A guerra do silêncio e da antidemocracia | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
51839 visitas/dia
1,8 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Livro beneficente ensina concurseiros a superar desafios e conquistar sonhos
>>> Cia Triptal celebra a obra de Jorge Andrade no centenário do autor
>>> Sesc Santana apresenta SCinestesia com a Companhia de Danças de Diadema
>>> “É Hora de Arte” realiza oficinas gratuitas de circo, grafite, teatro e dança
>>> MOSTRA DO MAB FAAP GANHA NOVAS OBRAS A PARTIR DE JUNHO
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> As maravilhas do modo avião
>>> A suíte melancólica de Joan Brossa
>>> Lá onde brotam grandes autores da literatura
>>> Ser e fenecer: poesia de Maurício Arruda Mendonça
>>> A compra do Twitter por Elon Musk
>>> Epitáfio do que não partiu
>>> Efeitos periféricos da tempestade de areia do Sara
>>> Mamãe falhei
>>> Sobre a literatura de Evando Nascimento
>>> Velha amiga, ainda tão menina em minha cabeça...
Colunistas
Últimos Posts
>>> Fabio Massari sobre Um Álbum Italiano
>>> The Number of the Beast by Sophie Burrell
>>> Terra... Luna... E o Bitcoin?
>>> 500 Maiores Álbuns Brasileiros
>>> Albert King e Stevie Ray Vaughan (1983)
>>> Rush (1984)
>>> Luiz Maurício da Silva, autor de Mercado de Opções
>>> Trader, investidor ou buy and hold?
>>> Slayer no Monsters of Rock (1998)
>>> Por que investir no Twitter (TWTR34)
Últimos Posts
>>> Parei de fumar
>>> Asas de Ícaro
>>> Auto estima
>>> Jazz: 10 músicas para começar
>>> THE END
>>> Somos todos venturosos
>>> Por que eu?
>>> Dizer, não é ser
>>> A Caixa de Brinquedos
>>> Nosferatu 100 anos e o infamiliar em nós*
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Queen na pandemia
>>> A história do Olist
>>> Kubrick, o iluminado
>>> Mr. Sandman
>>> Unchained by Sophie Burrell
>>> Reflexões na fila
>>> Papo com Alessandro Martins
>>> Epitáfio do que não partiu
>>> Lá onde brotam grandes autores da literatura
>>> O Conselheiro também come (e bebe)
Mais Recentes
>>> A Ciência Médica de House de Andrew Holtz pela Best Seller (2008)
>>> Três Mistérios de Lelis; Telma Guimarães Castro Andrade pela Atual Didáticos (2009)
>>> Cure Seu Corpo as Causas Mentais dos Males Físicos... de Louise L. Hay pela Best Seller (1988)
>>> Vinho Tinto para Leigos de Ed Maccarthy pela Mandarim (1998)
>>> Os Direitos Humanos na Sala de Aula - a Ética Como Tema Transversal de Ulisses F. Araújo e Júlio Groppa Aquino pela Moderna (2001)
>>> Radiologia Odontologica de Aguinaldo de Freitas e Outros pela Arte Medicas (1984)
>>> Infinity da Scorlatti de John Mcnally pela Irado (2014)
>>> Quero Viver de Fernando Carraro; Lima pela Ftd (2007)
>>> Vale a Pena Esperar de Tim Stafford pela Vida (1992)
>>> Além dos Marimbus de Herberto Sales pela Aché
>>> Conecte Matematica - 1 - Primeira Parte de Osvaldo Dolce; David Degenszajn; Nilze de Almeida pela Atual Didáticos (2014)
>>> Jack Sparrow - a Espada de Cortés Vol 4 de Rob Kidd pela Melhoramentos (2007)
>>> Mwninas e Meninos de Domingos Pellegrini pela Ática (2011)
>>> Out of This Century: Confessions of An Art Addict de Peggy Guggenheim pela Anchor Books (1980)
>>> Padre Germano- Memórias de Amalia Domingo Soler; Germano; Eudaldo Pages pela Instituto Lachatre (2011)
>>> Reflexoes politica-poeticas de Jose Olinto pela marx (2000)
>>> As Mil e uma Noites - as Paixões Viajantes de Rene Khawam pela Brasiliense (1991)
>>> Infância de Graciliano Ramos pela Folha de São Paulo (2008)
>>> Shanghai Girls de Lisa See pela Random House (2010)
>>> Larousse Ortografia de Reglas y 4ejercicios pela Larousse (1996)
>>> O Colecionador de Crespúsculos de Anna Maria cascudo Barreto pela Do Autor (2003)
>>> Law of Attraction de Allison Leotta pela Touchstone Books (2010)
>>> Truques, Trotes, Brincadeiras de Robert Nyberg; Lasse Rade pela Callis (1996)
>>> Sociedade dos Pais Mortos de Matt Haig pela Record (2011)
>>> Biologia para um Planeta Sustentável (em Portuguese do Brasil) de Armênio Uzunian pela Harbra (2016)
COLUNAS >>> Especial Guerra no Iraque

Quarta-feira, 2/4/2003
A guerra do silêncio e da antidemocracia
Rennata Airoldi

+ de 4100 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Povos que não se entendem, ditadores que não se respeitam e não respeitam seu povo. Fé e religião sendo usadas como justificativas e escudo ao longo de nossa História. O nome de "Deus" sendo usado de maneira leviana. Por ele, para ele, através dele, tudo é perdoado. Morrer e matar como numa brincadeira de criança. Mas hoje, as armas são reais e as vidas não valem mais que um segundo. Muitas batalhas a serem vencidas quando imagina-se um mundo em paz. A fome, o crime organizado, o narcotráfico, o subdesenvolvimento, a miséria humana. Infelizmente, como diz aquela frase, "miséria pouca é bobagem"! Quando a aparente paz se estabelece, sempre surge um ser arrogante e ganancioso querendo instaurar a guerra.

Iraque 2003... Todos nós sabíamos que isso iria acontecer, mais cedo ou mais tarde. Só dependia da vontade de Bush, o rei do mundo... Já em fevereiro, em plena cidade de Nova Iorque, as pessoas se organizavam pedindo "NO WAR" pelas ruas de Manhattan. Eu estava lá. Eu vi. Eu vi o terrorismo interno, a guerra subliminar que o próprio presidente provocava diariamente. Todas as manhãs declarações nos meios de comunicação para que a população armazenasse água, comida, comprasse máscaras para possíveis atentados... Difícil é acreditar onde reside a verdade e onde existe a necessidade de persuadir, de "comprar apoio", convencer.

O mundo está perplexo. Ninguém acredita no que está acontecendo, diariamente diante de nossos olhos, ao vivo e a cores, direto do Iraque, vinte e quatro horas por dia. Um homem brinca de ser o dono do mundo e decide o que ele acredita ser o melhor. Terrorismo à parte, muito mais grave é um ser que não vai responder pela morte de, sabe-se lá, quantos humanos. A paz é o que se esperaria de uma espécie dita racional e avançada, em pleno século XXI.

A guerra me choca. Me chocam as conseqüências dela. O retrocesso em todos os sentidos. Artistas que têm que se calar, meios de comunicação que têm que mascarar notícias e imagens, aquilo tudo que jamais veremos ou saberemos a respeito de um episódio lamentável. Assistindo a diferentes canais de notícias, vi coisas surpreendentes como uma passeata em Nova Iorque onde havia uma faixa com as seguintes palavras: "Bush, carniceiro de Bagdá". Outro canal noticiava a situação das mulheres grávidas no Iraque, tendo que fazer cesariana com apenas seis meses de gestação para não morrerem durante o conflito carregando um feto na barriga, na impossibilidade de ir a um hospital.

Dizem que o império Americano está em queda... Assim foi com todos os impérios durante a História da humanidade. Egípcios, Gregos, Romanos, todos foram sendo substituídos sem vontade própria, mas para manter vivo o ciclo da vida. Como numa cadeia alimentar, um ser se alimenta do outro até que tudo volte ao princípio, à terra. Ironia, porém, é o que está acontecendo nos Estados Unidos, país que se gaba por trazer como lemas a Liberdade e a Democracia, é a mais nova morada da censura! Atores, cantores, diretores que se declararam antiguerra, ou seja, simplesmente pregando a paz, foram declarados "Amantes de Saddam"! Seus shows, filmes e séries deveriam ser boicotados... é lamentável calar a boca de um artista de maneira tão desleal. Quem assistiu a festa de entrega do Oscar, pode ver a indignação muda de uns, expressa num único gesto; pedidos cautelosos de outros, a favor da Paz, e um discurso brilhante de Michael Moore, diretor de "Bowling for Columbine" ("Tiros em Columbine"), vencedor do Oscar de melhor documentário (longa- metragem), sem pudores ou receio, contra o presidente e toda a situação. Por fim, outro momento emocionante foi o discurso do vencedor do Oscar de melhor ator, Adrien Brody, que, por ironia do destino, viveu na ficção a "tristeza e a desumanização de um guerra". Emocionado, pediu a todos para rezarem, seja para Deus ou Alá, pedindo uma solução pacífica e segura. Chorou. Muitos ali presentes com certeza desejariam fazer o mesmo que esses dois corajosos homens, mas jamais teriam coragem... As atitudes sinceras e verdadeiras são para poucos.

Afinal, quem somos nós? Bibelôs e fantoches? Artistas são seres humanos, têm ideais e pensamentos próprios! Eu não vivi a censura dos anos de ditadura no Brasil, mas estive em cena com artistas que viveram. E só quem passou por isso sabe o que realmente significa "liberdade de expressão". Falar aquilo que se tem vontade, ou melhor, aquilo que se faz necessário, ou ainda: alertar a população. Lucidez! Parece piegas, mas, no fundo, só perdendo algo para descobrir seu verdadeiro valor. E nós, suprimidos do dom de comunicar, nos tornamos tão pequenos, tão impotentes... O mundo clama pela paz, mas o "Grande Ditador" decide que quer a guerra.

Não me condenem. Não sou a favor do terrorismo, nem de armas de destruição em massa, nem de poderes exacerbados nas mãos de uma única pessoa. Porém, todos sabemos que as guerras trazem sempre mais desgraças do que benefícios. Deprimente e lamentável é ver, ao vivo, uma cidade sendo bombardeada. A maior loucura é que, ao mesmo tempo em que essa realidade choca, ela está distante... Como se fosse um vídeo game de última geração, ou um filme qualquer. Muitas pessoas perceberam a realidade. Isto está acontecendo! E todos nós, de uma maneira ou de outra, seremos prejudicados.

A guerra está lá, longe, em outro continente. Mas, para que atentados aconteçam em outras partes de planeta, é questão de vontade e segundos. Ninguém precisa de mais do que algumas horas para estar do outro lado do mundo. A humanidade não pode deixar que esses erros se repitam. Tenho medo. Tenho vontade de chorar ao assistir aos bombardeios. E acredito que, como diz o ditado, "embaixo desse angu tem caroço". Espero que esta guerra termine o mais rápido possível. Espero que as preces e os pedidos de paz sejam ouvidos. Espero que tudo isso cause o menor dano possível ao homem inocente que não tem culpa de nascer aqui, ou ali, e ao nosso planeta que sofrerá com queimas e perdas irreparáveis. Espero. E aqui, aproveito para dizer: SEMPRE É TEMPO DE PREGAR A PAZ!


Rennata Airoldi
São Paulo, 2/4/2003


Quem leu este, também leu esse(s):
01. Cuba E O Direito de Amar (2) de Marilia Mota Silva
02. As Lavadeiras, duas pinturas de Elias Layon de Jardel Dias Cavalcanti
03. Literatura, quatro de julho e pertencimento de Guilherme Carvalhal
04. Os Doze Trabalhos de Mónika. 4. Museu Paleológico de Heloisa Pait
05. Nós que aqui estamos pela ópera esperamos de Renato Alessandro dos Santos


Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2003
01. Zastrozzi - 2/7/2003
02. Temporada de Gripe - 17/11/2003
03. O Belo Indiferente - 24/9/2003
04. As Nuvens e/ou um deus chamado dinheiro - 4/6/2003
05. José Tonezzi: Arte e Pesquisa Sem Fronteiras - 12/2/2003


Mais Especial Guerra no Iraque
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
9/4/2003
20h57min
Algunos pequenos detalhes, so para reflexionar: 1) Ha mas de cem anos nao ha uma guerra entre dois democracias no mundo todo. Alguem se perguntou por que? 2) Ja se imaginou vivendo numa ditadura como a de Sadam? Eu fugi da Cuba de Castro, e tenho alguma ideia. As bombas americanas vao matar muito menos civies que os que Sadam matava em 6 meses. E ele leva-va quase tres decadas. 3) Entao Michael Moore e um heroe? Por que foi vaiado? Da licenca!!! Por que voces criticam os USA porque ele foi vaiado e ficam calados com o que esta acontecendo em Cuba agora mesmo (80 pessoas condenadas a ate 27 anos por ser jornalistas, bibliotecarios, disidentes, etc). Nao tenho muita esperanca com voces, pero ai va, de qualquer jeito. Eduardo Ramos
[Leia outros Comentários de Eduardo Ramos]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Diário da Corte - Crônicas do Maior Polemista da Imprensa ...
Paulo Francis
Três Estrelas
(2012)



Pato Donald N 2143
Editora Abril
Abril



Como Se Preparar para o Exame de Ordem - 11 Ambiental
Fernanda Luiza e Marcelo Hugo
Método
(2015)



Au Arquitetura & Urbanismo Nº 214
Pini
Pini



Devaneios Sobre a Atualidade do Capital
Clóvis de Barros Filho, Gustavo F. Dainezi
Sanskrito
(2014)



O que é psicologia
Maria Luiza S. Teles
Brasiliense
(1994)



A Profecia Celestina
James Redfield
Fontanar
(2009)



Dicionário do Antiquariato
Codex
Codex
(1968)



O Sócio
John Grisham
Rocco
(1997)



O Que São Direitos Humanos
João Ricardo W. Dornelles
Brasiliense
(2013)





busca | avançada
51839 visitas/dia
1,8 milhão/mês