Formação e Informação | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições | 3ª edição do Festival Vórtice
>>> “Poetas Plurais”, que reúne autores de 5 estados brasileiros, será lançada no Instituto Caleidos
>>> Terminal Sapopemba é palco para o evento A Quebrada É Boa realizado pelo Monarckas
>>> Núcleo de Artes Cênicas (NAC) divulga temporada de estreia do espetáculo Ilhas Tropicais
>>> Sesc Belenzinho encerra a mostra Verso Livre com Bruna Lucchesi no show Berros e Poesia
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Microsoft matando o livro
>>> A TV paga no Brasil
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> Change ― and Positioning
>>> Retrato de corpo inteiro de um tirano comum
>>> Arte e liberdade
>>> Literatura em 2000-2009
>>> Abdominal terceirizado - a fronteira
>>> Entrevista com André Fonseca
>>> O bom crioulo
Mais Recentes
>>> Novo Espaço Filosófico Criativo - Investigação Ética 7ª Série de Silvio Wonsovicz pela Arth & Midia (2006)
>>> Subcidadania Brasileira de Jessé Souza pela Leya (2018)
>>> The Legend Of Zelda: Hyrule Historia de Michael Gombos, outros pela Dark Horse Books (2013)
>>> Os Chantagistas de Elmore Leonard pela Nova Época (1974)
>>> A Arte De Conjugar de Samantha Scott pela Martins Fontes (2001)
>>> Prendedor De Sonhos de João Anzanello Carrascoza - Juliana Bollini pela Scipione (2012)
>>> Barriga De Trigo de William Davis pela Martins Fontes (2015)
>>> Atlas de Anatomia de Anne M. Gilroy - Brian R. Mac Pherson - Lawren pela Gen - Guanabara - estacio (2008)
>>> Vento Negro de F. Paul Wilson pela Record (1988)
>>> O Vovô Urso Não Consegue Escalar de Heidi e Daniel Howard pela Ciranda Cultural (2010)
>>> Na Pista do Marfim e da Morte de Ferreira da Costa pela Len Porto (1944)
>>> O Céu Desabou de Arthur Weingarten pela Record (1977)
>>> Poemas e Comidinhas de Roseana Murray - André Murray pela Paulus (2013)
>>> Harpas Eternas - Volume Iii de Josefa R. L. Alvarez pela Pensamento (2018)
>>> Livro Orando a Palavra de Valnice Milhomens pela Palavras de Fe (1993)
>>> Guia Prático Felinicultura de Élise Malandain, outros pela Royal Canin
>>> Livros De Sangue - V. 1 de Clive barker pela Civilizacao Brasileira (1990)
>>> A Ilusão Do Desenvolvimento de Giovanni Arrighi pela Vozes (2024)
>>> Livro Direito Empresarial e Tributário 220 de Pedro Anan Jr. e José Carlos Marion pela Alínea (2010)
>>> A Sereia de Camillo Castello Branco pela Livraria Moderna (1900)
>>> A Virgem Intocada de Peter O' Donnell pela Record (1971)
>>> A Hora da Sentença de John Godey pela Nova Época
>>> Uma Voz na Penumbra de Phyllis A. Whitney pela Record
>>> O Pacto de Orlando R. Petrocelli pela Nova Época
>>> Perigo Real e Imediato de Tom Clancy pela Best Seller (1989)
COLUNAS

Quarta-feira, 26/6/2002
Formação e Informação
Rennata Airoldi
+ de 2200 Acessos

Dizem que quanto maior a demanda, maior a oferta. Às vezes, porém, nem tudo que diz respeito à quantidade tem a garantia da quantidade. Na verdade, aqui em São Paulo, há uma enorme opção de cursos, oficinas e espetáculos teatrais. E conforme mais e mais pessoas têm esse desejo louco de tornar-se "ator" (atriz), mais e mais opções aparecem. É preciso, no entanto, conhecer bem o produto com o qual estamos lidando para não "comprar gato por lebre", como diz o velho ditado. O mais sofisticado e mais caro nem sempre é o melhor.

Estou escrevendo, portanto, uma coluna especial, dedicada a todos aqueles que têm me procurado perguntando a respeito de cursos, oficinas, etc. - almejando conhecer o ofício de ator. Sempre que perguntam: o que eu faço para ser ator? Eu sempre devolvo outra pergunta: que tipo de ator você quer ser? Essa questão é imprescindível para quem quer se formar e se informar a respeito. Qual é o seu objetivo dentro da profissão? "Status", fama, prazer, amor, devoção, paixão? Tudo pode acontecer num piscar de olhos e, assim sendo, é preciso estar atento ao que te move. Primeiro: é a arte que te move? Você foi apanhado por ela ou ela é só um meio de você se sentir importante e, de alguma forma, especial?

Na realidade, essa segunda opção cai por terra, quando descobrimos nosso verdadeiro ofício e concluímos que ele em nada se difere de qualquer outro. Luta, suor, estudo, desemprego - tudo é igual em toda e qualquer profissão (na nossa a situação é ainda pior pois estamos lidando com o "subjetivo" o tempo todo.) Não basta ser muito talentoso e ter apenas conhecimento. A diferença - o agravante que eu vejo em relação a outras profissões - é quanto à função do artista na sociedade. Informar, instruir, levar cultura, conhecimento ao maior número de pessoas possível; ou seja, ajudar a formar o cidadão. É pouco? Ao contrário: é muito. É, sem dúvida, uma missão muito importante e, assim sendo, é para ser levada a sério. Um personagem nada mais é que um "espelho", mais ou menos distorcido, de um ser humano, de um ser vivo ou, às vezes, até mesmo de um objeto inanimado, ganhando vida em cena. E, por refletir alguma forma de realidade, serve como "um exemplo a ser seguido". Daí a imensa responsabilidade. Desta forma, ao meu ver, o conhecimento é ainda a melhor arma. Informação acaba sendo apenas o ponto de partida.

Hoje existe uma escola de teatro em cada esquina. Todos os finais de semana, milhares de cursos com diretores de TV (que, por sua vez, prometem testes, papéis em novelas, etc.). Porém, ao invés de sair por aí gastando fortunas e engordando a conta bancária de alguns mercenários (sem generalizar, é claro, pois existem muitos profissionais e cursos sérios), procure conhecer melhor o teatro para ter a certeza de que você quer mesmo viver essa experiência.

Para tanto, existem oficinas semestrais gratuitas, em vários locais da cidade. Centros Culturais, Oficinas Culturais, etc., ligados à Secretaria de Cultura da cidade e do estado. São um bom ponto de partida para um primeiro contato com a arte teatral. Outra coisa: espetáculos. Assistir a várias peças também ajuda a pensar o teatro; conhecer e se encantar com ele, ou não. Existem igualmente muitos espetáculos gratuitos como os do Programa de Formação de Público, uma parceria da Cooperativa Paulista de Teatro e a Prefeitura da Cidade; os espetáculos do Teatro Popular do SESI, e muitos projetos do SESC que tem várias unidades espalhadas por toda a cidade.

Aproveitando o gancho, é sobre um dos projetos do SESC que eu gostaria de comentar. "Reflexos de Cena" acontece no SESC Consolação e é muito interessante para quem faz teatro, quer fazer ou é apenas um entusiasta. Consiste na apresentação de partes, ou da totalidade, de peças teatrais que são abertas ao público. Para isso, basta que a pessoa chegue um pouco antes do horário, retire uma senha e pronto. Antes de começar há até um cafezinho, uma boquinha livre... (quem não gosta?) Então, depois, assiste-se às cenas ou peças da noite e, no final, há uma mesa-redonda com atores, diretores e espectadores. Assim, debate-se ARTE e TEATRO. Processos de criação, o trabalho do ator. TUDO! É uma forma de encontrar profissionais acessíveis, formular suas questões, tirar suas dúvidas e obter informação.

Esteja atento para ir ao encontro das boas oportunidades que a cidade oferece e que muitas vezes são gratuitas, abertas e tão esclarecedoras quanto um curso que qualquer um pode ministrar numa escola caríssima.

Outro ponto que gostaria de levantar é o seguinte: até onde você quer chegar com o teatro? Uma coisa é fazer um curso por mera curiosidade, fazer algumas peças de fim de ano para parentes e amigos (também maravilhoso pois nem todos querem e vão se tornar profissionais), etc. Para isso, existem cursos em todo o canto. Agora, para aqueles que querem ser profissionais de verdade, querem estudar, se formar, há infelizmente menos opções sérias. Existem as faculdades de Artes Cênicas: USP e UNICAMP, que exigem do estudante um processo de vestibular como qualquer outro curso universitário; existe também a EAD, que se difere apenas por não ser um curso universitário (mas é tão bom quanto). Há ainda os profissionalizantes: dentre mais estruturados, estão o INDAC, o Teatro Escola Macunaíma, o Célia Helena. Isso - volto a repetir - para quem quer fazer TEATRO profissional. (Se você não está disposto a estudar, ler muito, ensaiar, não leve isso tão a sério. Faça do teatro um "hobby". Divirta-se com ele nas horas vagas, use como terapia. Às vezes pode ser tão ou mais gratificante.)

Finalizando, se você quer apenas o suposto "status" da profissão, a "badalação", o mundo encantado de Caras, esqueça tudo que eu disse acima e se pergunte: porque eu quero ser ator? A fama, o entusiasmo passam, como vemos ano após ano pessoas aparecendo e desaparecendo do cenário artístico, num piscar de olhos. Será que o ápice compensa o tombo?

Informações
SESC Consolação - Tel.: 3234-3009
Teatro Escola Macunaíma - Tel.: 3667-0807
Oficinas Culturais
Oswald de Andrade - Tels.: 221-5558 e 222-2662
Centro Cultural São Paulo - Tel.: 3277-3611
INDAC - Tels.: 3862-0947 e 3816-6558
Célia Helena - Tel.: 279-0470


Rennata Airoldi
São Paulo, 26/6/2002

Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2002
01. Saudosismo - 10/7/2002
02. Cartas que mudaram a História! - 10/4/2002
03. Do primeiro dia ao dia D - 13/3/2002
04. A Nova Hora, A Hora da Estrela! - 6/3/2002
05. Enfim: Mário Bortolotto! - 25/9/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Esoterismo Viagem por um Mar Desconhecido Biblioteca Planeta 1
Krishnamurti
Três
(1973)



Dicionário Mini - Francês/Português
Vários Autores
Porto
(2005)



Touch the Top of the World
Erik Weihenmayer
A Plume Book
(2002)



Poética e Manifestos que Abalaram o Mundo - 127/ Tempo Brasileiro
Vários autores
Tempo Brasileiro
(1996)



Grandes Receitas para Uma Boa saúde
Reader's Digest
Reader's Digest
(1998)



Antologia do Retrato
Cioran
Rocco
(1998)



Robinson Crusoé
Daniel Defoe
Penguin
(2001)



Paralelo 16: Brasília
José Geraldo Vieira
Martins
(1966)



O Que é Imperialismo
Afranio Mendes
Brasiliense
(1983)



Livro Literatura Estrangeira 1984 Goerge Orwell
George Orwell
Nacional
(1975)





busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês