Fake na art e a pet humana | Gian Danton | Digestivo Cultural

busca | avançada
53307 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Aluna da Alma vence festival nacional de violoncelistas
>>> Curta gravado na Chapada dos Veadeiros estreia no Teatro A Barca Coração
>>> Evento: escritora Flavia Camargo lança livro 'Enquanto Vocês Crescem' no dia 4 de maio
>>> Helena Black em Meu Avô Samantha leva diversão às Bibliotecas Municipais discutindo etarismo e preco
>>> Cristina Guimarães canta Luiz Melodia em seu primeiro álbum, Presente & Cotidiano
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Meu Marido, de Livia Garcia-Roza
>>> Los Hermanos
>>> Solidariedade na colméia
>>> Entredentes, peça de Gerald Thomas
>>> O ponto final da escrita cursiva
>>> Preconceitos
>>> Millôr Fernandes, o gênio do caos
>>> Superficiais
>>> Superficiais
>>> A moral da dúvida em Paulo Leminski
Mais Recentes
>>> Dorohedoro Vol. 6 de Q Hayashida pela Panini (2022)
>>> Meu Anjo de Fausto Oliveira pela Seame (1996)
>>> Testemunha Do Passado de Francisco Martins pela Panorama (2001)
>>> Escola De Almas de Roberto de Carvalho pela Aliança (2009)
>>> Hitler de Joachim Fest pela Nova Fronteira (1991)
>>> O Livro De Ouro Dos Heróis Da História de Will Durant pela Ediouro (2002)
>>> Comédias de Plauto pela Cultrix (1978)
>>> Um Estudo Crítico Da História 2 volumes de Hélio Jaguaribe pela Paz E Terra (2001)
>>> Esboço de psicanálise de Sigmund Freud pela Imago (2001)
>>> Princípios básicos da música para a juventude 1º volume de Maria Luisa de Mattos Priolli pela Casa Oliveira de músicas (2009)
>>> Dictionnaire Du Xxie Siècle de Jacques Attali pela Fayard (1998)
>>> Napoleão E Josefina de Evangeline Bruce pela Record (1997)
>>> 100 Maiores Lideres Militares Da História de Nigel Cawthorne pela Difel (2010)
>>> Churchill de Paul Johnson pela Nova Fronteira (2010)
>>> Bernoulli Ciências da Natureza e Matemática 2ª série volume 4 de George Campos de Oliveira pela Bernoulli Sistema de Ensino (2024)
>>> Curso de Direito do Trabalho - 14ª ed. de Carlos Henrique Bezerra Leite pela Saraiva (2022)
>>> Bernoulli Ciências da Natureza e Matemática 2ª série volume 3 de George Campos de Oliveira pela Bernoulli Sistema de Ensino (2024)
>>> Nação Dopamina: Por Que O Excesso De Prazer Está Nos Deixando Infelizes E O Que Podemos Fazer Para Mudar de Anna Lembke pela Vestígio (2023)
>>> Deixe-me Apresentar Você! Descubra Sua Verdadeira Identidade de Talitha Pereira pela Vida (2019)
>>> Bernoulli - Língua Inglesa 2ª série volume 1 de Sérgio d'Assumpção pela Bernoulli Sistema de Ensino (2024)
>>> Jacu Rabudo de Hein Leonard pela Todapalavra (2015)
>>> KiT C/5 Livros: As Melhores Receitas De Lanches E Aperitivos + Arroz Massas e Risotos + Carnes + Frango e peixes + Bolos Sobremesas e Doces de Culturama pela Culturama
>>> Tex Edição De Ouro V.90 - Os Irmãos Donegan de G. L. Bonelli; A. Galleppini pela Mythos (2017)
>>> A Origem dos Continentes e Oceanos de Alfred Wegener pela Datum (2021)
>>> História dos Hebreus - obra completa de Flávio Josefo pela Casa Publicadora da Assembléia de Deus (1990)
COLUNAS

Sexta-feira, 18/7/2014
Fake na art e a pet humana
Gian Danton
+ de 6100 Acessos

No mundo de hoje, as separações entre as coisas vão cada vez mais se esvaziando. A arte se mistura com a vida, a diversão com a informação, a realidade com a informação. Assim, torna-se cada dia mais difícil distinguir o falso (fake) do real, até porque, o que é falso hoje pode ser nada mais do que a antecipação de um acontecimento futuro, em especial quando se trata do desenvolvimento da ciência.

Sintoma desse estado das coisas são os diversos perfis fakes (estima-se que 27% dos perfis das redes sociais sejam fakes) e os hoaxes, notícias falsas que se espalham pela internet.

Os artistas reagem a essa realidade gerando trabalhos questionadores, críticos, que colocam em cheque tanto a nossa noção de realidade quanto a forma como as mensagens têm sido transmitidas e retransmitidas, sem nenhum filtro crítico. Tais trabalhos questionam a credibilidade e a abundância de informações no ciberespaço, levantando questões morais e éticas.

Exemplo disso é a obra do escutor iuguslavo Darko Maver. Sua obra, conhecida em outros países a partir do final dos anos 1990, denunciava a tortura exercida pelo regime comunista, com corpos mutilados e fetos mal-formados. O regime havia destruído a maior parte de suas esculturas e sobrara apenas fotos delas, disponibilizadas através da rede. Sua obra era tão subversiva que Maver foi preso e condenado à morte por "antipatriotismo". Sua morte provocou uma forte reação no mundo artístico. Ele chegou a ser homenageado na 48ª Bienal de Veneza.

Pouco depois do evento, veio a revelação: a história era falsa, criada pelos integrantes do grupo 0100101110101101.ORG - codinome de Eva e Franco Mattes. Todos os documentos e imagens haviam sido forjados.

Outro exemplo: em 1999, o artista Alexei Shulgin criou um site falso que ofertava drives genitais capazes de proporcionar relações sexuais a distância. O site tinha abas para pedidos, perguntas mais frequentes e especificações técnicas. Segundo o artista e pesquisador Fábio Nunes (também conhecido como Fábio Fon), "É exatamente esse ato de assumir características de um equivalente não-artístico - sites de comércio eletrônico - que dá verossimilhança à proposta, tornando possível acreditar que tais dispositivos realmente estivessem à venda".

Outro exemplo é concurso falso de web arte criado pela ciberfeminista Cornelia Sollfrank em 1997. Todos os participantes eram perfis fakes com perfis e obras criadas pelo computador através de uma algorítimo. Embora dois terços dos inscritos fossem mulheres, os três primeiros ganhadores eram homens. A obra, denominada Female Extension, discute o machismo em concurso artísticos.

Fábio Fon diz que essas obras são exemplos de fake na arte. Segundo ele, ao atuar no mundo do improvável e "tomar de assalto uma audiência crédula e questionar diretamente nosso poder individual de discernir entre o 'verdadeiro' e o 'falso', estas ações podem ser muito mais eficazes quando se trata de aproximar uma discussão crítica".

O tema é tão relevante que já existe até mesmo um museu, na Alemanha, dedicado apenas à fake art. A maioria de seu acervo é de falsificações de quadros, mas há também o Diário de Hitler, realizado por Konrad Kujau.

Eu também me aventurei pelo campo da fake art. Com parte da disciplina Arte e Tecnologia do doutorado em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), eu e o artista José Loures criamos uma história falsa baseada no universo pós-humano criado por Edgar Franco. Franco, no álbum Biocyberdrama propõe um mundo em que três grupos: humanos resistentes, tecnogenéticos e extropianos. Os tecnogenéticos são fruto da hibridação entre humanos, animais e vegetais, permitidos pelo avanço da engenharia genética. Os extropianos são pessoas que transmitiram sua consciência para corpos robóticos, vivendo, assim, eternamente. Os resistentes são pessoas que resistem às mudanças extropianas e tecnogenéticas. Reproduzem-se sexualmente e imitam o modo de vida dos antepassados.

O objetivo da obra Pet humana era discutir os conceitos de pós-humanidade, identidade em redes sociais e a não distinção entre realidade e ficção.

O primeiro passo foi a produção de um texto jornalístico sobre uma clínica chinesa que estaria se preparando para criar uma pet humana, uma criatura híbrida entre humanos e animais e sobre sua primeira paciente, uma estudante brasileira. O texto foi disponibilizado no blog Ideias de Jeca-tatu e nos perfis dos dois autores, José Loures e Gian Danton, no Facebook.

A postagem de maior impacto foi no perfil de José Loures. Entre os comentários, muitas pessoas mostrando que acreditaram na história, ou espantadas. Houve inclusive referências ao romance A ilha do Dr. Moureau, de H. G. Wells, que, embora escrito no século XIX, antecipou a discussão sobre a pós-humanidade. Curiosamente, poucas pessoas contestaram a informação ou pediram a fonte. A maioria preferiu acreditar que se tratava de um fato real.

Alguns dos comentários: "Esse marido dela curte uma zoofilia básica", "Bizarro! Só me veio a cabeça os animes", "Que viagem, cara! Sei lá, eu não sei o que dizer sobre isso. cada um faz o que quer, todos são livres para fazer o que bem entender".

Também foi criado o perfil pessoal de Patrícia Swzens(https://www.facebook.com/profile.php?id=100008334073994), que chegou a receber felicitações pela passagem do aniversário. O passo seguinte foi a elaboração de um e-mail, como relato pessoal, enviado para vários sites e podcasts.

O podcast Omelete Nights em sua edição de número 26 (de 24 de junho de 2014), apesar de uma desconfiança inicial, tratou do caso como real, perguntando-se como seria de fato a história (o e-mail propositalmente deixava em abertas várias questões). Patrícia foi chamada de "Tranimal - Travesti animal" e chegou a ser convidada, de forma divertida, para ser atração do Comic Con.

"Eu estou achando que isso aqui é mentira, mas, ao mesmo tempo, uma parte de mim quer acreditar que isso é verdade, porque é tão absurdo que pode ser verdade", disse a radialista Dane Taranha.

O usuário RavendhiRavendhi comentou o seguinte: "Gente, se a Patricia enviar as fotos do resultado dessa cirurgia tranimal, por favor postem!!!!".

Ou seja: ficou muito claro que havia uma forte curiosidade sobre o assunto.

No dia 23 de junho o projeto entrou em sua terceira fase. Foi criada uma página no Facebook com o objetivo de contar a história de Patrícia na forma de quadrinhos. O texto da página informava que se tratava de uma história em quadrinhos desenhada por José Loures, e história via entrevista com Patrícia Swzen, realizada por Gian Danton. A história em quadrinhos foi publicada do dia 23 ao dia 29 de junho. No dia 30 a história foi revelada na página e no pefil de Patrícia Swzen. Mesmo assim, a página continuou tendo curtidas, assim como o perfil, que continuou recebendo pedidos de amizade. Ao fechar este texto, a página já tinha 283 curtidas e o perfil tinha 296 amigos.

Pet humana foi, provavelmente, um dos primeiros trabalhos de fake art brasileiros e certamente o primeiro usando o Facebook. Se por um lado a obra chama atenção para a aceitação acrítica de informações na web, abre caminho para uma discussão sobre os desdobramentos da pós-humanidade, já que a maioria das pessoas, embora ficasse horrorizada, aceitava que tal fato pudesse existir. Ou seja: as pessoas já aceitam que o corpo humano é moldável e, talvez, ultrapassado.


Gian Danton
Goiânia, 18/7/2014

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Digam a Satã que estreei de Luiz Rebinski Junior
02. Orson Welles de Maurício Dias


Mais Gian Danton
Mais Acessadas de Gian Danton em 2014
01. Uma norma para acabar com os quadrinhos nacionais? - 25/7/2014
02. Monteiro Lobato: fragmentos, opiniões e miscelânea - 24/1/2014
03. O cão da meia-noite - 19/12/2014
04. Abelardo e Heloísa - 28/2/2014
05. Arte que não parece arte - 9/5/2014


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Noções Introdutórias de Teoria Geral do Processo
Adriana Weber, Luciano Chedid
Do Advogado
(1999)



In Silico: 3d Animation And Simulation Of Cell Biology With Maya And Mel
Jason Sharpe, Charles John Lumsden, Nicholas Woolridge
Morgan Kaufmann
(2008)



Roda roda
Olivia lima
Sm
(2023)



Psicologia na Sala de Aula - o Professor e o Processo Ensino-aprendiza
Henry Clay Lindgren
Ao Livro Técnico
(1971)



Guia do estudante aumente suas chances de entrar na usp
Abril
Abril



Darkhouse
Santiago Nazarian; Karina Halle
Única
(2014)



Purê de Batatas
Augusto Santana
Pomar de Ideias
(2019)



The Voyage of the Dawn Treader
C. S. Lewis
HarperCollins
(1994)



Who was a Christian in the Holy Land?
A. Mertens
Não Localizado
(1977)



A Prisão da Fé - Cientologia, Celebridades e Hollywood
Lawrence Wright
Cia das Letras
(2013)





busca | avançada
53307 visitas/dia
2,5 milhões/mês