Texto impecável | Cylene Gama

busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 21 de Junho #digestivo10anos
>>> 3 Alexandres
>>> Blogueiros vs. Jornalistas? ROTFLOL (-:>
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> O poeta, de Vinicius de Moraes
>>> Crítica à arte contemporânea
>>> Pecados, demônios e tentações em Chaves
>>> Satã, uma biografia
>>> Críticos em extinção?
>>> DeepSeek by Glenn Greenwald
Mais Recentes
>>> Bela Maldade de Rebecca James pela Intrínseca (2011)
>>> Vivo - Um Incrível Pop-Up Do Corpo Humano (Sem Som) de Melbooks pela Melbooks (2007)
>>> Asesinato En El Barrio Gótic de Óscar Tosal pela Santillana-usal (2008)
>>> Lego Star Wars: The Yoda Chronicles (Não Acompanha o Lego) de Daniel Lipkowitz pela Dk Children (2013)
>>> Falar Bem Para Atender Melhor de Raquel Bahiense e Alexandre Medeiros pela Senac (2014)
>>> Ma - Eu. Mulher. Trans. de Marcela Bosa pela Appris (2023)
>>> Kiese História De Um Africano No Brasil de Ricardo Dreguer pela Moderna (2015)
>>> Vencendo O Medo de Jerilyn Ross pela Ágora (1995)
>>> O Caso Do Bolinho de Tatiana Belinky pela Moderna (2017)
>>> Guia De Produtos Cosmesticos de Tereza Rebello pela Senac (2004)
>>> Old Ireland / edited by Robert McNally de McNally, editor pela Fordham U Press (1965)
>>> Você É Especial de Max Lucado pela Hagnos (2017)
>>> Gwladfa Patagonia: The Welsh colony in Patagonia 1865-1965 de R. Bryn Williams pela Gwasg Prifysgol Cymr (1965)
>>> O Livro Das Respostas de Anselm Grün pela Vozes (2008)
>>> Sopa De Botão De Osso de Aubrey Davis pela Brinque-book (2016)
>>> Historia Dos Povos Arabes (ed De Bolso) - History de Albert Hourani pela Companhia De Bolso (2006)
>>> Meu Primeiro Livro Do Corpo Humano de Zada Editora pela Zada (2013)
>>> História Das Inquisições: Portugal, Espanha E Itália, Século Xv-xix de Francisco Bethencourt pela Companhia Das Letras (2000)
>>> E o Vento Levou Livro DVD 1 (Coleção Folha Clássicos do Cinema) de Clark Gable; Vivien Leigh pela Folha (2009)
>>> Science And Technology In Medieval Society (annals Of The New York Academy Of Sciences) de Pamela O. Long pela New York Academy Of Sciences (1985)
>>> Magistrados e Feiticeiros na França do Século XVII de Robert Mandrou pela Perspectiva (1979)
>>> Limite e Espaço - Uma Introdução A Obra De Winnicott de Madeleine Davies pela Imago (1982)
>>> Um Certo Capitão Rodrigo de Erico Verissimo pela Globo (1987)
>>> Centuries Of Childhood A Social History Of Family Life de Philippe Ariès pela Penguin Books (1973)
>>> Custos e Orçamentos nos Empreendimentos de Engenharia de Nildo Silva Leão pela Fontenele (2018)
COMENTÁRIOS

Domingo, 20/5/2007
Comentários
Leitores

Texto impecável
Elisa: estava eu pronta para dizer que só uma mulher poderia descrever a sensibilidade do vôo, que não é do besouro, quando me lembrei de Nelson Rodrigues escrevendo com pseudônimo feminino. É a verve de quem empunha a pena, suponho. Parabéns! Cylene Gama

[Sobre "Meninas eu vi"]

por Cylene Gama
http://www.serrano.neves.nom.br
20/5/2007 às
10h11 200.207.138.232
(+) Cylene Gama no Digestivo...
 
Ser descoberto?
Dri, ser descoberto? Por Deus! Escritor que se preza não cai nessa lorota de Brasil colônia; já éramos Brasil muito antes dos portugueses, já somos o que somos muito antes de um zé chegar e nos imprintar uma marca. Tem muito escritor bicho grilo, passa dos 30 escrevendo e indo em sarau. Não sabe a importância de dar uma entrevista, teatralizar um texto, participar de uma ONG. Outros [esses sim], criam sites, trazem propostas mais interativas, contemporâneas. Ser descoberto? Olha! Acho que isso é um luxo de poucos. Basta que se aperte a mão do publisher, tome um cafezinho. Ou você acha que um bom material e um bom público é suficiente? Esses atributos, eu e muitos outros já temos. Mas não basta. À editora não vale apenas o que o mercado está ditando como padrão, mas o autor que, de alguma forma, consegue se infiltrar no quadro daquela empresa, marcar uma reunião, apresentar os prós e contras de seu projeto. E todas elas, meus amigos, não nos permitem fazê-lo. Querem por correio.

[Sobre "Publicar em papel? Pra quê?"]

por Marcel Dias Pitelli
http://www.marcelpitelli.com.br
19/5/2007 às
18h52 201.21.106.114
(+) Marcel Dias Pitelli no Digestivo...
 
Hoje, não!
É maravilhoso o direito de dizer: - Hoje nao... Para qualquer coisa...

[Sobre "Sou um de vocês"]

por Anie
19/5/2007 às
17h58 87.187.230.169
(+) Anie no Digestivo...
 
a verdadeira arte de escrever
Oi, Julio! Legal demais a discussão sobre escritores de papel X blogueiros. Também não esperava que rendesse tanto! Você conseguiu cutucar com vara curta muita gente. Também me surpreendeu. Não pensei que fosse dar tanto Ibope. Acho que essa discussão vai fazer muita gente pensar sobre a verdadeira arte de escrever, seja em blogs ou em livros. Quem tem talento, acaba sendo descoberto, de uma maneira ou de outra, e permanece. Outros que tentem novos ofícios! Beijo. Dri

[Sobre "Publicar em papel? Pra quê?"]

por Adriana
19/5/2007 às
16h27 200.222.153.54
(+) Adriana no Digestivo...
 
essa mulher maravilhosa
Achei ótima essa matéria, riquíssima em informações sobre a vida dessa mulher maravilhosa (D.Aracy). Que Deus a proteja sempre! Por tudo que ela fez e representa. Abraços carinhosos, Adriana-Ribeirão Preto/SP

[Sobre "Aracy Guimaraes Rosa"]

por Adriana
19/5/2007 às
16h10 201.26.76.63
(+) Adriana no Digestivo...
 
Saramago e a energia escura
Estou no meio desse livro. Não consegui ler de um fôlego só, como de costume. Mas, prometo que assim que terminar, emito a minha opinião. Saramago tem essa energia escura como o Guga disse, mas o seu talento é inquestionável, acho. Abraço. Adriana

[Sobre "Solteirice"]

por Adriana
19/5/2007 às
15h56 200.222.153.54
(+) Adriana no Digestivo...
 
Ginsberg é universal
Guga, Ginsberg foi um poeta em toda a dimensão da palavra. Respirava, sonhava e vivia poesia. São raros esses tipos de poetas, verdadeiros, natos e sensacionais. Só não concordo que os beats sejam apenas referência de uma época. Acho que cada vez estão mais atuais e extrapolam o seu tempo. Ginsberg é universal, como todo escritor deveria ser, em relação à sua poesia, mas Kerouak na prosa, em seus delírios, não deixa nada a desejar. Assim como Bukovski e outros. Bem, tomara que novos leitores descubram os beats! Vale a pena! Beijo. Dri

[Sobre "Allen Ginsberg (1926-1997)"]

por adriana
19/5/2007 às
15h49 200.222.153.54
(+) adriana no Digestivo...
 
Poemas mal ajambrados
Esqueça a angústia e ponha no papel o que lhe vem à mente, não se importe com os outros, mas com a (in)satisfação que isso possa lhe trazer.

[Sobre "Sobre escrever"]

por Cantimar
http://poesiaseoutrosrecados.blogspot.com/
19/5/2007 às
14h26 201.81.109.23
(+) Cantimar no Digestivo...
 
Vou ter que ler
Me chamou a atenção o fato de alguém achar "divertido" um livro de Saramago. Eu gostaria de discutir o final do livro, "As Intermitências da Morte", com alguém que não se impressiona, um tanto negativamente, como eu, com a energia escura do velho português. Quer dizer então que é possível. Vou ter que ler, por causa disso. Vixe.

[Sobre "Solteirice"]

por Guga Schultze
19/5/2007 às
12h58 201.80.147.216
(+) Guga Schultze no Digestivo...
 
Fina iguaria
Quer dizer que Alexandre Dumas era chegado nos prazeres de uma boa mesa... é uma boa saída para as angústias da criação literária, sem dúvida. Que os jovens escritores, em vias de publicar, aprendam a extrair de seus saquinhos de cheetos alguma inspiração extra. Mas o que está realmente delicioso aqui é o texto da Adriana, uma fina iguaria. Abraços!

[Sobre "Alexandre, o Delicioso"]

por Guga Schultze
19/5/2007 às
12h20 201.80.147.216
(+) Guga Schultze no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Aura Enfeitiçada - O Fetiche como Espetáculo
Valton de Miranda Leitão
Annablume
(2009)



Cozinha Regional Brasileira Rio Grande do Norte
Abril Coleções
Abril Coleções
(2009)



Marca D'água ( tradução de Júlio Castañon Guimarães)
Joseph Brodsky
Cosacnaify
(2006)



Fortalecendo o Sindicalismo
Fatima Reis/ João Paulo Ribeiro
Ctb
(2013)



Livro Auto Ajuda Nunca Desista De Seus Sonhos
Augusto Cury
Sextante
(2004)



Feminismo Em Disputa
Beatriz Costa/ Camila Rocha/ Esther Solano
Boitempo
(2022)



Sangue de Índio
Rogério Andrade Barbosa
Melhoramento
(1999)



Livro Ecologia Dicionário Ilustrado de Meio Ambiente
Patricia Narvaes
Yendis
(2011)



Beijing - Insight Compact Guide
Diversos autores
Apa
(2000)



Livro de Bolso Música O Que é Música - Coleção 75
J. Jota de Moraes
Nova Cultura, Brasiliense
(1986)





busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês