sangue, carne e fritas | margarete manes albi

busca | avançada
63805 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Lourival, Dorival, assim como você e eu
>>> Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum
>>> Festival do Rio 2005 (II)
>>> Meus melhores filmes de 2008
>>> Festa da Cerejeira
>>> Santo Antonio de Lisboa
>>> Dar títulos aos textos, dar nome aos bois
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Deitado eternamente em divã esplêndido – Parte 2
>>> Manoel de Barros: poesia para reciclar
Mais Recentes
>>> Misterio Do Reencontro de Floriano Serra pela Vida E Consciência (2013)
>>> Inferno de Patrícia Melo pela Companhia das Letras (2000)
>>> Livro Migalhas De Olavo Bilac de Roberta Resende pela Migalhas (2011)
>>> As Estruturas Narrativas - Série Debates - Literatura de Tzvetan Todorov pela Perspectiva (1979)
>>> Ministerio Do Silencio: A Historia Do Servico Secreto Brasileiro De Washington Luis A Lula (1927-2005) de Lucas Figueiredo pela Record (2005)
>>> Livro Comics Squad Recess! de Jennifer L. Holm, Matthew Holm e Outros pela Random House Graphic (2014)
>>> Livro Guia Visual França de Varios Autores pela Publifolha (2007)
>>> 101 Great American Poems de The American Poetry And Literacy Project pela Dover Publications (1998)
>>> Livro Bocage Literatura Comentada de Marisa Lajolo, Ricardo Maranhão pela Abril Educação (1980)
>>> Pensamento Sistêmico: O Novo Paradigma da Ciência de Maria José Esteves de Vasconcellos pela Papirus (2009)
>>> Introdução Critica à Criminologia Brasileira de Vera Malaguti Batista pela Revan (2025)
>>> Livro Guia Visual Londres de Folha de São Paulo pela Publifolha (2000)
>>> Wall Street de Raiam Santos pela Astral Cultural (2016)
>>> Green To Gold: How Smart Companies Use Environmental Strategy To Innovate, Create Value, And Build Competitive Advantage de Daniel C. Esty, Andrew Winston pela Wiley (2009)
>>> Livro Tecnologia Do Ensino de B.F Skinner, Tradução por Rodolpho Azzi pela E.p.u (1972)
>>> Fazenda Modelo de Chico Buarque pela Circulo do Livro (1976)
>>> Selling The Wheel de Jeff Cox; Howard Stevens pela Simon e Schuster (2000)
>>> O Reporter Do Outro Mundo de Zibia Gasparetto pela Vida & Consciência (2007)
>>> Meio Ambiente & Desenvolvimento de José Eli da Veira pela Senac - SP (2006)
>>> Geometria Analítica: Um Tratamento Vetorial de Paulo Boulos / Ivan De Camargo pela McGraw-Hill (1987)
>>> Administracao Do Capital De Giro de Alexandre Assaf Neto; César Augusto Tibúrcio Silva pela Atlas (2012)
>>> A Ciência Como Atividade Humana de G. F. Kneller pela Zahar / Edusp (1980)
>>> Livro As Origens Da Pós-modernidade de Perry Anderson pela Zahar (1999)
>>> O Passado no Presente - Releituras da Modernidade de Maria Elizabeth Chaves de Mello, Maria Ruth Machado Mello pela Eduff (2011)
>>> Deus Estava Com Ele de Elisa Masselli pela Lúmen (2015)
COMENTÁRIOS

Quarta-feira, 7/5/2003
Comentários
Leitores

sangue, carne e fritas
Brilhante, você consegue sintetizar um sentimento que entendo seja comum a todos. Parabéns.

[Sobre "Sangue, Carne e Fritas"]

por margarete manes albi
7/5/2003 às
12h16 200.252.157.100
(+) margarete manes albi no Digestivo...
 
A forma extrema de poder
Estudando a vida das formigas brancas o cientista Maurício Maeterlink concluiu que o sistema da organização social dos insetos que vivem em colônias, como as formigas brancas estudadas por ele, e que dentre todas apresentavam o mais aprimorado método de convivência social, esses insetos, incluindo as abelhas, evoluíram, nos milhares de anos da sua existência e se adaptaram de tal forma numa eficácia de subsistência, que, ao atingirem esse ápice dos seus propósitos, tornaram-se sociedades injustas e cruéis aos seus indivíduos. Na verdade, nessas sociedades de insetos, não existe individualidade, há vários grupos da mesma espécie com diferentes formações para objetivos da colônia. Não há nenhuma escolha individual: o grupo de formigas operário nasce vivem e morrem como operárias do formigueiro; o grupo de formigas soldados vive para defender o formigueiro; a rainha e os machos reprodutores, só para essas funções são criados. O indivíduo sucumbiu aos interesses da colônia. Essa individualidade, pelo menos ao ser humano, precisa ser acordada pelo troar de mil trombetas. Você, Rodrigo, é uma dessas necessárias Trombetas. Não tenho a tua eloqüência para ser mais uma trombeta, mas estou afinado contigo, e nesse empreendimento posso ser, pelo menos, uma caixa de ressonância. Um abraço, Luiz Koan

[Sobre "O poder da sociedade ou a violência do Estado?"]

por Luiz M. Guimarães
7/5/2003 às
05h24 200.168.105.163
(+) Luiz M. Guimarães no Digestivo...
 
Idealismo
Hoje, é a publicidade. Ontem, foi a Igreja Católica. Sempre há alguém em cima muito interessado em dominar e dominar. Para isso, a maioria deve ser silenciada. Porém, uma coisa é "vero". Nunca a cultura e a existência humana foram tão banalizadas. Agora a ordem é imbecilizar a todos. Somos fadados a participar da burrice coletiva. Porém, em alguma fresta, naquele pequeno vão atrás da porta, a consciência nos estará obeservando. Atentamente. E seus olhos ardem.

[Sobre "A Publicidade e Sua Idiotice Específica"]

por Izabela
6/5/2003 às
15h43 200.249.255.2
(+) Izabela no Digestivo...
 
Não vou perder
Julio: Ainda não tive tempo de ver Frida. Mas após ler o seu texto. tive a impressão de que é um ótimo filme. Não vou perder. Abraço, Erika

[Sobre "Frida Kahlo e Diego Rivera nas telas"]

por erika horiguchi
4/5/2003 às
13h34 200.171.103.10
(+) erika horiguchi no Digestivo...
 
Muito bem lembrado
Muito bem lembrado pelo articulista Jardel, o texto que não sai de moda" O manifesto comunista" do nosso "velho" Kal Marx. O articulista consegue num texto bem argumentado situar bem o texto de Marx para comentar os conflitos de hoje.

[Sobre "Iraque: plano de guerra"]

por mário alex
3/5/2003 às
16h33 200.151.50.8
(+) mário alex no Digestivo...
 
Excelente ensaio
Excelente ensaio, este do Lauro Machado. Como profissional residente no exterior, fiquei com uma visão de conjunto sobre as mazelas e os acertos da música de concerto no Brasil. Não seria o caso de haver uma suite atualizada do autor sobre o mesmo tema?

[Sobre "A Música Erudita no Brasil"]

por Gilda Oswaldo Cruz
3/5/2003 às
12h42 213.30.58.17
(+) Gilda Oswaldo Cruz no Digestivo...
 
Achei quem vende!!!
E aí pessoal!!! Antes de mais nada, Juliano Maesano, Parabéns pelo ótimo texto que vc escreveu. Na verdade eu não chamaria de texto, mas de Recordação. Você realmente escreveu o que eu, e creio que muitos dos que leram, sentimos por essa série. Pena que não passa mais na TV aberta, né? Mas.... Navegando pela net, eu comecei a ver alguns sites sobre coisas "antigas" (nasci em 83), e me lembrei com imensa saudade da série "Anos Incríveis". Pesquisei bastante pra ver se achava alguém que vendesse, e com muito esforço, achei!!! Entrem no site www.cdrland.cjb.net, ou então entrem em contato com cdrland@bol.com.br. Esse rapaz vende em VHS e VCD. Eu particularmente não tenho condições de comprar nenhum dos dois (ele tem 10 fitas, cada uma com + ou - 12 episódios, e tudo sai por R$ 340,00), mas lendo essas msgs, eu vi que tem bastante fã interessado. Fica aí minha ajuda!!! Abraços Vinicius Rios (Ahh, se alguém souber de mais alguém que vende os episódios da série, entrem em contato comigo, ok. vitmr@bol.com.br)

[Sobre "Anos Incríveis"]

por Vinicius Rios
2/5/2003 às
15h45 200.161.219.147
(+) Vinicius Rios no Digestivo...
 
Povos legaizinhos!?
Gostei bastante do texto. Lúcido e equilibrado na maior parte do tempo. Só achei um certo exagero chamar os americanos e judeus de "legaizinhos" ou imaginar que o socialismo soviético (com seu execrável realismo socialista) pudesse se instalar no Brasil, terra da eguinha pocotó, da malemolência, da Vera Loyola, do Ratinho e da Ivete Sangalo. Nenhum esquema dogmático resistiria à nossa deliciosa esculhambação geral. No mais continue escrevendo suas análises divertidas e brilhantes.

[Sobre "Breve História do Cinismo Ingênuo"]

por Cláudio José Adas
2/5/2003 às
16h05 200.148.194.240
(+) Cláudio José Adas no Digestivo...
 
Pergunte a um coreano
Saudações,Daniel. Saddam foi apoiado por ser o "mal menor". Entre ele e o Aiatolá Khomeini, quem você escolheria? Bin Laden ao contrário do que é dito por aí não foi financiado pela Casa Branca,mas sim por seu próprio dinheiro. Os americanos ajudaram outros mujahedin na época da luta contra a URSS,mais especificamente a Aliança do Norte,que foram aliados deles nesta última guerra. Esta presença de militantes não-afegãos lá,aliás sempre os preocupou,mas o que podiam fazer? Outra coisa,você não acha que comparar o fundamentalismo islâmico,que gera homens-bomba,com o protestantismo republicano é absurdamente exagerado? Eu acho. Sobre o Chalabi,o tipo condenado por corrupção,duvido que os americanos deixariam alguem desse nível assumir o poder lá. Seria uma bala no prórpio pé. A "fraude eleitoral" que tanto se fala nas últimas eleições americanas nunca foi suficientemente provada. O fato é que discordo dessa demonização que se faz dos USA,eles tem pontos bons e ruins como qualquer outra nação do mundo. Mas a mídia parece nos querer fazer acreditar que os americanos erram, por serem malvados,cobiçosos e perversos.

[Sobre "O que o cowboy texano não sabe"]

por Roque Villalba
2/5/2003 às
11h46 200.98.149.12
(+) Roque Villalba no Digestivo...
 
Isso mesmo
Concordo plenamente com a matéria, O Apanhador de Sonhos é mesmo uma bomba, um dos piores filmes que já vi nos últimos tempos. Eu recomendo Carandiru, com certeza sairia do cinema menos arrependido.

[Sobre "O Apanhador de Sonhos"]

por Clarissa
1/5/2003 às
23h05 200.184.129.2
(+) Clarissa no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Luxuria
Eve Berlin
Lua de Papel
(2012)



Livro Modern Short Stories in English
Robert J. Dixson
Ao Livro Técnico
(1964)



Segredos para uma Vida Feliz
Luci Swindoll
Thomas Nelson
(2014)



O Menino Grapiúna
Jorge Amado
Record
(1982)



Dc Terror 1 Cavaleiros do Demônio Batalha Contra as Trevas
Paul Cornell Diógenes Neves Foto Original
Panini
(2012)



O luxo eo Brilho do Estilista Pompílio: dos salões sociais à passarela do samba
Maristel Pereira Mainardi
Editora Mundial
(2005)



Livro Literatura Brasileira Onze Minutos
Paulo Coelho
Rocco
(2003)



Monica The Marshmallow Fairy: A Rainbow Magic Book
Daisy Meadows
Scholastic
(2018)



Solar
Ian Mcewan
Jonathan Cape
(2010)



Gestos de Equilíbrio
Tarthang Tulku
Pensamento
(1977)





busca | avançada
63805 visitas/dia
2,1 milhões/mês