Cartier-Bresson: o elogio do olhar | Pedro Maciel

busca | avançada
52268 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Livro 'Autismo: Novo Guia' promete transformar a visão sobre o TEA
>>> Dose Dupla: Malize e Dora Sanches nos 90 anos do Teatro Rival Petrobras nesta quinta (3/10)
>>> Com disco de poesia, Mel Duarte realiza espetáculo na Vila Itororó neste sábado
>>> Teatro Positivo recebe o show de humor com Paulinho Mixaria
>>> Com premiação em dinheiro, Slam do Corpo realiza edição especial em SP
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
Colunistas
Últimos Posts
>>> Stuhlberger no NomadCast
>>> Marcos Lisboa no Market Makers (2024)
>>> Sergey Brin, do Google, sobre A.I.
>>> Waack sobre a cadeirada
>>> Sultans of Swing por Luiz Caldas
>>> Musk, Moraes e Marçal
>>> Bernstein tocando (e regendo) o 17º de Mozart
>>> Andrej Karpathy no No Priors
>>> Economia da Atenção por João Cezar de Castro Rocha
>>> Pablo Marçal por João Cezar de Castro Rocha
Últimos Posts
>>> O jardim da maldade
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Raul Gil e sua usina de cantores
>>> Filme em família
>>> O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> 7 destaques do cinema brasileiro em 2005
>>> Contos Gauchescos chega ao cinema
>>> De Sir Ney a Sai Ney
>>> Qual é o seu departamento?
>>> A Garota do Livro: uma resenha
>>> Eleições na quinta série
Mais Recentes
>>> The Dolphin And The Crown - 2a de Ron Holt pela Macmillan (1994)
>>> Das Infinidades de Eloisa Elena pela Do Autor (2003)
>>> Como Eles Se Conheceram de Joey Green pela Panda Books (1989)
>>> Ciências - Química e Física - 9ª Ano de Armênio Uzunian e Outros pela Harbra (2016)
>>> Os Simbolos da Ciencia Sagrada de Rene Guenon pela Pensamento (1984)
>>> Eu Sou Maria de Sonia Rodrigues pela Formato (2012)
>>> Comunicação e Isolamento na Adolescência de Carla Maria Lima Braga pela Zagodoni (2012)
>>> Unlock - Listening e Speaking Skills 3 de Sabina Ostrowska pela Cambridge (2014)
>>> O Homem a Procura de Si Mesmo de Rollo May pela Vozes (1976)
>>> O Francês de Daniel de Carvalho pela Pandorga (2015)
>>> Español - Esencial 4 de Daiene P. S. de Melo pela Moderna (2013)
>>> O Livro dos Milagres de Kenneth L Woodward pela Mandarim (2000)
>>> O Médico Mágico de Angela Leite de Souza pela Ftd (1989)
>>> O Processo de Kafka pela Circulo do Livro (2021)
>>> A Vida Secreta de Jonas de Luiz Galdino pela Ática (1989)
>>> Cambridge Key English Test 1 de Cambridge pela Cambridge (2003)
>>> O Desenvolvimento Psicomotor do Nascimento na Idade Pré Escolar de Le Boulch pela Artes Médicas (1984)
>>> Didática de História-o Tempo Vivido-uma Outra História? de João Carlos Martins e Ana Lucia Lana Nemi pela Ftd (1996)
>>> Jaguaretê a Onça-pintada de Rosana Rios pela Scipione (1996)
>>> História - Sociedade e Cidadania - 7ª Ano de Alfredo Boulos Júnior pela Ftd (2018)
>>> Capitães de Areia de Jorge Amado pela Record (1912)
>>> Cambridge Key English Test 3 de Cambridge Esol pela Cambridge University Press (2003)
>>> Frank Einstein e o Motor Antimatéria de Jon Scieszka pela Intrinseca (2015)
>>> Didática de História-o Tempo Vivido-uma Outra História? de João Carlos Martins e Ana Lucia Lana Nemi pela Ftd (1996)
>>> A Estrada da Reserva de John Burnham Schwartz pela Objetiva (2001)
ENSAIOS

Segunda-feira, 4/10/2004
Cartier-Bresson: o elogio do olhar
Pedro Maciel
+ de 11600 Acessos

Qual a importância da fotografia na cultura contemporânea? A fotografia é um meio artístico capaz de revelar o inexprimível? Qual o mundo imagético é digno de duração? Hoje vemos a proliferação de imagens sem sentido. Imagens repetitivas que nascem com os mecanismos de simulação. A realidade se tornou hiperrealidade. Será que estas imagens conseguem mostrar o interior das pessoas, das coisas, das paisagens? A fotografia contemporânea se propõe a ser testemunha do inexprimível. Mas como dizer o indizível? Talvez seja impossível para uma arte de representação que nasceu da vontade de revelar as aparências. A arte é um sistema de signos e sua função consiste em buscar o significado das coisas; materializar o mundo. A arte não comporta as aparências.

A fotografia (imagem) é um elogio do olhar. Narra a arte da ilusão. Henri Cartier-Bresson, artesão da imagem, fundador de um estilo geométrico e humanista, ao capturar a imagem, repara o momento exato em que as pessoas ou coisas se mostram por inteiro, e nos faz ver algo que até então era desconhecido, ou que havíamos entrevisto com os olhos embaçados pela pura e simples realidade.

Bresson, último mito da fotografia, diz que "o aparelho fotográfico é um caderno de croquis, instrumento da intuição e espontaneidade, o mestre do instante que, em termos visuais, questiona e decide ao mesmo tempo. Para revelar o mundo, é preciso sentir-se implicado no que se enquadra através do visor". Para ele somente duas coisas o interessam: o instante e a eternidade. Talvez o maior segredo da obra de Bresson seja a idéia de colocar no mesmo ponto de mira, a cabeça, o olho e o coração. Para Bresson a emoção é fundadora da razão.

O fotógrafo fez de sua câmera Leica uma extensão do seu olho. Um olho que captou composições no breve intervalo do tempo e "apanhou a vida no laço", expressando a emoção e não a visualidade banal do sentimentalismo ou do sensacionalismo. Bresson vivia "tocaiando seres humanos como um caçador tocaia animais", escreveu John Berger. Nos seus instantâneos nota-se as regras básicas do fotógrafo: concentração, disciplina de espírito, sensibilidade e senso de geometria.

Bresson tem a noção exata do "momento decisivo" para capturar a imagem. No prefácio de seu ensaio sobre o momento decisivo, publicado em 1952, ele anota que "alguém entra repentinamente no seu campo de visão. Você começa a seguir essa pessoa através do visor da máquina. Você espera, espera, e finalmente aperta o disparador - e sai com a sensação (embora não saiba exatamente por quê) de que realmente pegou alguma coisa".

O momento decisivo é uma fração de segundos em que os personagens em movimento adquirem um equilíbrio geométrico. Ele considera "a atenção e a antecipação do momento decisivo", o instante único quando a imagem pode ser roubada do tempo, como uma ocupação que o fotógrafo deve adquirir naturalmente, como a arte do arco-e-flecha de um mestre zen, que se transforma no alvo para poder atingi-lo.

Em Tête à Tête: Retratos de Henri Cartier-Bresson (Companhia das Letras), o fotógrafo apresenta uma coletânea de retratos e desenhos a lápis que exploram a paisagem variada do rosto humano. Ele não recorre a artifícios de composição, mas busca nos retratados os traços expressivos. Revela o silêncio dos retratados; amplia o humor desconcertante de Saul Steinberg com o gatinho, a face existencial de Giacometti e Beckett, a alegria contagiante de Che, a sombra infinita de Erza Pound, a solidão de Sartre em Paris. Bresson retrata a época em que viveu e, por isso, nos oferece uma profunda investigação da nossa permanência no mundo. Suas imagens, em estado de graça, dotadas de densidade e história, revelam as coisas vividas. Para ele, fotografar é olhar de verdade para o mundo. Sua arte é um tributo ao ser humano.

O fotógrafo aventureiro
Henri Cartier-Bresson, francês, nascido em 1908 (e morto neste ano) se autodenominava foto-jornalista. Mas poucas fotos de sua autoria tratavam de fatos jornalísticos, num sentido convencional. Fotografou mais entre a década de 30 e os anos 70. Estudou pintura com o cubista André Lhote. Em seguida estudou cinema nos EUA com Paul Strand e depois trabalhou como assistente de Jean Renoir, no filme "A Regra do Jogo".

Bresson começa a fotografar em 1932, com fascínio tanto pelo Surrealismo - "sua ética mais que sua estética" - como pela ebulição política na França que acabou na Frente Popular contra o fascismo. "O aventureiro em mim sentiu-se obrigado a registrar com um instrumento mais rápido que um pincel as feridas do mundo".

O fotógrafo foi preso em 1940 pelo exército alemão em Paris. Fugiu e continuou a fotografar a "resistência" para revistas como Life. No final da Segunda Guerra, fundou com Robert Capa, David Seymour-Chim e George Rodger a agência de fotografias Magnum e passou duas décadas seguintes em missão, testemunhando as revoluções que assolaram a China e a Índia. Suas fotos, tiradas com a lendária Leica 35mm, comentam os eventos e personagens mais singulares deste século. Em 1954 tornou-se o primeiro fotógrafo ocidental a entrar na União Soviética após a distensão promovida por Nikita Kruschev. Em 1966 desliga-se da agência Magnum e passa a dedicar-se exclusivamente ao desenho e à pintura.

Bresson anotou em 1992 que "a fotografia é um impulso espontâneo de uma atenção visual perpétua, que captura o instante e sua eternidade. Já o desenho elabora por sua grafologia o que nossa consciência captura desse instante. A foto é uma ação imediata; o desenho uma contemplação".


Pedro Maciel
Belo Horizonte, 4/10/2004
Mais Pedro Maciel
Mais Acessados de Pedro Maciel
01. Italo Calvino: descobridor do fantástico no real - 8/9/2003
02. A arte como destino do ser - 20/5/2002
03. Antônio Cícero: música e poesia - 9/2/2004
04. Imagens do Grande Sertão de Guimarães Rosa - 14/7/2003
05. Nadja, o romance onírico surreal - 10/3/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




The Last Asylum A Memoir Of Madness In Our Times
Barbara Taylor
Hamish Hamilton
(2014)



Partials
Dan Wells
Id
(2012)



Conhecimento Moderno - Sobre Ética e Intervenção do Conhecimento
Pedro Demo
Vozes
(1997)



A Política Social Do Estado Capitalista
Vicente De Paula Faleiros
Cortez
(2009)



É isto um homem?
Primo Levi
Rocco
(2002)



English Tenses
Ken Singleton
SBs Publishing
(2004)



A Madona de Cedro
Antonio Callado
Nova Fronteira
(1998)



História do Mundo para as Crianças
Monteiro Lobato; Fernando Arcon
Globo
(2015)



Rosies Walk
Pat Hutchins
Arrow
(1998)



Obras escolhidas- Volume 2
Marx e Engels
Vitória





busca | avançada
52268 visitas/dia
1,7 milhão/mês