Do chão não passa | Luís Fernando Amâncio | Digestivo Cultural

busca | avançada
63685 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Banda Star Beatles sobe ao palco do Hard Rock Cafe Florianópolis
>>> Estão abertas inscrições para cursos, vivência e residência artística no Teatro do Incêndio
>>> Nas férias, Festival ALLEGRIA reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital
>>> Lacerdine Galeria agita no dia 12/7 a programação com a Festa Julinarte, banda de forró de rabeca e
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Como escrever bem — parte 2
>>> Amores & Arte de Amar, de Ovídio
>>> Reflexões para um mundo em crise
>>> Porque ela pode, de Bridie Clark
>>> Vanguarda e Ditadura Militar
>>> A profecia de Os Demônios
>>> Para entender Paulo Coelho
>>> A letargia crítica na feira do vale-tudo da arte
>>> Jonny Ken do migre.me, no MitA
>>> Eduardo Mineo, muito prazer
Mais Recentes
>>> A Viajante Do Tempo (serie outlander) de Diana Gabaldon pela Rocco (2004)
>>> Mentes Perigosas - O Psicopata Mora Ao Lado de Ana Beatriz Barbosa Silva pela Fontanar (2008)
>>> Leonardo da Vinci Artistas Famosos Uma Introdução à Vida e Obra de Leonardo da Vinci de Antony Mason pela Callis (2012)
>>> Correio Feminino de Clarice Lispector pela Rocco (2006)
>>> A Raiva (4º reimpressão - capa dura) de Blandina Franco - Jose Carlos Lollo pela Pequena Zahar (2019)
>>> Os Meninos Adormecidos de Anthony Passeron pela Fósforo (2024)
>>> A Ocupação de Julián Fuks pela Companhia Das Letras (2019)
>>> Mas em que Mundo tu Vive? de José Falero pela Todavia (2021)
>>> A Filha Única de Guadalupe Nettel pela Todavia (2022)
>>> A Jornada de Felicia de William Trevor pela Biblioteca Azul (2014)
>>> O Castelo de Minha Mãe de Marcel Pagnol pela Pontes (1995)
>>> Segunda Casa de Rachel Cusk pela Todavia (2022)
>>> Louco Por Hqs (8º impressão - com suplemento de atividades) de Tânia Alexandre Martinelli - Quanta Estúdio pela Do Brasil (2019)
>>> Livro Geografia Geral E Do Brasil: Espaço Geográfico E Globalização de Eustáquio De Sene, João Carlos Moreira pela Scipione (1999)
>>> Cinema E Psicanalise - Filmes Que Curam - Vol 3 de Christian Ingo Lenz Dunker pela Nversos (2015)
>>> Machado de Assis e a Escravidão de Gustavo Bernardo, Joachim Michael pela Annablume (2010)
>>> Quem da Pátria sai, a si Mesmo Escapa de Daniela Meirelles Escobari pela Escuta (2009)
>>> O espirito na arte e na ciencia (capa dura) de Jung pela Vozes (1985)
>>> Mãos de Cavalo de Daniel Galera pela Companhia Das Letras (2006)
>>> Barba Ensopada de Sangue de Daniel Galera pela Companhia Das Letras (2012)
>>> Dificuldades De Aprendizagem de Nora Salgado Ana Maria Spinosa pela Grupo Cultural (2009)
>>> Cordilheira de Daniel Galera pela Companhia Das Letras (2008)
>>> O Pequeno Principe Em Cordel de Antoine de Saint Exupéry; Olegário Alfredo (o Mestre Gain) pela Penninha Ediçoes (2020)
>>> Pais e Filhos de Ivan Turgueniev pela Companhia Das Letras (2021)
>>> 3.000 Questões de Fonoaudiologia para Passar em Concursos de Raimundo Nonato Azevedo Carioca pela Odontomidia (2008)
COLUNAS

Sexta-feira, 30/6/2023
Do chão não passa
Luís Fernando Amâncio
+ de 3600 Acessos

Semanas atrás, eu caí na rua. Eu gostaria de alegar que algo me empurrou, que alguém me deu uma rasteira ou, quem sabe, que uma placa tectônica se mexeu, naquele exato momento, bem debaixo dos meus pés. Mas seria mentira.

Como dizem os antigos, eu caí de maduro. Era uma descida íngreme, é verdade. E eu carregava algum peso ― minha filha entre eles. Porém, não há desculpas. Meu tornozelo se torceu, caí de joelhos e bati um cotovelo.


Fiquei todo ralado, mas a criança, podem ficar tranquilos, saiu ilesa do episódio. Talvez um pouco perplexa por presenciar uma cena tão patética. Um corpo caindo gratuitamente.

É triste. O natural é o ser humano ter apreço por si mesmo. Sentir-se o tijolinho mais brilhante do muro. Especial. É por isso que ajeitamos os cabelos diante do espelho, conferimos se há algum alface entre os dentes. Nos perfumamos, compramos roupas bonitas. Porque nos achamos distintos.

Lembrei das Olimpíadas do Faustão. Corta para o passado. Na minha família, era tradição: quando o crepúsculo avançava sobre o domingo, disputávamos, palmo a palmo, espaço no sofá. Diante de nós, na TV, os comentários de Fausto Silva embalavam a jornada incômoda dos heróis populares.

As provas eram as mais esdrúxulas. Surfar numa prancha giratória e voadora; correr através de portas que podiam, ou não, se espatifar; lutar com cotonetes gigantes; e, o maior sucesso de todos, atravessar “A Ponte do Rio Que Cai” ― trocadalho maroto com o título do filme A Ponte do Rio Kwait.

Nessa prova, os atletas diziam seu nome, ou apelido, e disparavam por uma ponte estreita e oscilante, sendo alvejados por disparos de canhões. A graça, evidentemente, era ver esses participantes despencando na piscina dos estúdios Globo. Afinal, todo mundo ri ao ver um igual se estrepar ― não por acaso, o quadro seguinte eram as “Pegadinhas do Faustão.

Eu, porém, ia na contramão. Gostava de ver alguém vencer. E de adivinhar, no princípio da prova, qual seria o atleta que cruzaria triunfante a ponte. Eu queria ver vencedores, me sentia frustrado quando ninguém ganhava o cheque dado pelo patrocinador.

De certa forma, era com os campeões que eu queria me identificar. Retornemos para o presente. Cair estupidamente na rua me fez refletir sobre quem eu seria na “Ponte do Rio que Cai”. E não há dúvidas: eu seria daqueles que perdiam o equilíbrio antes mesmo de ser acertados por uma bola. Afinal, numa tarefa básica para quem possui pernas saudáveis, consigo fracassar. E me esborracho no chão.

Foi aí, amigos, de tanto tripudiar de mim mesmo, que vi o brilho esmeraldino da esperança. Apesar dos joelhos machucados e de, consequentemente, andar como um robô enguiçado pelas ruas. Cair na rua e me imaginar um competidor fracassado das Olimpíadas me lembrou de manter as expectativas mais baixas. Pelo bem da minha felicidade. Foi libertador.

Pra quê almejar o Nobel da Física se às vezes a gente falha nas tarefas mais básicas da própria física? No meu caso, um tropeço simplório na gravidade.

A meritocracia nos engana com essa história de que existem pessoas melhores, mais esforçadas do que outras. É mentira. A vida está mais para aquelas provas de natação de crianças. O primeiro colocado e o último recebem as mesmas medalhas de participação. E ninguém é premiado com o cheque do Bamerindus. Se esborrachar em algum momento é normal. Chegar no fim do dia inteiro ― ou, ao menos, com todas as partes fundamentais em funcionamento satisfatório ― é a verdadeira conquista que devemos celebrar.


Luís Fernando Amâncio
Belo Horizonte, 30/6/2023

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Marcel Proust e o tempo reencontrado de Jardel Dias Cavalcanti
02. Heloisa Seixas e as pérolas absolutas de Adriana Baggio


Mais Luís Fernando Amâncio
Mais Acessadas de Luís Fernando Amâncio em 2023
01. As turbulentas memórias de Mark Lanegan - 20/1/2023
02. Esporte de risco - 1/12/2023
03. Soco no saco - 22/12/2023
04. Insônia e lantanas na estreia de Rafael Martins - 25/8/2023
05. Do chão não passa - 30/6/2023


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Bhutan - Hidden Lands of Happiness
John Wehrheim
Serindia
(2008)



Conclusões da IV Conferência do episcopado Latino-Americano
Vários Autores
Paulinas
(1992)



Oficina do Empreendedor
Fernando Dolabela
Sextante
(2008)



Compreender Kierkegaard
France Farago
Vozes
(2006)



Fronteiras do Brasil no Regime Colonial - Autografado
José Carlos de Macedo Soares
José Olympio
(1939)



A Mandala e o Caleidoscópio
Cíntia Schwantes
Ufpel
(1999)



Embalagem, Arte e Técnica de um Povo : um Estudo da Embalagem Brasil
Dalva Soares Bolognini / Raul Lody
Toga
(1985)



Sangue De Gelo
Orlando Paes Filho
Prestígio
(2006)



Memória do Museu
Paulo Gomes/vera Greco
Corag
(2005)



Livro Mean Mordred And The Final Battle
Tony Mitton, Arthur Robins
Hachette Children





busca | avançada
63685 visitas/dia
1,7 milhão/mês