Sr. Google, não perca essa chance | Marcelo Spalding | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
>>> Eduardo Freire lança livro e promove imersão em Project Thinking na Bett Brasil 2025
>>> Renan Inquérito celebra 10 anos do álbum “Corpo e Alma” de forma gratuita em SP
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O mau legado de Paulo Francis
>>> Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar
>>> Leituras, leitores e livros – Parte III
>>> Ceravolo e a velha internet
>>> Felicidade: reflexões de Eduardo Giannetti
>>> Promoarte 2001
>>> A Promessa de Nicholson e o bem-acabado Desmundo
>>> Apresentação autobiográfica muito solene
>>> Parei de fumar
>>> Tem café?
Mais Recentes
>>> Matemática Aplicada À Economia E Administração de L. Leithold pela Harbra (2001)
>>> Bwoufallo Bill ? - Vol. 24 de Roba pela Dargaud Benelux (1995)
>>> Um Estudo Em Vermelho - Edição Definitiva - Comentada e Ilustrada de Arthur Conan Doyle pela Zahar (2009)
>>> Levante-se o Véu! - Reflexões Sobre o Exercício da Justiça Em Portugal de Álvaro L. Lúcio; José A. Barreiros; José Braz pela Oficina do Livro (2011)
>>> Você, Eu e os Robôs - Pequeno Manual do Mundo Digital de Martha Gabriel pela Atlas (2018)
>>> O Que Aconteceu Com Annie de C. J. Tudor pela Intrinseca (2019)
>>> Catalogo da Cidade do Salvador 1949 de S/a pela G. Rigaud - A. Cedro (1949)
>>> Harry Potter E O Cálice De Fogo de J. K. Rowling pela Rocco (2001)
>>> Livio Xavier: Politica e Cultura: um Breve Ensaio Biografico de Alexandre Barbalho pela A casa (2003)
>>> O Retrato De Dorian Gray de Oscar Wilde pela Civilização Brasileira (2022)
>>> O Homem De Giz de C. J. Tudor pela Intrinseca (2018)
>>> A Garota Do Lago de Charlie Donlea pela Faro (2017)
>>> Invasão Silenciosa da Amazônia de Luiz J. Mendonça pela Usina de Letras (2011)
>>> O tao e o t'ai chi kung de Robert C. Sohn pela Pensamento
>>> Harpas Eternas - Vol. 1 (11º edição) de Josefa Rosalia L. Alvarez pela Pensamento (2010)
>>> Os vingadores - a chegada dos vingadores e a vingança de Ultron de Kurt Busiek - George Perez pela Panini Comics - Salvat (2014)
>>> Introdução a mecânica quântica de Hrebert A Pohl pela Edgard Blucher (1971)
>>> Os Lusiadas Em Quadrinhos - serie classicos em HQ (11º reimpressão) de Fido Nesti pela Peiropolis (2018)
>>> Requiem For A Nun (modern Classics) de William Faulkner pela Penguin (1982)
>>> Metalografia dos Produtos Siderugicos Comuns de Hubertus Colpaert pela Colpaert (2025)
>>> Thelma O Unicornio de Aaron Blabey pela Nanabooks (2021)
>>> Distribuição De Renda: Medidas De Desigualdade E Pobreza de Rodolfo Hoffmann pela Edusp (1998)
>>> Conversa Com Gestores De Acoes Brasileiros de Luciana Seabra pela Empicurus (2016)
>>> O Dilema de John Grisham pela Rocco (2015)
>>> Coleções e Expedições Vigiadas de Luís Donisete Benzi Grupioni pela Anpocs (1998)
COLUNAS >>> Especial Google

Terça-feira, 7/3/2006
Sr. Google, não perca essa chance
Marcelo Spalding
+ de 5700 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Encarem este texto como uma carta aberta ao Sr. Google, seja ele quem for, sejam meia dúzia de jovens milionários ou ricos executivos engravatados. E quem escreve esta carta é um escritor que ganha dinheiro com a web, produzindo sites, e alguém que estudou a grande rede mais ou menos a fundo antes de se formar em jornalismo.

Sr. Google, não se deixe seduzir pelo canto da sereia dourada, não perca a chance de fazer história na internet por permitir igualdade de espaço a pobres e ricos, empresas e pessoas físicas, organizações e associações, todos igualmente importantes. Não impeça que plebeus brasileiros e moçambicanos divulguem seus sites, seus trabalhos, suas vidas por uma ferramenta que pode se tornar um modelo de democracia e globalidade, uma enciclopédia viva e pulsante sobre tudo e todos, um espaço democrático porque livre e global porque presente em cada canto do mundo.

Explico.

Duas teses sobre a web e o futuro me marcaram enquanto estudava o Rádio Digital, lá no fim do curso de jornalismo. A primeira é do sempre polêmico Bill Gates, que já em 1995, no seu A estrada do futuro, afirmava que "a diferença entre profissionais e amadores será de talento e não de acesso a ferramentas". Ou seja, com o barateamento das ferramentas de produção (por enquanto, especialmente, produção cultural), será o talento do criador o grande diferencial.

A outra é de Nicholas Negroponte, que, também em 1995, em Vida digital, afirma ser a internet "modelo e metáfora do que se verá nas comunicações do século XXI" por causa da simultaneidade do emissor e receptor, ou seja, de quem publica e quem acessa. Não haveria mais uma Grande Rede G emitindo sinais para cem milhões de brothers ao mesmo big tempo, e sim dez milhões de usuários emitindo bits para em média dez pessoas. Uma simultaneidade já permitida pela facilidade de criar blogs, flogs e, principalmente, pela facilidade de criar sites (aqui vale um aplauso para o baixo custo da hospedagem e do registro de domínio).

Os conceitos de Gates e Negroponte convergem no fato de que o mundo do futuro (e estamos no começo de mundo apregoado em 1995) será um mundo de comunicação global e diversificada onde cada um poderá ser emissor, ter seu site, publicar textos ou fotos ou artigos ou idéias estapafúrdias. O que diferenciará o site da Coca-Cola do site da Tubaína será o talento de quem montou o site, e não tanto o faturamento anual da Coca-Cola. O que diferenciará um filme de Spielberg de um filme do meu amigo Zé será o talento do Zé, e não o quanto o Spielberg gastou em atores.

Mas parece um mundo irreal, não é mesmo? Parece um sonho? Pois é. Acontece que o mundo político e econômico sempre interfere na naturalidade da evolução tecnológica, especialmente quando tal evolução vem para beneficiar a população como um todo, e não os pequenos grupos de sempre (vide o caso da TV e do rádio digitais).

Quando comecei a trabalhar com sites, em 2001, conseguia cadastrar meus sites gratuitamente no Cadê, no Yahoo, no Google e em tantos outros. Como todos os clientes pediam basicamente estes três, cito apenas eles. Aí o Yahoo começou a cobrar. E logo comprou o Cadê. Foi um momento de muitas explicações para os clientes, crentes de que eu os estava enrolando. Mas não. O que parecia livre e universal, o futuro, começou a criar entraves, cobrar tarifas como tanto se faz no mundo físico e real. Só que com o tempo o Google ganhou tanto espaço que hoje ninguém mais fala "cadastra nos sites de busca", mas simplesmente "cadastra no Google". O Google virou referência, e inclusive outros diretórios de busca utilizam-se de seus robozinhos.

E se você, Sr. Google, conseguir manter a não-cobrança e agilizar o cadastramento de novos sites, o Google será um grande passo para o futuro, um grande passo para que a internet seja a tão sonhada mídia da massa, e não uma mídia de massa. Porque de nada adianta ser fácil criar um site, um blog, um álbum de fotos, se for difícil divulgá-lo. Cairemos na mesmice das mídias tradicionais. A grande novidade da internet, e aí está a importância do Google, é igualdade de ferramentas, então é preciso que tanto a Coca-Cola quanto a Tubaína, tanto o Spielberg quanto o Zé possam constar no Google e serem achados pelo mundo todo.

Espero, Sr. Google, sinceramente, que ouça as vozes aqui do Sul, do sul do Brasil, do sul do mundo. E dessa forma ensine para tantos o que é, de fato, democracia.


Marcelo Spalding
Porto Alegre, 7/3/2006

Mais Marcelo Spalding
Mais Acessadas de Marcelo Spalding em 2006
01. O centenário de Mario Quintana, o poeta passarinho - 8/8/2006
02. Um defeito de cor, um acerto de contas - 31/10/2006
03. Romanceiro da Inconfidência - 10/1/2006
04. A literatura feminina de Adélia Prado - 25/7/2006
05. As cicatrizes da África na Moçambique de Mia Couto - 5/12/2006


Mais Especial Google
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
2/8/2006
17h04min
Que maravilha de texto bem escrito! Consegue passar ao leitor a aflição do autor (foi o que percebi) no momento da carta-pedido-desabafo. É como na interpretação de uma canção: todo mundo consegue cantar, mas só alguns conseguem passar aquilo que querem de forma objetiva, clara e gostosa. Parabéns. Ah, faltou comentar da idéia do autor da carta em relação ao Google, né? Idéia bacana; mas as palavras combinadas com uma idéia bacana é que faz um leitor redigir um comentário positivo. Desnecessário fazer comentário positivo, mas achei importante já que ninguém comentou nada.
[Leia outros Comentários de Fábio Capucho]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Queremos Ver Jesus
Charlotte F. Lessa
Casa
(1994)



Futuro Feito a Mão
Leonardo Chianca
Saraiva
(1997)



Trevas no Paraíso
Luiz Fernando Emediato
Geração
(2004)



Que Trânsito Maluco
Cláudio Martins
Ftd
(2000)



O Arteiro e o Tempo
Luís Fernando Veríssimo; Glauco Rodrigues - 15ª Ed
Berlendis & Vertecchia
(2002)



Honoráveis Bandidos um Retrato do Brasil na era Sarney
Palmério Dória
Geração
(2009)



Pesquisa e Atividades Complementares: Tecnologias Que Mudam Nossa Vida
Ethevaldo Siqueira
Saraiva/anhanguera
(2009)



Lady Musashi e a Ordem dos Cavaleiros Arcanos
Maicon Tenfen
Gaivota
(2022)



Abra uma Loja para o Sucesso
Orlando Ferreira
Bom Texto
(2008)



O fantasma de Clara
Taylor Caldwell
Record





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês