A nova queda da Bastilha | Gian Danton | Digestivo Cultural

busca | avançada
38303 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
>>> “Inventário Parcial”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Achtung! A luta continua
>>> E a internet está, de novo, mudando o mundo... no Egito, na Líbia...
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Curtas e Grossas
>>> Stabat Mater, de Giovanni Battista Pergolesi
>>> Leitura e escola
>>> Hilda Hilst delirante, de Ana Lucia Vasconcelos
>>> Ninguém é dono da (boa) história
>>> O discreto charme dos sebos
>>> Autobiografia teológica
Mais Recentes
>>> Ego Transformado: A Humildade Que Brota Do Evangelho E Traz A Verdadeira Alegria de Timothy Keller pela Vida Nova (2014)
>>> Grandes questões da ciência de Harriet Swain (org.) pela José Olympio (2010)
>>> A Marcha Das Baleias de Nick Bland pela Brinque-book (2022)
>>> Conan - Nº 1 de Robert Howard pela Mythos (2004)
>>> Wicca - A Feitiçaria Moderna - O Livro das Ervas, Magias e Sonhos de Gerina Dunwich pela Bertrand (1992)
>>> Como Ensinar Matematica Ao Seu Bebe Mais Suave Revolucao de Glenn Doman pela Artes e oficios (1995)
>>> Manual Teórico e Prático de Radiestesia de E Saevarius pela Pensamento (2007)
>>> Como Trabalha Um Psicanalista? de J.-d. Nasio pela Zahar (1999)
>>> X-Men 81 Vindo do futuro Bishop de Marvel comics pela Abril (1995)
>>> Planetino 3 Kursbuch de Gabriele Kopp, Siegfried Büttner, Josef Alberti pela Hueber Verlag Gmbh & Co. Kg (2010)
>>> Mediunidade Corpo E Alma de Baccelli Carlos A. pela Didier (1999)
>>> Avengers 366, Retribution - 30th Anniversary Issue de Vários pela Marvel (1993)
>>> Tex Willer Especial De Natal Vol. 1 Fantasmas De Natal de Mauro Boselli pela Mythos (2020)
>>> Caixa De Brinquedos de Unknown Author pela João Anzanello Carrascoza (2016)
>>> Ezequiel Corrêa Dos Santos : Um Jacobino Na Corte Imperial. -- ( Os Que Fazem A História ) de Marcelo Otavio Neri De Campos Basile pela Fgv (2025)
>>> Dicionário De Porto-alegrês - Coleção L&pm Pocket de Luís Augusto Fischer pela L&pm (2010)
>>> O Rei Dos Animais de Miguel Tanco pela Sm Paradidático (2025)
>>> Conan - Nº 1 - A Espada Selvagem de Roy Thomas pela Abril (1987)
>>> Menopausa: Tempo De Renascimento de Ann Mankowitz pela Paulinas (1986)
>>> Outsider de Stephen King pela Suma Das Letras (2018)
>>> O Pum de Stela Greco Loducca pela Companhia Das Letrinhas (2014)
>>> o incrível Hulk universo irreal, morte concreta de Marvel comics pela Abril (1987)
>>> Revisão Do Cristianismo de J. Herculano Pires pela Paideia Press (1996)
>>> Corra, a vida te chama de Boris Cyrulnik pela Rocco (2013)
>>> Brakan - O Bárbaro Vingador - Nº 1 de John Buscema pela Opera (2002)
COLUNAS

Segunda-feira, 27/7/2009
A nova queda da Bastilha
Gian Danton
+ de 11600 Acessos

Os recentes protestos pela moralização do Senado reuniram 50 pessoas em São Paulo e 200 em Macapá. Tais protestos foram marcados pelo Twitter e focados na tag #forasarney. A motivação foram as diversas denúncias que têm recaído sobre o Senado e mais especificamente sobre seu presidente: atos secretos, nomeação de parentes, uso de verba do Senado para reforma de biblioteca particular, recebimento de auxílio moradia por parte de senadores que usam apartamentos funcionais ou têm casa em Brasília, sonegação de informações à Justiça Eleitoral (uma mansão de 4 milhões, de Sarney). Até o mordomo da ex-senadora Roseana Sarney é pago pelo Senado.


Clique aqui para ampliar

Ao mesmo tempo que os protestos, havia uma mobilização política. Alguns senadores do PT achavam que Sarney deveria renunciar ao cargo, outros preferiam a criação de uma comissão idependente, formada por senadores, membros do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União para investigar as denúncias. As duas posições foram atropeladas abertamente por Lula, que enquadrou os senadores do PT a esquecerem o assunto.

O ato de Lula, quase que um apoio aberto aos atos secretos, à nomeação de parentes, ao uso de dinheiro público para uso particular e à sonegação de informações à Justiça Eleitoral, reflete uma lógica própria: Lula e Sarney não estão preocupados com os protestos dos internautas. Se as manifestações físicas tivessem reunido milhares de pessoas nas principais cidades brasileiras, Lula jamais se arriscaria a queimar sua imagem apoiando Sarney.

Na verdade, Lula sentiu-se tão à vontade que ressuscitou o velho argumento dos porcos no livro A revolução dos bichos: "Todos são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros". No caso, Sarney é mais igual do que nós e por isso pode contratar parentes, pode pagar mordomos com verbas do Senado, pode reformar sua biblioteca particular com verba pública...


Clique aqui para ampliar

A despreocupação de Lula e da maioria dos senadores com a comunidade internauta revela que eles ainda não se tocaram que as coisas estão mudando.

O filósofo canadense Marshall McLuhan dizia que pouco importa o que os meios de comunicação de massa dizem. O que realmente importa é que eles existem e, como tal, mudam a cabeça das pessoas.

A imprensa mudou o mundo. Como o povão não sabia falar latim, os editores publicavam seus livros em línguas locais, o que reforçou as identidades nacionais, abrindo caminho para os reinos absolutistas. A mesma imprensa abriu caminho para a revolução francesa, ao permitir a mobilização de multidões (não por acaso, todos os líderes revolucionários eram jornalistas). Posteriormente, o rádio, o cinema e a televisão também mudaram o mundo. O rádio e o cinema foram usados de forma competente pelos nazistas para criar uma multidão de zumbis prontos a acatar qualquer ordem do führer. A cena do filme O Grande Ditador, do Chaplin, em que o discurso do tirano pelo rádio se reflete instantamenteamente no barbeiro judeu é uma imagem-símbolo desse poder das mídias, usado de forma tão nefasta por Hitler.

A televisão mudou o mundo a partir da década de 1960. De uma hora para outra, pessoas podiam ver e ouvir informações de qualquer lugar do mundo, criando condição para aquilo que McLuhan chamou de aldeia global e quebrando o mundo inventado pela imprensa. Os protestos contra a Guerra do Vietnã foram um reflexo dessa aldeia global que começava a surgir naquela época.

Da mesma forma que a imprensa, o rádio, o cinema e a televisão, a internet está mudando o mundo, talvez de forma mais radical do que jamais aconteceu. O mundo está se tornando cada vez mais virtual. As pessoas namoram pela internet, compram pela internet, fazem amizade pela internet e até mesmo protestam pela internet. Na verdade, até mesmo o voto tornou-se virtual. O que é a urna eletrônica senão um voto virtual? Não existe voto físico, mas mesmo assim ele é real, ainda assim é capaz de eleger uma pessoa e mandar outra para o ostracismo.

Para a nova geração, as coisas não precisam vir para o mundo concreto para existirem. Uma amizade pode viver anos só no Orkut e no MSN, sem que as duas pessoas se encontrem. Já existem até mesmo namoros puramente virtuais.

Recentemente, até a bolsa de valores se rendeu à internet, acabando com os pregões físicos. Agora todas as operações serão virtuais.

Para a nova geração, nativa da internet, não é necessário ir às ruas para demonstrar seu descontentamento. Mas essa geração tem um poder fenomenal de produzir virais, mensagem que se espalham continuamente. Tanto que a tag #forasarney foi uma das mais difundidas do mundo, mesmo com a concorrência da morte de Michael Jackson.

Há 220 anos, os franceses revoltados e insuflados pela imprensa invadiram e tomaram a Bastilha. Foi um evento que mudou o mundo. Começava ali a era moderna. Naquele mesmo dia era seputada a Idade Média. A Revolução Francesa mudou tudo: criou a república, institucionou a ideia de Rousseau de que o governo emana do povo. Até a moda, a música e a literatura foram transformados com a queda da Bastilha.

Em 1789 as pessoas precisaram se juntar fisicamente para provocar mudanças. A nova queda da Bastilha vai ser virtual. Só os dinossauros não perceberam isso ainda. E, pelo jeito, o Senado está cheio de dinossauros.


Gian Danton
Macapá, 27/7/2009

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Brasil em novo tempo de cinema de Humberto Pereira da Silva
02. Aborto de Marilia Mota Silva
03. Em defesa dos roteiristas de quadrinhos de Gian Danton
04. O melhor do jazz em 2006 de Jonas Lopes
05. Tabus do Orkut de Marcelo Miranda


Mais Gian Danton
Mais Acessadas de Gian Danton em 2009
01. Memória das pornochanchadas - 28/9/2009
02. O roteirista profissional: televisão e cinema - 26/10/2009
03. 10 grandes - 22/6/2009
04. A polêmica dos quadrinhos - 25/5/2009
05. O Gabinete do Dr. Caligari - 13/4/2009


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Saudades de São Paulo
Lévi-Strauss
Companhia Das Letras
(1996)



Trabalho Temporário Fundamentos Prátivos da Lei 6019/1974
João Cordeiro, Adriano Mota
All Print
(2010)



Howlers and other new world monkeys
Howlers and other new world monkeys
Sem



The Hot Topic- How to Tackle Global Warming And...
Gabrielle Walker, David King
Bloomsbury
(2008)



O atirador
Glendon Swarthout
Editorial Caminho
(1986)



Temas da Política Internacional - Ensaios, Palestras e Recordações ...
Vasco Mariz
Topbooks
(2008)



A Filosofia e sua Evolução - Pequena História do Pensamento Humano
R. Haddock Lobo
Populares
(1979)



Mangá Fullmetal Alchemist #7
Hiromu Arakawa
Jbc
(2003)



Por Que Falham os Professores 5ª reimpressão
John M Lembo
Epu
(1975)



Folhas Soltas - Bioética e Meditações
Affonso Renato Meira
Scortecci
(2007)





busca | avançada
38303 visitas/dia
2,0 milhões/mês