O mundo pós-aniversário | Guilherme Pontes Coelho | Digestivo Cultural

busca | avançada
130 mil/dia
1,3 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Trio MADERA chega a Santana de Parnaíba com show gratuito de música erudita no próximo dia 03
>>> Sessões Extras: Brenda Lee e o Palácio das Princesas no Sesc Bom Retiro
>>> Coletivo de Galochas estreia espetáculo histórico poético inspirado na Coluna Prestes
>>> Consuelo de Paula encerra circulação do show Maryákoré no MIS em São Paulo
>>> Teatro Portátil se apresenta gratuitamente em Sumaré
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Diogo Salles no Roda Viva
>>> Pulp Fiction e seus traços em Cocaine Bear
>>> Rabhia: 1 romance policial moçambicano
>>> Nélio Silzantov e a pátria que (n)os pariu
>>> Palavras/Imagens: A Arte de Walter Sebastião
>>> Rita Lee Jones (1947-2023)
>>> Kafka: esse estranho
>>> Seis vezes Caetano Veloso, por Tom Cardoso
>>> O batom na cueca do Jair
>>> O engenho de Eleazar Carrias: entrevista
Colunistas
Últimos Posts
>>> Uma história do Yahoo! (2014)
>>> O Lado B da MTVê
>>> A história de Roberto Vinháes (2023)
>>> Something About You (Cary Brothers & Laura Jansen)
>>> Uma história do Airbnb (2023)
>>> Vias da dialética em Platão
>>> Uma aula sobre MercadoLivre (2023)
>>> Lula de óculos ou Lula sem óculos?
>>> Uma história do Elo7
>>> Um convite a Xavier Zubiri
Últimos Posts
>>> Não esqueci de nada
>>> Júlia
>>> Belém, entre a cidade política, a loja e a calçada
>>> Minha Mãe
>>> Pelé, eterno e sublime
>>> Atire a poeira
>>> A Ti
>>> Nem o ontem, nem o amanhã, viva o hoje
>>> Igualdade
>>> A baleia, entre o fim e a redenção
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A Folia de Reis
>>> Eleições na quinta série
>>> Do brócolis ao samba
>>> O que mais falta acontecer?
>>> Badzil vs. Germazing
>>> A Independência Angolana além de Pepetela
>>> Do inferno ao céu
>>> Manet no Rio de Janeiro
>>> 1 de Junho #digestivo10anos
>>> A essência da expressão dramática
Mais Recentes
>>> Episodio Da Vida De Tibério de Conde J.W. Rochester pela Lake
>>> Livro Sociologia Sobrados e Mucambos de Gilberto Freyre pela José Olympio (1968)
>>> Cuidando Dos Ouvidos, Nariz e Garganta de Tania Sih pela Oir (2009)
>>> História De Amor No Ocidente de Denis de Rougemont pela Ediouro (2003)
>>> Livro A Vida, o Amor, a Paz, Entregue À Desolação de Dom José Narni Mancinelli pela Dag
>>> O Homem Duplicado de José Saramago pela Companhia Das Letras (2002)
>>> Criação de Gore Vidal pela Nova Fronteira (2006)
>>> Educação Física, Esporte e Diversidade de Marco P. Stigger pela Autores Associados (2011)
>>> No fundo de um sonho de James Gavin pela Companhia das Letras (2002)
>>> Brincadeiras e Dinâmicas Para Grupos de Volney J. Berkenbrock pela Vozes (2004)
>>> Ensaio Sobre A Lucidez de José Saramago pela Companhia Das Letras (2013)
>>> Ele Diz Sim, Ela Diz Não de Jeffe Kahn pela Best Seller (2011)
>>> Jogos e Diversões Em Grupo de Volney J. Berkenbrock pela Vozes
>>> O crime e os criminosos na literatura brasileira de Lemos Britto pela José Olympio (1946)
>>> O Livro de Fadas Prensadas de Lady Cottington de Terry Jones pela Marco Zero (1997)
>>> The Origin of Consciousness in the Breakdown of the Bicameral Mind de Julian Jaynes pela Mariner Books (1976)
>>> Rosa Egipcíaca - uma Santa Africana no Brasil de Luiz Mott pela Bertrand Brasil (1993)
>>> Tratado de Medicina de Família e Comunidade - Vol 1 e 2 de Gustavo Gusso & José Mauro Ceratti Lopes pela Artmed (2012)
>>> Raciocínio Lógico: Você Consegue Aprender: Provas e Concursos de Enrique Rocha pela Campus (2006)
>>> Linguagem, Texto, Discurso entre a Reflexão e a Prática: Volume 2 de Ana Cristina Fricke Matte; Sonia Pimenta; Renato de Mello; Ivã Carlos Lopes pela Lucerna; Fale (2007)
>>> Lúcia de A a Z de Lúcia da Glória Marques Martins pela Mazza (2008)
>>> Eu Apenas Queria Dizer Que... Antologia Poética de Gerson Marques; Leonardo Santos (ilustr.) pela All Print (2014)
>>> Veio do Além: Mensagens Psicografadas de Liliane Silva pela Babuska (1999)
>>> Mostrar Caminhos: Prevenção ao Abuso de Drogas e Recuperação de José Neube Brigagão pela Loyola (2002)
>>> Meditação Diária 2018 Deus Conosco de Fábio Evaristo Silva; Ferdinando Mancilio pela Santuário (2018)
COLUNAS

Quarta-feira, 3/2/2010
O mundo pós-aniversário
Guilherme Pontes Coelho
+ de 6900 Acessos

"Vou dobrar à esquerda" ― só pensar isso não vai fazer com que você, enquanto caminha, tome outra direção. Há algo mais, algo fronteiriço entre a intenção e a ação que determina qual o próximo evento que você causará. Será a vontade? Dobrar à esquerda ou não, é o seu destino em jogo, sua história sendo escrita. "Vou permanecer aqui" ― só isso também não será suficiente. O acaso está além de qualquer controle. É preciso alguma coisa mais substancial que a pura teimosia contra os acasos que nos põem à prova. Será o controle? Ou princípios?

Quando há amor envolvido, as indagações do primeiro parágrafo são plenamente inúteis.

Irina McGovern é ilustradora de livros infantis. Mora na Inglaterra há alguns anos com seu companheiro, Lawrence Trainer, um pesquisador num instituto de estudos estratégicos. Ambos são norte-americanos. Moram juntos, dividem as contas, têm rotina. São casados na prática, mas eles, ao contrário de nós, brasileiros, não veem nisso um casamento ― e esta palavra, na relação deles, nunca é mencionada sem extrema cautela.

Jude Hartford, a editora, e por um certo tempo amiga, de Irina, convidou a ambos, ela e Lawrence, para comemorarem o aniversário de seu marido, um famoso jogador de sinuca inglês, Ramsey Acton. Famoso porque no Reino Unido este esporte é popular e milionário. O aniversário, 6 de julho. Essa festinha virou tradição dos casais quarentões e desde 1992 acontecia. Até chegar o ano de 1997 e o mundo se dividir em dois.

A tradição já estava meio capenga em 1996. Jude e Irina romperam relações de maneira hostil, por motivos aparentemente profissionais, e Jude e Ramsey se separaram, por razões também profissionais, digamos. Neste ano Ramsey foi sozinho à casa dos norte-americanos comemorar seu aniversário com um jantar feito pela própria Irina ― ela, uma exímia chef. E o jantar foi madrugada adentro, com Ramsey enchendo a cara de vinho, conversando alegremente com Irina, e Lawrence lavando os pratos do jantar ruidosamente, indignado com o convidado espaçoso. Justo ele, telespectador de sinuca e fã confesso do Ramsey. Nas prévias comemorações a quatro, Lawrence era quem mantinha o grupo coeso. Bom falador, muito informado em política internacional, fã de sinuca ― tinha os elementos necessários para impedir que a histérica e falsa alegre Jude ditasse o tom das conversas, para que Ramsey ainda se sentisse o centro das atenções e para que Irina não sentisse a responsabilidade de entabular conversas. Mas ela também se sentia podada.

Um ano depois, Lawrence viajaria. Deixando o já desfalcado grupo desfeito. Mas por força da tradição, Irina foi jantar com Ramsey (por sugestão do próprio Lawrence). Jantam, conversam, bebem. Ele a leva para casa (dele), descem pro porão, fumam maconha. Mais uma aulinha particular de sinuca.

Então as coisas chegam àquele ponto de tensão sufocante. Aquele que exige uma atitude enérgica, visto que falamos de uma mulher casada em seu primeiro encontro semiclandestino. Aquele ponto em que ela ou sucumbe ao desejo ou o nega resolutamente.

No livro de Lionel Shriver, O mundo pós-aniversário (Intrínseca, 2009, 544 págs.), Irina faz as duas coisas. Naquele ponto, no porão de Ramsey, a história se desdobra em duas: numa, Irina e Ramsey se atracam voluptuosamente; noutra, Irina foge, firme, à tentação ― alimentando, assim, a subterrânea dúvida do "E se naquele dia eu e Ramsey...". São duas histórias, em universos paralelos, que Shriver conta.

É o segundo livro romance de Lionel Shriver publicado no Brasil. O primeiro, Precisamos falar sobre o Kevin. Ambos pela Editora Intrínseca, ambos competentemente traduzidos. Noutra coluna, já foi dito o quão boa é Shriver, o quão forte é seu poder de análise ― sem que isso atrapalhe o ritmo da história contada. Sagacidade crua e dura, sem fazer concessões a nada e, ainda assim, ou talvez por isso mesmo, sem defender teses. Escreve intensamente, sobre pessoas de verdade, que transpiram, mijam e tudo o mais, sem jamais cair na vulgaridade barata, nem no criticismo vazio. Além do mais, se contar uma história bem contada já é coisa de mestre, imagine contar duas, simultaneamente, sobre os mesmos personagens, em universos paralelos.

É um livro para adultos. O que deixa muito evidente como todos nós, ainda "adultos", continuamos nos comportando como crianças, com as mesmas necessidades de sermos amados e de termos o nosso amor reconhecido (o que dá na mesma). Necessidades eternas, intrínsecas ao ser humano.

Essa reflexão parece ser feita sob medida para os homens de Shriver, Lawrence e Ramsey. Tão opostos, tão parecidos. Os homens ganharão muito lendo este livro. É impossível não se sentir mais maduro, mais homem, mais ligado à vida de verdade (razão de ser da literatura, aliás) depois de lê-lo.

N'O mundo pós-aniversário, você lerá as duas vidas de Irina, duas vidas contrastantes, nas quais os mesmos sentimentos, ou melhor, o mesmo sentimento ― a vontade de amar ― submerge e emerge ao ritmo ditado pela maior das realidades: o cotidiano.

Para ir além






Guilherme Pontes Coelho
Brasília, 3/2/2010

Mais Guilherme Pontes Coelho
Mais Acessadas de Guilherme Pontes Coelho em 2010
01. Nas redes do sexo - 25/8/2010
02. A literatura de Giacomo Casanova - 19/5/2010
03. O preconceito estético - 29/12/2010
04. O retorno à cidade natal - 24/2/2010
05. O mundo pós-aniversário - 3/2/2010


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro - Testes Psicológicos
Anne Anastasi
Epu
(1975)



Guia Pratico de Primeiros Socorros
Dr. Euclides Ramos Fernandes Junior
Saude e Vida



Fantasma
Jason Reynolds
Intrinseca
(2017)



Elementos de Direito Constitucional
Wolgran Junqueira Ferreira
Nagy & Filhos Ltda
(1970)



Fashion Advertising & Promotion - 6ª Ed.
Arthur Winters, Stanley Goodman
Fairchild Books
(1984)



Agenda brasileira
André Botelho (Compilador), Lilia Moritz Schwarcz
Companhia das Letrinhas
(2011)



O Dom Supremo
Henry Drummond
Rocco
(1998)



O Problema Alemão - Princípios e Objetivos da Rda
Willy Stoph e Albert Norden
Laemmert
(1969)



Elogio a Jacques Lacan
Wilson Castello de Almeida
Summus
(2017)



English Plus Interactive - 11 - 20 Units (com Cd Lacrado)
Dmp/ Globo
Globo





busca | avançada
130 mil/dia
1,3 milhão/mês