O que é democracia? | Daniel R Aurelio

busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Sem música, a existência seria um erro
>>> Realeza
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> A felicidade, segundo Freud
>>> As deliciosas mulheres de Gustave Courbet
>>> A arte contemporânea refém da insensatez
>>> O turista imobiliário
>>> O assassinato e outras histórias, de Anton Tchekhov
>>> Choque de realidade no cinema
>>> O silêncio e o segredo na Literatura
Mais Recentes
>>> Paginas Do Futuro: Contos Brasileiros De Ficcao Ci de Braulio Tavares (org. ) pela Casa Da Palavra (2011)
>>> O Seminário - Livro 17: O Avesso Da Psicanálise de Jacques Lacan pela Jorge Zahar (1992)
>>> Gotham Sampa City de Eduardo Zugaib pela Melhoramentos
>>> O Seminário - Livro 07: A Ética Da Psicanálise (Coleção Campo Freudiano No Brasil) de Jacques Lacan pela Zahar (2008)
>>> Infiel de Pornsak Pichetshote e Aaron Campbell pela Pipoca & Nanquim (2023)
>>> Estrada da Solidão de Mônica de Castro pela Lúmen (2024)
>>> Uma Longa Jornada de Nicholas Sparks pela Arqueiro (2013)
>>> O Seminário, Livro 04: A Relação De Objeto (Coleção Campo Freudiano No Brasil) de Jacques Lacan pela Zahar (1995)
>>> Jesus No Lar de Francisco Cândido Xavier pela Feb (2011)
>>> Vida Capital: ensaios de biopolítica de Peter Pál Pelbart pela Iluminuras (2009)
>>> Turma Da Mônica Jovem. Mangá - Volume 27 de Mauricio de dousa pela Panini
>>> O Seminário: Livro 19. ...ou Pior (Coleção Campo Freudiano No Brasil) de Jacques Lacan pela Zahar (2012)
>>> Alimentação natural um novo estilo de vida oficina culinária-5 volumes de Fundação Mokiti Okada pela Fundação Mokiti Okada
>>> Dominando O Delphi 5 de Marco Cantù pela Makron Books (2000)
>>> Sintra: Escolas E Memória I de Santa Casa Da Misericórdia De Sintra pela Santa Casa Da Misericórdia De Sintra (2002)
>>> Viva O Brasil - Ediçao Bilingue - Portugues/ Frances de Xavier Roy pela Imprensa Oficial (2009)
>>> Curriculo, Formacao E Saberes Profissionais - Valorizacao Epistemologica Da Experiencia, A de Maria Roseli Gomes Brito De Sá pela Edufba (2010)
>>> Deixe A Neve Cair de John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle pela Rocco (2013)
>>> Dementia 21. Vol. 2 de Shintarí Kago pela Todavia (2025)
>>> A Alquimia E Seus Mistérios de Cherry Gilchrist pela Ibrasa (1988)
>>> Macroeconomia: Teoria E Política Econômica de Olivier Blanchard pela Editora Campus (2001)
>>> Dom Quixote De La Mancha - Volume II de Miguel De Cervantes Saavedra pela Martin Claret (2007)
>>> Fogo & Sangue - Volume 1 de George R. R. Martin pela Suma (2018)
>>> Sala de Aula à Deriva Vol. 01 de Kazuo Umezz pela Devir (2024)
>>> 18 Princípios Para Você Evoluir de Charles Mendlowicz pela Citadel Press
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 22/4/2003
Comentários
Leitores

O que é democracia?
Saudações, Roque! Vamos lá: Saddam era aplaudido pelos EUA durante os anos de conflito entre Irã e Iraque, assim como os guerrilheiros afegãos então capitaneados pelo árabe Bin Laden, foram financiados pela Casa Branca na sua resistência à URSS nos anos 80. Ok, que democracias são essas? Precisou a máquina bélica enfiar torpedos nas fuças dessas cobras, criadas com a sua própria ajuda! Burrice? Jogo politico decerto. Quem vai lembrar desses detalhes, a nossa memória anda tão periclitante...Democracia moderna, em sua definição, é romântica, utópica, totalmente voltada a noção iluminista de emancipação do homem. Desconfie, porém, de qualquer nação que lute em nome dela. Onde há fraude eleitoral (ops! USA?)e fervor dogmático religioso (Islã? Mas e o protestantismo republicano da familia yanque média?), não há homens efetivamente livres. Tudo bem, usurparam a palavra democracia, legal...Coréia do Sul é democrata. Na lógica do capital, só tenho que concordar contigo. É bom abrir as fronteiras. Agora, mudando de assunto: vc viu quem o governo americano quer colocar como futuro presidente do novo Iraque? Um paspalhão condenado por corrupção. Tudo a ver. Rouba mas faz. Deus me livre. P.S: bom, de todo modo, devemos fechar em uma coisa: ditaduras de esquerda ou direita são repugnantes e injustificaveis. Assim como as guerras. Fecha a conta, garçom! Democracia é isso. Um bom debate como esse. Valeu pelas considerações sagazes Roque.

[Sobre "O que o cowboy texano não sabe"]

por Daniel R Aurelio
22/4/2003 às
17h36 200.207.16.152
(+) Daniel R Aurelio no Digestivo...
 
exemplos mais concretos
Ivan, A utilização de metáforas para explicar tais comportamentos e ações sociais já tem séculos de efeito. A própria bíblia faz uso desse artifício desde os seus primeiros escritos. Por quê os pesquisadores não colocam em seus trabalhos algo mais palpável socialmente. As pessoas precisam de exemplos mais concretos para poderem se perceber socialmente.

[Sobre "Demônio maniqueu e demônio agostiniano"]

por klency
22/4/2003 às
15h05 200.242.96.2
(+) klency no Digestivo...
 
democracias advindas da guerra
Só um exemplo de democracia surgida depois de uma guerra americana: Coréia do Sul. Existem inúmeros outros exemplos, só não vê quem não quer.

[Sobre "O que o cowboy texano não sabe"]

por Roque Villalba
22/4/2003 às
09h54 200.98.50.240
(+) Roque Villalba no Digestivo...
 
Coli e o amor pela arte
ao digestivo, ao colunista e ao entrevistado, meus parabéns pela entrevista. é um prazer poder desfrutar da riqueza que uma entrevista tão inteligente e sensível como esta proporciona. carlo

[Sobre "A paixão pela arte: entrevista com Jorge Coli"]

por carlo
21/4/2003 às
14h56 200.218.225.10
(+) carlo no Digestivo...
 
Vá em frente!
Simplesmente parabéns pela coragem de enfrentar a onda esquerdista. Mas agora a máscara dos "pacifistas" caiu com o silêncio em relação aos recentes acontecimentos em Cuba.

[Sobre "A última salsicha iraquiana"]

por Luís Pimentel
18/4/2003 às
16h03 200.147.18.28
(+) Luís Pimentel no Digestivo...
 
Soltem Simonal, Prendam Marisa
O lamentável episódio Simonal certamente foi um duro golpe com esse maravilhoso intérprete, capaz de comover até o mais estúpido dos ouvintes. Se ele de fato era inocente, os seus algozes um dia pagarão pelo que fizeram. Porém o mais interessante é a mesma opinião pública, que o condenou por atos infames, hoje em NADA contribuir para apontar as barbaridades cometidas contra a cultura no Brasil. Tão grave quanto "dedurar" colegas artistas (de moral e carreiras "irretocáveis" naquela época) é estar indiferente à verdadeira prostituição musical que a mídia conseguiu implantar no rádio e na televisão (com apoio, claro, do jornalismo impresso). A Zéla Duncan, a Cássia Eller, a Marisa Monte, o Zeca Baleiro, entre vários impostores, por exemplo, nunca foram "denunciados" pelo crime que cometem, ano apos ano: glamurizar o insosso, o vazio e o supérfluo. Acorda, Brasil!

[Sobre "Simonal e O Pasquim: nem vem que não tem"]

por Leão Longobardo
18/4/2003 às
12h00 200.217.63.59
(+) Leão Longobardo no Digestivo...
 
O IMPÉRIO MARÍTIMO PORTUGUÊS
Hmmm.... o fato de Charles Boxer ter sido inglês talvez indique, em parte, pelo menos, as razões de ele ter temperado as viagens ultramarinas portuguesas, os escritos de Camões, João de Barros e outros, com um tempero tão amargo, azedo e indigestivo.

[Sobre "O império marítimo português para aquém da cultura"]

por Regina Igel
18/4/2003 às
11h51 152.163.189.97
(+) Regina Igel no Digestivo...
 
Eu queria saber
Na The Economist, a melhor revista informativa do mundo, de 12 de abril, para quem não se deu o trabalho de ler: "Mr Bush did not launch this war on behalf of the people of Iraq. He went to war because, after September 11th, the propect that a man such as Saddam Hussein would keep his outlawed chemical and biological weapons, or obtain nuclear ones, seemed too big a danger for America to live with."

E do meu artigo, publicado antes - e acusado, pelos desinformados, de superficial -, quase uma tradução literal: "Não é, evidentemente, a crueldade com que é imposto o regime de Saddam que estimula a invasão americana. Não é exatamente pela democracia que essa Guerra está acontecendo: é pela segurança; pelo perigo que um regime sanguinário e totalitarista, com ambições imperiais e relações terroristas, significa, especialmente para os Estados Unidos."

Eu queria saber: a que tipo de leitura essas pessoas se dedicam? Abraços,

Eduardo

[Sobre "A última salsicha iraquiana"]

por Eduardo
17/4/2003 às
12h55 200.183.87.236
(+) Eduardo no Digestivo...
 
jazz sem são paulo
São Paulo, uma cidade ontologicamente jazzistica quase não vive do jazz. é uma pobreza, infelizmente. curitiba tem uma casa onde se pode ouvir um jazz de primeira e até na provinciana Campinas, no Bar Dalí, do escritor ribens alves, se pode ouvri um bom jazz. jardel

[Sobre "Digestivo nº 129"]

por jardel
15/4/2003 às
19h00 200.218.225.10
(+) jardel no Digestivo...
 
rejuvenesçam meus velhos!
(...) rejuvenesçam meus velhos!

[Sobre "A Grande Guerra"]

por pedro
14/4/2003 às
23h29 200.147.97.99
(+) pedro no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Tópicos Especiais Em Física Das Calamidades
Marisha Pessl
Nova Fronteira
(2008)



Da Esquerda à Direita
Edgar Carone
Oficina dos Livros
(1991)



Livro Economia Análise de Regressão Uma Introdução À Econometria
Rodolfo Hoffmann; Sônia Vieira
Hucitec
(1977)



1 Km de Cada Vez
Gonçalo Cadilhe
Oficina do Livro
(2009)



O Eneagrama - As Nove Faces Da Alma - 14ª Ed.
Richard Rohr - Andreas Ebert
Vozes
(2009)



O Fã Clube
Irving Wallace
Nova Cultural
(1987)



T de Toulouse Lautre
Marie Sellier
Cia das Letrinhas
(2000)



L'abcdaire du Fauvisme
Claudine Grammont, Pascal Rousseau
Flammarion
(1999)



Treinamento Resistido Manual
Caue Vazquez
Phorte
(2011)



Livro Literatura Estrangeira As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Claire North
Bertrand Brasil
(2021)





busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês