Entre o copo, a vitrola, a fumaça e o boicote | Waldemar Pavan | Digestivo Cultural

busca | avançada
70300 visitas/dia
2,6 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Samir Yazbek e Marici Salomão estão à frente do ciclo on-line “Pensando a dramaturgia hoje”
>>> Chá das Cinco com Literatura recebe Luís Fernando Amâncio
>>> Shopping Granja Vianna de portas abertas
>>> Teatro do Incêndio lança Ave, Bixiga! com chamamento público para grupos artistas e crianças
>>> Amantes do vinho celebram o Dia Mundial do Malbec
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Poética e política no Pântano de Dolhnikoff
>>> A situação atual da poesia e seu possível futuro
>>> Um antigo romance de inverno
>>> O acerto de contas de Karl Ove Knausgård
>>> Assim como o desejo se acende com uma qualquer mão
>>> Faça você mesmo: a história de um livro
>>> Da fatalidade do desejo
>>> Cuba e O Direito de Amar (3)
>>> Isto é para quando você vier
>>> 2021, o ano da inveja
Colunistas
Últimos Posts
>>> Hemingway by Ken Burns
>>> Cultura ou culturas brasileiras?
>>> DevOps e o método ágil, por Pedro Doria
>>> Spectreman
>>> Contardo Calligaris e Pedro Herz
>>> Keith Haring em São Paulo
>>> Kevin Rose by Jason Calacanis
>>> Queen na pandemia
>>> Introducing Baden Powell and His Guitar
>>> Elon Musk no Clubhouse
Últimos Posts
>>> Patrulheiros Campinas recebem a Geração#
>>> Curtíssimas: mostra virtual estreia sexta, 16.
>>> Estreia: Geração# terá sessões virtuais gratuitas
>>> Gota d'agua
>>> Forças idênticas para sentidos opostos
>>> Entristecer
>>> Na pele: relação Brasil e Portugal é tema de obra
>>> Single de Natasha Sahar retrata vida de jovem gay
>>> A melancolia dos dias (uma vida sem cinema)
>>> O zunido
Blogueiros
Mais Recentes
>>> La Guerra del Fin del Mundo
>>> Parangolé: anti-obra de Hélio Oiticica
>>> Alfredo Bosi e a dignidade da crítica
>>> Pi, o [fi]lme, e o infinito no alfa
>>> Sábia, rubra, gorda (e gentil)
>>> Sol sem luz
>>> Letícia Sabatella #EuMaior
>>> Réquiem reloaded
>>> Fábio Porchat no Comedia em Pé
>>> La dolce vita
Mais Recentes
>>> Otelo o Mouro de Veneza de William Shakespeare; Hildegard Feist pela Scipione (1999)
>>> A Turma da Tia e os Bilhetes Maravilhosos de Ganymédes José pela Ftd (1988)
>>> Pinóquio de Carlo Collodi pela Ibep (2012)
>>> Garra de Campeão de Marcos Rey pela Atica (1988)
>>> Viver Vale a Pena de Lucilia Junqueira pela Moderna (1987)
>>> Amor Impossivel, Possivel Amor. de Pedro Bandeira e Carlos Queiroz Telles pela Ftd (1997)
>>> A Serra dos Dois Meninos de Afraga Lima pela Atica (1984)
>>> Mr. Flohart e o Mundo Perdido dos Ninmuts de Leonardo Mendes Cardoso pela Do Brasil (2010)
>>> Precisa-se de um Avõ de Heleninha Bartoni pela Moderna (1987)
>>> Xisto e o Pássaro Cosmico de Lucia Machado de Almeida pela Atica (1983)
>>> Tonico de José Rezende Filho pela Atica (1979)
>>> Por um Grande Amor de Suzana Dias -beck pela Moderna (1988)
>>> Biblia da Galerinha de Marcelo Fonseca pela Geografica
>>> A Macaca Sofia de Ganymédes José pela Moderna (1984)
>>> Viagens de Gulliver de Jonathan Swift; Claudia Lopes pela Scipione (1999)
>>> A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo pela Martin Claret (2003)
>>> Elogio da Loucura de Erasmo de Rotterdam pela Escala
>>> Cristo Partido ao Meio de Aguinaldo Silva pela Civilização Brasileira (1965)
>>> Churchill de David Mason pela Renes (1973)
>>> Literatura Comentada - Cronistas e Viajantes de Varios pela Abril (1982)
>>> Literatura Comentada de Marcio Souza pela Abril (1982)
>>> Literatura Comentada de José J Veiga pela Abril (1982)
>>> Literatura Comentada de Guimarães Rosa pela Abril (1982)
>>> Literatura Comentada José de Alencar de José Luiz Beraldo pela Abril (1980)
>>> O Pensamento Vivo de John Lennon de Eide M Carvalho pela Martin Claret (1986)
COLUNAS

Terça-feira, 8/4/2003
Entre o copo, a vitrola, a fumaça e o boicote
Waldemar Pavan

+ de 9100 Acessos
+ 2 Comentário(s)

Na última coluna que escrevi para o Digestivo Cultural, comentei e reproduzi o texto institucional para os relançamentos das duas coleções da EMI: "Odeon 100 Anos" e "10 Polegadas Odeon". Apesar de não conhecer todos os títulos, confesso que vários que eu tivera antes, no formato vinil, me agradavam sobremaneira.

Ainda na semana passada, parte desses títulos chegou às lojas com um minusculo e quase imperceptível comunicado de capa, no canto esquerdo:

"COPY CONTROLLED, veja os detalhes no verso"

E, no verso, a seguinte inscrição:

"Este disco contém tecnologia que controla cópias, foi desenvolvido para ser compátivel com reprodutores de CD Audio, reprodutores de DVD e computadores pessoais que tenham sistema operacional igual ou superior ao PC, MS Windows 95, Pentium 2 / 233 Mhz com 64 Mb de memória RAM ou superior, MAC OS 8.6 ou 9 com extensão Carbonlib e Mac - os X E impedem o consumidor de fazer cópia digital".

Como o aviso de contracapa afirma primeiramente que se trata de uma "tecnologia controla cópias", julguei erronêamente que a antiga gravadora (e atual recicladora), EMI, estivesse lançando um disco com tecnologia que reconhecesse e liberasse os equipamentos de cópias caseiras como o que tenho: um gravador de CD da marca Philips. O texto acima induz o consumidor a julgar que somente os que têm tecnologia X E MAC (seja lá o que isso significa) estivessem impedidos de realizar cópias para uso próprio.

Ledo engano: adquiri vários volumes das séries relançadas e, no primeiro teste a verificação, não eram permitidas cópias no gravador de CD caseiro.

A partir dessa constatação, separei todos os volumes que adquirira em um único pacote e minha primeira atitude no dia seguinte foi dirigir-me a loja e devolvê-los todos.

Explico: não compro CDs piratas, não faço cópia para venda, e me recuso a ser tratado como bandido enquanto sou só um consumidor pra lá de bem intencionado.

Sou eu quem, também, através da compra, financio e divulgo gratuitamente os produtos da indústria do disco. Não ganho discos para comentar e não recebo salário e agradecimentos por isso, escrevo na condição de consumidor.

A partir de agora, esta coluna não mais publicará comentários sobre discos protegidos. Peço desculpas a todos os leitores que adquiriram discos destas séries e sentiram-se também atingidos. Abaixo você encontrará detalhes sobre o boicoite a CDs com sistema de proteção anti-cópia, em uma campanha de repressão pioneira da Agenda Samba-Choro, onde é citado inclusive o Código de Defesa do Consumidor para assegurar seu direito de comprador.

Mas vamos ao que realmente interessa...

Infinitamente menos nociva que a febre de relançamentos de cacarécos musicais defeituosos é a moda de se lançar CDs recheados de participações amigas e tributos a compositores.

Na categoria CDs com participações estreladas, um é pérola e outro é meia-boca. Mas, na categoria tributo, eis uma gema de raro valor.

Primeiro, então, a pérola:

Dori Caymmi - Contemporâneos
Aqui, os arranjos são diferentes de todos os que você ouviu para estas canções já consagradas pela graça popular. Vou primeiro nas participações.

Dori Caymmi divide vocais e arranjos com Caetano Veloso (na inspirada "Januária"), Chico Buarque (em "Sampa"), Edu Lobo (em "Choro Bandido"), Nana Caymmi (em "Lembra de Mim", que, na minha arrogante opinião, é a música mais bacana de Ivan Lins; aqui, o arranjo e a interpretação são absolutos), e Renato Braz (em "Flor das Estradas").

Nas faixas onde Dori Caymmi toca o barco sozinho, vai meu desdém particular apenas para "Viola Enluarada" e "Ponta de Areia", dignas de figurar apenas nestes discos de "Som de Barzinho". Penso que poucos ainda têm paciência para essas músicas datadas e localizadas no repertório de boteco classe média, trilha sonora das mais chorosas, ideal para aqueles bares sem graça que abundam em Moema.

Isso não quer dizer que o disco é ruim: de 12 faixas, eu particularmente não gostei de apenas duas (citadas); as outras, clássicas do repertório brasileiro (como "Coisas do Mundo", "Minha Nega", "Essa Mulher', "Procissão" e "Bala com Bala"), receberam tratamento, arranjos diferenciados e interpretação positivamente bela de Dori Caymmi.

De acabar com todos os estoques de sais, é o arranjo e a interpretação para "Cão Sem Dono" ("É nas noites em que eu passo sem sono, entre o copo, a vitrola e a fumaça..."), uma das mais belas canções brasileiras (Suely Costa / Paulo Cesar Pinheiro). Discaço.

Pego daqui para falar do tributo a Suely Costa, a referida gema:

Canção Brasileiroa - Lucinha Lins interpreta Suely Costa
Suely Costa é uma das maiores e melhores compositoras brasileiras. Todo brasileiro com mais de 30 conhece, pelo menos, uma música de Suely Costa.

Parceira de gente como Paulo Cesar Pinheiro, Abel Silva, Vitor Martins, Capinam e Cacaso, entre outros, Suely foi desde sempre uma compositora que colheu seus melhores frutos quando investiu na revelação das aflições d'alma.

Suely Costa teve seu repertório sempre cobiçado por cantoras e cantores famosos, entre eles: Elis Regina, Fafá de Belém, Dori Caymmi e Simone.

Em um acerto formidável, a Biscoito Fino lança este disco, tributo à Suely Costa - por Lucinha Lins, com 17 canções, todas belissimas, todas irretocáveis. Finalmente você, que, como eu, tem paura das gravações de Simone, vai poder ouvir "Medo de Amar 2" e "Face a Face" numa interpretação mais adequada, sem aquele jeitão travesseiro de "tô acordando agora".

A ligação ao comentário anterior vem através de "Cão Sem Dono', também incluída nesse tributo. Outras belezuras são "Dentro de Mim Mora Um Anjo", "Alma", "20 Anos Blue"....

Por último, o meia-boca:

Bolero - Lucho Gatica e convidados
Convidados brasileiros estreladíssimos dividem a interpretração de bolerões com Lucho Gatica: Leny Andrade, Emilio Santiago, João Bosco, José Luiz Mazzioti, Nana Caymmi, Cauby Peixoto, Silvio Cesar, Maria Creusa, Pery Ribeiro, Os Cariocas, Danilo Caymmi, Fagner e... Osvaldo Montenegro (penso que ele deveria investir na carreira de cantor de Bolero; pela primeira vez, consigo achar uma interpretação desse moço super bacana).

Repertório do disco? Os bolerões de sempre: "Contigo Aprendi", "El Dia Que Me Quieras", "Solamente Una Vez" e outras bem manjadas.

Esse é um disco meia boca. Explico por quê: lançado pela Albatroz, de Roberto Menescal, contém arranjos lindos para algumas canções ("Historia de Un Amor", "La Mentira", "Quizas, Quizas, Quizas", "Monalisa", "Eclipse", "La Puerta" e "Una Mujer"). São, portanto, sete ótimos arranjos, e outros sete totalmente escandolosos pela melosidade e pela intensidade do comparecimento dos violinos (caso pense em adquirir, pense também na relação custo-beneficio).

Em tempo: todos estes CDs hoje comentados não contêm proteção anti-cópia.

Saiba tudo sobre o CD com proteção anti-cópia visitando o link abaixo:

http://www.samba-choro.com.br/debates


Waldemar Pavan
São Paulo, 8/4/2003


Quem leu este, também leu esse(s):
01. Cuba E O Direito de Amar (2) de Marilia Mota Silva
02. Aos nossos olhos (e aos de Ernesto) de Ana Elisa Ribeiro
03. Contentamento descontente: Niketche e poligamia de Renato Alessandro dos Santos
04. Manual para revisores novatos de Ana Elisa Ribeiro
05. De pé no chão (1978): sambando com Beth Carvalho de Renato Alessandro dos Santos


Mais Waldemar Pavan
Mais Acessadas de Waldemar Pavan em 2003
01. Simonal e O Pasquim: nem vem que não tem - 18/2/2003
02. Odeon 100 Anos: o segundo lote de reciclados - 18/3/2003
03. Incêndio pleno: amor, pirraça, veneno e cachaça - 28/1/2003
04. Entre o copo, a vitrola, a fumaça e o boicote - 8/4/2003
05. O pulo do negro gato - 14/1/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
9/4/2003
00h45min
Caro Waldemar, Passei o fim de semana no Summerville Resort lá em Porto das galinhas PE, uma beleza de estada, por conta da minha loa pra Naná Vasconcelos. Já aderi ao boicote. Dori Caymmi -contemporâneos - é um discão, estou curtindo adoidado. O da Lucinha vou apressar a compra, sempre gostei da Sueli como compositora - e mais com a Lucinha Lins como intérprete - o disco fica completo.
[Leia outros Comentários de Gil Fernandes de Sá]
1/5/2003
01h04min
é uma medida válida para as gravadoras, mas até quando? garanto que em breve (se é que já não há disponível) terá programas para destravar esse sistema. a propósito: o último disco do massive attack - 100th window- já vem protegido, mas suas músicas podem ser achadas no kazaa (www.kazaa.com - baixe o programa de grátis!!!). não adiantou muito. bem feito.
[Leia outros Comentários de Mário Romualdo ]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Polos, Parques e Incubadoras: a Busca da Modernização e Competiti
José Adelino Medeiros, Sérgio Perilo e Outros
Cnpq Ibict e Senai (df)
(1992)



Odisséia Ambiental - uma Aventura no Tempo
Emanuel Souto e Cayo Ogam
Prazer de Ler
(2006)



A Grande Partida : Anos de Chumbo.
Francisco Soriano
Plena Editorial
(2010)



Matemática e Suas Tecnologias - Módulo 3 - Matemática
Maria Auxiliadora Vilela Paiva
Cecierj
(2012)



O Guia Cult para a Copa do Mundo
Matt Weiland e Sean Wisley
Rocco
(2006)



Como Ser um Vendedor de Sucesso - Você Sa 3
Linda Richardson
Sextante
(2006)



Comtemporary Art, Part 1 - New York
Sothebys
Sothebys
(1988)



Wetlands in Danger: a World Conservation Atlas (capa Dura)
Patrick Dugan (editor) David Bellamy (introd)
Mitchell Beazley (londres)
(1993)



Psicoterapia Familiar un Enfoque Triadico
Gerald H. Zuk
Fondo de Cultura Económica
(1982)



Para Tirar os Pés do Chão. Corrida e Associativismo
Nelson Carvalho Marcellino
Hucitec
(2010)





busca | avançada
70300 visitas/dia
2,6 milhões/mês