| Mais Recentes >>> Segurança Pública - Cinco dedos no gatilho de Joe Tadashi Montenegro Satow pela Nuria Fabris (2011) >>> La Percepcion De Brasil En El Contexto Internacional: Perspectivas Y Desafios, Tomo 2 de Wilhelm Hofmeister, Francisco Rojas, Luis Guillermo Solis pela Flasco (2007) >>> Adn: Mapa Genetico De Los Defectos Argentinos (spanish Edition) de Jorge Lanata pela Planeta (2004) >>> Madame Prosecutor: Confrontations With Humanity's Worst Criminals And The Culture Of Impunity de Carla Del Ponte, Chuck Sudetic pela Other Press (2009) >>> Democracia Online em Planejamento e Gestão do Território de Júnia Lúcio de Castro Borges pela Da Autora (2018) >>> America Latina: As Cidades E As Ideias de Jose Luis Romero pela Ufrj (2004) >>> La Anomalia Argentina / The Argentine Anomaly: Aventuras Y Desventuras Del Tiempo Kirchnerista / Adventures And Misadventures Of Kirchnerista Time (spanish Edition) de Ricardo Forster pela Sudamericana (2010) >>> Remedios Para El Desamor (cómo afrontar las crisis de la pareja) de Enrique Rojas pela Temas de Hoy (2007) >>> Novo Sindicalismo de Iram Jacome Rodrigues pela Editora Vozes (1999) >>> Direitos Humanos, Democracia E Desenvolvimento de Boaventura De Sousa Santos pela Cortez (2013) >>> Sessenta Anos De Politica Externa Brasileira: 1930-1990 de J. A. Guilhon Albuquerque pela Nucleo De Pesquisa Em Relac¨oƒes Internacionais Da Usp (1996) >>> Terrorismo e Relações Internacionais de Vários autores pela Fundação Calouste Gulbekian (2006) >>> Trade And Gunboats: The United States And Brazil In The Age Of Empire de Steven C. Topik pela Stanford University Press (1997) >>> A Grande Barreira - Os Militares E A Esquerda Radical No Brasil (1930-68) [Capa comum] [2001] J. F. De Maya Pedrosa de J. Fernando de Maya Pedrosa pela Biblioteca do exército (2001) >>> Brasil E Venezuela: Histaorico Das Relaocaoes Trabalhistas De 1889 Atae Lula E Chaavez de Wallace Moraes pela Fisicalbook (2025) >>> A Direita Explosiva No Brasil de Jose Argolo pela Mauad (1996) >>> Os Cinco Estágios do Colapso de Dmitry Orlov pela Revan (2015) >>> Understanding Nafta: Mexico, Free Trade, And The New North America de William A Orme Jr pela University Of Texas Press (1996) >>> L'art De Vivre Au Portugal de Anne de Stoop, Jerone Darblay pela Flammarion (2008) >>> O Livro Do Corpo Humano de Steve Parker pela Ciranda Cultural (2014) >>> Historia Do Cerco De Lisboa - Edicao Exclusiva Com Caligrafia Da Capa Por Álvaro Siza Viera de José Saramago pela Companhia Das Letras (2018) >>> Breve Historia do Urbanismo de Fernando Chueca Goitia pela Presença - Portugal (2025) >>> O Espelho De Herodoto [Capa comum] [1999] Hartog François de François Hartog pela Humanitas (1999) >>> Reconcavo Sul: Terra, Homens, Economia E Poder No Seculo XIX de Ana Maria Carvalho Dos Santos Oliveira pela Editora Uneb (2003) >>> 40 Anos De Regioes Metropolitanas No Brasil de Marco Aurélio Costa, Isadora Tami Lemos Tsukumo pela Brasilia : Ipea (2013)
|
|
COMENTÁRIOS
Quarta-feira,
24/8/2011
Comentários
Leitores
 |
|
 |
|
Arnaldo Antunes casado
Bom texto. Me lembrou também que há outros arranjos possíveis: o Arnaldo Antunes, em seu terceiro casamento, convive com a esposa - mas cada um em sua casa: "Romântico, afetuoso, sente-se bem numa relação estável e duradoura".
[Sobre "Vantagens da vida de solteiro"]
por
Duanne Ribeiro
http://www.revistacapitu.com
24/8/2011 às
19h46
200.196.153.30
(+) Duanne Ribeiro no Digestivo...
|
|
Camus e Shakespeare
Belo texto, Ivan! Essa discussão sobre a verdade é interessantíssima. E a frase "descontruída" no primeiro parágrafo já foi motivo de outras conversas. Pra ser sincero, não conhecia nem a autora nem o livro, mas me parece muito bom! As menções a Camus e Shakespeare engrandecem ainda mais o texto e a discussão em si.
[Sobre "A realidade, na verdade, é mentira"]
por
Rogério Arantes Luis
http://unquimera.wordpress.com
24/8/2011 às
18h37
189.83.204.237
(+) Rogério Arantes Luis no Digestivo...
|
|
Não é isso
Meu texto parece dizer que meu casamento foi ruim, mas não é isto que eu quis dizer. Fui bastante feliz, explorei minhas emoções e minha sexualidade até onde foi possível. Tenho profunda admiração pela pessoa com quem me casei, mais do que por qualquer outra pessoa desse mundo. Mas o fato de con-viver por si só impõe limitações que eu não quero ter mais. Apenas isso. Já que a grandiosidade sexo-emocional pode ser também adquirida com a vida de solteiro.
[Sobre "Vantagens da vida de solteiro"]
por
jardel dias
23/8/2011 às
08h33
189.115.5.150
(+) jardel dias no Digestivo...
|
|
Não vai além da esquina
O problema é quando a mente estaciona neste livrinhos e não avança em relação a linguagens mais sofisticadas de criação. Pois a questão não é o tema, mas a linguagem da obra, ela é que modifica nossa percepção do mundo. E Harry Potter, nesse sentido, não vai além da esquina, quando há mundos a serem explorados além da esquina.
[Sobre "Por que Harry Potter é boa literatura"]
por
jardel dias
23/8/2011 às
08h29
189.115.5.150
(+) jardel dias no Digestivo...
|
|
A liberdade é que é boa
Carol, na verdade não foi tão ruim assim, mas o clássico mar de rosas misturado ao abismo dos infernos de sempre. Mas não é o casamento que é ruim, é a liberdade que é boa demais para querer novamente me meter numa furada.
[Sobre "Vantagens da vida de solteiro"]
por
jardel dias
23/8/2011 às
08h26
189.115.5.150
(+) jardel dias no Digestivo...
|
|
Casamento horrível
Mas que casamento horrível esse que você teve, hein?
[Sobre "Vantagens da vida de solteiro"]
por
Carol
23/8/2011 à
00h28
187.23.103.202
(+) Carol no Digestivo...
|
|
Consumindo letras
Eu sou professora de Literatura e quando meus alunos me dizem que estão lendo Harry Potter, Percy Jackson, Crepúsculo, Guerra dos Tronos... etc etc etc... sempre os parabenizo. Independente da "importância" que determinados autores têm sobre outros [e essa importância deve ser questionada na maioria das vezes] eles estão LENDO. Consumindo letras. Alimentando-se de letras. Mergulhando em algo que não seja apenas a recepção passiva de informações e imagens manipuladoras [como na televisão, por exemplo]. Marisa Lajolo questiona muito essa questão do que é literatura ou não. Leyla Perrone-Moisés explicita como se contróem os cânones literários... e há muito o que devemos discutir e re-pensar [e re-pensar e re re re re re pensar sobre o assunto] quando se trata de literatura. Adorei ler e amanhã em minha aula de Literatura utilizarei este texto pra discussão sobre como se contróem os canônes na literatura. Vai ser um ótimo mote pra abrir as discussões sobre o tema. Abçs!
[Sobre "Por que Harry Potter é boa literatura"]
por
Milena Campello
http://www.twitter.com/milena_campello
21/8/2011 às
16h29
200.103.93.79
(+) Milena Campello no Digestivo...
|
|
Pra ficar só na Literatura
Crítica honesta anda meio escassa, por toda parte. Creio que se vê comprometimento pessoal (ou empregatício) com patotas ou carteirinhas ideológicas por toda parte num grau nunca visto. Ademais, há "impressionismo" excessivo na era digital - pra ficar só na Literatura, vê-se em alguns lugares resenhas que deixam óbvio que o resenhista leu quando muito a orelha de um livro e se deixou levar por uns fragmentos de enredo, juntando cacos e construindo uma peça unitária cujo fundamento básico foi a preguiça e o palpite, não mais. Como sou escritor (e também comento livros alheios), sei que é assim. Muitas vezes li comentários sobre livros meus que me deixaram fulo da vida pela imprecisão, pelos chutes... (enumerando influências de escritores que nem li). Jamais comentei um livro que não houvesse lido cuidadosamente, e isso me parece o fim da picada. Mas parece que hoje em dia a crítica, se for elogiosa, é considerada sempre benvinda pelo escritor, ainda que parta de alguém que nem o leu.
[Sobre "O Crítico, em Exercício Findo, de Décio de Almeida Prado"]
por
francisco lopes
19/8/2011 às
12h41
187.49.199.100
(+) francisco lopes no Digestivo...
|
|
Enxergar claro
Que bom! Serenidade e estoicismo são aconselháveis em alto grau, principalmente quando se vai envelhecendo e se entende que nossas queridas ilusões sobre as pessoas (mesmo as que mais amamos) e sobre nós mesmos (principalmente) se dissipam irremediavelmente. No entanto, são substituídas por uma capacidade maior de enxergar claro, isto é, com uma desilusão objetiva e tranquila. Aí os ideais de Bem ou Mal enfáticos já não nos pegam mais...
[Sobre "Sobre os enganos do mundo, de Sêneca"]
por
francisco lopes
19/8/2011 às
11h00
189.107.64.141
(+) francisco lopes no Digestivo...
|
|
Títulos assim
Ana Maria Machado disse uma coisa curiosa num programa de televisão, a respeito desse livro: que ele vinha numa linha de títulos como "Desonra", de Coetzee, "Reparação", de Ian McEwan, "Humilhação", de Roth, e outros. Verdade: o que será que leva tantos autores de países diferentes a criar títulos assim, em onda mundial?
[Sobre "A realidade, na verdade, é mentira"]
por
francisco lopes
19/8/2011 às
10h54
189.107.64.141
(+) francisco lopes no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|
|
|
|