É hora de estudar fora | Carla Ceres | Digestivo Cultural

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
>>> “Inventário Parcial”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Autor não é narrador, poeta não é eu lírico
>>> Queridos amigos
>>> Agonia
>>> Sugerido para adultos?
>>> A literatura infanto-juvenil que vem de longe
>>> 2021, o ano da inveja
>>> O futuro político do Brasil
>>> David Foster Wallace e Infinite Jest
>>> Arquitetura de informação
>>> L’Empereur
Mais Recentes
>>> AVC e Sono de Fernando Morgadinho Santos Coelho pela Minha (2014)
>>> Nascido Para Correr de Christopher McDougall pela Globo (2010)
>>> Se Nao For Agora, Quando Sera? de Marcelo Rittner pela Planeta (2013)
>>> A Bruxinha Atrapalhada de Eva Furnari pela Global (2002)
>>> O Menino Azul de Cecilia Meireles pela Global (2013)
>>> Nascer sabendo de Ronaldo Simões Coelho pela Ftd (1997)
>>> O Rei Preto De Ouro de Sylvia Orthoff pela Moderna (1997)
>>> Odisséia de Homero. Adaptação Leonardo Chianca pela Scipione (2000)
>>> Cara De Bolacha de Eliana Martins pela Scipione (2005)
>>> Cuidando E Crescendo - Ted Ajuda de Alison Reynolds pela Ciranda Cultural (2008)
>>> Viewpoint de Michael Mccarthy, Jeanne Mccarten, Helen Sandiford pela Cambridge University Press (2016)
>>> Brick Lane de Monica Ali pela Black Swan (2004)
>>> A Década De 80 de Marly Rodrigues pela Ática (1999)
>>> Crianças Francesas Não Fazem Manha de Pamela Druckerman pela Fontanar (2013)
>>> De Cara Com A Midia de Francisco Viana pela Negocio (2001)
>>> Já Entendi de Gladys Mariotto pela Planeta Do Brasil (2015)
>>> O Oitavo Vilarejo de Gustavo Rosseb pela Jangada (2016)
>>> O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exúpery pela Novo Século (2021)
>>> El Tatuador De Auschwitz de Heather Morris pela Espasa (2018)
>>> The Corporate Culture Survival Guide de Edgar H. Schein pela Jossey-bass (1999)
>>> Ground Zero de Alan Gratz pela Scholastic Press (2021)
>>> Poderosa de Sérgio Klein pela Fundamento (2018)
>>> Sir Robert de Nancy Alves pela In House (2011)
>>> Crepúsculo de Stephenie Meyer pela Intrínseca (2009)
>>> Menos E Mais: Um Guia Minimalista Para Organizar E Simplificar Sua Vida de Francine Jay pela Fontanar (2016)
COLUNAS

Quinta-feira, 8/9/2011
É hora de estudar fora
Carla Ceres
+ de 4700 Acessos

Vivemos um momento perigoso. Qualquer boato borboleteando pela rede pode causar um efeito manada nas bolsas e um terremoto na economia mundial. Depois, venha tsunami ou marolinha, a recuperação de países e indivíduos dependerá consideravelmente de seus níveis educacionais.

Estamos otimistas com os oba-obas do pré-sal, da Copa, das Olimpíadas... Enquanto a Europa e os Estados Unidos sofrem, o Brasil importa profissionais de nível superior. Nossa nova classe média delicia-se consumindo produtos tecnológicos e recusa-se a admitir que a prosperidade possa acabar. Mas pode. Outros países, como a Irlanda, passaram por isso.

Mais do que nunca, o melhor investimento é em educação de qualidade. Continue estudando, mantenha seus filhos em boas escolas e, quando possível, envie os mais interessados para uma temporada de estudos no exterior.

Favor não confundir "estudar no exterior" com "mandar os moleques pra Disney". Crianças na Disney só falam inglês se quiserem. Passeiam monitoradas por acompanhantes e ninguém avalia seu aproveitamento. Estudar fora sozinho não é para crianças, a menos que você consiga mantê-las num colégio interno confiável. Também não é para jovens que mal falam o idioma do país de destino. Para aproveitar a experiência ao máximo, o aluno deve ter um conhecimento linguístico de nível intermediário ou superior.

Sim, passeios turísticos, diversão e, em certos casos, trabalho remunerado podem fazer parte de uma viagem de estudos. Alguns universitários com inglês fluente, por exemplo, optam por fazer um curso nos Estados Unidos e trabalhar legalmente, na Disney, ao mesmo tempo. Voltam para seus países com uma experiência de vida riquíssima.

O contraindicado é trabalhar até a exaustão como imigrante ilegal e, nas horas de folga, reunir-se com pessoas de seu próprio país. Aliás, uma das preocupações das escolas de idiomas internacionais é não concentrar estudantes que falem a mesma língua na mesma classe ou na mesma casa.

O acesso fácil à internet e aos celulares, embora tranquilize as famílias, também pode prejudicar o aprendizado. O objetivo principal de uma viagem ao exterior costuma ser a imersão no idioma estrangeiro. Voltar o tempo todo ao idioma original atrapalha. Contatos com a família e os amigos do país de origem devem ser poucos e breves. Primeiro viver, depois tuitar.

Entre os brasileiros, os cursos de inglês nos Estados Unidos fazem sucesso, mas, se o inglês de seu filho já é fluente, escolha outro idioma. Espanha, Alemanha, França e Itália têm ótimas escolas e cursos. Isso sem falar na Suíça, especialista no ensino de línguas. Agora, se o inglês do garoto fica no mais ou menos, corra! De preferência, mande-o para a Inglaterra. Custa caro, mas compensa.

Na Inglaterra, há estudantes do mundo todo e seu filho não se arrisca a voltar com um sotaque de faroeste. Já nos Estados Unidos, costumam predominar estudantes brasileiros e hispânicos. Isso fará maravilhas pelos apreciadores do portunhol. Se, ainda assim, você preferir os Estados Unidos, uma boa escolha seria a região da Nova Inglaterra.

Mais importante do que o país de destino é a escola escolhida. Embora as autoridades ligadas à educação procurem supervisioná-las, escolas péssimas costumam surgir. Pesquise e investigue. Desconfie de cursos muito em conta e não acredite que uma temporada somente convivendo com uma família estrangeira, sem frequentar um estabelecimento de ensino traga os mesmos resultados que um bom curso.

Boas escolas costumam contar com biblioteca e laboratório multimídia; promover palestras, passeios e excursões; oferecer cursos complementares em áreas como negócios, cultura, direito e teatro; fazer avaliações; fornecer certificados de aproveitamento; entrar em contato com a família hospedeira caso o aluno resolva desaparecer da escola.

Muitas famílias complementam sua renda recebendo estudantes estrangeiros em casa. Essa forma de hospedagem, embora limite a liberdade do aluno, que deve comportar-se de forma responsável e gentil em casa alheia, acelera a aprendizagem do idioma e favorece a compreensão de traços culturais. A opção por um hotel ou alojamento estudantil garante uma certa autonomia, mas não a possibilidade de matar aula sem avisar antes. Escolas estrangeiras não hesitam em chamar a polícia se um aluno, mesmo que adulto, desaparece.

Quanto à segurança, os pais podem ficar tranquilos. Jovens gentis, prudentes e dispostos a compreender pessoas de outras culturas ficam sempre bem. E valem cada centavo investido em sua educação.

Nota do Editor
Carla Ceres mantém o blog Algo além dos Livros. http://carlaceres.blogspot.com/


Carla Ceres
Piracicaba, 8/9/2011

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Dark (k)night rises de Marilia Mota Silva
02. O direito autoral vai sobreviver à internet? de Marta Barcellos
03. Tempo vida poesia 2/5 de Elisa Andrade Buzzo
04. Alguns Jesus em 10 anos de Alexandre Petillo
05. Crime e mistério nas letras nacionais de Luis Eduardo Matta


Mais Carla Ceres
Mais Acessadas de Carla Ceres em 2011
01. Nerdcast e seu toque de Midas - 22/12/2011
02. Ilustres convidados - 19/5/2011
03. Frankenstein e o passado monstruoso - 13/1/2011
04. Lendas e conspirações do 11 de setembro - 24/11/2011
05. Música e humor - 2/6/2011


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Síndrome da Alienação Parental
Analicia Martins De Sousa
Cortez
(2010)



Pacote Completo
Lauren Blakely
Faro Editorial
(2018)



Ao Vivo o Livro do Rock 336
Ao Vivo o Livro do Rock
Sem



Opala & Cia - Turbo à Vista
Vários Colaboradores
Online



Essentials of Human Embryology
William J. Larsen
Churchill Livingstone
(1998)



A face oculta do desejo
Philippe Curval
Melhoramentos
(1982)



Ensina-me a Aprender - Pedagogias Para a Sociedade do Conhecimento
Maria Do Carmo Teles Ferreira Stringhetta
InterSaberes
(2018)



Frente Operária Nº Xxxi Nº 418
Carlos Alberto de Almeida
Joruês
(1983)



Valsas brasileiras- Piano
Francisco Mignone
Arthur Napoleão



Os Grandes Economistas - Como Suas Ideias Podem Nos Ajudar Hoje
Linda Yueh
Lpm
(2020)





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês