Figuras de linguagem e a escrita criativa | Marcelo Spalding | Digestivo Cultural

busca | avançada
48588 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Maio no MAB Educativo: tecnologia, arte e educação na 23ª Semana Nacional de Museus
>>> Espetáculo Há Vagas Para Moças de Fino Trato promove programa educativo no Teatro Yara Amaral do Ses
>>> Fios que resistem: projeto reconecta a história das bordadeiras no litoral paulista
>>> Expo Cult - Semana de Arte do Agora estende prazo de visitação até dia 31/5
>>> Luiz Martins apresenta novas séries em serigrafia na MH8ARTE
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pedro e Cora sobre inteligência artificial
>>> Drauzio em busca do tempo perdido
>>> David Soria Parra, co-criador do MCP
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Sobre caramujos e Omolu
>>> Eu não uso brincos
>>> Qual é a alma da cidade?
>>> Os sete pecados capitais do PT
>>> Site Capitu sai do ar
>>> Breve Apresentação
>>> A Erva do Diabo, de Carlos Castaneda
>>> Lobão no Roda Viva
>>> A vida muda no ponto
>>> A pulsão Oblómov
Mais Recentes
>>> Gerente Total: Como Administrar Eficacia No Seculo XXI de Marco Aurélio Ferreira Vianna; Luiz Augusto Costacurta Junqueira, pela Gente (1996)
>>> Geometria Analítica e Álgebra Linear de Ronni Geraldo Amorim, Ricardo Fragelli e Vinícius pela Unicesumar (2018)
>>> 365 Histórias Para Sonhar Volume 1 de Catherine Tessandier Valerie Videau Laure de Bailliencourt Gillaume Trannoy pela Ciranda Cultural (2006)
>>> Semiologia Médica 2 Volumes 11ª Ed de Vieira Romeiro pela Guanabara (1968)
>>> A Vida dos Beatles A Única Biografia Autorizada de Hunter Davies pela Expressão e Cultura (1968)
>>> Antonio Gramsci Intelectual e Militante de Vários Autores pela Cortez (1981)
>>> A Megera Domada de William Shakespeare de Walcyr Carrasco pela Moderna (2010)
>>> Desenho Técnico Básico de Maria Teresa Miceli Patricia Ferreira pela Imperial (2010)
>>> O Peru de Natal e Outros Contos de Mário de Andrade de Francisco Vilachã pela Fgv (2018)
>>> Millenia RPG de Ficção Científica de Paulo Vicente S. Alves gor Morais E. da Silva pela Gsa (1995)
>>> Um Estudo Sobre as Fábulas e os Contos de Fadas de Maria Viana pela Eureka (2015)
>>> Burning Up On Tour With the Jonas Brothers de Jonas Brothers Enterprises pela Disney Hyperion (2008)
>>> John Constantine Hellblazer A Cidade dos Demônios Lacrado de Si Spencer Sean Murphy pela Panini (2012)
>>> Arquipélago Gulag de Alexandre Soljenitsin pela Bibliex (1976)
>>> Frei Luiz O Operário do Brasil de Luiz da Rocha Lima pela do Autor (1970)
>>> Einstein Teve Tempo Para Brincar de Diane Eyer Kathy Hirsh-Pasek pela Guarda Chuva (2006)
>>> Entrevista Com Kent de Hélio Bergo Hylton Sarcinelli Luz pela Ihjtk (1996)
>>> Filosofias Africanas Uma Introdução de Nei Lopes Luiz Antonio Simas pela Civilização Brasileira (2022)
>>> Dicionário da História Social do Samba de Nei Lopes Luiz Antonio Simas pela Civilização Brasileira (2019)
>>> Da Alquimia à Química de Ana Maria Alfonso-Goldfarb pela Landy (2009)
>>> Experimentum Humanum Civilização Tecnológica e Condição Humana de Hermínio Martins pela Fino Traço (2012)
>>> Do Amor e Outros Demônios de Gabriel Garcia Marquez pela Record (1995)
>>> Um Grito de Liberdade A Saga de Zumbi dos Palmares de Álvaro Cardoso Gomes Raffael Lopes de Sousa pela Moderna (2017)
>>> A Volta ao Mundo em 80 Dias de Júlio Verne de Walcyr Carrasco pela Moderna (2015)
>>> Médico de Homens e de Almas de Taylor Caldwell pela Círculo do Livro (1986)
COLUNAS

Sexta-feira, 21/12/2012
Figuras de linguagem e a escrita criativa
Marcelo Spalding
+ de 27600 Acessos

Em setembro, publiquei aqui no Digestivo Cultural um texto com 3 dicas para a escrita criativa. A repercussão foi grande, maior do que a média, e surgiram alguns pedidos para novos textos nesse sentido. Resolvi, então, disponibilizar o material de uma das aulas da minha Oficina de Escrita Criativa Online, sobre figuras de linguagem, algo fundamental para quem quer escrever um texto com literariedade (o que não se aplica apenas para escritores, pois de um texto jornalístico, publicitário ou acadêmico também se requer alguma literariedade).

Figuras de linguagem, como se sabe, são estratégias/recursos que o escritor pode aplicar no texto para conseguir um efeito determinado na interpretação do leitor. São formas de expressão mais localizadas em comparação às funções da linguagem, que são características globais do texto. Reconhecer figuras de linguagem, ainda que sem saber os seus nomes técnicos, ajuda a compreender a linguagem literária e o que torna um texto mais criativo.

A grosso modo, podemos dividir essas figuras em quatro grandes grupos, as de construção, de som, de palavra e de pensamento. A lista das figuras é inesgotável, mas compartilhamos alguns dos mais importantes com nosso leitor.

Figuras de construção:

Paralelismo sintático: encadeamento de funções sintáticas idênticas ou encadeamento de orações de valores sintáticos iguais. Exemplo: Funcionários cogitam nova greve e isolamento do governador. Observe que a construção "Funcionários cogitam nova greve e isolar o governador" está errada devido à falta de paralelismo.

Elipse: consiste na omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto.
Exemplo: "Na sala, apenas quatro ou cinco convidados." (omissão de havia)

Zeugma: consiste na elipse de um termo que já apareceu antes. Exemplo: "Ele prefere cinema; eu, teatro." (omissão de prefiro).

Anáfora: consiste na repetição de uma mesma palavra no início de versos ou frases. Exemplo: "Amor é um fogo que arde sem se ver; / É ferida que dói e não se sente; / É um contentamento descontente; / É dor que desatina sem doer". Este poema de Luís de Camões tem quase 500 anos e até hoje é considerado um dos melhores poemas de amor da história da literatura de língua portuguesa. Confira uma releitura feita por Renato Russo na famosa música Monte Castelo.

Polissíndeto: consiste na repetição de conectivos ligando termos da oração ou elementos do período. Exemplo: "E sob as ondas ritmadas / e sob as nuvens e os ventos / e sob as pontes e sob o sarcasmo e sob a gosma e sob o vômito (...)"

Inversão: consiste na mudança da ordem natural dos termos na frase. Exemplo: "De tudo ficou um pouco. Do meu medo. Do teu asco."

Silepse: consiste na concordância não com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que está implícito. A silepse pode ser: de gênero: Vossa Excelência está preocupado; de número: Os Lusíadas glorificou nossa literatura; de pessoa: O que me parece inexplicável é que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que se derrete na boca.

Anacoluto: consiste em deixar um termo solto na frase. Normalmente, isso ocorre porque se inicia uma determinada construção sintática e depois se opta por outra. Exemplo: A vida, não sei realmente se ela vale alguma coisa.

Pleonasmo: consiste numa redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem. Exemplo: "E rir meu riso e derramar meu pranto." . Confira abaixo um divertido vídeo sobre o pleonasmo, aqui visto como um vício de linguagem, mas lembrando que ele pode ser um recurso usado intencionalmente.

Figuras de som:

Aliteração: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais.
Exemplo: "Esperando, parada, pregada na pedra do porto."

Assonância: consiste na repetição ordenada de sons vocálicos idênticos.
Exemplo:
"Sou um mulato nato no sentido lato
mulato democrático do litoral."


Paronomásia: consiste na aproximação de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos. Exemplo: "Eu que passo, penso e peço."

Esta música de Chico Buarque consegue ter as três figuras de som na mesma letra, confira na voz da eterna Elis Regina:

Figuras de palavra:

Metáfora: empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido. Exemplo: "Meu pensamento é um rio subterrâneo."

Metonímia: como a metáfora, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. A metonímia explora sempre alguma relação lógica entre os termos. Exemplo: Não tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa)

Catacrese: ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, torna-se outro por empréstimo. Exemplo: O pé da mesa estava quebrado.

Antonomásia ou perífrase: consiste em substituir um nome por uma expressão que o identifique: Exemplo: ...os quatro rapazes de Liverpool (em vez de os Beatles)

Sinestesia: trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. Exemplo: A luz crua da madrugada invadia meu quarto.

Figuras de pensamento:

Antítese: consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido. Exemplo: "Os jardins têm vida e morte."

Ironia: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico. Exemplo: "A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças."

Eufemismo: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável. Exemplo: Ele enriqueceu por meios ilícitos. (em vez de ele roubou)

Hipérbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática. Exemplo: Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede). A música "Exagerado", do Cazuza, é quase um hino da hipérbole.

Prosopopéia ou personificação: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados. Exemplo: O jardim olhava as crianças sem dizer nada.

Gradação ou clímax: é a apresentação de ideias em progressão ascendente (clímax) ou descendente (anticlímax). Exemplo: "Um coração chagado de desejos / Latejando, batendo, restrugindo."

Apóstrofe: consiste na interpelação enfática a alguém (ou alguma coisa personificada). Exemplo: "Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus!"



Marcelo Spalding
Porto Alegre, 21/12/2012

Mais Marcelo Spalding
Mais Acessadas de Marcelo Spalding em 2012
01. Figuras de linguagem e a escrita criativa - 21/12/2012
02. Capacidade de expressão X capacidade linguística - 30/3/2012
03. O centenário de Contos Gauchescos - 17/2/2012
04. Literatura, Interação e Interatividade - 24/8/2012
05. 3 dicas para a escrita criativa - 12/10/2012


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Transforme em Positivas as Energias Negativas
Anne Jones
Best Seller
(2004)



Froggetts Revenge
K M Peytton
Oxford
(1990)



Juventudes Em Diálogo: Formação e Práticas no Ensino Médio
Nara Vieira Ramos
Oikos
(2017)



Os Grandes Artistas Barroco e Rococó
Tiepolo - Vermeer - Watteau
Nova Cultural
(1991)



Nutriçao Enteral Em Pediatria
Rubens Feferbaum
Yendis Editora
(2012)



Práticas de Física e Química para Engenharias
Jeferson Altenhofen Ortiz (org)
Átomo/anhanguera
(2008)



Livro Desvendando O Crescimento
Bernard Lievegoed
Antroposofica
(1994)



Antologia do conto brasileiro:do Romantismo ao Modernismo
Douglas Tufano
Moderna
(1999)



Histórias De Avô E Avó
Arthur Nestrovski
Companhia Das Letrinhas
(1998)



O Dia da Caça
James Patterson
Arqueiro
(2014)





busca | avançada
48588 visitas/dia
2,5 milhões/mês