Também escrevi um livro... | Rosaura Paranhos

busca | avançada
56261 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Espetáculo-instalação destaca histórias de mulheres pioneiras na construção de Brasília
>>> Bailarinos de Brasília apresentam espetáculo gratuito em Planaltina e Sobradinho
>>> Evento: escritora paulistana Daniela Bonafé lança “Rosas de Chumbo” na 7ª FLIMA
>>> Evento: poeta mineira Thaís Campolina lança “estado febril” na Ria Livraria, dia 23/5
>>> Livro de André Moravec traz uma nova proposta para entender o átomo
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
Colunistas
Últimos Posts
>>> Drauzio em busca do tempo perdido
>>> David Soria Parra, co-criador do MCP
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Renato Russo, por Bruce Gomlevsky
>>> FHC, Collor, Sarney e Lula
>>> Por que não leio mais jornais
>>> Um conto-resenha anacrônico
>>> Desejos e argumentos para 2005
>>> A crise dos 28
>>> Lobão com a boca no trombone
>>> Queen no Live Aid (1985)
>>> São Paulo, que dá nome à nossa cidade
>>> Glenn Gould: caso de amor com o microfone
Mais Recentes
>>> Cartas do solitario de Tavares Bastos, A. C. [Aureliano Cândido] pela Companhia Editora Nacional (1938)
>>> National Geographic Magazine, Vol. 167, Nº 2 - MUMMIES de Vários Colaboradores pela National Geographic (1985)
>>> National Geographic Magazine, Vol. 166, Nº 6 - MONSOONS de Vários Colaboradores pela National Geographic (1984)
>>> estudo preliminar do plano de desenvolvimento integrado da area metropolitana de Salvador - vol II de Conder pela S/e
>>> Palácio da Associação Comercial da Bahia : Antiga Praça do Comércio de Waldemar Mattos pela Alba (2011)
>>> Ipac-ba: Serra Geral e Diamantina - Vol. Iv de Secretaria da Industria e Comercio pela S/e (1990)
>>> 7 anos que mudaram a Bahia (Acm) de S/a pela Egba
>>> Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho Na Sociedade Inclusiva de ClaudiaWerneck pela Wva (1997)
>>> National Geographic Magazine, Vol. 166, Nº 5 - CHOCOLATE de Vários Colaboradores pela National Geographic (1984)
>>> O Brasil Dos Viajantes - Um lugar no universo - volume II de Ana Maria De Moraes Belluzzo pela Odebrecht (2025)
>>> Guia Completo De Reiki - Um Curso Estruturado Para Alcançar a Excelência Profissional de Tanmaya Honervogt pela Pensamento (2008)
>>> O Brasil Dos Viajantes - Imaginário do novo mundo - volume I de Ana Maria De Moraes Belluzzo pela Odebrecht (2025)
>>> O Brasil Dos Viajantes - A construção da paisagem - volume III de Ana Maria De Moraes Belluzzo pela Odebrecht (2025)
>>> 2666 de Roberto Bolaño pela Companhia Das Letras (2025)
>>> Cabo Verde: dez anos de desenvolvimento de Christian Bossu-Picat pela Delroisse (2025)
>>> Amoras - 14ª Reimpressão de Emicida pela Companhia Das Letras (2021)
>>> De la France de Maria Antonietta Macchiochi pela Bourgois (1979)
>>> Berklee Improvisação Jazz Para Guitarra - Uma Abordagem Melódica de Garrison Fewell pela Editora Passarim (2016)
>>> Salvador E A Baia De Todos Os Santos - Guia De Arquitectura E Paisagem de Universidade Federal Da Baia (ufba) pela Junta De Andalucia (2012)
>>> Cinquenta Tons De Cinza de E. L. James pela Intrinseca (2012)
>>> Conversando Com Deus - Livro I - um Diálogo Sobre os maiores problemas (1º ed.) de Neale Donald Walsch pela Agir (2011)
>>> A Mentira de Helen Dunmore pela Companhia Editora Nacional (2015)
>>> Nos Ombros Dos Gigantes - 1ª Ed. de Umberto Eco pela Record (2018)
>>> Set in a Silver Sea de Arthur Bryant pela Book Club (1985)
>>> Morro Dos Ventos Uivantes: O Amor Nunca Morre. . . de Emily Bronte pela Lua De Papel (2009)
COMENTÁRIOS

Sábado, 22/1/2005
Comentários
Leitores

Também escrevi um livro...
A sensação que tive ao ler o texto de Luis Eduardo Matta, embora tão tardiamente, foi a de alguém que, havendo padecido de uma espécie de injustiça por muito tempo, de repente ouvisse em voz clara e inconfundível a mensagem dos excluídos. Também escrevi um livro - um trabalho desenvolvido ao longo de 12 sérios e dedicados anos de estudos - e enviei a umas 5 ou 6 editoras, recebendo em troca respostas semelhantes. Apenas em uma delas, que não cabe aqui citar, a avaliadora foi sincera o suficiente para me dizer que se fosse a dona da editora publicaria, porque vira no livro mérito suficiente. Mas o dono não apostava em autores desconhecidos. Como não sabia, até aquele momento, que o problema poderia não ser com o meu livro mas com o próprio mercado editorial fiquei pensando nas razões pelas quais ele fora rejeitado. Sobre a espinha dorsal do livro - o estudo da questão mente-corpo, dentro da filosofia e da psicologia -, achei difícil. Afinal, após a chamada "década do cérebro", parecia-me natural que o próximo tema da medicina e da ciência fosse o estudo das interações que ele, o cérebro (mente), mantém com o corpo. Se não era esse o problema, talvez o motivo das rejeições fossem os mitos utilizados no estudo da questão, em relação ao homem atual. Como escolhera para isso mitos atuais, como as figuras dos imortais Dom Quixote e Sancho (em contrapartida as de Hamlet e Falstaff), além do eterno vagabundo, Carlitos, imaginei que a "cultura dos ressentidos", termo que o crítico Harold Blooom cunhou aos que ignoram os clássicos, também houvesse chegado em terras brasileiras. Por tudo isso e mais, ficarei eternamente grata ao "defensor" de todos nós, os excluídos das editoras! Já pensava em aposentadoria numa profissão que, graças a essas dificuldades, nem conseguira estrear. Mas a leitura do comentário levantou meu ânimo, de novo. Mesmo sem novidade ou garantias, acho que vou batalhar com o tema e o livro, por mais algum tempo. Afinal, preciso merecer a honra de haver escrito sobre o cavaleiro mais teimoso, incansável e altivo que já encarnou nessa terra - o valoroso fidalgo Dom Quixote De La Mancha, trocando a paz dessa aposentadoria compulsória, pela aventura das pelejas e contendas. Não é isso o que sempre espera um escritor estreante, no Brasil? Ah, ainda mais nesse ano, quando o mundo todo comemora o quartocentenário da publicação dessa obra máxima de Cervantes. Quem sabe dessa vez terei mais sorte?

[Sobre "Os desafios de publicar o primeiro livro"]

por Rosaura Paranhos
22/1/2005 às
15h42 201.2.55.34
(+) Rosaura Paranhos no Digestivo...
 
com todo respeito...
Parece-me, com todo respeito, gratuita a acusação: "Mas a atenção do mundo e os esforços em ajuda humanitária – até mesmo aqueles investidos de oportunismo político, como a aparição conjunta de Bush pai, Bush filho e Bill Clinton para solicitar contribuições – apontam para o que, em nós, é construtivo e solidário." De fato, se lá não aparecessem seriam cruéis. Se aparecem, segundo a colunista, à margem de qualquer argumento, com todo respeito, são portunistas! Melhor jusfificar, não? Oportunistas, por isto, isso e aquilo. Do jeito que está, a acusação é apenas gratuita, porque à margem do argumento.

[Sobre "O retorno das Cruzadas"]

por Soares Feitosa
22/1/2005 às
08h27 200.150.135.169
(+) Soares Feitosa no Digestivo...
 
para se fazer justiça
Assunto inesgotável, onde o perigo é: soterrados por obras valiosas, ou ao menos dignas de certa atenção, acabarmos por transformar qualquer comentário apaixonado (como é o caso do meu) num mero catalogar de títulos - tantos, tantos... Pondo de lado a polêmica (não estou a fim!) que M.L. levanta de imediato com a citada comparação literatura inglesa (minha paixão) vs. literatura brasileira, há que dizer-se que resgatar autores brasileiros "fora de moda" se faz urgente, necessário, vital... E ler na fonte um José de Alencar (subestimado pela crítica a meu ver, como verdadeiro desbravador que foi; só Antonio Candido chega perto de dar-lhe justo valor), olhar atento às "inovações" que ele estabelecia então, valeria a pena pra qualquer leitor que aspirasse a ler melhor, mais profundamente, a nossa literatura. Sem falar em tantos escritores e obras dos quais só se conhece trechos repetidamente postos em antologias (sempre questionáveis) e aqueles mencionados só de passagem em obras didáticas, em geral mantenedoras do "status quo" em história/crítica literária... Ler, ler sempre; ler resenhas, referências, "guias", sim, porém cruzando indicações de todo tipo possível, pois no final só o leitor crítico & amante de literatura pode julgar, por si, o que é bom... Ler, ler sempre, o máximo possível, preenchendo lacunas, sim, revisando "pré-conceitos"... Texto difícil para se fazer justiça num comentário, Ricardo... Demais!

[Sobre "Como E Por Que Ler O Romance Brasileiro"]

por Carla
22/1/2005 às
04h53 200.164.7.149
(+) Carla no Digestivo...
 
conversar com você...
Realidade, caro colega... Tenho 15 anos, sou escritora também... Me encontro nesse dilema... Ou trabalho e estudo e acabo esquecendo da minha carreira, ou estudo, escrevo e leio e não trabalho... Literatura não tem enchido minha barriga, não, meu caro!! Bem, você ao menos está aí!!! Tem um texto publicado em um site. Apesar de eu não dar muita impotancia ao que vou falar, espero que você dê: "Não desista do seu sonho. Não pare de escrever!" Seria interessante conversar com você... Saber que existe uma pessoa que passa o mesmo que eu.

[Sobre "Aflições de um jovem escritor"]

por Evelin Queiroz
22/1/2005 à
00h07 200.226.122.119
(+) Evelin Queiroz no Digestivo...
 
os livros não são tão ruins
O Jô pode ser chato, mas o pior de tudo é não ter nada cultural além disso para se assitir na televisão aberta. Os programas bons passam muito tarde. Talvez se Sergindo do Altas Horas entrasse logo após a novela, pelo menos um dia por semana, com suas maravilhosas entrevistas, não necessitaríamos mais ver Jô. Porém posso dizer que os livros dele não são tão ruins assim. O Xangô é um ótimo romance, e o Homem que matou... pode não ser real, mas é muito interessante também.

[Sobre "Anti-Jô Soares"]

por R. B.
21/1/2005 às
16h16 200.189.112.61
(+) R. B. no Digestivo...
 
na revista da GV!
Julio, parabens pelo Digestivo Cultural na revista da GV. Chegaste em terra firme, agora tens que se estabelecer e civilizar. Parabens!

[Sobre "Colunismo em 2004"]

por itibere muarrek
21/1/2005 às
15h30 200.168.71.4
(+) itibere muarrek no Digestivo...
 
um debate espinhoso
Caro Ricardo, este é um debate espinhoso. por que ler romances nacionais se temos tantos e tão bons romances internacionais? apenas por causa da "cor local"? mas quem disse que procuramos a literatura apenas para conhecermos nossa história, nosso país? o que buscamos é o fato estético significativo, o resto é ilustração. e o que nos interessa é o que é universal no drama humano e não o particular. só boas obras de arte conseguem nos levar a abismos desconhecidos e abismos de nós mesmos. sem querer depreciar Machado e Clarice (tão pequena perto de uma Hilda Hilst), apenas creio que o que tem valor é a obra de arte que tem seu poder estético de produzir aquele "je ne sais quoi", que nos leva para dentro dela nos captando num sequestro sem saída. abraço, parabéns pelo texto, jardel

[Sobre "Como E Por Que Ler O Romance Brasileiro"]

por jardel
20/1/2005 às
11h53 200.218.227.54
(+) jardel no Digestivo...
 
tem gente que não gosta
Tem gente que não gosta de poesia, tem gente que não gosta de chocolate, tem gente que não gosta de ler, tem gente que não gosta do Cartola, tem gente que não gosta de viajar e tem gente que não gosta do Los Hermanos.

[Sobre "Los Hermanos"]

por juli
19/1/2005 às
23h09 201.19.48.52
(+) juli no Digestivo...
 
além do encanto aparente
Sua coluna e seu comentário sobre o filme Tempo Redescoberto me fazem pensar que, sobretudo em suas viagens, você ultrapassa o mero deslumbramento com o encanto aparente das coisas. Não olha apenas, radiografa - "(...) mesmo jantando em sociedade não via os presentes, pois quando acreditava olhá-los eu os radiografava (...)", Marcel Proust. Isso transparece em seu texto, em outros também. Continue escrevendo!

[Sobre "Com pouco peso"]

por Camila Junqueira
19/1/2005 às
17h02 200.168.135.56
(+) Camila Junqueira no Digestivo...
 
casamento mata a paixão
não estaria no próprio cerne do casamento, em qualquer formato que ele possa vir a ser criado, a origem inevitável da morte da paixão? o trancafiar-se com alguém implica na destruição da liberdade de ser o que se é. que afeto resiste a isso?

[Sobre "Separar-se, a separação e os conselhos"]

por jardel
19/1/2005 às
11h24 200.218.227.54
(+) jardel no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Eu Escolhi Esperar para Elas
Nelson Júnior
Above
(2013)



De Exu A Preto-velho: Corsário Da Lei
Daniel Luconi; Pai Benedito
Madras
(2021)



Asp. Net 2. 0 Unleashed
Walther
Sams
(2006)



A Escolha
Nicholas Sparks
Arqueiro
(2016)



Zupi - Ano 03 - Edição 10
Vários Autores
Zupi
(2008)



Metodo facil para guitarra: cuarto (cuarto año)
Hector Ayala
Aromo



á Flor da Pele
J. Ron Eaker
Graça
(2013)



Governança Corporativa - No Brasil e No Mundo
Alexandre Di Miceli da Silveira
Campus
(2015)



Coises Existentes Em Função Do Desejo
Marcos Zacariades
Caixa Cultural
(2016)



Historia de um Casarao
Luis Kehl
Nova Alexandria
(2007)





busca | avançada
56261 visitas/dia
2,5 milhões/mês