A que ponto chegamos, hein?! | Paulo Polzonoff Jr

busca | avançada
63805 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Se eu fosse você 2
>>> Dentro do Tom
>>> A Trilogia de Máximo Górki
>>> Vida mais ou menos
>>> Lourival, Dorival, assim como você e eu
>>> Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum
>>> Festival do Rio 2005 (II)
>>> Meus melhores filmes de 2008
>>> Festa da Cerejeira
>>> Santo Antonio de Lisboa
Mais Recentes
>>> Os 7 Níveis da Teoria do Processo Evolutivo de José Roberto Marques pela Ibc (2018)
>>> Nunca É Tarde de Floriano Serra pela Vida & Consciência (2012)
>>> Sinfonia Da Alma de Ana Cristina Vargas pela Vida E Consciência (2014)
>>> Verdadeiros Laços de Rose Elisabeth Mello pela Vida E Consciência (2015)
>>> Almas Feridas de Maria Nazareth Doria (Esp. Helena) pela Lúmen (2017)
>>> Criatividade S. A. (1º edição) de Ed Catmull pela Rocco (2014)
>>> A Beira Da Loucura de Elisa Masselli pela Lúmen (2016)
>>> Almas De Aço de Ana Cristina Vargas pela Vida & Consciência (2017)
>>> Aterro Sanitário de Maeli Estrela Borges pela Cpt (2008)
>>> História dos Fundadores do Império do Brasil 10 volumes + 1 vol. de introdução de Octavio Tarquinio de Souza pela Jose Olympio (1958)
>>> Quando O Passado É Mais Forte de Maurício de Castro (Esp. Saulo) pela Lúmen (2014)
>>> De Volta Pra Vida de Gilvanize Balbino Pereira pela Vida E Consciência (2016)
>>> Silvicultura urbana implantação e manejo de Haroldo Nogueira de Paiva pela Aprenda Fácil (2012)
>>> A Certeza da Vitória de Eliana Machado Coelho pela Lúmen (2018)
>>> Técnicas de avaliação de impactos ambientais de Elias Silva pela Cpt (1999)
>>> Estava Escrito de Maurício de Castro (Esp. Hermes) pela Intelítera (2016)
>>> Recuperação de áreas degradadas de Sebastião Venâncio pela Aprenda Fácil (2009)
>>> Construindo Um Caminho de Eliana Machado Coelho pela Lúmen (2015)
>>> As Ideias Conservadoras de Joao Pereira Coutinho pela Tres Estrelas (2014)
>>> Produção de mudas para arborização urbana de Haroldo Nogueira de Paiva pela Aprenda Fácil (2012)
>>> Veronika Decide Morrer de Paulo Coelho pela Objetiva (1998)
>>> Transformando Não Em Sim: A Superação Dos Resultados de Átila Quaggio Coneglian pela Edipro (2017)
>>> High Hitler. Como O Uso De Drogas Pelo Führer Pelos Nazistas Ditou O Ritmo Do Terceiro Reich de Norman Ohler pela Planeta (2017)
>>> Livro Pais E Filhos de I.s Turgueniev pela Itatiaia (2004)
>>> Vida De São José De Anchieta de Sj Pe Armando Cardoso pela Ediçoes Loyola (2014)
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 25/1/2005
Comentários
Leitores

A que ponto chegamos, hein?!
Mas a que ponto chegamos, hein?! Eu tb me peguei outro dia pensando nesta história do suicídio do Getúlio. "Naquele tempo, os políticos se matavam para preservar a honra..." A que ponto chegamos?!... Eu admiro vc por ter a capacidade de ver o Homo brasilis em Marielza & Cia. para nós, sociólgos amadores, não há personagem mais interessante. Os outros que fiquem com seus Derridas. Bj,

[Sobre "Desconstruindo Marielza"]

por Paulo Polzonoff Jr
25/1/2005 às
16h41 200.222.196.94
(+) Paulo Polzonoff Jr no Digestivo...
 
chega de gramatiquês
viva a língua brasileira!!!

[Sobre "Minha pátria é a língua portuguesa"]

por Mandy Carelli Heinz
24/1/2005 às
07h58 193.198.130.3
(+) Mandy Carelli Heinz no Digestivo...
 
Atmosfera dos sebos
Que delícia de texto, saboroso!!!! Adelante! Bjs, Rose

[Sobre "O discreto charme dos sebos"]

por Rose Schlesinger
23/1/2005 às
14h49 200.216.103.127
(+) Rose Schlesinger no Digestivo...
 
Chorei
Chorei, Sérgio, ao ler sua crônica. Por pensar que esse tal garoto, o do TCC, foi condenado a ser mais um entre os milhares de jovens que não terão nem daqui a quinhentos anos a menor condição intelectual de entender o que você estava dizendo - justamente por causa do que você estava dizendo. E chorei também por ter sofrido eu mesma algo muito próximo do que você estava dizendo...

[Sobre "O frenesi do furo"]

por Wania Westphal
23/1/2005 às
14h01 201.6.9.104
(+) Wania Westphal no Digestivo...
 
Escrever ou morrer
Andréa Trompczynski, como te entendo. Invejável a sua coragem, que a maioria de nós não tem, deixando que o lado auto-crítico nos impeça de libertar lado o escritor. Não capitule. Não morra.

[Sobre "Escrever para não morrer"]

por José Geraldo Loures
23/1/2005 às
10h31 200.164.123.254
(+) José Geraldo Loures no Digestivo...
 
Com o devido respeito II
Com o devido respeito, isso de você sugerir que os presidentes e ex-presidentes dos EUA são oportunistas, enquanto o resto do mundo é solidário, me parece de um simplismo... Não rezo na cartilha dos Bush, nem sou simpatizante do "rascunho do Kennedy", mas esse raciocínio é de um "esquerdismo"... não digno da ótima resenhista que você, Daniela, é e sempre foi. Abraços!

[Sobre "O retorno das Cruzadas"]

por Roberto Morrone
23/1/2005 às
02h53 200.158.37.26
(+) Roberto Morrone no Digestivo...
 
Também escrevi um livro...
A sensação que tive ao ler o texto de Luis Eduardo Matta, embora tão tardiamente, foi a de alguém que, havendo padecido de uma espécie de injustiça por muito tempo, de repente ouvisse em voz clara e inconfundível a mensagem dos excluídos. Também escrevi um livro - um trabalho desenvolvido ao longo de 12 sérios e dedicados anos de estudos - e enviei a umas 5 ou 6 editoras, recebendo em troca respostas semelhantes. Apenas em uma delas, que não cabe aqui citar, a avaliadora foi sincera o suficiente para me dizer que se fosse a dona da editora publicaria, porque vira no livro mérito suficiente. Mas o dono não apostava em autores desconhecidos. Como não sabia, até aquele momento, que o problema poderia não ser com o meu livro mas com o próprio mercado editorial fiquei pensando nas razões pelas quais ele fora rejeitado. Sobre a espinha dorsal do livro - o estudo da questão mente-corpo, dentro da filosofia e da psicologia -, achei difícil. Afinal, após a chamada "década do cérebro", parecia-me natural que o próximo tema da medicina e da ciência fosse o estudo das interações que ele, o cérebro (mente), mantém com o corpo. Se não era esse o problema, talvez o motivo das rejeições fossem os mitos utilizados no estudo da questão, em relação ao homem atual. Como escolhera para isso mitos atuais, como as figuras dos imortais Dom Quixote e Sancho (em contrapartida as de Hamlet e Falstaff), além do eterno vagabundo, Carlitos, imaginei que a "cultura dos ressentidos", termo que o crítico Harold Blooom cunhou aos que ignoram os clássicos, também houvesse chegado em terras brasileiras. Por tudo isso e mais, ficarei eternamente grata ao "defensor" de todos nós, os excluídos das editoras! Já pensava em aposentadoria numa profissão que, graças a essas dificuldades, nem conseguira estrear. Mas a leitura do comentário levantou meu ânimo, de novo. Mesmo sem novidade ou garantias, acho que vou batalhar com o tema e o livro, por mais algum tempo. Afinal, preciso merecer a honra de haver escrito sobre o cavaleiro mais teimoso, incansável e altivo que já encarnou nessa terra - o valoroso fidalgo Dom Quixote De La Mancha, trocando a paz dessa aposentadoria compulsória, pela aventura das pelejas e contendas. Não é isso o que sempre espera um escritor estreante, no Brasil? Ah, ainda mais nesse ano, quando o mundo todo comemora o quartocentenário da publicação dessa obra máxima de Cervantes. Quem sabe dessa vez terei mais sorte?

[Sobre "Os desafios de publicar o primeiro livro"]

por Rosaura Paranhos
22/1/2005 às
15h42 201.2.55.34
(+) Rosaura Paranhos no Digestivo...
 
com todo respeito...
Parece-me, com todo respeito, gratuita a acusação: "Mas a atenção do mundo e os esforços em ajuda humanitária – até mesmo aqueles investidos de oportunismo político, como a aparição conjunta de Bush pai, Bush filho e Bill Clinton para solicitar contribuições – apontam para o que, em nós, é construtivo e solidário." De fato, se lá não aparecessem seriam cruéis. Se aparecem, segundo a colunista, à margem de qualquer argumento, com todo respeito, são portunistas! Melhor jusfificar, não? Oportunistas, por isto, isso e aquilo. Do jeito que está, a acusação é apenas gratuita, porque à margem do argumento.

[Sobre "O retorno das Cruzadas"]

por Soares Feitosa
22/1/2005 às
08h27 200.150.135.169
(+) Soares Feitosa no Digestivo...
 
para se fazer justiça
Assunto inesgotável, onde o perigo é: soterrados por obras valiosas, ou ao menos dignas de certa atenção, acabarmos por transformar qualquer comentário apaixonado (como é o caso do meu) num mero catalogar de títulos - tantos, tantos... Pondo de lado a polêmica (não estou a fim!) que M.L. levanta de imediato com a citada comparação literatura inglesa (minha paixão) vs. literatura brasileira, há que dizer-se que resgatar autores brasileiros "fora de moda" se faz urgente, necessário, vital... E ler na fonte um José de Alencar (subestimado pela crítica a meu ver, como verdadeiro desbravador que foi; só Antonio Candido chega perto de dar-lhe justo valor), olhar atento às "inovações" que ele estabelecia então, valeria a pena pra qualquer leitor que aspirasse a ler melhor, mais profundamente, a nossa literatura. Sem falar em tantos escritores e obras dos quais só se conhece trechos repetidamente postos em antologias (sempre questionáveis) e aqueles mencionados só de passagem em obras didáticas, em geral mantenedoras do "status quo" em história/crítica literária... Ler, ler sempre; ler resenhas, referências, "guias", sim, porém cruzando indicações de todo tipo possível, pois no final só o leitor crítico & amante de literatura pode julgar, por si, o que é bom... Ler, ler sempre, o máximo possível, preenchendo lacunas, sim, revisando "pré-conceitos"... Texto difícil para se fazer justiça num comentário, Ricardo... Demais!

[Sobre "Como E Por Que Ler O Romance Brasileiro"]

por Carla
22/1/2005 às
04h53 200.164.7.149
(+) Carla no Digestivo...
 
conversar com você...
Realidade, caro colega... Tenho 15 anos, sou escritora também... Me encontro nesse dilema... Ou trabalho e estudo e acabo esquecendo da minha carreira, ou estudo, escrevo e leio e não trabalho... Literatura não tem enchido minha barriga, não, meu caro!! Bem, você ao menos está aí!!! Tem um texto publicado em um site. Apesar de eu não dar muita impotancia ao que vou falar, espero que você dê: "Não desista do seu sonho. Não pare de escrever!" Seria interessante conversar com você... Saber que existe uma pessoa que passa o mesmo que eu.

[Sobre "Aflições de um jovem escritor"]

por Evelin Queiroz
22/1/2005 à
00h07 200.226.122.119
(+) Evelin Queiroz no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Saúde Uma Postura para Vida Método Rolf de Integração Estrutural
Silvia Serber
Não Encontrada
(1999)



Evangelização Fundamental 2 (para Grupos de Rcc)
Pedro Paulo dos Santos
Santuário
(1990)



Sabores de Família
Sunara Avamilano
Cultura e Esporte
(2015)



Resistencia e Resiliência
Guilherme de Amorim Avilla Gimenez
Garimpo
(2016)



Voando para o Perigo
Arthur Hailey e John Castle
Nova Fronteira



Pode beijar a noiva
Patricia Cabot
Essência
(2013)



Baile das Caveiras - Col. Suspense - Vol. 8
Jonas Ribeiro; Cris Alhadeff
Franco
(2010)



Os Misterios do Aquem
Carlos Eduardo Novaes
Nordica
(1976)



Kaffee Und Kaffeehaus: Die Geschichte des Kaffees
Ulla Heise
Insel Taschenbuch
(1996)



Buda Dançante numa Boate
Paula Abreu
Buzz
(2019)





busca | avançada
63805 visitas/dia
2,1 milhões/mês