Só sei que nada sei | André Pires | Digestivo Cultural

busca | avançada
48523 visitas/dia
1,8 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Trio MADERA chega a Santana de Parnaíba com show gratuito de música erudita no próximo dia 03
>>> Sessões Extras: Brenda Lee e o Palácio das Princesas no Sesc Bom Retiro
>>> Coletivo de Galochas estreia espetáculo histórico poético inspirado na Coluna Prestes
>>> Consuelo de Paula encerra circulação do show Maryákoré no MIS em São Paulo
>>> Teatro Portátil se apresenta gratuitamente em Sumaré
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Diogo Salles no Roda Viva
>>> Pulp Fiction e seus traços em Cocaine Bear
>>> Rabhia: 1 romance policial moçambicano
>>> Nélio Silzantov e a pátria que (n)os pariu
>>> Palavras/Imagens: A Arte de Walter Sebastião
>>> Rita Lee Jones (1947-2023)
>>> Kafka: esse estranho
>>> Seis vezes Caetano Veloso, por Tom Cardoso
>>> O batom na cueca do Jair
>>> O engenho de Eleazar Carrias: entrevista
Colunistas
Últimos Posts
>>> Uma história do Yahoo! (2014)
>>> O Lado B da MTVê
>>> A história de Roberto Vinháes (2023)
>>> Something About You (Cary Brothers & Laura Jansen)
>>> Uma história do Airbnb (2023)
>>> Vias da dialética em Platão
>>> Uma aula sobre MercadoLivre (2023)
>>> Lula de óculos ou Lula sem óculos?
>>> Uma história do Elo7
>>> Um convite a Xavier Zubiri
Últimos Posts
>>> Não esqueci de nada
>>> Júlia
>>> Belém, entre a cidade política, a loja e a calçada
>>> Minha Mãe
>>> Pelé, eterno e sublime
>>> Atire a poeira
>>> A Ti
>>> Nem o ontem, nem o amanhã, viva o hoje
>>> Igualdade
>>> A baleia, entre o fim e a redenção
Blogueiros
Mais Recentes
>>> As horas podres, de Jerônimo Teixeira
>>> Curiosidades da Idade Média
>>> Chicletes
>>> Um Brecht é um Brecht
>>> Todo mundo é bonito
>>> Agonia
>>> Discoteca Básica por Ricardo Alexandre
>>> Fui demitida, e agora?
>>> O Frankenstein de Mary Shelley
>>> Encontre seu motivo para blogar
Mais Recentes
>>> Livro Literatura Estrangeira Anjo da Escuridão de Tilly Bagshawe; Sidney Sheldon; Michele Gerhardt pela Record (2012)
>>> Novas Memórias do Urbanismo Carioca de Américo Freire; Lúcia Lippi Oliveira (Orgs.) pela Fgv (2008)
>>> O Sertão Vai Virar Mar de Moacyr Scliar pela Atica (2003)
>>> O Sertão Vai Virar Mar de Moacyr Scliar pela Atica (2003)
>>> Emmanuelle a virgem + Emmanuelle a anti-virgem - 2 VolumesEmmanuele de Emmanuelle Arsan pela Artenova (1974)
>>> Ivories of the West de Massimo Carrà pela Fratelli Fabbri / Hamlyn (1970)
>>> Blink - A decisão num piscar de olhos de Malcolm Gladwell pela Rocco (2005)
>>> Livro Comportamento Criando Meninos de Steve Biddulph pela Fundamento (2002)
>>> Porta dos Fundos de Porta dos Fundos pela Sextante (2013)
>>> A Juba do Leão - Pocket de Sir Arthut Conan Doyle pela L&pm (2005)
>>> Livro Ciências Exatas O Andar do Bêbado de Leonard Mlodinow; Diego Alfaro pela Zahar (2009)
>>> Administração Estratégica de Mercado de David A. Aaker pela Bookman (2008)
>>> Difamação de Renée Knight pela Suma (2015)
>>> U.T.I. - Unidade Técnica de Imersão - Integrado L&C, CH, CN, MAT - 3 Volujmes de Vários autores pela Hexag Medicina
>>> English Grammar in Use: A Self-Study Reference and Practice Book for Intermediate Students of English (Com CD) de Raymond Murphy pela Cambridge University Press (2006)
>>> Livro Infanto Juvenis Escola de Estrelas a Canção de Bárbara de Holly Skeet pela Fundamento (2007)
>>> Livro - o Alienista Clássicos Saraiva de Machado de Assis pela Saraiva (2007)
>>> A Linhagem do Santo Graal - A Verdadeira Historia Do Casamento De Maria Madalena E Jesus Cristo de Laurence Gardner pela Madras (2005)
>>> Bíblia de Referência Thompson - Com Versículos em Cadeia Temática de Frank Charles Thompson e João Ferreira de Almeida pela Vida (1996)
>>> Livro Administração Seja um Líder de Verdade de John Haggai pela Betânia
>>> Problemas? Oba! - A revolução para você vencer no mundo dos negócios de Roberto Shinyashiki pela Gente (2011)
>>> Livro Artes O Que é (e o Que Nunca Foi) Design Gráfico de André Villas Boas pela 2 Ab (2007)
>>> Livro Comunicação Elementos de Jornalismo Econômico de Sidnei Basile pela Negócio (2002)
>>> A Febre de Megan Abbott pela Intriseca (2015)
>>> A Traição dos intelectuais de Julien Benda pela Peixoto Neto (2007)
COLUNAS

Quarta-feira, 9/12/2009
Só sei que nada sei
André Pires
+ de 6900 Acessos
+ 2 Comentário(s)

Quando ainda estava na faculdade de jornalismo, muito antes de toda a celeuma em torno da obrigatoriedade do diploma, tive um momento que poderia ser classificado como uma "epifania teen". Na época e ocasião, uma máxima convenientemente me agradava: "quem faz a faculdade é o aluno". Até mesmo os professores diziam que no estágio é que se aprende, e eu, que já estava estagiando há dois anos, por que diabos perdia a manhã na aula quando podia estar na praia?

Essas teorias foram muito úteis para justificar a mim mesmo que ler toda a obra de Bill Bryson era muito mais fundamental para minha formação do que prestar atenção às aulas de Estatística ou que trancar seis meses de faculdade e ir fazer mochilão pela Europa valeria mais a pena, no final das contas. Dessa forma, posso dizer que, após todos esses anos, o que restou em minha memória em termos de conteúdo programático era aquilo que realmente importava. O que realmente iria fazer a diferença.

E talvez essa espécie de faculdade altamente específica que cursei ― ministrada e administrada por mim mesmo ― tenha sido a preparação perfeita para o tipo de trabalho/missão que estou encarando hoje. Junto com mais três amigos viajo o mundo em busca de destinos considerados perigosos ou proibidos, filmando o programa Não conta lá em casa, para o canal de TV a cabo Multishow, da NET. A premissa da série já nos levou a Mianmar, Coreia do Norte, Irã e Iraque, entre outros destinos. Mas após todo estudo teórico e preparação de vida, o preceito básico com que tento encarar todas as nossas viagens é a simples (porém nada simplista) citação de Sócrates com que esbarrei ainda em minha errática jornada universitária: "Só sei que nada sei".

Seguindo a premissa do grande filósofo, tento me despir de todo e qualquer pré-conceito (assim mesmo, com hífen) ao experimentar as diferenças, quase sempre surreais, das culturas com as quais me deparo. E aí, um livrinho que se salvou naquela seleção natural que eu promovi para a minha faculdade foi a edição de bolso de Etnocentrismo e Relativismo Cultural. Termos que parecem altamente acadêmicos, mas querem dizer nada além de que o julgamento que fazemos de qualquer cultura é formado com base em valores da nossa própria. Sendo assim, e em decorrência exatamente disso, os conceitos de bem, mal, bom, ruim, são relativos em cada sociedade. Sinceramente, depois do Lonely Planet, essa deveria ser a Bíblia (ou o Corão) do viajante com o mínimo de humildade para não só conhecer outra cultura, mas vivenciá-la de verdade.

Foi assim que tive mais facilidade em compreender, e não somente aceitar, algumas situações com as quais me deparei aí pelo mundo. Como por exemplo: que as meninas que conheci em Teerã continuariam a usar o véu mesmo lutando e arriscando a vida em passeatas contra o governo pelo direito de não usá-lo. Que mesmo tendo parentes assassinados, sua casa invadida e seu país destruído, um iraquiano fazia questão de absolver os EUA, especificamente, de culpa. Que a nossa guia coreana, uma jovem de 27 anos, estava mais interessada em saber sobre o sistema de ensino público do Brasil do que conhecer mais daquele som estranho que apresentamos a ela: o rock'n'roll.

É quase impossível comparar o valor das diferentes formas de experiência cultural que vivemos quando se viaja de uma forma tão específica e não usual como a nossa, seja por nossos objetivos ou, principalmente, pelos próprios destinos por onde passamos e situações em que nos colocamos. Não foram poucas as vezes em que um encontro casual ou um passeio totalmente fora do circuito mais óbvio rendeu muito mais ― não só para nossas pretensões profissionais, mas também pessoais ―, que uma ida a um grande centro histórico. No Irã, visitamos as ruínas históricas e arrebatadoras de Persépolis, mas também batemos uma bola na calçada com um garotinho de pouco mais de seus oito anos de idade num dia em que nenhum adulto se arriscava sair à rua durante o dia devido ao calor de mais de 45 graus que fazia. É impossível fazer um juízo de valor entre as duas situações. Quantas leituras são possíveis de se fazer ao analisar o contexto desse menininho brincando tranquilo e em paz com sua bola em uma viela deserta, praticando o milenar e milionário esporte bretão em um país considerado berço de fanáticos religiosos e terroristas em potencial?

Na Coreia do Norte, após dias e dias de passeios oficiais pelos mais variados e grandiosos monumentos, conseguimos finalmente trocar uma ideia de forma mais informal com nossa jovem guia oficial enviada pelo governo norte-coreano. E ouvir da boca dela perguntas aflitas sobre o que o mundo achava dos testes nucleares realizados por seu país, o que era Seinfeld, ou como funcionava uma discoteca com certeza foram mais úteis para que formássemos uma visão mais precisa de seu país do que qualquer visita a estátua e suas explicações históricas ensaiadas. Sem grandes pretensões, mas com enormes indagações. Com muita base de pesquisa para fazer as perguntas certas, mas muita humildade para reconhecer que essas perguntas talvez não fossem as mais certas em determinadas ocasiões. A ideia é chegar de peito aberto para o bem ou para o mal.

Uma câmera na mão e nenhuma ideia na cabeça. Esta é a forma com que pretendo continuar a encarar todas as minhas viagens durante este projeto. Deixarei que os personagens que cruzam meu caminho por esses países tão inusitados sejam os responsáveis pela formação crítica de meus conceitos sobre as suas culturas. Pois eu só sei que nada sei.

Nota do Editor
Leia também "Sombras Persas (I)" e "Um brasileiro no Uzbequistão (I)".


André Pires
São Paulo, 9/12/2009

Quem leu este, também leu esse(s):
01. O filho eterno e seus prêmios literários de Marcelo Spalding


Mais André Pires
Mais Acessadas de André Pires
01. Matrix, Reloaded e Revolutions - 29/5/2003
02. Só sei que nada sei - 9/12/2009
03. Em Defesa do Funk - ou nem tanto - 11/5/2001
04. Cidade de Deus: o maior barato - 7/10/2002
05. Rodrigo e a guerra - 14/4/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
14/12/2009
07h30min
A teoria não pode apartar-se da prática. A teoria, somente, é inútil. E a prática, sem a teoria, desarticula o olhar, o foco, e não direciona a vida de quem escreve...
[Leia outros Comentários de manoel messias perei]
14/12/2009
13h35min
Se os alunos fazem a escola, por que não dá para aprender na escola o que se aprende no estágio? Se tem tanta coisa para aprender no estágio, por que não ensinar na escola? Será que os professores teimam em atrapalhar? Cada professor individualmente, ou só quando se juntam na "burocra" universitária? Já nas meninas de Teerã não vejo contradição. O pai de uma amiga minha ia sempre com a esposa à parada gay, já na casa dos 80. Liberdade é liberdade para todos, com ou sem véu.
[Leia outros Comentários de Felipe Pait]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Adoravel Criatura Frankenstein
Ademir Assunção
Atelie
(2003)



Cantos de um Poeta
Ademir Ricardo
Scortecci
(1997)



Jazz: 153 Ilustrations
Mervyn Cooke
Thames & Hudson
(1998)



Livro - Elis: Uma Biografia Musical
Arthur de Faria
Arquipélago
(2015)



Patrimônio da Humanidade Oriente Médio e Ásia 1
Patrimônio da Humanidade Oriente Médio e Ásia
Barsa Planeta



Os Mandarins
Simone de Beauvoir
Abril Cultural
(1974)



Visão de jogo: antropologia das práticas esportivas
Carlos Eduardo Costa, Reinaldo Olécio, e Outros
Terceiro Nome
(2009)



The 60s - a Photo Journey Through the Swinging Sixties
James Lescott
Parragon Books
(2009)



Livro - Dicas e Truques para uma Vida Melhor - Pequenos Consertos
Vários Autores
Melhoramentos
(1995)



Noticias do Planalto
Mario Sergio Conti
Companhia das Letras
(1999)





busca | avançada
48523 visitas/dia
1,8 milhão/mês