Tapa na pantera e a casa do lago | Marcelo Miranda | Digestivo Cultural

busca | avançada
36458 visitas/dia
993 mil/mês
Mais Recentes
>>> Série Bravos! apresenta a trajetória da artista maranhense Thabata Lorena
>>> Caminhos da Reportagem discute preconceito, tabu e silêncio em torno do suicídio
>>> Jornalista Mário Magalhães debate biografias no Trilha de Letras da TV Brasil
>>> ESCOLA PANAMERICANA REALIZA NOVA EDIÇÃO DO ARTESCAMBO
>>> Evento apresenta influência da gastronomia italiana na cultura de São Paulo
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Sabemos pensar o diferente?
>>> Notas de leitura sobre Inácio, de Lúcio Cardoso
>>> O jornalismo cultural na era das mídias sociais
>>> Crítica/Cinema: entrevista com José Geraldo Couto
>>> O Wunderteam
>>> Fake news, passado e futuro
>>> Luz sob ossos e sucata: a poesia de Tarso de Melo
>>> Da varanda, este mundo
>>> Estevão Azevedo e os homens em seus limites
>>> Séries da Inglaterra; e que tal uma xícara de chá?
Colunistas
Últimos Posts
>>> Jeff Bezos é o mais rico
>>> Stayin' Alive 2017
>>> Mehmari e os 75 anos de Gil
>>> Cornell e o Alice Mudgarden
>>> Leve um Livro e Sarau Leve
>>> Pulga na praça
>>> No Metrópolis, da TV Cultura
>>> Fórum de revisores de textos
>>> Temporada 3 Leve um Livro
>>> Suplemento Literário 50 anos
Últimos Posts
>>> É de fibra
>>> O indomável Don Giovanni
>>> Caracóis filosóficos
>>> O mito dos 42 km
>>> Setembro Paulista
>>> Apocalipse agora
>>> João, o Maestro (o filme)
>>> Metropolis e a cidade
>>> PETITE FLEUR
>>> O fantasma de Nietzsche
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Rejoicing in the Hands
>>> Entrevista com o poeta Régis Bonvicino
>>> Pascal e a condição humana
>>> Alberto Caeiro, o tal Guardador de Rebanhos
>>> O gato diz adeus
>>> Ascese, uma instalação do artista Eduardo Faria
>>> Rousseau e a Retórica Moderna
>>> Sartre e a idade da razão
>>> Encontros (e desencontros) com Daniel Piza
>>> Para você estar passando adiante
Mais Recentes
>>> Revista Planeta n° 7
>>> Larry Clabb ( o silencio de Adão )
>>> Fragmentos De Uma Luta Ecológica
>>> Educação Na Constituição E Outros Estudos
>>> Álbum De Casamento - Quarteto De Noivas 1
>>> Pássaro Contra A Vidraça
>>> Os últimos dias de Jesus
>>> Depois do calvário
>>> A Queda - As Memórias De Um Pai Em 424 Passos
>>> James Dean Por Ele Mesmo
>>> Jesus de Nazaré
>>> A Grande Jogada
>>> Aumente O Poder De Sua Memória
>>> A Infância de Jesus
>>> Revista Iate Nº 29
>>> Olhos Insanos
>>> Jesus de Nazaré - Da entrada em Jerusalém até Ressurreição
>>> A Estética dos Odores - O Sentido do Olfato no Cuidado de Enfermagem Hospitalar
>>> Um Homem Célebre - Machado Recriado
>>> A Casa Civil
>>> Práticas Corporais - Volume 2
>>> À Margem De Alice
>>> Project Para Profissionais
>>> Do Lazareto Dos Variolosos Ao Instituto De Infectologia Emilio Ribas: 130 Anos De História Da Saúde Pública No Brasil
>>> Sal da Terra
>>> Deus Existe?
>>> Luz do Mundo - o Papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos. Uma conversa com Peter Seewald
>>> A Ideia Central das Epístolas de Paulo Perdoai vos uns aos Outros
>>> Racionalidade da Fé Cristã Argumentos para sua Defesa
>>> O Fator Integridade
>>> O Cânon das Escrituras
>>> A Ideia Central das Epístolas de Paulo O Encargo Central de Paulo
>>> Uma Vida com Propósito e Qualidade de Vida + Um Casal que Coopera com Deus
>>> A Ideia Central das Epístolas de Paulo Pastorear o Rebanho de Deus
>>> O Plano de Deus para as Nações
>>> O Imutável Amor de Deus
>>> Sucesso e Fracasso de um Líder
>>> A Manifestação do Espírito
>>> 40 Lições Essencias para a Vida Cristã Volume 1
>>> Sobre o Céu e a Terra: As reflexões do novo Papa sobre a família, a fé e o papel da Igreja
>>> Compreender a Igreja hoje
>>> Platero E Eu
>>> O Piano
>>> Blue Like Jazz - Nonreligious Thoughts On Christian Spirituality
>>> A Prece Ucraniana na Pressa da Cidade- as renegociações das práticas religiosas ucranianas nos espaços da cidade de Curitiba, a partir de 1960
>>> Harmonia
>>> O Muro
>>> Tetralogia Monstro
>>> O Poder da Mulher que Ora
>>> Historia Geral Da Africa, Vol.2 Africa Antiga
COLUNAS

Segunda-feira, 25/9/2006
Tapa na pantera e a casa do lago
Marcelo Miranda

+ de 9900 Acessos
+ 1 Comentário(s)

1.
O amigo e editor Julio Daio Borges já disse uma vez: ainda é cedo pra analisar o YouTube. Realmente, um portal surgido há um ano não pode ser pensado e pesado quanto ao seu verdadeiro impacto neste exato momento. Estamos vivenciando-o, sentindo-o, participando de seu processo de desenvolvimento. Mas isso não impede que pequenos (e grandes) fenômenos do site sejam comentados. Talvez um dos mais notórios seja o caso Tapa na Pantera. Trata-se de um vídeo em que a atriz teatral Maria Alice Vergueiro aparece num único ângulo descrevendo sua relação com a maconha. Muito engraçado e estranho, o vídeo virou febre virtual, já teve mais de dois milhões de acessos e tornou Vergueiro, conhecida quase apenas em São Paulo, em ídolo.

O que poucos sabem é que, por trás de Tapa na Pantera, está um rapazinho muito talentoso. O vídeo, que é ficcional a partir de uma criação de personagem da própria Maria Alice, tem três autores: Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes. Eles são sócios na produtora Ioiô Filmes. É Esmir o mais prolífico e "atuante" deles. O ano de 2006, por exemplo, está sendo um ótimo período para o rapaz de 23 anos. Em maio, ele estreou seu terceiro curta-metragem, Alguma Coisa Assim, no Festival de Cannes, na França. Saiu de lá com um prêmio para o roteiro. Em agosto, levou o filme ao Festival de Gramado (RS). Venceu os Kikitos de melhor curta em 35 mm, direção e atriz (Carolaine Abras). No mesmo mês, veio o Tapa na Pantera. "Um dia decidimos ir até à casa da Maria Alice Vergueiro fazer algumas gravações sem compromisso. Apenas telefonamos e marcamos. Quando ela abriu a porta, já estava com a roupa meio largada, o cachimbo na mão e falando daquele jeito chapado. A gente ligou a câmera e deixou rolar, enquanto íamos sugerindo algumas piadas", disse Esmir numa entrevista que fiz com ele recentemente. A idéia não era exatamente transformar o vídeo num trabalho a ser exibido. Porém, dias depois das gravações, ele recebeu um e-mail contendo um endereço no YouTube. E para onde o link levava? Justamente a Tapa na Pantera. Esmir jura que não faz idéia de como a gravação foi parar na rede. Nem de que forma ela ficou tão popularizada - só na primeira semana, foram 600 mil visualizações.

Interessante que Esmir não é um cara deslumbrado por esse sucesso absolutamente espontâneo. Tem plena consciência de que a Internet é, por definição, um meio efêmero. E mais: tem noção de que trata-se de um espaço em que tudo pode circular, mas nem tudo deveria circular. "É preciso muita responsabilidade para se colocar algum trabalho na Internet. Eu nunca lançaria, por exemplo, um curta-metragem meu diretamente na rede. Algumas produções são feitas para serem vistas na tela do cinema. Até acho que devam passar na web depois de rodar pelos festivais, mas tem que ter um certo cuidado". Palavras de quem teve (tem) no YouTube um espaço de rei.

2.
Bom quebrar a cara no cinema. Mesmo quando se tem como atividade escrever sobre filmes, alguns trabalhos desanimam o crítico. Foi o que aconteceu comigo recentemente, quando do lançamento de A Casa do Lago. Romance aparentemente água-com-açúcar protagonizado por Sandra Bullock e Keanu Reeves e direção do argentino Alejandro Agresti. A dobradinha Reeves-Bullock me parecia, desde o começo, forçada - tentativa de simplesmente reunir os queridinhos protagonistas de Velocidade Máxima e dar ao público nova oportunidade de vê-los lado a lado. O diretor Agresti realizou Valentin, filminho simpático que não me agrada tanto, em especial por "abusar" do garoto protagonista e seu talento de parecer adulto. E o fato de A Casa do Lago ser uma refilmagem de um longa coreano também não era fator motivador - não pela Coréia do Sul, berço de muito do que de melhor se faz em cinema hoje, mas sim por Hollywood e sua mania de buscar idéias em terras alheias.

Casa

Porém, eis que, ao final de A Casa do Lago, tudo isso se dissipou. Bullock e Reeves estão perfeitos e emanam melancolia e paixão; Agresti dirige com elegância invejável, constrói cenas a partir de elementos do cenário, poucas palavras e movimentação dos atores; e a história, apesar de mastigada, tem desenvolvimento suficiente para não deixar perder a atenção. Todos estes elementos aliados uns aos outros tornaram A Casa do Lago um belíssimo filme aos meus olhos, um trabalho feito com ardor e sinceridade por todos os envolvidos, um projeto de respeito e qualidade como poucas vezes se vê no cinema romântico.

O filme trata do amor impossível de duas pessoas moradoras da mesma casa. Eles vivem em épocas diferentes (ela está dois anos à frente dele), mas conseguem se comunicar através de cartas enfiadas numa caixa postal de frente à tal casa do lago. Há duas coisas muito bonitas nessa premissa que, nas mãos de um cineasta menor, seriam mal trabalhadas, mas ficam sublimes sob o olhar de Agresti. Uma é o uso de cartas escritas à mão numa época virtual. O roteiro mantém o poder da palavra registrada em papel, da emoção de se esperar a correspondência, do valor de se guardar a carta como um documento a registrar momentos do passado. A outra coisa a se destacar é a não-preocupação em revelar a mágica que é estopim do filme.

Pouco importa como as cartas vão de uma época a outra. O que interessa é o efeito delas na vida de duas pessoas solitárias, com conflitos muito particulares e que encontram alento nas palavras de uma alma gêmea que não está apenas distante, mas simplesmente ausente do seu universo. Não ausente fisicamente (o rapaz chega a se encontrar com a moça em sua própria época, mas não pode revelar o segredo), mas espiritualmente. Ambos sentem a presença do outro e não podem se ver nem se tocar. Se esse conflito foi mastigado à exaustão pelas artes em geral, aqui é trabalhado de forma diferenciada, em especial por conta dessa crença na palavra.

Aliás, nesse sentido, é oportuno relacionar A Casa do Lago a outro filme recente, A Dama na Água, do indiano M. Night Shyamalan. Ambos acreditam intensamente no poder da palavra - escrita, no caso do primeiro; falada, no caso do segundo. Em ambos, a idéia de que o registro é fundamental à salvação e redenção está ligado à própria encenação de seus filmes. Shyamalan coloca seus personagens a falar e falar sem parar para que desvendem o mistério que vai proteger toda a humanidade, num processo que, dentro da tela, enfoca a necessidade de ser criativo e, fora da tela, questiona a crença dos espectadores na fabulação; Agresti mostra os protagonistas a escrever e escrever um ao outro, retratando isso em narrações off que conjugam a fala e a escrita. Dois diretores estrangeiros (o que é emblemático) que conseguem ousadias na realização ao se apoderarem das formas devidamente consagradas e reutilizadas sem parar pela máquina de Hollywood.

Queimei a língua e faço aqui o mea culpa: A Casa do Lago é um grande (e belo) filme.


Marcelo Miranda
Juiz de Fora, 25/9/2006


Quem leu este, também leu esse(s):
01. Alice in Chains, por David De Sola de Luís Fernando Amâncio
02. Na hora do batismo de Marta Barcellos
03. O que você vai ser quando crescer? de Fabio Gomes
04. Espírito e Cura de Ricardo de Mattos
05. Liberdade de Ricardo de Mattos


Mais Marcelo Miranda
Mais Acessadas de Marcelo Miranda em 2006
01. Tabus do Orkut - 6/2/2006
02. Filmes extremos e filmes extremistas - 6/3/2006
03. Vida ou arte em Zuzu Angel - 14/8/2006
04. Caso Richthofen: uma história de amor - 31/7/2006
05. Eu vejo gente morta - 11/9/2006


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
16/10/2006
20h20min
Muito interessante ter lido esta crítica da casa do lago porque não estava colocando nenhuma fé no filme. Agora me animou. Bom ter lido isso. Vou aproveitar!
[Leia outros Comentários de flávia cocate]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




CARMEN: UMA BIOGRAFIA - A VIDA DE CARMEN MIRANDA, A BRASILEIRA MAIS FAMOSA DO SÉCULO 20
RUY CASTRO
COMPANHIA DAS LETRAS
(2005)
R$ 45,50



CINCO HISTÓRIAS DO BRUXO DO COSME VELHO - 5ª ED.
MACHADO DE ASSIS
PROJETO
(2008)
R$ 25,00



RÁPIDO E DEVAGAR - DUAS FORMAS DE PENSAR
DANIEL KAHNEMAN
OBJETIVA
(2012)
R$ 20,00



EXERCÍCIOS DE SER CRIANÇA (POESIA PARA CRIANÇAS)
MANOEL DE BARROS
SALAMANDRA
(1999)
R$ 17,00



AIDS - CUIDADOS E PRECAUÇÕES
FREITAS
INTERCIÊNCIA
(1988)
R$ 5,00



SHE- A CHAVE DO ENTENDIMENTO DA PSICOLOGIA FEMININA
ROBERT A. JOHNSON
MERCURYO
(1987)
R$ 11,50
+ frete grátis



VIOLINO
ANNE RICE
ROCCO
(1999)
R$ 10,00



RENOVANDO ATITUDES
FRANCISCO DO ESPÍRITO SANTO NETO
BOA NOVA
R$ 21,00



DEXTER NO ESCURO
JEFF LINDSAY
PLANETA
(2010)
R$ 11,00



HEINZ KOHUT E A PSICOLOGIA DO SELF
ALLEN M. SIEGEL
CASA DO PSICÓLOGO
(2005)
R$ 70,00





busca | avançada
36458 visitas/dia
993 mil/mês