Roberto Campos | Alexandre

busca | avançada
83554 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Drama da pandemia em Manaus é tema da peça Desassossego
>>> 14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Fim dos jornais? Desconfie
>>> Blogwise
>>> Site de Rafael Sica
>>> Reid Hoffman por Tim Ferriss
>>> Suspense, Crimes ... e Livros!
>>> Entrevista com Chico Pinheiro
>>> Mi casa, su casa
>>> Produtor Cultural Independente
>>> Descobrindo David Goodis
>>> Somente para quem quiser (souber?) sonhar
Mais Recentes
>>> Neuromancer de William Gibson pela Editora Aleph (2016)
>>> Hollywood de Charles Bukowski pela L&pm (2001)
>>> Bia na África (2º Edição - 6º Impressão) de Ricardo Dreguer; Thiago Lopes pela Moderna (2020)
>>> Seita: O Dia Em Que Entrei Para Um Culto Religioso de Paula Picarelli pela Planeta (2018)
>>> Os Quatro Compromissos de Don Miguel Ruiz pela Best Seller (2019)
>>> Comunidade Que Vem de Giorgio Agamben pela Autêntica (2013)
>>> Esta Casa E Minha (2º edição - 1º impressão) de Ana Maria Machado pela Moderna (2022)
>>> Como Analisar Narrativas de Cândida Vilares Gancho pela Atica (2006)
>>> Os Amigos de Kazumi Yumoto pela Martins Fontes (2000)
>>> Emma de Jane Austen pela Bestbolso (2011)
>>> Barba Ensopada De Sangue de Daniel Galera pela Companhia Das Letras (2012)
>>> Gênio Obsessivo de Barbara Goldsmith pela Companhia Das Letras (2006)
>>> Faz Muito Tempo (1º impressão) de Ruth Rocha; Helena Alexandrino pela Salamandra (2019)
>>> Clarice Bean Tem Um Problema de Lauren Child pela Ática (2005)
>>> Brasil: Terra À Vista! de Eduardo Bueno pela L&pm (2017)
>>> A Velha Misteriosa (colecao batutinha - 1º impressão) de Ana Maria Machado - Ionit Zilberman pela Salamandra (2017)
>>> Chapeuzinho vermelho (capa dura) de Nicola Cinquetti - Stefano Morri pela Pensarte (2013)
>>> Box 360º Completo: Produção de texto Produção de texto Volume Único de Maria Inês Campos pela Fdt (2015)
>>> Vegano Sem Frescura. Comida De Verdade Em Mais De 100 Receitas De Arrasar de Thug Kitchen pela Alaude (2025)
>>> As Melhores Crônicas de Fernando Sabino pela Record (2000)
>>> Ler, Escrever E Fazer Conta De Cabeça de Bartolomeu Campos De Queiros pela Global (2004)
>>> Bairro Vivo Sul - São Paulo Nasce Nos Bairros de José Police Neto pela Cia dos Livros (2013)
>>> A Ridicula Ideia De Nunca Mais Te Ver de Rosa Montero pela Todavia (2019)
>>> Os Donos Do Inverno de Altair Martins pela Editora Dublinense (2019)
>>> Pedro Pedra de Gustavo Bernardo pela (1998)
COMENTÁRIOS

Sábado, 2/2/2002
Comentários
Leitores

Roberto Campos
Fabio- obrigado pelos elogios. Que retribuo. É claro, você não precisa concordar comigo- concordar é sempre um pouquinho chato. Discordemos, portanto. Agora, quanto ao acordo- sei que fui eu que o propus, mas vou ter que ser o primeiro a recuar. Se falo mal da economia, não é porque nunca fui apresentado a essa Senhora- é porque me separei dela depois de dois anos de penoso, chato noivado na FEA-USP. Li Samuelson, Ricardo, Heilbronner, Marshall, e outros homens sérios e solenes, cuja localização precisa no Inferno de Dante não sei dizer. Li as primeiras, sei lá, duzentas páginas de "Lanterna na Popa". Roberto Campos tem algum senso de humor, mas a alma dele é seca, seca, seca. Segurei a alma dele nas mãos, e ela era um graveto...Um graveto! Não é que eu seja de esquerda (sinceramente, girei tanto que já não sei onde estou, e vou vomitar no tapete), e não é por nenhum motivo tão estúpido quanto não concordar com o que ele diz. Mas tentar ler o livro de novo doeria muito. (E se a Dona FEA vier se queixar de que não a louvo em meu trobar, veja como a louvarei todavia: Dona Fea, Velha e Sandia)P.S. Tolkien- Alguém que estivesse em relação a Erl Koenig como você está em relação a "O Senhor dos Anéis" poderia dizer que não quer ler poema com elfos...Meu ponto todo era que a presença de elfos (Erl Koenig), bruxas (Macbeth), gigantes (Lusíadas) etc não torna a obra automaticamente menos séria...Outra coisa: "Morte chegando" é um assunto mais importante do que "coragem"? Pour quoi? Um abraço- Alexandre

[Sobre "Costume Bárbaro"]

por Alexandre
2/2/2002 às
17h50 200.205.157.155
(+) Alexandre no Digestivo...
 
Lição de vida
Daniela, Parabéns pelo belíssimo texto, foi de emocionar, meus olhos se encheram d'água... Um pouquinho de lição de vida meio Guimarães, meio Daniela... Muito sucesso pra essa pessoa especial que você é! Beijos, Iara

[Sobre "Batchan, elas são lindas..."]

por Iara Terzi Ito
2/2/2002 às
13h30 200.171.185.164
(+) Iara Terzi Ito no Digestivo...
 
Tô que Tolkien
Alexandre. Tolkien escreveu sobre elfos e humanóides como um passatempo entre seus estudos acadêmicos. Ele próprio não compreendia a devoção que suas brincadeiras suscitaram. Simplesmente dizer que "Tolkien não era o Benedito Rui Barbosa" (convenhamos que não é necessário ser muito perspicaz para chegar a essa conclusão) e afirmar que O Senhor dos Anéis fala sobre coragem e amizade (como se livros de criança e telenovela fossem abstratos!) não é suficiente para me explicar por que alguma coisa está morta e pútrida dentro das pessoas que "não respondem" ao livro/filme. Façamos o seguinte: eu vejo o filme e você lê "A Lanterna na Popa", do Roberto Campos. Que me diz? Se topar, terei feito minha boa ação do dia... :) P.S. Erlkönig, Lied de Schubert, está acima de praticamente tudo que já foi feito pelo homem. Não é uma historinha sobre a lealdade dos elfos e a necessidade de se massacrar os pagãos. É sobre a morte chegando. P.P.S. Apesar de não entender sua admiração pelas fantasias do Tolkien e sua aversão à economia, quero deixar claro que acho suas colunas divertidas e interessantes, e considero você uma das raras pessoas que sabem pensar e escrever - não necessariamente nessa ordem... :)

[Sobre "Costume Bárbaro"]

por Fabio
2/2/2002 às
09h04 200.183.94.214
(+) Fabio no Digestivo...
 
Título
Realmente "A crise da mulé" é um título horrível.

[Sobre "Pode guerrear no meu território"]

por João Augusto Guevedo
2/2/2002 à
01h01 200.195.69.142
(+) João Augusto Guevedo no Digestivo...
 
O mesmo?
José Luis: você é o mesmo José Luis Mendonça que escreveu- "Ergue-te cidade/ malar vigília/ de pássaros/ estrangulados/ cheiras a crepúsculos e/ água, cidade/ onde o vinho abre o sexo/ ao gume dos astros..."?

[Sobre "Costume Bárbaro"]

por Alexandre
1/2/2002 às
17h05 200.205.157.155
(+) Alexandre no Digestivo...
 
Chutando o pau da barraca
Obrigada pelo comentário, Cássio. No entanto, minha idéia não era ser nem madura, nem equilibrada. Nas entrelinhas, há muito desabafo. Fico feliz que você tenha gostado.

[Sobre "Menos Guerra, Mais Sexo"]

por Adriana
1/2/2002 às
17h00 200.249.190.19
(+) Adriana no Digestivo...
 
Tolkien não era Rui Barbosa
Fábio: você realmente acha que Tolkien é a mesma coisa que -qual o nome daquele cara que escreveu "Pantanal"? Benedito Rui Barbosa? Ou igual a (sei lá os nomes) Glória Magadan? Tolkien, o Benedito Rui Barbosa de Oxford? Só porque ele escrevia sobre hobbits e elfos? Mas, nesse caso, o "Erl Koenig" de Goethe é um poema infanto-juvenil? A versão musicada de Schubert é uma espécie de música da Xuxa? Camões era o Maurício de Souza da época dele, porque escreveu sobre o gigante Adamastor? Nem tudo que tem duende é "Xuxa e o Segredo dos Duendes"(se é que é esse o nome). Os livros de Tolkien, e o filme também, são sobre coragem, sacrifício, amizade, medo, tentação, dor. Talvez devêssemos concordar em fazer aquilo que você me recomendou uma vez: eu em relação à economia, você em relação a Tolkien- dar a tal da famosa "chance". Não é? (Vai custar mais para mim do que para você, acredite) Também C.S.Lewis, que fazia parte do círculo de Tolkien, é um autor muito interessante. Retribuo o abraço. -Alexandre

[Sobre "Costume Bárbaro"]

por Alexandre
1/2/2002 às
16h25 200.205.157.155
(+) Alexandre no Digestivo...
 
por quê?
Caro Alexandre. Gostaria que você explicasse por que considera O Senhor dos Anéis superior às telenovelas. Estou realmente curioso. Nunca li o livro nem vi o filme, mas achava que ambos eram voltados ao público infanto-juvenil. Um abraço cordial, Fabio.

[Sobre "Costume Bárbaro"]

por Fabio
1/2/2002 às
15h56 200.183.94.214
(+) Fabio no Digestivo...
 
TEXTO SOBRE O CRÊPE DE FRANCE
Julio, Ficou lindo o texto do nosso restaurante. Eu fiquei emocionada, quase chorei. Você pegou o espírito da coisa, e escreveu de uma maneira sublime. Obrigada. Um forte abraço. Luci e Frédéric

[Sobre "Digestivo nº 67"]

por LUCI HADDAD
1/2/2002 às
14h08 200.211.164.123
(+) LUCI HADDAD no Digestivo...
 
Lógica de predicados
Pela lógica proposicional, meu caro Rafael Lima, o nosso leitor e caro amigo Carlos Garcia está completamente correto. O problema fala: "Para arrumar mulher, é preciso ter tempo e dinheiro". O produto está correto! A expressão "e" em lógica de predicados, é traduzida para a matemática elementar como um produto de elementos. Por sua vez, a operação soma (+) em matemática elementar é, em lógica de predicados, um "ou". Assim, o seu furo estaria correto se o problema tivesse em seu enunciado: "Para arrumar mulher, é preciso ter tempo OU dinheiro". Entretanto, como voce fala tempo e dinheiro, isso é traduzido como uma multiplicação. E de fato, se não temos tempo não temos mulher. Se não temos dinheiro também não temos mulher. Dinheiro = 0 é suficiente para implicar em Mulher = 0. E Tempo = 0 também o é. Logo 0 = (qualquer coisa) x 0 = 0 x (qualquer coisa). Como "mostra a vida", se um dos fatores for zero, o produto será zero.

[Sobre "Os Homens são de Varte, as Mulheres são de Mênus"]

por Rodrigo Alves Costa
1/2/2002 às
13h34 150.161.2.4
(+) Rodrigo Alves Costa no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Manual de Español 429
Idel Becker
Nobel
(1989)



Pedro e a Gansa Mágica - Com Marcador de Pagina e Cartela Adesivos
Alexandre Dumas
Piu
(2021)



Brasileiro Com Alma Africana Antonio Olinto
José Luis Lira
Icao
(2008)



Amando Pablo Odiando Escobar 501
Virginia Vallejo
Globo Livros
(2017)



Cartas de John Lennon
Hunter Davies
Planeta
(2012)



O Que Sei de Lula + Da Independência a Lula: Dois Séculos de Política Brasileira
José Nêumanne Pinto; Bolívar Lamounier
Topbooks; Augurium
(2011)



Livro de Bolso Literatura Estrangeira A Utopia Idéias
Tomas Morus
Lpm Pocket
(2000)



Modelagem Financeira com EXCEL e VBA
Não Informado
Campus
(2008)



O Espelho E Outros Contos Machadianos
Machado de Assis
Scipione
(2019)



O Pensamento e a Expressão em Machado de Assis autografado
Cândido Jucá Filho
Civilização Brasileira
(1939)





busca | avançada
83554 visitas/dia
1,7 milhão/mês