O boom literário | Rafael Rodrigues | Digestivo Cultural

busca | avançada
74503 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Transitar o Tempo - Museu Vale - ES
>>> Documentário 'Cracolândia' ganha sessão comentada em São Paulo
>>> BIENAL DO LIXO 2025 CONFIRMADA PARA MAIO, NO PARQUE VILLA LOBOS, EM SÃO PAULO
>>> “Sobre Viagens”: Pesquisadora lança livro sobre narrativas de viagem e seus impactos
>>> Elas Publicam chega a Recife para sua 7ª edição no dia 26 de abril
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
Colunistas
Últimos Posts
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
>>> Santo Agostinho para o hoje
>>> Uma história da Empiricus (2025)
>>> Professor HOC sobre Trump e Zelensky
>>> All-In com John e Patrick Collison (2025)
>>> Jakurski, Stuhlberger e Xavier (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Mia Couto revisitado
>>> Literatura policial ou literatura bandida?
>>> Melhores Podcasts
>>> A boa e a média em 2005
>>> Eleições 2014: intrigas, infâmias, alucinações
>>> Elogio ao cabelo branco
>>> (The) Startup Depression
>>> Aula aberta CEFET-MG
>>> Silêncio e grito
>>> O engenho de Eleazar Carrias: entrevista
Mais Recentes
>>> Raciocínio Lógico-Quantitativo. Teoria E Mais De 850 Questões - Série Provas E Concursos de Augusto C. Morgado; Benjamin Cesar pela Campus/Elsevier (2010)
>>> O Anjo Pornográfico: A Vida De Nelson Rodrigues de Ruy Castro pela Companhia Das Letras (1997)
>>> Coleção Schaum Probabilidade e estatistica de Alfredo Alves de faria pela Mcgraw-Hill (1978)
>>> As sete maravilhas do mundo antigo de Peter A. Clayton e Martin J. Price pela Ediouro (2003)
>>> Teogonia Hesíodo de Ana Lúcia Silveira Cerqueira pela Ceuff (1979)
>>> Probabilidade Coleção Schaum de Seymour Lipschutz pela Mcgraw-Hill (1972)
>>> Cem anos de solidão (capa dura) de Gabriel Garcia Marquez pela Record / Altaya (1967)
>>> Marcel Proust: uma biografia de George D. Painter pela Guanabara (1990)
>>> Buda no reino de Kapilavastu - volume I ( lacrado na embalagem plastica) de Osamu Tezuka pela Conrad
>>> Canhoes de Agosto Prêmio Pulitzer de 1963 de Barbara Tuchman pela Objetiva (1998)
>>> Um Cachorrinho para Kakau de Teresinha Casasanta pela Do Brasil
>>> Peixes de Aquário um guia ilustrado com mais de 500 tipos de peixes de água doce e de água salgada de Dick Mills pela Ediouro (1998)
>>> Dr. Cão (2º edição - capa dura) de Babette Cole pela Ática (2008)
>>> The Richmond Simplified Grammar Of English (with Cd-rom) de Amos E Prescher pela Richmond Publishing (2008)
>>> O Fazedor de Velhos (7º Reimpressão) de Rodrigo Lacerda pela Cosac (2012)
>>> History And Memory After Auschwitz de Dominick Lacapra pela Cornell University Press (1998)
>>> Locked In The Cabinet de Robert B. Reich pela Knopf (1997)
>>> Diário Da Tristeza Comum de Mahmoud Darwish pela Tabla (2024)
>>> Kafka E A Boneca Viajante de Jordi Sierra i Fabra pela Companhia Das Letras (2009)
>>> Que E História? de Edward Hallet Carr pela Editora (1996)
>>> Espíritos Decaídos Materializados de Paulo Cesar Fructuoso pela Instituição Lar Frei Luiz (2014)
>>> Utopia de Thomas More pela Wmf Martins Fontes (2020)
>>> Aula De Português. Encontro & Interação de Irande Antunes pela Parabola (2022)
>>> A Ideologia Alemã de Karl Marx pela Boitempo (2021)
>>> A Ideologia Alemã de Karl Marx pela Boitempo (2021)
COLUNAS >>> Especial Autores novos

Terça-feira, 30/5/2006
O boom literário
Rafael Rodrigues
+ de 5700 Acessos
+ 3 Comentário(s)

O "boom literário" no Brasil é conseqüência da criação dos weblogs ou isso aconteceria mesmo sem tal tecnologia?

Essa pergunta é como aquela já famosa: "O que veio primeiro? O ovo ou a galinha?", que tanta gente tenta, mas nunca consegue responder.

Pode parecer uma pergunta boba. Resposta óbvia para ela seria "sim, os blogs são os responsáveis por esse aumento quase repentino no número de escritores". Mas "a coisa" não é tão simples assim.

É notável que o caráter instantâneo dos blogs fez com que a publicação de textos na internet e o agrupamento de escritores ou interessados em literatura se tornasse mais fácil.

Me refiro aos blogs pelo fato de haver uma quase regra de que todo "novo autor" possui um blog, no qual publica seus escritos.

Mas vamos supor que vivemos num mundo no qual os blogs não existem.

Ora. Construir uma homepage básica em HTML não é tão complicado. Um escritor ou aspirante a não precisa de muito mais que um menu com os links "contato - biografia - textos". Para quê mais? Em qualquer programa de HTML mediano isso é feito em pouco tempo. Basta ter algum conhecimento prévio no assunto ou curiosidade para sair fuçando as ferramentas do programa e descobrir suas funções. Ou ter um amigo que entenda do assunto. Bem mais simples.

Onde quero chegar com isso? No seguinte: se a literatura produzida hoje em blogs estivesse hospedada em sites, seria a mesma coisa? O julgamento seria o mesmo? Ela seria levada mais a sério? O certo é que não existiriam tantos sites como existem blogs.

Quem escreve - e leva isso a sério - não o faz apenas porque um dia resolveu criar um blog com o intuito de contar histórias e escrever poemas.

("Leva isso a sério" no sentido de estar produzindo literatura que tenha um mínimo de valor, que não esteja escrevendo qualquer bobagem.)

O faz porque tem uma inquietação que o leva a escrever. E não porque fez um blog.

Somos incentivados a ler e a escrever desde quando entramos no colégio. Se de maneira correta ou não, não vem ao caso. Nos mandam fazer poemas, redigir redações, nos contam historinhas, nos mandam ler livros de literatura. Alguns descobrem o gosto pela leitura e pela escrita ainda quando não passaram nem dos dez anos de idade. É assim com a maioria dos "novos autores". Aliás, é assim com a grande maioria dos escritores.

Os blogs são apenas mais um incentivo. A grande sacada deles é o que eu disse algumas linhas acima: a instantaneidade. Para que esperar anos e anos para lançar um livro se posso publicar um conto por dia e "obrigar" alguns amigos a ler e emitir suas opiniões? Bem melhor do que tentar uma publicação meia-boca - tendo que gastar um bom dinheiro com ela - e não ter retorno algum.

A importância da internet
Mas não posso deixar de dizer que a internet tem sido uma ferramenta importantíssima na aproximação de escritores e divulgação dos mesmos.

É bem provável que, se não fosse a internet - os blogs, para ser mais específico -, eu não conheceria boa parte dos escritores que conheço hoje. Não estou falando apenas de conhecer pessoalmente, mas sim de saber da existência.

Por isso os blogs são tão importantes. E também porque muitos dos novos autores tiveram seus textos publicados em blogs ou sites literários, é claro.

Foi acessando um blog aqui e outro ali que cheguei ao site Pessoas do Século Passado, um coletivo no qual são publicados textos de uma forma geral: poesias, crônicas, contos, críticas, desabafos... De lá, conheci o Paralelos. E sempre entrando em contato com um e outro literato. Entre e-mails enviados e respondidos (ou não), conheci muita gente boa, e continuo conhecendo. Até chegar recentemente ao Digestivo.

Como eu iria comprar um livro de contos do escritor gaúcho Daniel Pellizzari se não fossem os blogs e sites que acessei? Moro no interior da Bahia. Por aqui, infelizmente, nunca ouvi ninguém falar nele.

Não saberia tão cedo - e não teria a oportunidade de ler - do lançamento do romance do escritor Daniel Galera pela Companhia das Letras. E isso seria uma pena, já que o livro é muito bom.

Pior: não estaria escrevendo este texto sobre "novos autores", pois não conheceria nenhum deles.

Os novos baianos
Falei que sou do interior da Bahia. E seria legal ao menos escrever um pouco sobre como andam os novos autores daqui.

Acho que o nome mais conhecido no sul/sudeste seja o do querido João Filho, que foi um dos autores convidados da FLIP no ano passado, se não me engano. O João tem publicado o aclamado livro - pela crítica e pelo público - de contos Encarniçado, que foi lançado pela editora Baleia em 2004. Apesar de ter certo reconhecimento, João Filho está com seu segundo livro, o romance Açougue soul, engavetado - pelo que eu sei, ele já o finalizou. Editores, abram os olhos.

Outros "novos autores" baianos são João de Moraes Filho e Renata Belmonte. Ambos ganhadores do Prêmio Braskem de Literatura. O primeiro com o livro de poesias Pedra retorcida. A segunda com o livro de contos Femininamente. O curioso é que Renata não tem blog. E dela, na internet, são encontrados poucos contos. Uma escritora que não saiu dos blogs.

Só para terminar
Essas classificações do tipo "geração 90", "geração 00", não passam de tentativas de criar uma unidade, um laço, que não existe entre os "novos autores".

O que acontece é que alguns deles têm características semelhantes. Mas não se pode colocar todos no mesmo balaio. Nem todos utilizam palavrões, cenas surreais ou têm cenas de relações sexuais descritas em seus textos. Essas são algumas das características que os críticos atribuem aos novos escritores.

Agora é pra valer
Autores novos sempre aparecerão. Diante de tantos escritores, a dúvida é apenas uma: quantos deles se manterão firmes e seguirão o sofrido caminho das letras?

A seleção natural se encarrega de resolver isso.

Nota do Editor
Rafael Rodrigues é estudante de Letras e atualmente, escreve para o Simplicíssimo, para a Argumento e para o Paralelos.org.


Rafael Rodrigues
Feira de Santana, 30/5/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. De Middangeard à Terra Média de Celso A. Uequed Pitol
02. Palavrão também é gente de Ana Elisa Ribeiro
03. Machado e Érico: um chato e um amigo de Domingos Pellegrini


Mais Rafael Rodrigues
Mais Acessadas de Rafael Rodrigues em 2006
01. A história do amor - 24/7/2006
02. O soldado absoluto - 18/9/2006
03. Livro dos Homens - 7/8/2006
04. O encontro marcado: 50 anos - 16/10/2006
05. Carta de um jovem contestador - 9/5/2006


Mais Especial Autores novos
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
30/5/2006
10h09min
Rafael, eu resisti a criar um blog, tanto que o meu é recentíssimo, mas confesso que depois que o fiz, não me arrependi. Afinal, além dos amigos que conquistei, o retorno foi muito maior do que eu esperava. Talvez esse seja mesmo um caminho (alternativo) para no "novo autor". Abraços.
[Leia outros Comentários de Janethe Fontes]
31/5/2006
18h09min
Rafael, não acredito nas classificações geração 80 ou 00! Acredito na realidade que o mimeógrafo foi substituído pelos blogs. O cheiro do álcool foi embora, ficaram as imagens digitais. Abraços! Sinceramente, Ayron de Melo.
[Leia outros Comentários de ayron de melo]
20/9/2010
07h53min
Rafael, interessantes colocações. Vejo a internet e também os blogues como uma possibilidade a mais, uma vitrine, digamos assim. O retorno é muito rápido (não o financeiro, claro), e quem escreve consegue saber se acertou ou não muito rapidamente. O quesito qualidade é muito relativo e isso devemos deixar para os críticos. Quando resolvi publicar meu primeiro livro, fui incentivado pelos leitores do meu blog que gostavam do que liam ali e praticamente forçaram que eu pensasse mais seriamente na edição e publicação. O fenômeno dos blogues vai passar, eu acho. A literatura fica. O tempo é o melhor avalista. Parabéns pelo texto. Abraço forte
[Leia outros Comentários de valter ferraz]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Rooster Trouble
Iglobooks
Iglobooks
(2013)



Um extraterrestre na Galiléia
C. R. P. Wells
Madras
(1999)



Decamerão
Giovanni Boccaccio
Circulo do Livro



Livro Timidez Não É Doença
Carmen Bavoso
Gutenberg
(2004)



A Cura Física e Interior
Benigno Juanes
Loyola
(1994)



Viagem ao Redor do Sol
Samuel Murgel Branco
Moderna
(2003)



Contos de Escola
Adriana Falcão; e Outros
Nova Alexandria
(2010)



Básico de Segurança Em Plataforma 4ª Edição
Icn - Instituto de Ciências Náuticas
Icn
(2016)



Eva
Nara Vidal
Todavia
(2022)



A Startup Enxuta
Eric Ries
Leya
(2012)





busca | avançada
74503 visitas/dia
2,4 milhões/mês