Os homens-massa | Diógenes Coimbra

busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Três Passos
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> A importância do nome das coisas
>>> A revista Bizz
>>> Temporada 2008 do Mozarteum Brasileiro
>>> O iPad muda tudo? #tcdisrupt
>>> Vida e morte do Correio da Manhã
>>> E a Holanda eliminou o Brasil
>>> Magia Verde
>>> A loucura por Hilda Hilst
>>> Uma suposta I.C.
Mais Recentes
>>> Estética E Filosofia (Coleção Debates - Vol.69) de Mikel Dufrenne pela Perspectiva (2012)
>>> Livro O Encontro Marcado Ele Faria da Queda um Passo de Dança, do Medo uma Escada, do Sono uma Ponte, da Procura um Encontro. de Fernando Sabino pela Record (1999)
>>> Livro Críticas de Invenção: Os Anos do São Paulo Shimbun Coleção Aplauso Série Cinema Brasil de Jairo Ferreira pela Imprensa Oficial (2006)
>>> Mangá Hunter X Hunter - Vol. 10 de Yoshihiro Togashi pela Editora Jbc (2021)
>>> O Brasil Na Idade Da Razão de J. O. De Meira Penna pela Mec Fu (1980)
>>> O Castelo Azul de L.m. Montgomery pela Principis (2020)
>>> Livro Mimosa Nao Consegue Dormir de Alexander Steffensmeier pela Fisicalbook (2020)
>>> Livro As Sete Linhas De Umbanda A Religião Dos Mistérios de Rubens Saraceni pela Madras (2017)
>>> Mangá Hunter X Hunter - Vol. 9 de Yoshiro Togashi pela Editora Jbc (2021)
>>> Livro de Bolso Mahatma Gandhi O Apóstolo da Não-Violência Coleção A Obra-Prima de Cada Autor Volume 177 de Huberto Rohden pela Martin Claret (2005)
>>> Filha Da Fortuna de Isabel Allende pela Porto Editora (2014)
>>> Mangá Hunter X Hunter - Vol. 8 de Yoshiro Togashi pela Editora Jbc (2021)
>>> Livro Frida Kahlo E Seus Animalitos de Brown Mônica pela Ftd Educação (2020)
>>> Pankrác Ec ll Crônicas Do Cárcere De Praga de J. B Gelpi pela Tâmisa (2000)
>>> Mangá Hunter X Hunter - Vol. 7 de Yoshiro Togashi pela Editora Jbc (2021)
>>> Livro Escritos Selecionados Presbiterianos Escoceses Covenanters e Seceders de Christopher Vicente pela Nadere Reformatic (2024)
>>> Trotsky: A Biography de Robert Service pela Pan Books Ltd (2009)
>>> Taberna da glória e outras glórias - Mil vidas entre heróis da música brasileira de Hermínio Bello De Carvalho pela Edições De Janeiro (2015)
>>> Zen: A Transmissão Especial de Osho pela Madras (1999)
>>> Confissões De Um Torcedor: Quatro Copas E Uma Paixão de Nelson Motta pela Objetiva (1998)
>>> A Melhoria Da Qualidade E Da Equidade Na Educação - Desafios E Respostas Políticas de Andreas Schleicher pela Moderna (2005)
>>> Livro Perspectivas de Michael Foucault pela Achiamé (2005)
>>> Livro de Bolso Me Segura Qu'eu Vou Dar Um Troço de Waly Salomão pela Companhia Das Letras (2016)
>>> Livro Dois Escritos Democráticos De José De Alencar O Sistema Representativo 1868 Reforma Eleitoral 1874 de Wanderley Guilherme Dos Santos pela Editora Ufrj (1991)
>>> A Força Histórica Dos Pobres de Gustavo Gutiérrez pela Vozes (1981)
COMENTÁRIOS

Sexta-feira, 18/10/2002
Comentários
Leitores

Os homens-massa
Muito bom o artigo. Lembrou-me o que já dizia Ortega y Gasset na sua memorável e esquecida (releve-se o paradoxo) "Rebelión de las Masas". Lula é o homem-massa por excelência, assim como seu vice e os tantos empresários, camponeses, marqueteiros e quejandos que o estão a apoiar. E, como bem alertou o filósofo espanhol, o homem-massa quer que todos sejam como ele, massa. Parabéns mais uma vez pelo artigo.

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por Diógenes Coimbra
18/10/2002 às
15h57 200.236.109.20
(+) Diógenes Coimbra no Digestivo...
 
análise bem estruturada
Oi Lucas, acabei de ler o seu texto, o primeiro de muitos, acredito. Achei sua análise bem estruturada, bem articulada, porém, em alguns momentos, um pouco descritiva demais, como se você quisesse trasnportar o leitor para a realidade que está abordadno muito mais pelo relato analítico de quem dá conta das cores que pintam o quadro do que sobre a maneira que elas o impactam e influenciam. Acho o distanciamneto uma ferramenta vital à análises que se pretendem construtivas, porém gostei mais das breves passagens em que voc~e se deixa levar pela histeria conceitual do filme e fala dele de maneira sanguínea, pulsante. "Passos adentrando o inferno, "estrangeiros" tão longe e tão perto". Não tenha receio de dar vazão a sua própria opinião. Continuarei na espreita, ansiosa pela próxima... Beijos Mônica (Casper)

[Sobre "O melhor nacional do ano"]

por Mônica Charoux
18/10/2002 às
15h40 200.207.92.4
(+) Mônica Charoux no Digestivo...
 
Verdadeira minoria
Alexandre: Somos todos coitados, sem dúvida, e o Lula gosta mesmo é de uma "(coloque um palavrão bem cabeludo aqui)", porque não querendo me gambar (como dirá nosso futuro presidente)todos nós vamos ch..par o pau da barraca no dia 27 e aí sim todos nós seremos coitados mesmo. Abraços Martim P.S. Inês e Pablo também parabenizam vc pelo artigo - e continue a escrever assim, pelo amor de Deus!

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por Martim Vasques
18/10/2002 às
11h36 200.221.192.80
(+) Martim Vasques no Digestivo...
 
É verdade.
Caro Alexandre, Gostaria que você parasse de escrever com tamanha qualidade. Segundo fontes do the sun, Noel Coward tinha um acessor de Marketing para auxiliar o roubo das gravatas. O nome era Willan Mendonça.

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por Otávio
18/10/2002 às
10h24 200.153.78.26
(+) Otávio no Digestivo...
 
Zé Caipora
Pois é. Você, Alexandre, que é um estudioso dos quadrinhos, já não conhecia o personagem, imagine o pessoal que está chegando agora, que vai fazer pesquisa para a professora de educação artítica e lê nos livros que tudo começou com Yellow Kid...

[Sobre "A primeira hq de aventura"]

por Gian Danton
18/10/2002 às
08h50 200.213.138.254
(+) Gian Danton no Digestivo...
 
Blog é liberdade de expressão
julio, discordo do seu ponto de vista. Blog é blog, diário é diário e um texto de um grande jornal é um texto de um grande jornal. São GÊNEROS TEXTUAIS diferentes, com motivações, público-alvo e suportes técnicos diferentes. Não faz o mínimo sentido compará-los. A não ser que você também compare o time do Grêmio com um time amador ou com uns garotos que se reúnem pra jogar uma pelada. Se de uma hora pra outra o mundo começou a blogar é porque de uma hora pra outra isso se tornou possível. As pessoas adoram falar, contar coisas, criticar e elogiar. Nada mais natural que façam isso na internet, que é cada vez mais um prolongamento de suas vida (dos sortudos que têm acesso a ela). Pouco importa se apenas o blogueiro e sua mãe visitam o blog, ou se todos os amigos, ou se ninguém. Qdo falamos somos acostumados a públicos pequenos. No blog como na vida, alguns têm a pretensão de atingir grandes massas e isso é válido, pois os força a aumentar a qualidade da informação e põe pedras nos sapatos atados da grande mídia. Um jornalista profissional enfrenta várias restrições ao escrever, um blogueiro (pelo menos por enquanto) é livre. A seleção natural dirá quais continuarão escrevendo e sendo lidos e quais desistirão. Além disso, nessa internet atual em que cada vez MAIS pessoas acessam cada vez MENOS saites (geralmente uol, terra, globo e igs da vida) o ato de TER e LER blogs é uma atitude de resistência e sabedoria. Por isso é tão importante lincar blogs amigos e blogs lidos. Caso contrário, corremos o risco do cabresto das grandes mídias. Corremos o risco de, num futuro próximo, um sujeito facista chegar e "do cume de uma montanha", proclamar "em alto e bom som" que ele está certo e os outros estão censurados, desconectados e devem voltar pra casa. Abraço aos bloqueiros(as) Rôcki http://obrigadoluacheia.cjb.net

[Sobre "A internet e os blogs"]

por Rôcki
17/10/2002 às
22h21 200.180.4.18
(+) Rôcki no Digestivo...
 
Excelente artigo, como sempre!
Gian, eu me considero, de certa forma, um "estudioso" dos quadrinhos, mas não conhecia o Zé Caipora - embora conhecesse o Nhô Quim e a questão das datas. Até digo que as HQs começaram mais longe, pois temos tapeçarias indianas de mais de mil anos atrás que mostram sequências de eventos, que podem ser lidas como quadrinhos!

[Sobre "A primeira hq de aventura"]

por Alexandre Lobão
17/10/2002 às
17h17 200.197.165.8
(+) Alexandre Lobão no Digestivo...
 
Na Cama com Tarantino
Gostaria de agradecer a opinião de Rennata Airoldi sobre o espetáculo "Na Cama com Tarantino". Como um dos diretores, e em nome da produção e da Cia. de Repertório do TBC, coloco a disposição nossas idéias artísticas, intelectuais, políticas e sociais sobre a arte e a vida. Estamos abertos para qualquer tipo de críticas e opiniões, e convido todos a assistirem nossos espetáculos ou, simplesmente,tomar um chá conosco no Nick Bar. Fábio Ock

[Sobre "Na Cama Com Tarantino"]

por Fábio Ock
16/10/2002 às
20h39 200.190.20.141
(+) Fábio Ock no Digestivo...
 
BLOG'S
Blogs são absolutamente inúteis! E JDB, cá entre nós... Esse seu artigo também é inútil, já que trata de um assunto inútil tentando esmiuçar e/ou espinafrar o nada ao invés de falar do único conteúdo do tema que é a inutilidade em si. Aí ,ironicamente,seu artigo se igualou aos blogs! Todos abraçados em inutilezas. E é das inutilezas que é feita a vida! 3 urras p/ manuel de barros!!! [ ]'s oo00oo

[Sobre "A internet e os blogs"]

por oo00oo
16/10/2002 às
11h14 200.189.244.45
(+) oo00oo no Digestivo...
 
blog é ameaça?!
Será que algum blogueiro tem pretensão de reconhecimento literário ou jornalístico? Acho que não!... O ser humano é narcisista por natureza e o blog permite ao seu redator a fantasia de ser lido e admirado por alguém além dele próprio. Quem escreve um diário - daqueles tradicionais - escreve para si mesmo, mas reservadamente adora mostrá-lo a outras pessoas... há vaidades explícitas e embutidas no exercício da escrita - qualquer escrita e não me furto à auto-crítica. Mas ainda prefiro continuar escrevendo meu blogs e seguir o conselho do fariseu Gamaliel, o que tem valor permanece e se for apenas um modismo vai passar como tantas coisas já passaram... Quanto à crítica, em si, o jornalista apenas parece estar à cata de assunto... também a opinião dele passará - ou será que decretará o fim dos blogs?! O tempo dirá!

[Sobre "A internet e os blogs"]

por Luiz Tarciso Souza
16/10/2002 às
14h02 200.174.40.199
(+) Luiz Tarciso Souza no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Posto de Escuta - Crônicas Químicas e Econômicas
Albert Hahn
Cla
(2012)



Você É Do Tamanho Dos Seus Sonhos
César Souza
Agir
(2009)



Pernalonga Ano I, Nº 2
Warner
Abril
(1975)



História da Educação Brasileira: a organização escolar 6ª edição.
Maria luísa S Ribeiro
Moraes
(1986)



Biblia dos Vegetais
Editora Vida
Vida
(2009)



O Caminho Da Tranqüilidade
Dalai Lama
Sextante
(2000)



Testemunha Anônima
Hélios J. Rodrigues
Kelps
(2013)



Ninguém é de Ninguém
Harold Robbins
Estadão
(1997)



Várias Fortunas de um Soldado Português
João José da Cunha Fidié
Fundação de Apoio Cultural Do
(2006)



A idade média
Maria Rius
Scipione
(1990)





busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês