Impropriedades políticas | Bruno Garschagen | Digestivo Cultural

busca | avançada
69348 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Road Warrior
>>> Leitura vertical
>>> Silêncio nas trevas
>>> Friedman, sem dúvida...
>>> Pieguice ou hipocrisia?
>>> A aquisição do Whatsapp, pelo Facebook, por 19 bilhões de dólares
>>> Qual é, afinal, a melhor idade?
>>> Caí na besteira de ler Nietzsche
>>> BBB, Zé Ramalho, Pitty, Iron Maiden e Nietzsche
>>> Great power, great responsibility
Mais Recentes
>>> Livro História Geral Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil de Leandro Narloch pela Leya (2011)
>>> D. Pedro Ii. O Defensor Perpetuo Do Brasil de Jean Soublin pela Paz & Terra (1996)
>>> Princípios De Economia de Carlos Roberto Martins Passos pela Cengage (2013)
>>> Livro Teoria Geral Do Processo de Antônio Carlos De Araújo Cintra, Ada Pellegrini Grinover, Cândido Rangel Dinamarco pela Malheiros (2002)
>>> Sailor: Um Sonho de Liberdade de Henrique Flory pela Arte e Ciência (1997)
>>> Livro Ciência Politica Em Brasília, 19 Horas de Eugênio Bucci pela Record (2008)
>>> Os Novos Tempos de Mokiti Okada pela Immb (1987)
>>> Amigo É Comigo de Ana Maria Machado pela Moderna (1999)
>>> Livro Manual De Direito Financeiro de Regis Fernandes de Oliveira; Estevão Horvath pela Revista dos Tribunais (2002)
>>> Quem disse que eu quero crescer? de Vinícius Caldevilla pela Quinteto (2003)
>>> Livro Curso Elementar De Direito Romano de Marky pela Saraiva
>>> A Senhora Dos Animais de Vinicius Caldevilla pela Quinteto (2002)
>>> Livro A Loucura De Hölderlin Crônica De Uma Vida Habitante 1806-1843 de Giorgio Agamben pela Âyiné (2021)
>>> Quase Memoria: Quase-romance de Carlos Heitor Cony pela Companhia Das Letras (1995)
>>> Livro Madalena Pipoca de Maria Heloísa Penteado pela Ática (1999)
>>> Oscar Schmidt de Odir Cunha pela Best Seller (1996)
>>> Livro Year Of Wonders de Brooks pela Penguin (2001)
>>> Livro Getting Beyond Better How Social Entrepreneurship Works de Roger L. Martin e Sally Osberg pela Harvard Business Review Press (2015)
>>> A Folha Dobrada: Lembranças De Um Estudante de Goffredo Telles Junior pela Editora Nova Fronteira (1999)
>>> Minha História Eu Mesmo Faço de Edson Gabriel Garcia pela Ftd (2002)
>>> Amor, Amor, Amor de Lúcia Fidalgo pela Global (1998)
>>> Livro Literatura Brasileira Mainá de Karina Buhr pela Todavia (2022)
>>> Livro A Moveable Feast de Ernest Hemingway pela Ernest Hemingway (1996)
>>> Seis Vezes Lucas de Lygia Bojunga pela Agir (1998)
>>> Livro Metazoa A Vida Animal e o Despertar da Mente de Peter Godfrey-Smith pela Todavia (2022)
COLUNAS

Terça-feira, 5/2/2002
Impropriedades políticas
Bruno Garschagen
+ de 1900 Acessos

Um político decadente, alçado à presidência do partido, inicia um importante discurso:

"Senhoras e senhores presentes a esta reunião do Partido do Ateísmo Cristão (PAC) (em coro, Amém!): convoco-os a refletir sobre as mazelas de nosso mundo paupérrimo. Mundo este em que pobres diabos (desculpe a heresia, senhor) nascem, crescem e morrem, muitas vezes sem ter o que comer, e, o que é pior, sem nunca ter experimentado um único, um mísero, gole de uísque.

É preciso que haja uma união de forças capaz de nos garantir o que é nosso, e o que for dos outros também, desde que esses outros não cuidem de forma apropriada daquilo que lhes pertencem, como os maridos de mulheres bonitas e ricas. Não raro, as vemos em filmes e novelas completamente transtornadas, desiludidas. É incabível que uma coisa dessas continue a ocorrer. Pelo bem do partido.

Outra situação que devemos olhar com carinho é o preconceito contra os ricos. Os pobres (perdoem a minguada figura de linguagem) sofrem de um estigma dos brabos pela plebe e pela classe mídia, ops, média, que teimam em tomar conta do País pelo simples argumento de serem maioria. Acho uma injustiça sem precedentes na história das sociedades essa má-vontade contra os endinheirados, contra a burguesia. Afinal, eles não têm culpa dos milhões conquistados ou herdados.

Muitas vezes, a dinheirama toda causa perturbações inimagináveis pela turma do andar de baixo. Imagine você chegar num shopping, numa concessionária, numa adega, no Lamas (importante reduto intelectual do Rio), e não saber quantos milhões gastar. A dúvida entre levar tudo ou só a metade do que está à venda é tão cruel quanto, ao populacho, escolher entre o bife ou o ovo no almoço. Dói na alma.

Senhores e minhas (enfatizando) senhoras, devemos também elaborar uma forma eficaz de ajudar a Jade a sair das garras do malvado Said. E nem é para entregá-la ao clonado Lucas, porque, com a bacia quebrada, será impossível agüentar aquela dança do ventre (Shalala, Ulalá). Vamos convencê-la a entrar em nosso querido partido e, aí, não haverá mais oposição (da nossa parte) à inocente queda do último véu (Shalala, Ulalá, ops!, Amém - em coro: Amém!)

Como presidente do Partido do Atéismo Cristão, o único a unir perseguidores e perseguidos, apesar de sermos da situação (a que estiver melhor, claro), devemos nos voltar contra a tal Roseana do Maranhão. A choldra, meus caros correligionários, ainda não percebeu que há uma incoerência brutal na candidatura dessa política, que tem a grande vantagem de ser uma bela mulher.

Independente de questiúnculas ideológicas e partidárias, prefiro ela ao Lula (um assessor cutuca o presidente do PAC pela impropredade da fala). Perdoem-me a exaltação (se desculpando e enxugando a testa com o lenço).

Voltando ao tema, diria que é biologicamente impossível a candidata à presidência da República ser do PFL. Ou é mulher ou é do PFL. É pura física: condições antagônicas não ocupam o mesmo lugar no espaço, mesmo que seja o vago espaço político. O maior medo do partido é, ao receber a faixa de nosso querido imperador (em coro: Amém!) Dom Fernão, ela tire a máscara e surja um pomposo bigode.

Para não sermos tachados de compor uma sigla machista, conclamo a todos a votarem em nossa candidata, escolhida por unanimidade pela cúpula do partido. Numa reunião pública realizada no Down Town, optamos pela Ramona. O máximo que pode acontecer é, ao receber a faixa, virar a Cláudia Raia. O que não seria um mau negócio. E tenho dito".

Ao final do exaltado discurso, o presidente do Partido do Atéismo Cristão só ficou irritado com o fato de que suas palavras tenham feito dormir todas as 30 crianças do berçário da Santa Casa de Misericórdia. Os futuros diabinhos dormiam como anjos.


Bruno Garschagen
Cachoeiro de Itapemirim, 5/2/2002

Quem leu este, também leu esse(s):
01. A menos-valia na poesia de André Luiz Pinto de Jardel Dias Cavalcanti
02. Livros e Saúde de Ricardo de Mattos
03. Don Corleone e as mulheres de Guga Schultze


Mais Bruno Garschagen
Mais Acessadas de Bruno Garschagen em 2002
01. O romance da desilusão - 6/8/2002
02. Eu quero é rosetar - 12/2/2002
03. Niilismo e iconoclastia em Thomas Bernhard - 26/2/2002
04. Paz é conto da Carochinha - 28/5/2002
05. Anauê - 21/5/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Flor Do Cerrado: Brasília
Miranda
Companhia Das Letrinhas
(2004)



Recomeçando Outra Vez: Reabilitação Precoce Após...
Manole Saude
Manole
(2014)



Oráculos De Maio
Adélia Prado
Editora Siciliano
(1999)



Como Curar Um Fanático
Amós Oz
Companhia das Letras
(2016)



A Imprensa de Esquerda e o Movimento Operário 1964-1984
Celso Frederico
Expressão popular
(2010)



Eva Luna
Isabel Allende
Editorial Sudamericana



O Anjo Está Perto
Deepak Chopra; Martin Greenberg
Rocco
(2001)



Dostoievski
Dominique Arban
José Olympio
(1989)



Hoje Acordei Gorda
Stella Florence
Rocco
(1999)



Encontro Entre Culturas - Conforme Nova Ortografia.
Maria Cristina Mineiro Scatamacchia.
Atual Didático
(2009)





busca | avançada
69348 visitas/dia
2,5 milhões/mês