Digestivo nº 283 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
>>> Eduardo Freire lança livro e promove imersão em Project Thinking na Bett Brasil 2025
>>> Renan Inquérito celebra 10 anos do álbum “Corpo e Alma” de forma gratuita em SP
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Era uma casa nada engraçada
>>> Romário
>>> O mau legado de Paulo Francis
>>> Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar
>>> Leituras, leitores e livros – Parte III
>>> Ceravolo e a velha internet
>>> Felicidade: reflexões de Eduardo Giannetti
>>> Promoarte 2001
>>> A Promessa de Nicholson e o bem-acabado Desmundo
>>> Apresentação autobiográfica muito solene
Mais Recentes
>>> A Esposa Silenciosa de Karin Slaughter pela Harper Collins (2020)
>>> Dominador de Tess Gerritsen pela Record (2013)
>>> O Predador de Tess Gerritsen pela Record (2015)
>>> Reliquias de Tess Gerritsen pela Record (2012)
>>> Desaparecidas de Tess Gerritsen pela Record (2011)
>>> Corrente Sanguinea de Tess Gerritsen pela Record (2011)
>>> A Ultima Vitima de Tess Gerritsen pela Record (2015)
>>> Gelido de Tess Gerritsen pela Record (2013)
>>> Garota Silenciosa de Tess Gerritsen pela Record (2014)
>>> Ciladas Da Diferença de Antonio Flavio De Oliveira Pierucci pela Editora 34 (2000)
>>> Vida Assistida de Tess Gerritsen pela Record (2012)
>>> New Left Review 215: Carnivores and Capitalists de by on Christopher Lasch; others Fred Inglis, Alexander Cockburn, on A Short History of Meat, Goran Therborn, on 20th c. Marxism, Jim McGuigan, on Raymond Williams, Aidan Rankin pela New Left Review (1996)
>>> Latin America: Economy And Society Since 1930 (cambridge History Of Latin America) de Leslie Bethell pela Cambridge University Press (1998)
>>> O Homem Desenraizado de Tzvetan Todorov pela Record (1999)
>>> Da independencia de Portugal à origem das sesmarias e terras devolutas de Orlando Rodrigues Pereira e Irlan Celestino Pereira pela JM Grafica e Editora (2018)
>>> Matemática Aplicada À Economia E Administração de L. Leithold pela Harbra (2001)
>>> Bwoufallo Bill ? - Vol. 24 de Roba pela Dargaud Benelux (1995)
>>> Um Estudo Em Vermelho - Edição Definitiva - Comentada e Ilustrada de Arthur Conan Doyle pela Zahar (2009)
>>> Levante-se o Véu! - Reflexões Sobre o Exercício da Justiça Em Portugal de Álvaro L. Lúcio; José A. Barreiros; José Braz pela Oficina do Livro (2011)
>>> Você, Eu e os Robôs - Pequeno Manual do Mundo Digital de Martha Gabriel pela Atlas (2018)
>>> O Que Aconteceu Com Annie de C. J. Tudor pela Intrinseca (2019)
>>> Catalogo da Cidade do Salvador 1949 de S/a pela G. Rigaud - A. Cedro (1949)
>>> Harry Potter E O Cálice De Fogo de J. K. Rowling pela Rocco (2001)
>>> Livio Xavier: Politica e Cultura: um Breve Ensaio Biografico de Alexandre Barbalho pela A casa (2003)
>>> O Retrato De Dorian Gray de Oscar Wilde pela Civilização Brasileira (2022)
DIGESTIVOS

Sexta-feira, 16/6/2006
Digestivo nº 283
Julio Daio Borges
+ de 3600 Acessos
+ 1 Comentário(s)




Imprensa >>> Quarteto, pentágono ou hexágono?
Se o jornalismo esportivo brasileiro às vezes parece se arrastando de tão velho, e se o pessoal de televisão acha que é só despejar os jogos na internet para fazer cobertura on-line, nesta Copa existem iniciativas que produzem, para variar, algum alento. Como a publicação da Trivela, dedicada a “o maior espetáculo da Terra”, com destaque para Mauro Beting, uma estrela em ascensão. A publicação é mensal e vem, de certa forma, preencher o vazio deixado pela Revista 10 (editora Conrad) – a melhor revista de futebol dos últimos anos. Copa ’06 consegue, por exemplo, o feito de extrair uma meia dúzia de declarações interessantes (e sensatas) de Parreira. Ou, então, consegue revisitar o mito da seleção da Copa de 82, mas de uma maneira objetiva e sem apelar para o tom de sempre, o “Meninos, eu vi...”. A cada edição, reserva uma parte das suas pouco mais de sessenta páginas para analisar, seleção a seleção, os países participantes. Mas sem aquelas curiosidades tolas, aquelas piadinhas étnicas que não levam a nada e, sobretudo, sem aquele olhar enviesado (de cabotinice, de pretensão?) – todos típicos da televisão. É, o futebol revela, ao mesmo tempo, o melhor e o pior do Brasil. Copa ’06 é, acima de tudo, bem escrita, num tempo de tanto blablablá infundado, e séria – com projeto –, num momento em que a emoção fala mais alto, em que o improviso reina absoluto e em que o jornalismo mais se aproxima da conversa de bar e da opinião política do taxista. A iniciativa da Trivela mostra que, de vez em quando, os jornalistas esportivos podem ser melhor do que tudo isso – mesmo tratando de uma “paixão nacional”. E olha que já tiveram capas com a Argentina, com Ronaldinho (the first) e com Felipão... [Comente esta Nota]
>>> Copa ’06 - Trivela
 



Internet >>> Aviso aos navegantes
Quem achava que a guerra dos browsers se encerrou com a batalha sangrenta entre Netscape e Microsoft, pode se preparar para um novo combate. A Microsoft, desta vez, enfrenta não um, mas uma meia dúzia de competidores. E essa disputa é tão importante para o futuro comercial da internet que a empresa de Bill Gates simplesmente atrasou a nova versão do Windows, chamado Vista, porque o browser acoplado não acompanhava as últimas especificações de competidores como o Firefox (também em matéria de e-mail). O Firefox, oriundo da Mozilla – desenvolvedora do primeiro browser de que se tem notícia, o Mosaic –, preencheu o gap de falhas de segurança do Internet Explorer e ganhou apoio de um gigante da Web: o Google. Por ter a busca da empresa de Larry Page e Sergey Brin acoplada aos seus menus de navegação, o Firefox também ganha o impulso dos comissionados pelo programa de anúncios AdSense (traduzindo: se você tem um site onde mostra anúncios do Google, eles te pagam por cada clique correspondente a uma indicação sua do Firefox). Também estão nessa corrida por outras posições: o Opera, que basicamente inventou as “abas” de navegação (e possui um “histórico” imbatível de páginas visitadas); e o Maxthon, que não tem nenhuma particularidade fora do comum, mas que reúne as principais inovações numa interface que não agride o usuário do IE quanto tanto a do Firefox – fora outras marcas menos cotadas. Ainda vale a pena brigar por um lugar ao sol, na preferência dos internautas? A era da internet como plataforma (leia-se Web 2.0) diz que vale; embora o desktop, pela mesma razão, venha perdendo a importância de tantos anos... [Comente esta Nota]
>>> IE7 Vs. Everyone Else
 



Cinema >>> Muito barulho por nada
Quando todo mundo aderir, desconfie; quando todo mundo não aderir, desconfie também. Toda unanimidade – a favor ou contra – é burra, disse Nélson Rodrigues. O Código Da Vinci, o filme, é um caso de unanimidade – burra, lógico – ora a favor, ora contra... Não é, obviamente, um clássico e não vai revolucionar o mundo (palmas, agora). Mas não é totalmente descartável (agora, vaias). Como passatempo, por exemplo, funciona (mais vaias). Claro que toda a divulgação “a favor” erra ao querer atribuir uma importância – histórica – que nem o livro nem sua adaptação têm. (Nem, muito menos, seu autor...) Mas, em matéria de sétima arte – se o cinema é “a maior diversão”, como diz Sérgio Augusto –, desempenha razoavelmente bem seu papel, mais uma vez, dentro do gênero aventura. O problema talvez resida no erro de interpretação – igualmente clássico – do gênero thriller no Brasil. Um suspense é, antes de tudo, um corre-corre, com mistérios, assassinatos e perseguições. E recompensas, e revelações, no final. Não tem a pretensão de profundidade, com a qual às vezes se confunde; nem quer inaugurar um novo paradigma, embora seu marketing, muitas vezes, se sirva disso. No caso de Dan Brown, quem o leva muito a sério como literatura, ou como História, ou, ainda, como religião, está errado, naturalmente. Porque ele não é uma autoridade em nenhum desses assuntos. Mas também quem lhe nega a habilidade de produzir bom entretenimento, para as massas, está sendo um pouco rigoroso demais. Claro que Tom Hanks não está brilhante (porque ele nunca é); nem a “Amélie Poulain reloaded”... Mas são interessantes, por exemplo, as sacadas by Photoshop em torno da Última Ceia de Leonardo – mesmo que diluídas... No nosso atual estado de catatonia (o pós-modernismo), injunções históricas são mais que bem-vindas. Nada de anjos, nada de demônios, cinema, às vezes, é só isso: diversão. [Comente esta Nota]
>>> The Da Vinci Code
 
>>> O DIGESTIVO TAMBÉM SAI NA REVISTA D'O GLOBO

No domingo, quando indagado sobre "o melhor da internet", o poeta Fabrício Carpinejar não teve dúvida: "No Mínimo e Digestivo Cultural".

>>> EVENTOS QUE O DIGESTIVO RECOMENDA



>>> Palestras
* A idade cosmológica das trevas
Oswaldo Duarte Miranda
(Seg., 19/06, 19h00, CN)

>>> Noites de Autógrafos
* E agora, o que eu respondo? - Clarice Dall'Agnol Casado
(Seg., 19/06, 19h00, VL)
* Ética: Direito, Religião e Moral no mundo moderno
Fabio Konder Comparato
(Ter., 20/06, 19h00, CN)
* Falando de Amor - Alfredo Naffah Neto (org.)
(Qua., 21/06, 18h30, CN)

>>> Shows
* Concerto - Quarteto Portinari
(Seg., 19/06, 20h00, VL)
* Hollywood – Jazz no Cinema - Traditional Jazz Band
(Sex., 23/06, 20h00, VL)

* Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos (VL): Av. Nações Unidas, nº 4777
** Livraria Cultura Conjunto Nacional (CN): Av. Paulista, nº 2073
*** a Livraria Cultura é parceira do Digestivo Cultural

 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
16/6/2006
09h34min
Mesmo cinema sendo so' diversão, custa caro e tambem pagamos pela sessao e la' estao nosso tempo e cerebro envolvidos. Esse filme, a meu ver, nem mereceria comentario -- como os livros de Paulo Coelho. E' o fim da linha, ou seja, nada. Que caiam no limbo. Que venham os bons thrillers e esquecamos o que e' lixo.
[Leia outros Comentários de isa fonseca]

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Os Caminhos de Dom Helder - Perseguições e Censura
Marcos Cirano
Guararapes
(1983)



Convite à Prosperidade - Vol. 1
Masaharu Taniguchi
Seicho no Ie
(1997)



Medicina no Planalto de Piratininga
Duílio Crispim Farina
São Paulo
(1981)



Niños del Milagro
Katiuska Blanco; Alina Perrera; Alberto Núñez
Casa Abril
(2004)



Guerra Secreta
Brian Michael Bendis Gabrielle Dell`Otto
Panini
(2013)



Contos Classicos Peter Pan
Brasileitura
Brasileitura



Xamã
Noah Gordon
Rocco
(1993)



A Short History of French Literature
Laurence Bisson
Pelican Books
(1943)



A Última Viagem do Malteza S
Valmir Guedes Júnior
Copiart
(2010)



Terceiro Milênio e Seus Movimentos
Isolde Pflug
Hemalu
(1989)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês