Vendem-se explicações do Planeta dos Macacos | Rafael Lima | Digestivo Cultural

busca | avançada
61737 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> O escultor Renato Brunello participa do SCOGLIERAVIVA - Simpósio Internacional em Caorle (Veneza)
>>> “DESIGN versus DESIGUALDADES: Projetar um mundo melhor”
>>> “O Tempo, O Feminino, A Palavra” terá visita guiada no Sérgio Porto
>>> Marés EIN – Encontros Instrumentais | Lançamento Selo Sesc
>>> renanrenan e Os Amanticidas
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A filosofia fruto do tédio
>>> Estamira: a salvação no lixo
>>> Um guia para ter cultura
>>> Utopia
>>> Senna
>>> A Brasilianização do Mundo
>>> A favor do voto obrigatório
>>> Trema, sentirei saudades
>>> Carta para Sonia Rodrigues
>>> Se eu fosse você 2
Mais Recentes
>>> Livro Imigrantes, Mascates & Doutores de Meir Kucinski pela Ateliê Editorial (2002)
>>> Tex anual - 05 de Claudio Nizzi pela Mythos (2003)
>>> Livro Marketing Para o Século XXI Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados de Philip Kotler, traduzido por Carlos Szlak pela Ediouro (2009)
>>> Tex Anual - 16 de Pasquale Ruju pela Mythos (2014)
>>> Livro Ted Bundy Profile Um Estranho Ao Meu Lado de Ann Rule, traduzido por Eduardo Alves pela Darkside Books (2019)
>>> Livro Peso Perfeito de Deepak Chopra pela Rocco (1998)
>>> Mate - Me Por Favor de Legs Mcneil e Gillian McCain pela L&pm (2013)
>>> Psicoterapia Prânica - Mestre Choa Kok Sui de Mestre Choa Kok Sui pela Ground (2004)
>>> Asteca de Gary Jennings pela Record (1980)
>>> Livro Sun Tzu A Arte da Guerra Os Treze Capítulos Originais de Nikko Bushidô pela Jardim Dos Livros (2007)
>>> Tex Anual - 11 de Segura pela Mythos (2009)
>>> Revista Magnum Ano 24 Nº 145 - Apresentação Springfield Armory TRP 10 mm de Etros pela Etros
>>> Livro O Lado Bom Da Vida de Matthew Quick pela Intrinseca (2013)
>>> Livro Reunião De Pais Sofrimento ou Prazer? de Beate Althuon, Corinna H. Essle e outros pela Casa do Psicólogo (1996)
>>> Ofício de Cartógrafo. Travessias Latino-Americanas da Comunicação na Cultura de Jesús Martín-Barbero pela Loyola (2004)
>>> Livro Gael Y La Red De Mentiras de Ernesto Rodríguez pela Klett Sprachen Gmbh (2011)
>>> The Religion Of Truth - Abdul Rahman Bin Hammad Al-omar de Abdul Rahman Bin Hammad Al-omar pela Ministry Of Islamic Affairs
>>> Livro Cure Seu Corpo de Louise L. Hay pela Record (1984)
>>> Wolverine Dívida de Honra de Chris Claremont - Frank Miller pela Panini Comics (2004)
>>> A Insustentável Leveza Do Ser de Milan Kundera pela Companhia Das Letras (1999)
>>> Songbook Bossa Nova - Vol.4 de Almir Chediak pela Vozes (1992)
>>> Livro Uma Vida Sem Limites de Marcos Rossi pela São Paulo (2011)
>>> Abduzidos de Robin Cook pela Record (2001)
>>> Livro Direito Notarial Teoria e Prática de Julenildo Nunes Vasconcelos, Antônio Augusto Rodrigues Cruz pela Juarez de Oliveira (2000)
>>> Livro HQ Frankenstein Uma Graphic Novel de Mary Shelley, ilustrado por Pete Katz, traduzido por Érico Assis pela Quarto Editora (2017)
COLUNAS

Terça-feira, 4/9/2001
Vendem-se explicações do Planeta dos Macacos
Rafael Lima
+ de 11300 Acessos

Yara Mitsuishi


Porque (ainda) me ufano da minha cidade
- Lindo!
- Poderoso!
O repertório de gritinhos que se ouve toda vez que um cantor se mostra ao público cresce a cada show, mas tenho que reconhecer: a platéia se superou quando Zé Renato adentrou no palco do teatro Rival, acompanhado pelo grupo de choro Madeira Brasil
- Absoluto!
- Sabe tudo!
- For Windows!
Casa de show que não tem na entrada retrato em preto e branco de artistas que já foram consagrados, com nomes que hoje se perdem na memória; que não tem um ligeiro porém marcante cheiro de mofo; que não tem uma cozinha absolutamente suspeita, e que não tem um slogan de vanglória assim meio estúpido ("70 anos de resistência cultural" ou "Aqui se faz a história da música popular brasileira") não merece ser chamada assim. E o teatro Rival é uma autêntica casa de shows.

O nascimento da era caórdica
No texto que escrevi semanas atrás, uma série de conceitos novíssimos deve ter soterrado aquele tipo de leitor desavisado e sempre vulnerável a esses terremotos de informação. O mais interessante quando se começa a se interessar por uma área nova, aparentemente inexplorada, é descobrir alguém em outro canto do mundo, juntando as mesmas peças desse quebra-cabeças remoto. O Nicholas compôs um hipertexto em seu blog - aqui convertido a plain text, utilizando apostos, parênteses e orações explicativas e outros recursos gramaticais em substituição aos recursos HTML e Java - que me surpreendeu pela similaridade de idéias e pela concisão com que expressou:

"O ponto é que estamos no fim de uma era que deu muito mais ênfase ao hierárquico - suprimiu a criatividade, que por ser imprevisível, não poderia ser encaixada nos planos mestres - chegando a pensar que não se poderia obter resultados de outra maneira: os meios tornaram-se o fim, faz-se porquê, independente de ser útil ou não. Chegamos numa crise de desenvolvimento - burocracia, que em magia caótica é o ponto em que o limite da ordem leva ao caos - em que o próximo passo é esse desmontar da construção por coerção (o fim do sono de Newton, como dizia William Blake), substituindo-a por resultados por colaboração: ócio criativo, pressão dos pares."

O Trapalhão no Planalto dos Macacos
Agora é meio tarde que o hype já passou e quem viu, viu, e quem não viu, não viu, mas acho que ainda consigo descolar uns trocados, então lá vai o anúncio:

"A partir da presente data, VENDEM-SE, NESTA COLUNA, EXPLICAÇÕES PARA O FINAL DA NOVA VERSÃO DO FILME O Planeta dos Macacos, mediante módicas quantias (consulte a tabela junto ao nosso editor). Existem 3 modelos de explicações disponíveis: namorada, chope e cabeuça. O primeiro destina-se àqueles que apenas procuram uma desculpa para rebocar a namorada para a sala escura e não querem se passar por trouxas quando a menina faz um muxoxo e diz que não entendeu o final ("Por que todo mundo virou macaco, hein? Por que que a nave dele foi parar na Casa Branca?"), e resume-se a frases espirituosas de rápido efeito. O segundo é perfeito para rodas de chope: envolve citações a clássicos pop - com o perdão pelo oxímoro -, comentários picantes sobre o micro vestido da loirona selvagem, e uma ou duas piadas que, se não explicam o fim do filme, ao menos descontraem o ambiente e relaxam os ânimos pelo efeito catártico de desmoralizar o filme. A terceira é sob medida para enroladores profissionais: envolve paradoxos temporais, H.G. Wells, relatividade, buracos negros, Noam Chomsky, semiótica, História dos E.U.A. e mais um ou dois itens da nossa longa tabela de imposturas intelectuais à escolha do cliente. Sirva-se."

Retratação
É mais fácil pichar um monumento público sem ser pego do que arranhar um mito impunemente. Ter questionado a qualidade de musa de Nara Leão por aqui rendeu reclamações em número suficiente para merecer essa autocrítica. A questão é simples: pelo padrões atuais de marketing pessoal & cultura de mercado, que mandam na produção de cantoras de MPB, é praticamente impossível entender como ela foi elevada ao nível de musa há 40 anos. Reitero: musa de praia e botequim, mas musa, anyway. Quando Nara começou a gravar discos e aparecer na mídia, a imensa indústria de vendas de disco ainda não havia sido catapultada pelos Beatles, nem a interferência de produtores (para ficar só neles; não contemos empresários, consultores de marketing, e os outros tipos pagos pelas gravadoras para nos dizerem do que nós devemos gostar) era suficiente para mudar o conceito de um grupo, vide Jota Quest. Havia espaço para a intuição de Nara indicá-la a seguir a emergente bossa nova, nem bem esperar sua consagração e aderir aos sambas de fonte popular e fundo social (os chamados "de protesto"), ou gravar Roberto Carlos quando seu lado comercial o transformara em persona non grata. Mais do que um par de joelhos redondos, foi exatamente essa habilidade mutante e a disposição para defender sua opiniões o que atraiu atenção para si - de uma maneira totalmente involuntária, é bom observar. Nara Leão era muito tímida para se valer das polêmicas para fazer propaganda, e nem gostava muito de dar opinião (apesar da contundência com que falava). Era desse material que se faziam as musas, antigamente.
:::: Nara Leão, uma Biografia: Sérgio Cabral, editora Lumiar, 2001

Magnun Mini
A gente se esforça para ser tolerante, compreensivo e sensível, mas tem coisas que põem a nossa paciência à prova. A lógica de mercado parece ser capaz de explicar tuuuuuudo - mas eu ainda não consegui entender por que a Kibon faz uma ótima campanha para lançar um picolé novo como o Magnun, com ótimos displays de geladeiras de padaria, focando no tamanho maior e mais robusto do sorvete (uma bela morena atacando a embalagem com vontade), agora vem com essa de Magnum Mini. Ora bolas, ou é Magnun ou é mini. Parece até obra daquele lusitano que escreveu na lousa da padaria:
Pão com manteiga: 9 escudos
Pão sem manteiga: 8 escudos
Pão com margarina: 7 escudos
Pão sem margarina: 6 escudos
Ou daquele que chamaram para desenvolver novos produtos para o McDonald's, e criou o Big Mac em 3 tamanhos: grande, pequeno e médio, afinal, ninguém aqui é preconceituoso e big também pode ser mini... Ora pois...

Brincadeiras idiotas ou Como se divertir perigosamente:
1)Entrar na Toca do Vinícius e perguntar se eles tem o livro do Tinhorão.
2)Passar no Baixo Gávea segunda de noite, e gritar, acompanhando com a buzina do carro "viva o Conde!!!"
3)Meter a cabeça dentro do Bip-Bip na roda de samba de domingo de noite e comentar calmamente: "mas Chico Buarque não passa de um pagodeiro melhorado"

Aspas para o meu chapa multidisciplinar Eduardo Mello: faixa preta, guitarrista e mergulhador

"Não precisa ficar se desculpando, não! Todo mundo sabe para que você quer ir morar sozinho! Para poder levar mulher para casa. Para poder ouvir som alto. Para poder amarrar uma toalha azul no pescoço e sair nu pela casa gritando que é o Super Homem."

Poste Escrito
Um grande abraço para o Sérgio Farias pelas generosas palavras -- agora com direito ao link para o Catarro Verde, que eu fiquei devendo, e um super beijo para a Mônica, minha alma gêmea em incontinência cerebral.


Rafael Lima
Rio de Janeiro, 4/9/2001

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Susan Sontag em carne e osso de Jardel Dias Cavalcanti
02. Como se me fumasse: Mirisola e a literatura do mal de Jardel Dias Cavalcanti
03. O Wunderteam de Celso A. Uequed Pitol
04. Notas confessionais de um angustiado (I) de Cassionei Niches Petry
05. O chamado de Cthulhu de Gian Danton


Mais Rafael Lima
Mais Acessadas de Rafael Lima em 2001
01. Charge, Cartum e Caricatura - 23/10/2001
02. O Tigrão vai te ensinar - 12/3/2001
03. A diferença entre baixa cultura e alta cultura - 24/7/2001
04. Sobre o ato de fumar - 7/5/2001
05. Um álbum que eu queria ter feito - 6/11/2001


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




How to Develop Emotional Health
Oliver James
MacMillan
(2014)



O Segredo do Nicotínico - Verdades sobre o Cigarro - Inclui CD
Jorge Molina
Mvc
(2012)



Tribulações de um Chinês na China
Julio Verne
Edico



Interdisciplinaridade e Saberes
Regina Coeli M e Silva/denise R da Silva Moraes
Eunioeste
(2016)



Viajando pelos Cinco continentes
José Cretelle Júnior
Forense Universitária
(1991)



A Travessia De Marina Menina
Roberta Asse
Criandeira livros
(2015)



Fides Reformata - Volume V, n2
Vários autores
Centro Presbiteriano de pós-graduação Andrew Jumper
(2000)



Psicologia aplicada à administração de empresas 527
Cecília Whitaker Bergamini
Atlas
(2006)



Neno Ramos - Neo Pop Art
Neno Ramos
Decor Books
(2013)



John Constantine- Hellblazer: Original Sins
Jamie Delano; Rick Veitch
Vertigo
(1992)





busca | avançada
61737 visitas/dia
2,0 milhões/mês