Hollywoodianos: boicote! | Leandro

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Pulga na praça
>>> Arquiteto de massas sonoras
>>> Irmãos Amâncio
>>> Cinema e vídeo em Cuiabá (2)
>>> A morte do disco
>>> Era uma casa nada engraçada
>>> Romário
>>> O mau legado de Paulo Francis
>>> Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar
>>> Leituras, leitores e livros – Parte III
Mais Recentes
>>> Português Descomplicado de Carlos Pimentel pela Saraiva (2004)
>>> Escrever Melhor de Dad Squarisi e Arlete Salvador pela Contexto (2014)
>>> Tutela Antecipada com as reformas das leis 10.351/01, 10.358/01 e 10.444/02 de J. E. Carreira Alvim pela Jurua (2003)
>>> Dom Quixote de Miguel De Cervantes Saavedra pela Todolivro (2016)
>>> O Epicurismo de Jean Brun pela 70 (1988)
>>> 72 Horas Com P. C. Farias de Amira B. Lépore pela Mania de Livro (1999)
>>> Júlia Ou A Nova Heloísa : Cartas De Dois Amantes Habitantes De Uma Cidadezinha Ao Pé Dos Alpes de Jean-jacques Rousseau pela Hucitec (1994)
>>> Conceito de Moira na Tragédia Grega de Antonio Freire s. j. pela Livraria Cruz - Braga (1969)
>>> Neoliberalismo, Trabalho E Sindicatos Capa comum de por Ricardo Antunes (Autor) pela Boitempo Editorial (1997)
>>> O Medico E O Monstro Robert Louis Stevenson de Robert Louis Stevenson pela Melhoramentos (2007)
>>> Pedaços Do Cotidiano: Contos Mediúnicos de Zibia Gasparetto pela Espaco Vida E Consciencia (1999)
>>> Nova Reforma Processual de Rodrigues/cheim/jr pela Saraiva (juridicos) - Grupo Saraiva (2003)
>>> O Inspetor Geral de Nicolau Gógol pela Scipione (2007)
>>> I Sold Andy Warhol (too Soon) de Richard Polsky pela Other Press (2009)
>>> Tempos Modernos, Tempos De Sociologia de Helena Bomeny pela Editora Do Brasil (2016)
>>> Snow Flower And The Secret Fan de Lisa See pela Bloomsbury Uk (2011)
>>> Literaturas Brasileira E Portuguesa de Samira Yousseff Campedelli pela Saraiva (2009)
>>> Inferno: The World At War, 1939-1945 de Max Hastings pela Knopf (2011)
>>> História Escola E Democracia 8 de Flávio de Campos pela Moderna (2018)
>>> Filha Das Sombras de por Caio Riter (Autor) pela Edelbra (2012)
>>> Gramática De Hoje - Volume Único de Ernani Nicola pela Scipione (2008)
>>> Tratado De Endoscopia Digestiva Diagnostica- Volume 1 esofago de Paulo Sakai pela ‎ Atheneu (2005)
>>> Saber Fazer Filosofia 1. Da Antiguidade À Idade Média de Tourinho Diógenes pela Ideias & Letras (2010)
>>> Cinquenta Tons De Cinza de E. L. James pela Intrinseca (2012)
>>> Saber Narrativo - Proposta para uma leitura de Italo Calvino de por Maria Elisa Rodrigues Moreira (Autor) pela Tradição (2007)
COMENTÁRIOS

Quinta-feira, 4/4/2002
Comentários
Leitores

Hollywoodianos: boicote!
Há ainda quem seja platéia deste tipo de filme , mas o cinema hollywoodiano sofre boicote da crítica. Este grupo fechado com mínimo de tempo para analisar obras despreza cultura inútil. Facilmente notável em Onze homens e um segredo.

[Sobre "Digestivo nº 76"]

por Leandro
4/4/2002 às
15h33 200.184.109.17
(+) Leandro no Digestivo...
 
Da poética do auto-cultivo
Gostei muito de seu texto, Evandro. Os dois primeiros paragrafos conduziram-me às paisagens de Gabriel Garcia Marques de uma maneira tal que pude sentir (essa é exatamente a palavra) a textura do sem-fim que o autor, com rara habilidade, trazduz em palavras. Seu texto apresenta, de maneira muito feliz, a complicada arte de estabelecer metáforas. Não é possível olhar para sua idéia de "mergulho revitalizador" com indiferença, afinal, fazer uso de uma introdução de tamanho bom gosto para servir de exata antípoda à mortificante opção hodierna de auto boicote não é para qualquer um. Seu pendor filosófico clássico é bom, embora sugeriria fortemente o diagnóstico de Max Weber da modernidade, onde o indivíduo livre e com capacidade de opção opta por uma jaula de ferro, e as conseqüências para este indivíduo aproximam-no da banalização da vida. Talvez essa situação, conceituada por Georg Simmel como "tragédia" - isto é, quando o indivíduo é o autor da própria desgraça - ganhe contornos analíticos mais adequados e menos generalizantes se confrontada com a idéia de Bildung. Autores separados por vales quase abissais como são Humboldt, Hegel, Gadamer, Kant, Troeltsch e Habermas concordam que Bildung seja a marca da formação do homem alemão por excelência. Weber também, muito embora conceba e defenda a todo custo que Bildung é uma característica estrita e exclusivamente individual, conduzindo a uma idéia mesmo de auto-cultivo. Talvez fosse interessante contrapor as idéias comunitaristas de Bildung com sua concepção individualista se se quisesse ponderar acerca de alternativas para a retirada da humanidade da sua atual roupagem da cultura-contra-si. De todo modo, as duas concepções são teoricamente muito poderosas para pensar, inclusive, se o nó górdio da "falta de sentido que o homem contemporâneo sofre em sua vida" é mesmo a incapacidade de encarar seu passado ou se está localizado em outro ponto. Muito sucesso nas suas investigações sobre o homem.

[Sobre "Passado e Liberdade"]

por Thadeu Silva Filho
4/4/2002 às
14h01 128.148.199.37
(+) Thadeu Silva Filho no Digestivo...
 
Flutuar em vez de rastejar.
Muito conflitante seu artigo ,mas tenho que concordar que o que foi exposto é de se refletir, pois tenho absorvido textos, debates etc... da esquerda e da direita, ambos tem discursos que vão do inferno ao céu, e muitas verdades são ditas pela ótica de pessoas diferentes. O mundo é triste e alegre o que se procura e flutuar nesse espaço ilimitado de sensações que absorvemos durante nossa existência. O que muitas vezes não sabemos é aproveitá-las.

[Sobre "Passado e Liberdade"]

por Vinicius Brown
4/4/2002 às
10h51 200.19.104.154
(+) Vinicius Brown no Digestivo...
 
takk
Alexandre, o segredo é... segredo... hehe. Kika, meu "rebanho" estaria terrivelmente incompleto sem você... :) Falando sério, obrigado pelos comentários e elogios. Escreva sempre que quiser e puder.

[Sobre "mariana ximenes nua!"]

por Fabio Danesi Rossi
4/4/2002 às
10h52 200.183.94.214
(+) Fabio Danesi Rossi no Digestivo...
 
Equilibrio
Muito legal seu artigo, eu também já tive vontade de me transformar em uma pessoa zen , quase consegui só não tive sucesso pois o apego ao mundo material é forte , e também prefiro transformar este mundo num lugar mais habitável. Faço agronomia e com isso espero conter elementos desfavoráveis como a fome que se alastra pelo mundo . Penso em usar esta filosofia de meditar somente nas horas que as adversidades do mundo se abatam sobre minha pessoa e nesse momento achar o equilibrio para continuar minha missão para ter um mundo cada vez melhor. Cada um tem uma missão se todos completarem, o mundo será cada vez melhor. Vamos equilibrar tudo em todos os sentidos.

[Sobre "Primeiro de Abril"]

por Vinicius Brown
4/4/2002 às
10h36 200.19.104.154
(+) Vinicius Brown no Digestivo...
 
Rebanho farto
Ola Fabio...gostei muito de seu texto, ja conhecia outros mas é a primeira vez que comento! Voce me parece ser um Sr. muito inteligente e interessante. Apesar de às vezes eu descordar de alguns pontos de vista seus, gosto muito de acompanhar suas colunas! Beijos, Kika ps. Pelos comentarios nota-se que seu rebanho farto...hahahah

[Sobre "mariana ximenes nua!"]

por Kika
4/4/2002 às
09h30 200.231.172.1
(+) Kika no Digestivo...
 
Aplaudido
Eduardo, venho acompanhando suas colunas e posso dizer que você esta de parabéns. Este seu texto mostra a pessoa modesta e inteligente que você é. Continue tentando, continue escrevendo. beijos, Jô

[Sobre "Apresentação; ou, O prazer foi meu"]

por Jordana Queiroz
3/4/2002 às
21h36 200.227.168.126
(+) Jordana Queiroz no Digestivo...
 
ruído e precisão
Daniela! Esse seu texto me deixou impressionada: mandei pra tudo que é meu amigo! Estava aqui procurando um texto sobre ruído na comunicação (por conta de um projeto de leitura de textos que estou escrevendo) e aí aquele buscador Google me trouxe até aqui. Quanta precisão, atenção, inteligência, e... e, inda por cima, no final tem a Clarice Lispector? Assim é demais. Parabéns! Lúcia

[Sobre "Por favor, leiam até o fim"]

por Lucia Leal
3/4/2002 às
20h24 200.184.2.136
(+) Lucia Leal no Digestivo...
 
Moinho indiano
Rafael, acabo de ler a League of Extraordinary Gentlemen, e o seu texto me deu vontade de ler "1963" também- sem falar nos seus outros textos, que eu ainda não li (indesculpavelmente, como percebo agora). Parabéns. Espero que você, ao contrário do Alan Moore, não herde um moinho indiano em Cumberland, nem morra de Desprezo em 1904. Um abraço- Alexandre.

[Sobre "O Canto de cisne dos Super Heróis"]

por Alexandre
3/4/2002 às
18h07 200.205.157.155
(+) Alexandre no Digestivo...
 
Quicando na área
Ah, Alexandre... Nessa eu estava voltando com o pirão pronto. Até já escrevi sobre a Liga Extraordinária, saca só: http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=47 E depois me diz o que achou.

[Sobre "O Exército de Pedro"]

por Rafael Lima
3/4/2002 às
16h56 200.179.78.2
(+) Rafael Lima no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Architectural Drawing: a Visual Compendium of Types and Methods
Rendow Yee
Wiley
(2007)



No Ar Rarefeito
Jon Krakauer
Companhia das Letras
(1997)



8 Segredos poderosos para o anti aging
Paul Ling Tai
Multimídia
(2010)



A Formação do 3º Mundo
Dowbor Ladislau
Brasiliense



Manual para o Exame Psicológico da Criança
René Zazzo
Mestre Jou
(1981)



A Poesia Interminável
João da Cruz e Souza
Globus
(2011)



Livro O Morto Ao Telefone
John Le Carre
Klick
(1998)



Eu sou amado
Jacques Poujol
Vida
(2007)



Livro As Aventuras de Sherlock Holmes Estrela de Prata Volume 3
Conan Doyle
Círculo do Livro



As Receitas Preferidas de Ana Maria Braga
Ana Maria Braga
Best Seller
(1997)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês