|
COLUNAS
Terça-feira,
19/11/2002
Star Wars
Clarissa Kuschnir
+ de 3800 Acessos

"Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones", o segundo da saga de Geoge Lucas, pode ser visto em DVD e VHS, mundialmente lançados pela Fox.
Parece que George Lucas está caprichando cada vez mais no visual de Star Wars. Essa segunda parte foi toda filmada em digital e as imagens são tecnicamente perfeitas. Quando o filme estreou no Brasil, poucas pessoas tiveram a oportunidade de vê-lo em cinemas de última geração (pois existem apenas três no País). Quem tem uma boa aparelhagem vai poder desfrutar, no DVD, o filme e mais seis horas de extras. Para os milhares de fãs da saga, "Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones" chegou bem rápido, contrariando seu antecessor ("Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma").
Este segundo episódio se passa dez anos após o primeiro, com o jovem Anakin Skyalker (interpretado por Hayden Christensen) já com 19 anos de idade e seu mestre Obi-Wan Kenobi. Ambos têm a missão de proteger a senadora da República, Padmé Amidala (Natalie Portman), ex-rainha do planeta Naboo.
O único problema é que Anakin e a senadora acabam se apaixonando (um amor proibido, pois um jedi nunca pode se apaixonar). Enquanto isso, a República passa por uma guerra e terá que enfrentar o exército dos clones.
O filme é muito mais focado no romance entre Anakin e Padmé (o que nos faz imaginar quantas horas George Lucas terá de filmar, no terceiro episódio, para poder chegar no episódio IV com Luke e Lea, filhos de Anakin e Padmé, já bem grandinhos).
Esse "Ataque dos Clones" é melhor que o primeiro, na minha opinião. O outro achei meio sem ação, e até chato em algumas partes.
Apesar da tecnologia usada nos dois primeiro episódios, ainda prefiro o episódio IV, V e principalmente o VI. "Star Wars Episódio VI - O Retorno de Jedi" ainda é o meu predileto (apesar de muitos críticos e fãs da série dizerem que o melhor é mesmo o Episódio V - "O Império Contra Ataca".)
Do último eu gosto mais porque, na época em que saiu, eu tinha menos de dez anos e era louca para ver no cinema. Infelizmente a censura, que funcionava muito bem na época, não permitiu e assisti só muito tempo depois. Mas eu acompanhava a história através de um álbum de figurinhas e sabia tudo o que acontecia. E quem é que não se apaixonou pelo famosos ursos "Ewoks" que pareciam bichinhos de pelúcia e viraram personagens de um seriado de TV?
Quanto aos extras do DVD de "Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones", o espectador tem a oportunidade de ver algumas das 8 cenas deletadas do filme; como a da Senadora almoçando com sua família, ao lado de Anakin, com comentário do próprio George Lucas; também uma cena estendida de quando Anakin e Amidala chegam no planeta Naboo. O documentário sobre R2-D2 é muito interessante para saber a origem dos personagens, e muito engraçado também.
Para os que querem saber todos os processos do filme desde a montagem, figuração, efeitos especiais, cenários, etc., há diversos pequenos documentários que acompanham o DVD.
Eu mesma fiquei algumas horas me divertindo com eles e aprendendo mais um pouco sobre esse grande mestre da ficção científica, e também grande cineasta do cinemão hollywoodiano, que é George Lucas.
Para ir além


Ficha técnica do filme
Star Wars: Episódio II - Ataque do Clones
(Star Wars: Episode II - Attack of the Clones)
Direção: George Lucas
Elenco: Ewan McGregor, Natalie Portman, Hayden Christensen, Christopher Lee, Samuel L. Jackson, Frank Oz, Ian McDiarmid
Gênero: Ficção científica
Duração: 143 minutos
Distribuição: Fox
Clarissa Kuschnir
São Paulo,
19/11/2002
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Meu reino por uma webcam de Ana Elisa Ribeiro
02.
Simone de Beauvoir: da velhice e da morte de Jardel Dias Cavalcanti
03.
Jackie O., editora de Eugenia Zerbini
04.
Preconceitos de Daniel Bushatsky
05.
Companheiros de Jornada de Ricardo de Mattos
Mais Acessadas de Clarissa Kuschnir
em 2002
01.
Dirty Dancing - Ritmo Quente - 12/11/2002
02.
A Era do Gelo - 15/10/2002
03.
A divina Marilyn Monroe - 21/8/2002
04.
O Filho da Noiva - 26/11/2002
05.
O Quarto do Filho é emocionante - 7/8/2002
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|