalistas e Zé Celso
>>> Eleições Americanas – fatos e versões
>>> O retalho, de Philippe Lançon
>>> Um nada, um estado de ânimo
>>> A Trilogia de Máximo Górki
>>> Um olhar sobre Múcio Teixeira
>>> O herói devolvido?
>>> YouTube e aberturas de novelas
Mais Recentes
>>> História da Menina Perdida - série napolitana volume 4 de Elena Ferrante pela Biblioteca Azul (2017)
>>> O Processo Didático 2ª edição. de Irene Mello Carvalho pela Fgv (1978)
>>> Guia Do Mochileiro Das Galáxias, O - Vol. 1 de Douglas Adams pela Sextante (2004)
>>> Ana Terra de Erico Verissimo pela Globo (2001)
>>> Sucesso Entre Aspas - Pensamentos Selecionados de Pagnoncelli Dernizo Vasconcellos Filho Paulo pela Sem editora (1992)
>>> P S Beijei de Adriana Falcão pela Salamandra (2024)
>>> Meishu-sama e o Johrei (coletânea Alicerce do Paraíso Volume 01) de Sama Meishu pela Mokti Okada (2002)
>>> Comédias da vida privada de Luiz Fernando Veríssimo pela Círculo do Livro (1998)
>>> O mulato de Aluísio Azevedo pela Klick (2024)
>>> Jaime Bunda - Agente Secreto de Pepetela pela Record (2003)
>>> Uma Orquestra De Minorias de Chigozie Obioma pela Globo Livros (2019)
>>> O Dom Da Historia: Uma Fabula Sobre O Que E Suficiente. de Clarissa Pinkola Estés pela Rocco (1998)
>>> Ressurreição de Liev Tolstoi pela Cosac & Naify (2010)
>>> Em Fogo Lento de Paula Hawkins pela Record (2021)
>>> Video Girl AI - Volume 1 ao 30 de Masakazu Katsura pela Jbc (2024)
>>> The Art Of Satire de Ralph E. Shikes/ Steven Heller pela Horizon Pr (1984)
>>> Neonomicon de Alan Moore/ Jacen Burrows pela Panini/ Avatar (2011)
>>> Milarepa de Eric-Emmanuel Schimitt pela Nova Fronteira (2003)
>>> As Tentações De Santo Antão de Gustave Flaubert pela Iluminuras (2004)
>>> Les Trottinou Déménagent de Cyndy Szekeres pela Deux Coqs Dor (1998)
>>> O Mito Nazista de Phillippe Lacoue-labarthe pela Iluminuras (2002)
>>> O Livro de Ouro da Mitologia Erótica de Shahrukh Husain pela Ediouro (2007)
>>> Viagem Ao Passado Mítico de Zecharia Sitchin pela Editora Madras (2015)
>>> Arzach de Móbius pela Nemo (2011)
>>> Les Trottinou Et Bébé Trot de Cyndy Szekeres pela Deux Coqs Dor (2009)
COLUNAS

Quarta-feira, 27/2/2002
Novas Diretrizes: a essência do fazer teatral
Rennata Airoldi
+ de 4800 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Sempre me perguntei, desde o início de minha caminhada profissional, o que garante o sucesso de um espetáculo teatral. Não falo simplesmente de uma casa cheia, mas, sim, de um espetáculo que comunica, toca e transforma o espectador. Seria uma boa história para contar? A maneira de contar? A atuação, a iluminação, a cenografia, a sonoplastia? Na verdade, a soma de tudo com certeza, contribui para um bom resultado. Porém, não garante o sucesso.

Muitas vezes assistimos alguma peça e não sabemos porque não somos convencidos daquilo que nos é apresentado. Outras, saímos à busca de entretenimento e somos surpreendidos com uma grande reflexão sobre nossas vidas. Neste momento, a mágica do teatro se faz. A troca entre o ator e o espectador é o ponto de partida para a catarse.

Uma caixa preta, uma boa história para contar e uma surpreendente e tocante atuação. Isto ainda é possível! Assim aconteceu com a peça "Novas Diretrizes em Tempos de Paz". Texto de Bosco Brasil, com direção de Ariela Goldmann, traz no elenco Dan Stulbach e Jairo Mattos. Imagine uma sala com uma mesa, duas cadeiras e dois atores. Pouco? Na verdade, neste caso, muito. Um polonês, Clausewistz (Dan Stulbach) fugindo da Europa, no fim da Segunda Guerra, vem para o Brasil para tentar uma nova vida. Para sua decepção, os problemas começam logo na sala da imigração onde um Segismundo, ex-torturador (Jairo Mattos) irá decidir o seu destino. O recém chegado que se diz agricultor, é, na verdade, um ex-ator, que já não sabe mais se há espaço para o Teatro no mundo. Porém, ao convencer o agente da imigração de sua história, convence a si mesmo de sua vocação.

O espetáculo que é bem "intimista", até em função do espaço físico, coloca os atores cara a cara com o público, arrebatado por uma interpretação impecável. Sem se apegar a trejeitos ou sotaques forçados, temos um dos melhores espetáculos que estiveram em São Paulo nos últimos meses. É incrível que as pessoas ainda não tenham percebido que não é com tecnologia, efeitos especiais, um cenário grandioso e uma multidão de corpos em cena que se faz uma grande obra de arte.

"Novas Diretrizes" é a prova concreta de que para um bom espetáculo é necessário, acima de tudo, uma boa matéria-prima: o ator. Mesmo que este esteja pautado em cima da simplicidade cênica. São palavras bem ditas, emoções e pausas. Tudo que é relativo a questões ceno-técnicas de uma peça teatral, como já disse, vêm sem dúvida acrescentar muito - mas não substituem o material humano. Ainda que uma peça possa trazer belas imagens, pode não ser capaz de transformar ou questionar o espectador.

(A peça citada é de grande sucesso, ao menos artístico. Isso porque, infelizmente, nem todos espectadores buscam no teatro algo mais que o entretenimento chulo do "besteirol". Enquanto algumas casas estão cheias com quatrocentas, quinhentas pessoas para assistir a um espetáculo que não acrescenta nada, foi triste estar no teatro Ágora e assistir a esta obra-de-arte ao lado de apenas vinte espectadores. É frustrante, e mais que isso, é uma lástima que o grande público fique distante de um grande espetáculo.)

Temos, então, o problema dessa equação artística. Voltando ao início, o sucesso é muito relativo. A essência do bom espetáculo, o material humano, não garante o sucesso material, a presença do grande público. Por outro lado, o grande público não é garantia da qualidade artística de um espetáculo. Como sair deste impasse? Até quando uma coisa implicará na outra? Porque é tão difícil unir um bom conteúdo a uma boa bilheteria? Que esta fórmula secreta possa ser desvendada a tempo de garantir a sobrevivência do bom teatro.


Rennata Airoldi
São Paulo, 27/2/2002

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Carol Sanches, poesia na ratoeira do mundo de Jardel Dias Cavalcanti
02. Cabelo, cabeleira de Luís Fernando Amâncio
03. Minha plantinha de estimação de Elisa Andrade Buzzo
04. Brasil, o buraco é mais embaixo de Luís Fernando Amâncio
05. Eleições nos Estados Unidos de Marilia Mota Silva


Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2002
01. Saudosismo - 10/7/2002
02. Cartas que mudaram a História! - 10/4/2002
03. Do primeiro dia ao dia D - 13/3/2002
04. A Nova Hora, A Hora da Estrela! - 6/3/2002
05. Enfim: Mário Bortolotto! - 25/9/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
1/3/2002
08h57min
Adorei o texto. As colocações da autora foram tão vívidas que deu vontade de assistir a peça! Quanto à "fórmula secreta", não tenho a receita, mas com certeza a situação reflete gerações ligadas na "telinha", sem ter tido a oportunidade de, como eu, presenciar grandes espetáculos teatrais outrora presentes semanalmente na TV (ah, saudosa Tupi!). Os leitores com mais de 40 anos saberão a que me refiro. Os mais novos, deculpem-me, porém, citando Chico Buarque, "quem não a conhece não pode mais ver para crer", isto é, quem viu, certamente se lembra e quem não viu, não mais terá esse prazer, infelizmente.
[Leia outros Comentários de Lucia P. da Silva]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Nuovo Dizionario Portatile - Italiano-Tedesco e Tedesco-Italiano
Jagemann e D'Alberti
Stampatore e Librajo
(1811)



Os Diários de Virginia Woolf
José Antonio Arantes
Companhia das Letras
(1989)



Cadeia produtiva da carne bovina de mato grosso do sul
Ido Luiz
Oeste
(2001)



Léo Marinho
Cristina Porto; Walter Ono
Ftd Didáticos
(1997)



Caminhos de Amor e Odio - Ficção - Literatura
Dr. Afranio Luiz Bastos
Bookess
(2015)



Mickey N. 734
Walt Disney
Abril



A Dieta da Superenergia do Dr. Atkins
Robert Atkins- Shirley Linde
Artenova
(1976)



De Volta aos Sonhos
Bruna Vieira
Gutenberg
(2014)



Lambisgóia
Edson Gabriel Garcia
Nova Fronteira
(1984)



Um Crime para Todos
R. Kaufman / P. Barry
Ediex
(1965)





busca | avançada
56287 visitas/dia
1,7 milhão/mês