O pulo do negro gato | Waldemar Pavan | Digestivo Cultural

busca | avançada
23968 visitas/dia
829 mil/mês
Mais Recentes
>>> TV Brasil exibe especial 'Sonho Meu' em homenagem a Dona Ivone Lara nesta sexta (20)
>>> Escritor Alexandre Hallais fecha parceria com a Soul Editora
>>> Juiz federal estreia na literatura com contos sobre heróis históricos
>>> Alessandro Ferrari Jacinto e Marisa Folgato lançam 'Alzheimer' na Livraria Martins Fontes
>>> Programa de Edição de Textos de Docentes da Unesp 2018
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Nobel, novo romance de Jacques Fux
>>> De Middangeard à Terra Média
>>> Dos sentidos secretos de cada coisa
>>> O pai da menina morta, romance de Tiago Ferro
>>> Joan Brossa, inéditos em tradução
>>> Sebastião Rodrigues Maia, ou Maia, Tim Maia
>>> 40 anos sem Carpeaux
>>> Minha plantinha de estimação
>>> Corot em exposição
>>> Existem vários modos de vencer
Colunistas
Últimos Posts
>>> Arte da Palavra em Pernambuco
>>> Conceição Evaristo em BH
>>> Regina Dalcastagné em BH
>>> Leitores e cibercultura
>>> Sarau Libertário em BH
>>> Psiu Poético em BH esta semana
>>> Existem vários modos de vencer
>>> Lauro Machado Coelho
>>> Jeff Bezos é o mais rico
>>> Stayin' Alive 2017
Últimos Posts
>>> Os galos
>>> Cenas do bar - Wilsinho, o feio.
>>> Desenhos a lápis na poesia de Oleg Almeida
>>> Eloquência
>>> Cenas do bar - Vladimir, o solteiro.
>>> Deu na primeira página...
>>> Palavra vício
>>> Premissas para reflexão
>>> Sem troco
>>> Libertarias
Blogueiros
Mais Recentes
>>> As 48 Leis do Poder, por Robert Greene
>>> Gramado e a ausência de favoritismo
>>> Na Campus Party 2009 II
>>> Mecanismos Internos: Ensaios sobre Literatura, de J.M. Coetzee
>>> A verdadeira resistência
>>> Dicas para a criação de personagens na ficção
>>> Joan Brossa, inéditos em tradução
>>> crônica - ou ensaio - à la hatoum
>>> E a lei cedeu diante dos costumes
>>> E a lei cedeu diante dos costumes
Mais Recentes
>>> João Ternura
>>> Fauna de Venezuela
>>> El Libro De La Salsa
>>> Criando filhos ( o modo de Deus )
>>> Uma sustentável revolução na floresta
>>> il Riso in Tasca
>>> Trilogia Deutsch Perfekt- cidades da Alemanha- Hamburg-Koln, Dusseldorf ( 28 Seiten Spezial Nordrhein-Westfalen
>>> Ele viu os Céus abertos
>>> Curso de Estradas
>>> Mecânica dos Solos e suas Aplicações
>>> Construções de Concreto - Vol. 4
>>> Construções de Concreto - Vol. 3
>>> Construções de Concreto - Vol. 1
>>> Construções de Concreto - Vol. 5
>>> El Engaño Populista
>>> Los Brujos de Chávez
>>> Venezuela Energética
>>> Bumerán Chavez
>>> Estado Delincuente
>>> Boves El Urogallo
>>> Cuco
>>> A Bolsa e a Vida - 1ª Edição
>>> Função ceo a descoberta do prazer
>>> Função ceo a descoberta do amor
>>> As cores do amor
>>> Pecaminoso
>>> Coleção Beltranianas - Comunicação e Problemas Luiz Beltrão Parte III
>>> Silicone XXI
>>> Casas Junto Al Mar
>>> Minha Experiência em Brasília
>>> Meu pé de laranja lima
>>> Desenho de Paisagem Urbana
>>> Canaa
>>> Curso de Propriedade Intelectual Para Designers
>>> O Brasil Não Existe!
>>> Apartamentos Urbanos
>>> Arquitetura e Design. Sergio Rodrigues
>>> A Hora Futurista que Passou e Outros Escritos
>>> Uma História da Pintura Moderna
>>> Olhar Sobre o Passado - Volume 1
>>> Quase Vegetariano
>>> Macário
>>> A Dieta de Sonoma
>>> Electra(s)
>>> Anos 70
>>> Édipo Rei de Sófocles
>>> Design e Comunicação Visual
>>> Cézanne: Miniguia de Arte
>>> O Último Godot
>>> Pós Modernismo: Repensando a Arquitetura
COLUNAS

Terça-feira, 14/1/2003
O pulo do negro gato
Waldemar Pavan

+ de 6100 Acessos
+ 1 Comentário(s)

A década de 60, berço da Bossa Nova e da Jovem Guarda, rolava solta, o período era o pré-tudo: pílula anti-concepcional, motel, preservativo e liberdade sexual.

Namorava-se simplesmente, tendo para isso que realizar o pedido formal: 'Quer namorar comigo?'. A espera pela resposta - sempre era solicitado um tempo para se pensar no assunto - era algo torturante.

O namoro obedecia regras formais e temporais: em duas semanas podia-se 'pegar na mão' e 'beijar no rosto' , para só depois de um mês, em média, 'beijar na boca' (claro, a quantidade e a intensidade dos beijos sempre era regulada pelas meninas - a preservação da imagem de boa menina era tudo, um pequeno deslize e a fama de 'menina fácil' e de 'vassourinha' que a todos os meninos da redondeza varria, rapidamente se espalharia caso...).

O beijo de língua era considerado - só pelas meninas - pecaminoso e caso o garoto, com sua lingua aflita e curiosa, ousasse vasculhar o céu da boca da gatinha manhosa a reprimenda era certa, não importando se o namoro transcorria há um ou três anos. Beijo de língua era considerado imoral para o padrão comportamental feminimo.

As garotas mais 'avançadas' - conhecidas também por ' as prafrentex' - vez ou outra, permitiam - por descuido - algo a mais, mas era tudo muito controlado, somente em ocasiões bastantes especiais.

Neste tempo bebia-se milk shake, frapê, refrescos de frutas, ice cream soda e vaca preta, refrigerante só rolava em festa de aniversário.

As poucas emissoras e aparelhos de TV transmitiam programação em preto e branco e ao vivo, não existia o video tape. Geladeira era Frigidaire.

CD era um indicativo de Compacto Duplo, disco de vinil que continha 4 faixas (CS era compacto simples, duas músicas). Tempo em que o suco de laranja era chamado de laranjada. 'É du caramba' era então 'uma brasa, mora' e 'tá legal' era 'barra limpa'.

Os carangos bacanas eram o Simca Chambord, Aero Willys e o invocado JK, já a Rural Willys era a pajero da família. As grifes da moda eram a calça bicolor Calhambeque, o cinturão e a botinha Tremendão. As calças jeans Lee e Levi's eram importadas por contrabandistas, sua versão genérica e nacional era a desengonçada e desprezada Far West, que antes do advento 'importadas' atendiam pela denomição de 'calças rancheiras', por serem fartamente utilizadas no ambiente de produção agropecuária.

Óculos: o objeto do desejo masculino era o 'aviador' da Ray Ban, e as meninas, lindas, não fugiam à regra: óculos imitando o formato dos olhos das gatas.

A relação de produtos de consumo citados encerra também esta pequena lista dos desejos materiais na época, não existia tanta variedade de produtos comercialmente ofertados, não tinhamos grana, no problem, em contrapartida também não havia demanda de oferta.

A televisão anunciava as concorrentes cêras dominó x parquetina, fósforos fiat lux e toda a sorte de utensílios para o lar, ainda não acontecia o marketing do apelo promocional para milhões.

Tanto a Bossa Nova quanto a Jovem Guarda floresceram nesse ambiente pouca realização intíma, era muito romance e pouca ação.

No Brasil e no mundo todo, cantava-se o amor recatado porque o comportamento estabelecido para desejar e encantar uma mulher assim o era, havia muito espaço para os devaneios oriundos do coração.

Em São Paulo, o movimento Jovem Guarda depertava o interesse do broto legal com promessas e convites de passeios em "O Calhambeque".

No Rio de Janeiro, a Bossa Nova cantava o amor da tardinha que cai, aquele que surgiria no inocente passeio em "O Barquinho".

Enquanto a João Gilberto cantava 'o pato que fazia qüen-qüen', o Trio Esperança propagava a leveza do 'passo do elefantinho, veja como ele é bonitinho'. Enquanto Renato e Seus Blue Caps cantavam 'menina linda eu te adoro', João Gilberto cantava ' você é mais bonita que a flor '.

Já no período mais audacioso de ambas, a Jovem Guarda cantava o 'negro gato de arrepiar', enquanto a Bossa Nova se atreveu com 'o Lobo Mau que resolveu jantar Chapéuzinho de Maiô'.

Roberto Carlos também ousou ao perfilar-se à matilha: 'Me chamam lobo mau, me chamam lobo mau, eu sou o tal, tal, tal, tal ...".

Para se permitir às canções deste tempo é interessante que se perceba um pouco das delícias e aflições inerentes.

Hoje, quase quatro décadas depois, a temática poética da Jovem Guarda geralmente é estigmatizada como sendo uma temática romântica de qualidade menor, se comparada à sua contemporânea, a Bossa Nova.

No entanto, abraços, beijinhos e carinhos sem fim eram desejos comuns e possíveis tanto à garotada da Jovem Guarda quanto à da Bossa Nova.

A mais notável e saudável diferença entre estes dois gêneros musicais foi a eletrificação: enquanto a Bossa Nova seguia o padrão - hoje denominado - desplugado, a Jovem Guarda introduzia (êpa!) a guitarra elétrica em nossa música.

A Jovem Guarda é tão rica temas poéticos-banais e singelezas de um tempo quanto foi a Bossa Nova. Dois discos de gente do período Jovem Guarda foram recentemente lançados para comprovar a tese, aparentemente tresloucada:

"O Pulo do Negro Gato" é um merecido e bem vindo tributo a Getúlio Côrtes, que teve 14 de suas criações gravadas por Roberto Carlos: "Negro Gato", "Pega Ladrão", "O Gênio", "O Sósia" e a amantissima "Quase Fui Lhe Procurar". Fazem todas parte do repertório do tributo que conta com as presenças de Erasmo Carlos, Wanderléa, Fagner, Golden Boys, Jerry Adriani, Eduardo Dusek, Léo Jaime, Renato e Seus Blue Caps, Leno, Getúlio Côrtes e, por seu seu irmão, ninguém menos que o soul man Gerson King Combo.

A produção do CD é econômica de instrumentalização, a direção musical, é de Leno, ex-integrante da dupla Leno & Lilian, também da Jovem Guarda e responsável pelo segundo disco da recomendação:

"Um Show de Jovem Guarda". Discretamente ao vivo, quase um acústico, Leno desfila canções consagradas de sua autoria ("Quando a Cidade Dorme"), sucessos da extinta dupla de ex-namorados ("Eu Não Sabia Que Você Existia", "Devolva-me", regravada por Adriana Calcanhoto, "Festa Dos Seus 15 Anos"), ainda versões ("Coisinha Estúpida", "Pobre Menina") e até uma canção que Raulzito Seixas fez especialmente para a voz de Leno ("Objeto Voador").

A gravadora destes CDs é a Natal Records e maiores informações podem serem obtidas através do e-mail contido no site de Leno:

www.leno.com.br


Waldemar Pavan
São Paulo, 14/1/2003


Quem leu este, também leu esse(s):
01. A vida dos pardais e outros esquisitos pássaros de Elisa Andrade Buzzo
02. Precisamos falar sobre Kevin de Renato Alessandro dos Santos
03. Os Doze Trabalhos de Mónika. 11. A Quatro Braçadas de Heloisa Pait
04. Os Doze Trabalhos de Mónika. 10. O Gerador de Luz de Heloisa Pait
05. Os Doze Trabalhos de Mónika. 9. Um Cacho de Banana de Heloisa Pait


Mais Waldemar Pavan
Mais Acessadas de Waldemar Pavan em 2003
01. Odeon 100 Anos: o segundo lote de reciclados - 18/3/2003
02. Simonal e O Pasquim: nem vem que não tem - 18/2/2003
03. Incêndio pleno: amor, pirraça, veneno e cachaça - 28/1/2003
04. Entre o copo, a vitrola, a fumaça e o boicote - 8/4/2003
05. O pulo do negro gato - 14/1/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
16/1/2003
15h19min
Caro Waldemar, Que bom que voce voltou. Sua precisão na definição da década de 60 é fantástica. Eu perdi um pouco da jovem guarda por ter vivido mais os subterraneos da liberdade. Depois escrevo mais pois vou correndo procurar esses dois cds. Muito obrigado
[Leia outros Comentários de Gil Fernandes de Sá]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




16 LIGHTHOUSE ROAD
DEBBIE MACOMBER
MIRA
(2001)
R$ 17,30



O SEGREDO - THE SECRET
RHONDA BYRNE
EDIOURO
(2007)
R$ 27,00



EDUCAÇÃO E FECUNDIDADE: IDEOLOGIA, TEORIA E MÉTODO NA SOC. REP. HUM.
MARIA IRENE DE Q. F. SZMRECSANYI
HUCITEC
(1988)
R$ 3,00



PÁTRIA MINHA
SIDÓNIO MURALHA
LÍTERO TÉCNICA - PARANÁ
(1980)
R$ 30,00



A CAMINHO DO SUL
ODETTE DE BARROS MOTT
BRASILIENSE
(1985)
R$ 10,00



VOCÊ É TÃO JOVEM QUANTO A SUA ESPINHA
EDITHA L. HEARN
PIONEIRA
(1979)
R$ 8,75



A GRANDE ESPERANÇA
ELLEN G.WHITE
CEDIC
(2010)
R$ 5,00



MESTRE DOS MARES
PATRICK O'BRIAN
RECORD
(2004)
R$ 25,00



A MENSAGEM DO MESTRE
BHAGAVAD GITA
PENSAMENTO
(1978)
R$ 20,00



THE RACE IS ON - EXERCISE YOUR FAITH - A YOUTH MUSICAL
NAN GURLEY, JIM WEBER & BILLY SPRAGUE
WORD/MEADOWGREEN MUSIC CO.
(1984)
R$ 30,00
+ frete grátis





busca | avançada
23968 visitas/dia
829 mil/mês