| Mais Recentes >>> Sombra absoluta de Osvaldo Gomes Jr. pela Scortecci Editora (2025) >>> Livro O Capitalismo Histórico Coleção Primeiros Vôos Volume 32 de Immanuel Wallerstein pela Brasiliense (1985) >>> Somos Todos Médiuns de Carlos A. Baccelli pela Didier (1996) >>> Os Fantasmas da Rua do Canto de Luci Guimarães Watanabe pela Saraiva (2025) >>> Livro Administração Escolar Uma Abordagem Crítica Do Processo Administrativo em Educação de José do Prado Martins pela Atlas (1999) >>> Livro Neve de Primavera Mar da Fertilidade Volume 1 de Yukio Mishima, traduzido por Newton Goldman pela Brasiliense (1969) >>> Livro Pero Se Casan Con Las Morenas. Serie Hotel Veramar de Dolores Soler-espiauba pela Difusion (1995) >>> Os últimos mistérios do Mundo de Readers Digest pela Readers Digest (1979) >>> Livro Cova Da Minha Irmã de Robert Dugoni pela Pausa (2020) >>> O Poder De Domar Do Grande: As Revelações Inéditas De Uma Discípula Do Mago, Paulo Coelho de Lizia Azevedo pela Editora Record (1992) >>> Princípios De Macroeconomia de N. Gregory Mankiw pela Thomson (2005) >>> Ética Profissional - Coleção Elementos de Marco Antonio Araujo Junior pela Premier Máxima (2009) >>> Pequeno Pr¿ncipe, O - Capa Azul de Antoine De Saint-exupery pela Universo Dos Livros (2025) >>> Livro Zen Et Cerveau de Taisen Deshimaru Roshi, Dr Paul Chauchard pela Le Courrier Du Livre (1976) >>> Panorama Literatura Portuguesa de William Roberto Cereja pela Atual (didatico) - Grupo Saraiva (1997) >>> Matemática Financeira E Suas Aplicações de Alexandre Assaf Neto pela Atlas (2009) >>> Manual De Sobrevivência Familiar - Coleção Entre Linhas de Ivan Jaf pela Atual (2025) >>> Livro 1824 Como os Alemães Vieram Parar no Brasil, Criaram as Primeiras Colônias, Participaram do Surgimento da Igreja Protestante e de Um Plano Para Assassinar Dom Pedro I de Rodrigo Trespach pela Leya (2019) >>> Livro Historia E Linguagens Texto, Imagem, Oralidade e Representações de Antônio Herculano Lopes, Mônica Pimenta Velloso e Sandra Jatahy Pesavento. pela 7 Letras (2006) >>> Os Dragões: O Diamante No Lodo Não Deixa De Ser Diamante de Wanderley Oliveira pela Dufaux (2009) >>> Iracema - Nova Ortografia (ed. De Bolso) de José De Alencar pela Best Seller (2012) >>> Livro Branca de Neve e o Caçador Romance de Lily Blake, Evan Daugherty, John Lee Hancock, Hossein Amini; traduzido por Ronaldo Luis da Silva pela Novo Conceito (2012) >>> Meu Brasil De A a Z de Maria Galas pela Paulus (2005) >>> Livro Como Seria Sua Vida Na Idade Média? de Fiona Macdonald pela Scipione (2011) >>> 100 Atitudes de um Guerreiro 3ª Edição - Livro de Bolso de Prof. Isaac Martins pela Scortecci (2025)
|
|
COMENTÁRIOS
Quarta-feira,
18/2/2004
Comentários
Leitores
 |
|
 |
|
escritores ruins
Não sei como vim parar aqui, mas gostei muito do texto.
A internet e a facilidade para publicação de livros criaram uma leva enorme de escritores ruins.
Talvez essa falta de vergonha na cara dos "escritores" venha da perda do hábito de leitura do povo em geral. Quanto menos exigente o leitor, menos preocupado com qualidade será o escritor...
E durma com um barulho desses...
Abraço!
[Sobre "O Último Samurai Literário"]
por
Saladin
18/2/2004 às
16h15
200.255.40.96
(+) Saladin no Digestivo...
|
|
Pe. Antônio Vieira
Ana, olha que coincidência: ouvia eu hoje um programa no rádio, em que um dos convidados lembrava um famoso sermão do Pe. Antônio Vieira sobre a invasão holandesa no Brasil, que tinha gerado uma guerra local com os nossos "donos" portugueses. Pe. Antônio Vieira, então, dirigindo-se a Deus, EXIGIA que Ele fizesse os portugueses ganharem a guerra expulsando os holandeses. E que, se não pudesse fazer isso por ele, Padre, ou por Ele, Deus, que o fizesse por Sua mãe, a Nossa Senhora, uma vez que, se os holandeses vencessem, quem iria cuidar das imagens Dela? O detalhe desta história é que Pe. Antônio Vieira, com essa posição, teve uma postura hoje chamada de feminista, pondo uma mulher acima de Deus e se arriscando perante a Inquisição! Viva o Pe. Antônio Vieira! Viva Nossa Senhora! Viva as mulheres! Abraços e boa gravidez. Bernardo Carvalho (Goiânia-GO)
[Sobre "Mulheres de cérebro leve"]
por
Bernardo Carvalho
17/2/2004 às
22h38
200.101.124.189
(+) Bernardo Carvalho no Digestivo...
|
|
Falta criatividade
Ola, amigo! Belo texto sobre as telenovelas. Tenho saudades dessas novelas: Pantanal, Que Rei Sou Eu (maravilhosa e divertidíssima), Tieta, Pedra Sobre Pedra, Fera Ferida e O Clone, pela ousadia da autora. O resto é tudo a mesma coisa. Falta criatividade. Entretanto, faço uma ressalva no Jornalismo "Verdade", onde se discute a relaidade do nosso povo. Lamentavelmente, é necessário. Lembra do Jornal O Dia, que era chamado de Jornal Sangrento? Pois então, naquela época, os repórteres já gritavam sobre a violência no Rio de Janeiro, mas ninguém se importava. Até que um dia, a violência atingiu a classe média e se criaram ONGs e mais ONGs. E desde essa época, a realidade do nosso país vem sendo mostrada. Agora imagine se naquela época, quando o Jornal Sangrento gritava pelos pobres da periferia, tivéssemos - Governo e Sociedade - tomado alguma atitude decente? Muita coisa seria evitada. Enfim, entre a baixaria do Big Brother e a baixaria da nossa realidade, eu fico com a baixaria do nosso povo, que não recebeu, educação, cultura e oportunidades. Sds, Elaine P@iva
[Sobre "A discreta crise criativa das novelas brasileiras"]
por
Elaine P@iva
17/2/2004 às
09h45
200.217.202.196
(+) Elaine P@iva no Digestivo...
|
|
O velho Márquez já dizia
Ana, mais um grande texto. Parabéns pelas verdades, pela força e pela nova vida. O Garcia Márquez já dizia que o mundo só não se esfacela devido à atuação sensível e coerente das mulheres.
[Sobre "Mulheres de cérebro leve"]
por
Fabiano Novais
16/2/2004 às
20h33
200.97.210.197
(+) Fabiano Novais no Digestivo...
|
|
Digerindo o Digerido
Olá Julio Daio Borges, tudo bem? Parabéns pelo DIGESTIVO, desde que o conheci não parei mais de clica-lo... não preciso dizer que este site é o que nos fazia falta no aspecto completo. Sou escritora (com 1/4 de século mais 1) e amo a forma com que reserva as tuas linhas, os ensaios, comentários e colunistas... resolvi aproveitar a madrugada e minha insonia cultural para 'digerir' um pouco mais este site colossal... beijos, parabéns e continue nos 'Digerindo', fernanda goncalves
[Sobre "Digestivo nº 163"]
por
fernanda goncalves
15/2/2004 à
00h15
200.177.58.29
(+) fernanda goncalves no Digestivo...
|
|
Arte contemporânea
Gostaria de tecer um breve comentário sobre o que o prezado Jardel escreveu. Primeiro, não sei o que vc. entende com bom desenho, provavelmente todo aquele possua uma forte aderência com o real, estou errado? O desenho possui suas questões sendo uma delas a representação. Mas em momento algum a representação é um fundamento da arte. Van Gogh era um ótimo desenhista e o motivo pelo qual Delacroix afirma que para Ingres ele era apenas um borrador é simples: Ingres trabalha na instância da linha e da poética visual, enquanto Delacroix tende mais para o que podemos chamar como o mundo enquanto película visual. O que falta hoje em dia é uma retomada das questões da produção da imagem, questões estas que perpassam toda a história da arte, entenda-se do paleolítico até a primeira metade do século XX.
[Sobre "Crítica à arte contemporânea"]
por
Renato
14/2/2004 às
14h43
200.141.121.177
(+) Renato no Digestivo...
|
|
obvio ululante
Caro Luiz,
obrigado pelo comentário. sem querer desmerecer alguns artistas da Bauhaus e seus seguidores, o que se pode ver é que sob o título de "moderno" muitas pessoas fizeram do "óbvio ululante" um modo pobre de criar. abraço,
jardel
[Sobre "Maior que São Paulo, só o Masp"]
por
jardel
14/2/2004 às
13h57
200.218.225.10
(+) jardel no Digestivo...
|
|
MASP
Caro Jardel,
Gostei muito do seu texto, mas
Considero a arquitetura do MASP superior ao seu acervo.
Zamuner
[Sobre "Maior que São Paulo, só o Masp"]
por
Luiz Antonio Zamuner
14/2/2004 à
00h00
200.204.142.224
(+) Luiz Antonio Zamuner no Digestivo...
|
|
Questões interessantes
Muito interessante seu texto, Adriana. Levantou questões sobre as quais ainda não tinha refletido. Esse lance da dualidade (erudito, popular) tem muito sentido e nos faz 'viajar' por inúmeras outras questões. Só resta uma dúvida: será que o Chico pensou em todos esses significados quando escreveu o livro ou tudo é, na verdade, um reflexo de sua personalidade?
Parabéns.
[Sobre "Mais viagens por Budapeste"]
por
Maykon Souza
12/2/2004 às
15h22
200.206.235.92
(+) Maykon Souza no Digestivo...
|
|
Obrigado!
Querido Daniel,
Você realmente me tocou com o seu texto. Como agradecer-lhe? Você, que escreve, sabe o quanto é importante saber que algo que se escreveu teve alguma ressonância no coração e na mente de quem leu. É por isso que a gente escreve, não é?
Aquele abraço do
Pedro Bandeira
[Sobre "Canto Infantil Nº 1: É Proibido Miar"]
por
Pedro Bandeira
11/2/2004 às
10h21
200.211.50.198
(+) Pedro Bandeira no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|
|
|
|